BALDIM.

BALDIM.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SÃO VICENTE PRESERVA SUA HISTÓRIA


Fábrica de Tecidos da Cedro e Cachoeira
________________________________________________
PRESERVANDO SUA HISTÓRIA

 O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Marcio Reis, vem se empenhando em conservar a fachada do prédio da Escola Municipal Nelson Ribeiro, apesar da reforma interna,  preservando sua história. No caso de São Vicente, fica mais evidente esta preservação, pois lá está também parte da história da Companhia Cedro e Cachoeira. Talvez tenha chegado a hora de pedir uma ajuda à CCC para manter este patrimônio, mas com a doação de seus prédios à Prefeitura Municipal de Baldim, a empresa  parece virado a página de sua história em São Vicente. Nunca se sabe, na verdade, o que aconteceu, mas ao que parece, esta página da história de São Vicente ainda não foi escrita. São Vicente foi abandonada à sua própria sorte, sem recursos para manutenção das propriedades que foram deixadas lá pela CCC, sem nenhuma evidência ou mesmo intenção de doar ao povo ou de retomar um dia. Esta página da História de São Vicente continua um mistério, pelo menos para mim. Se alguém de São Vicente, que viveu esta época, quiser escrever esta página, ela está em branco, à espera de quem se habilite a fazê-lo. Acredito que o povo de São Vicente tem muito o que dizer a CCC, e esta é a última geração que ainda tem algo para dizer. Qualquer tipo de sentimento envolvendo este depoimento agora, é válido, vai depender das marcas que este abandono deixou em cada um de seus operários. Para mim, que saí de São Vicente ainda jovem, com uma vida pela frente, foi fácil guardar uma boa lembrança, até mesmo simpática e romântica em relação aos anos dourados que passamos lá, sob a guarda da CCC. Mas, o mesmo eu não diria em relação aos que ficaram, sem emprego, sem nenhuma perspectiva de trabalho, obrigados a desmembrar suas famílias, á procura de sobrevivência em outros lugares. Por tudo isso, o povo de São Vicente merece respeito, pela sua luta, e que hoje, colhe os frutos de sua união pelo bem comum. Ione, editora do Blog.

2 comentários:

  1. Esse blog é de São Vicente ou de Baldim,quero saber noticias de Baldim,e ja que acabou o carnaval,não se esqueçam do que esta gerando muito debate a lei da ficha limpa é uma revoluçao para a nova politica do Brasil,e nesse ano vamos votar em pessoas limpas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anõnimo, saiba que este Blog é restrito ao município de Baldim, e dele fazem parte, não só a cidade de Baldim, mas os distritos de São Vicente, Vila Amanda e seus povoados. Portanto, se você quiser saber notícias de Baldim, de fontes confiáveis, continue acessando este Blog: www,baldimumdocedecidade.blogspot.com
      pois eu soube de um Blog, em São Vicente, que está copiando e até editando meus textos, postados aqui no meu Blog. Infelizmente, a "Lei da Ficha Limpa" não penaliza blogueiros que copiam conteúdo de outros blogueiros, sem sua autorização. Por enquanto, este roubo de conteúdo, com o agravante de modificação do texto original, é considerado apenas como uma questão de incompetência de quem pratica este delito. Mas o Google/Blogger já está estudando uma maneira de apagar estes conteúdos copiados, é a Lei da Ficha Limpa para os Blogueiros também.Ione, editora do Blog.

      Excluir