BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

POLÍTICA e política


Vista de Baldim
____________________________________________________
POLÍTICA e política?

 A grande Lei é a de União e Amor. Tudo que possa dividir os homens deve ser desprezado. Quando preconizamos a união, entenda-se sempre que é a união para o BEM, e nunca para o mal. A união faz sempre a força de modo que, sendo para o mal é uma calamidade, uma verdadeira desgraça. A lei de união para o BEM é tão imperiosa e deve ser considerada tão importante, que determine a rejeição de coisas aparentemente mais santas, quando conduzem à desunião.

A política, por exemplo, tomada no seu sentido legitimo, que é a boa administração dos povos, só deve ser exercitada pelos homens sinceros quando não traga a desunião, não resvale para o plano inclinado das paixões incontidas.Caso contrário, deverá ser evitada, porquanto a Lei das leis, a Lei por excelência é a Lei do amor, o que quer dizer: -A Lei de  União para o BEM. A política, mesquinha com costuma ser, entre os povos não civilazados, divide geralmente os homens; mas a política bem entendida, desapaixonada, a política sã, superior, esta aproximando os homens e cada vez mais os une. Está é antes um bem do que  um mal. É uma virtude. Não um vício.


Assim é preciso distinguir entre POLÍTICA e política.Uma é POLÍTICA alta, do AMOR, da UNIÃO, da solidariedade.Outra é da política pequenina das paixões partidárias, sempre inconveniente, pelas divisões que produz. Todos cidadãos, tem direito e, mais do que o direito, tem o dever de votar. Mas só deverá fazê-lo em candidato que ame com sinceridade o bem público, o que só acontece quando esteja acima das paixões e ambições pequeninas do momento.Esse é o critério justo da política do espirita sincero, sem desunião e sem paixão, colocando no plano das realizações tão somente o bem público, o interesse geral.

A união de todos fará um Baldim melhor.


Jose Cesar Ferreira
josecesarferreira@hotmail.com

Um comentário:

  1. Faleceu DELMON DUARTE NUNES. Era filho de Irenio Duarte Nunes, já falecido e de D. Divina Duarte Nunes. À Família os nossos sentimentos e que Deus em sua infinita bondade conforte a todos os familiares e os filhos Priscila e Deividson. Abraços.

    ResponderExcluir