O DIA DAS CRIANÇAS NO BODOCÃO, EM BALDIM.

O DIA DAS CRIANÇAS NO BODOCÃO, EM BALDIM.
ROGERIO DO BODOCÃO FAZ FESTA PARA AS CRIANÇAS DE BALDIM, COM BOLO, PRESENTES E MUITAS BRINCADEIRAS.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CEMIG NAS ESCOLAS


Professor Marcio Reis e sua turma de alunos
___________________________________________________
PROJETO AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO
Ao participar do Curso de Eficiência Elétrica, Cemig nas Escolas, promovido pela Cemig/PROCEL, o prof. Marcio Reis, que havia dado inicio com seus alunos do 3º ano do EJA, da EE José Ribeiro da Silva (Baldim) ao Projeto Aquecedor Solar de Baixo Custo, o qual se propõe em montar um Aquecedor Solar utilizando placa modular de PVC, por meio de uma tecnologia disponibilizada pela Sociedade do Sol, inscreveu este projeto para um concurso estadual. A ideia é desenvolver um Aquecedor Solar que tenha a mesma eficiência daqueles vendidos comercialmente, porém com um custo significativamente baixo e que esteja ao alcance da população de baixa renda, viabilizando o acesso a esta tecnologia e a inclusão desta camada social ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica, visando baixar em aproximadamente 30 % as despesas com energia elétrica. Paralelamente a Cemig já vinha oferecendo a troca de lâmpadas, geladeira e chuveiros (para população de baixa renda) através do Projeto Conviver e que tem como objetivo conscientizar a população sobre como utilizar a energia de forma eficiente. Acredita-se que o Aquecedor Solar a ser montado na Escola tenha um custo aproximado de 500 a 800 reais e que serão feitas algumas parcerias para disponibilizar à comunidade logo que for analisado pelos técnicos da CEMIG. Também o Projeto está concorrendo a nível estadual com concurso da Cemig sobre Projetos de Eficiência Energética que acontecerá em fevereiro de 2013.
Marcinho Reis. 


Alunos da EE José Ribeiro
___________________________________________________
ALUNOS TRABALHAM NO PROJETO AQUECEDOR SOLAR


Projeto desenvolvido na Escola José Ribeiro desperta um olhar social da CEMIG.






Já tendo desenvolvido nos idos de 2006/2008 na EE José Ribeiro da Silva um projeto inovador que foi o Laboratório Vivo, que buscava reativar um laboratório da Escola, que se encontrava há 19 anos desativado, o prof. Marcio Reis e seus alunos realizaram inúmeras tarefas como bingo, rifas, sorteios, campanhas de captação de materiais, equipamentos para o laboratório,  com isso se conseguiu 50 banquetas de ferro novas, 8 mesas de granito com estantes, também em granito, microscópio, ventiladores,  e entregar a comunidade e escolas um laboratório todo restruturado.

Agora em 2012, retomando suas atividades na Escola, o prof. Marcio Reis escolhe uma de suas turmas para desenvolver o Projeto Aquecedor Solar de Baixo Custo. O projeto teve como objetivo levar os alunos a se mobilizarem para construírem um equipamento que viesse a oferecer comodidade, eficiência energética de baixo custo. Assim, que se possibilitasse abrir uma oportunidade para que famílias de baixo poder aquisitivo pudesse ter o seu Aquecedor Solar em suas casas a um preço acessível. e desta forma também contribuísse para reduzir significativamente os gastos com energia elétrica. Iniciada em agosto e concluído agora em outubro, o aquecedor solar se mostrou eficiente com a produção de água na temperatura de 45ºC, sendo que em um banho comum a temperatura média é de 37ºC. 
Em virtude da participação do "Programa Cemig nas Escolas", o Prof. Marcio Reis, espera apresentar seu projeto como um possível concorrente ao concurso da Cemig que pretende selecionar aqueles que apresentem uma significativa eficiência energética, e que acontecerá em fevereiro de 2013. 
O custo aproximando do aquecedor feito a partir de placa modular de PVC é de aproximadamente 500 a 800 reais, preço bem abaixo dos modelos comercializados. 

Marcinho Reis


(clique na foto pra ampliar)


Ocorreu um erro neste gadget