BALDIM.

BALDIM.

terça-feira, 1 de maio de 2012

ALVORADA COM BANDA DE MÚSICA







Procissão de São José Operário em São Vicente
___________________________________________________
COMEMORAÇÃO DO DIA DO TRABALHADOR EM SÃO VICENTE
Com uma grande participação da comunidade de São Vicente,as festividades do dia 1º de Maio, dia do TRABALHADOR, iniciou-se às 6 horas da manhã com queima de fogos e alvorada festiva abrilhantada pela Corporação Musical São Vicente de Paula. As 7,30 horas iniciou-se uma procissão conduzida pelo nosso Padre Arnaldo com a imagem de SÃO JOSÉ OPERÁRIO sendo carregada pelo Sr. João Cancio e esposa, proprietários da Fábrica de doces "GOSTOSO", pelas ruas de São Vicente retornando ao patio da fábrica onde foi realizada uma missa solene, com o Coral entoando arranjos sertanejos com temas religiosos. Foram momentos de grandes emoções, espiritualidade, luz onde todos participaram com fé, alegria e devoção. Parabéns a todos aqueles que participaram e contribuíram para a realização desta festividades. José Juliano Martins



Corporação Musical São Vicente de Paula
__________________________________________________

ONDE ESTÃO OS ANTIGOS INSTRUMENTOS DA BANDA
Este 1º maio de 2012, foi muito bonito, emocionante e ficará na lembrança de todos nós pelo ressurgimento da nossa banda. Mas a nossa realidade é outra, nenhum daqueles instrumentos pertence a Associação(banda). Esta apresentação somente foi possível porque contamos com a colaboração das bandas de Baldim e São José de Almeida, a quem agradecemos muito pelo espírito colaborador, que nos emprestou alguns instrumentos e os outros pertencem aos músicos. Em São Vicente ainda temos alguns instrumentos da Cedro guardados. Se você tem algum canal de comunicação e acesso a Cedro e queira nos ajudar contamos com a sua colaboração. Agradecemos ao maestro de Baldim Sr. João Pereira pela sua presteza. — com Ione Torres e outras 13 pessoas. José Juliano Martins


CONTATO COM A CEDRO E CACHOEIRA
Oi Juliano, atendendo a sua solicitação sobre contatos com a Cedro e Cachoeira, vou tentar me comunicar com o Gilberto Ferreira, ex-gerente da antiga Fábrica de Tecidos de São Vicente. Ele me ligou no ano passado, pedindo notícias de São Vicente, com certeza ele já está aposentado, mas poderia dar alguma indicação a quem devemos procurar na Cedro para informações sobre a Banda. Posso tentar também o Toninho, sobrinho dele que está ainda na Diretoria da Cedro. Quem sabe se a gente der uma "choradinha" conseguiremos novos instrumentos para a Banda,  uma carta falando da sua mobilização, ilustrada com as fotos do dia do Trabalho... ideias não vão faltar. Tenho também um contato em Caetanópolis, o Ernane Duarte Nunes, filho do Tião Ferreira, de São Vicente, ele trabalha na Cedro, está sempre ligado no nosso Blog e poderia dar alguma sugestão e informação. Vou lhe passar o e-mail dele, vocês formarão uma boa dupla, pois ele é apaixonado por São Vicente também. Ione, editora do Blog.



COMENTÁRIO - 
.Ione Alvares Abreu - 12/05/2012 - 11:38:00.

Oi Anônimo, o seu apelo, cobrando dos músicos a devolução dos instrumentos é válido, mas acredito que isto deverá ser uma doação voluntária à nova Associação, mesmo porque os instrumentos são antigos e, se não foram bem conservados, como deveriam, não estarão adequados ao uso. Não estamos dispensando a devolução, mas se eles vierem acompanhados do "músico", serão mais bem vindos ainda.Poderemos até fazer uma homenagem aos antigos músicos da Banda de São Vicente, expondo no Clube José Virgílio, para visitação pública, estes instrumentos, com a história dos músicos, aliada a cada instrumento. São Vicente tem um acervo cultural muito grande e não pode ser perdido. Se pudermos adquirir instrumentos novos, com recursos mais modernos de uso, melhor para os novos músicos também.Quanto a sua sugestão de solicitar à Cedro a doação dos instrumentos, isto já foi feito e documentado à Prefeitura de Baldim.No momento estamos empenhados em resgatar a Cultura de São Vicente e precisamos da união de todos Ione, editora do Blog.

4 comentários:

  1. os instrumentos estão com alguns músicos antigo, uns com dois, outros com 4 e assim por diante,na casa da sobrinha de uma senhora do coral tem 2 .

    ResponderExcluir
  2. e os que estão na casa de Zenith ?

    ResponderExcluir
  3. Vamos população de São Vicente , vamos descobrindo com quem estão os instrumentos. Vamos colocando as mãos na consciencia, por muito amor que tenham aos instrumentos, por mais lembranças que eles tragam, eles vão trazer alegrias sem medidas se usados na Corporação que está ressurgindo, com tanta luta e tanto trabalho voluntário. SUGESTÃO: Oficio a Cia Cedro e Cachoeira , solicitando a doação dos mesmos a Associação.Foi feita uma lista pelo último maestro dos instrumentos e entregues a Cia Cedro? Os músicos recebiam gratificação paga pela Cia Cedro, deve haver portanto alguma listagem dos instrumentos , se faziam parte do acervo da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, o seu apelo, cobrando dos músicos a devolução dos instrumentos é válido, mas acredito que isto deverá ser uma doação voluntária à nova Associação, mesmo porque os instrumentos são antigos e, se não foram bem conservados, como deveriam, não estarão adequados ao uso. Não estamos dispensando a devolução, mas se eles vierem acompanhados do "músico", serão mais bem vindos ainda.Poderemos até fazer uma homenagem aos antigos músicos da Banda de São Vicente, expondo no Clube José Virgílio, para visitação pública, estes instrumentos, com a história dos músicos, aliada a cada instrumento. São Vicente tem um acervo cultural muito grande e não pode ser perdido. Se pudermos adquirir instrumentos novos, com recursos mais modernos de uso, melhor para os novos músicos também.Quanto a sua sugestão de solicitar à Cedro a doação dos instrumentos, isto já foi feito e documentado à Prefeitura de Baldim.No momento estamos empenhados em resgatar a Cultura de são Vicente e precisamos da união de todos. Ione, editora do Blog.

      Excluir