BALDIM.

BALDIM.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

VOTAÇÃO DA RESOLUÇÃO DA LEI DE REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL


Praça Central de Baldim
__________________________________________________
REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL
Votação da Resolução da Lei de Regimento Interno da Câmara Municipal de Baldim: Contra ou a Favor  da permanência de 2 reuniões ordinárias  mensais e as justificativas de votos dos Vereadores:
- O Vereador Marconi votou Contra e disse: “Não há necessidade de 2 reuniões mensais e  reunião sem conteúdo eu não vou participar. O Projeto do Xandão foi pra prejudicar o Arnaldo,  ele merece respeito, com 7 mandatos de Vereador e 32 anos de Câmara, todo o material do Posto de Saúde vem do Mater Dei, desde a roupa de cama até o Raio X, e as reuniões sempre foram na sexta-feira. E o Joel deveria estar aqui pra votar também.”
 - O Vereador Lulu votou Contra e disse: “Concordo com tudo que o Vereador Marconi falou.”
 - O Vereador Joel não estava presente na reunião e, segundo o Presidente Fernando Torres, ele ainda não tinha justificado sua ausência.
 - O Vereador Arnaldo votou Contra e disse:  “Sou Vereador há 32 anos, com 7 mandatos, nunca abusei do meu cargo de Vereador, pelo contrário,  empreguei 34 pessoas  de Baldim em Belo Horizonte, tenho que manter meu emprego também e não tenho tempo para vir aqui na Câmara pra reunião sem conteúdo.  Qualquer dia ou horário que for convocado para uma reunião extraordinária estarei aqui, pois nunca faltei às reuniões da Câmara. 
- A Vereadora Nalva votou Contra e disse: “Tudo que eu faço como Vereadora é fora da Câmara, tudo que eu preciso eu resolvo falando com o Prefeito,  já consegui reforma da escola, problemas com ônibus,  só faço alguma coisa na Câmara quando eu não consigo diretamente, correndo atrás eu mesma. E acho que o Xandão não fez isso pra prejudicar o Arnaldo.”
 - O Vereador João votou a Favor e disse: “Tivemos tempo para experimentar se 2 reuniões são suficientes para defendermos os nossos direitos de cidadania. Sou à favor de 2 reuniões e quantas mais forem necessárias. Este cargo é cobiçado porque estamos representando o povo e defendendo seus direitos.”
- O Vereador Moacir votou a Favor e disse: “ Sou co-autor do Projeto de 2 reuniões ordinárias com o Xandão e continuo a Favor porque fora das reuniões ordinárias, acho que não haverá convocação para reuniões extraordinárias e vou ter que engulir que Vereador não trabalha, e nós precisamos de respeito entre o Executivo e o Legislativo e o povo também.
- O Vereador Xandão votou a Favor e disse: Reconheço o valor do Vereador Arnaldo e o respeito também e não fiz nada para prejudicá-lo, não falei nada contra o caráter dele nem de ninguém aqui. Uma reunião sem projetos, mas onde discutimos os problemas do povo não é uma reunião sem conteúdo. A perda de uma reunião ordinária é uma perda democrática, um retrocesso de uma conquista que vocês apoiaram e agora votam contra.
O Presidente Fernando Torres votou Contra e disse:  “ Se o Vereador Joel tivesse votado, talvez o meu voto fosse de “Minerva”, ou seja para desempatar, mas como a votação já está em 4 x 3,  após chegar a um consenso, o meu voto é Contra.”

 ESCLARECIMENTOS: Tudo que foi transcrito aqui foi falado lá na Reunião da Câmara pelos Vereadores, mas como a sessão não é gravada, podem acontecer alguns enganos. Não estou aqui pra prejudicar ninguém, apenas para informar ao povo o que acontece nas reuniões da Câmara Municipal. Portanto,  solicito aos Vereadores, que caso haja algum engano, comuniquem-se comigo que os erros serão corrigidos. Ione, editora do Blog.

COMENTÁRIO

Considero a aprovação da Resolução sobre a redução das reuniões ordinárias da Câmara Municipal, tão lamentável, que o assunto parece encerrado, sem comentários. Não me refiro às Reuniões Extraordinárias, porque acredito que elas não vão acontecer, pois nada será considerado tão importante e urgente que justifique a convocação de Secretários e Representantes da Comunidade para discutir o assunto de uma pauta, que também será considerada sem conteúdo. Analisando matemàticamente, 1 reunião mensal, de 2 horas, onde metade do tempo é ocupado com a leitura de atas e projetos, restando apenas 1 hora para discutir o assunto em questão, representam, 12 horas por ano e, em 4 anos de um mandato, somam apenas 48 horas disponíveis para discutir e resolver os problemas da comunidade, sem falar no recesso de julho e janeiro. Nesta 1 hora restante da reunião, quando acontece a discussão, ou seja, a interação da Administração Pública com o Povo, que seria a parte mais interessante,  pois é quando surgem as ideias e sugestões pra resolver os problemas… a reunião acaba. O assunto parece mesmo encerrado, pois até mesmo os Vereadores que votaram “Contra” tiveram dificuldades de achar argumentos convincentes para justificar o voto de retrocesso, enquanto os que votaram a “Favor” foram mais coerentes. No resumo da ópera, só ficou uma palavra, dita pelo Vereador Moacir, que é a essência da nossa realidade política, falta RESPEITO entre o Executivo, o Legistativo e o Povo pra fazerem um bom trabalho. O Executivo não respeita o Legislativo, na medida em que os Secretários não comparecem à Câmara, quando são convocados, logo, o Povo não comparece também na Câmara por não respeitar o Executivo e Legislativo, porque eles não apresentam resultados de seus problemas sociais. Simples assim. Ione, editora do Blog.

COMENTÁRIO
Deu na Folha: Senador Cyro Miranda propõe uma PEC que pretende acabar com o salário dos vereadores em municípios de até 50 000 habitantes. Não conheço a vida e obra do Senador mas já fiquei fã dele. O que os baldinenses acham disso? Será que em cidades pequenas como Baldim (o "pequenas" não é no pejorativo!), onde os vereadores se reúnem algumas poucas vezes por mês, fora do horário comercial, o que lhes permite exercer suas profissões sem prejuízo de suas funções, é justo que recebam salários? Aos que descordam da proposta do lúcido Senador (e não falta quem descorde), proponho que faça o exercício mental (e moral) proposto pelo filósofo John Rawls, é mais ou menos assim: "Imagina que és membro de um "Conselho Supremo" que tem de fazer todas as leis de uma sociedade futura. Os membros, têm de pensar em tudo, logo depois vocês (membros) morrem e acordam na sociedade cuja as leis ajudou a criar, mas o detalhe é que você não pode escolher onde será inserido nem o que vai ser". Assim, em VOTAÇÃO DA RESOLUÇÃO DA LEI DE REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL, por Emerson, filho do Geraldo retratista.

7 comentários:

  1. Cara Ione,
    Entendi que se tivesse sido necessário o voto do Presidente Fernando, ele seria a favor de continuar com 2 (duas) reuniões ordinárias mensais. Entendi errado?
    Aproveito para registrar o meu pesar pelo retrocesso à, apenas, 1 reunião ordinária mensal.
    Deixo, também, a sugestão ao Presidente para que convoque 1 reunião extraordinária, mensal, para participação somente dos vereadores na mesma. Assim, "lavariam as roupas sujas" nessa reunião e a ordinária abriria para a participação do povo. Abraços, Jacinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacinta,é isso mesmo, quando chegou a vez do Presidente Fernando votar, estava 4 x 3 para os "Contra", se ele votasse a "Favor", dava empate e, como a função dele é desempatar, com o voto Minerva, ele teve que votar "Contra", porque não poderia empatar e desempatar em seguida, ou seja votar 2 vezes. Eu também fiquei decepcionada, e ainda não entendi o que os vereadores, que votaram Contra 2 reuniões por mês, consideram uma "Reunião sem conteúdo", se são eles mesmos que fazem, ou não, o conteúdo das reuniões, através de projetos e discussões dos problemas da Comunidade.A única esperança agora é que eles convoquem, pelo menos uma reunião extraordinária por mês, com conteúdo, ou tudo vai voltar a ser como era antes, no Quartel de Abrantes." Ione, editora do Blog.

      Excluir
  2. RAIO X da Câmara Municipal de Baldim: TRISTEZA, ao ver que um vereador faz apenas o que o outro FAZ.Concordo com tudo que o Vereador Marconi falou.”, Não muda nem uma virgula, meu Deus esses são os representantes do POVO do Município de Baldim.Vamo nos preparar para as próximas eleições, personagens da estorinhas com mais personalidade!!!!

    ResponderExcluir
  3. Com tantos problemas no Município, uma reunião apenas é SUFICIENTE, para saná-los. Gente, vejam a entrada do Posto de Saúde da nossa Baldim, buracos, na varanda onde os pacientes ficam, lixão no final da mesma área, com um tambor aberto. As roupas das atendentes que ficam na portaria! Pelo menos uma blusa tampando as barrigas, seria mais respeitoso com os pacientes.Prestem atenção. A ferrugem que se encontra na porta de entrada da mesma área.Vidros quebrados.Tu isso é o espaço físico.Só na Saúde...e o resto, mas com apenas uma reunião, td se discute, e td se resolve. Viva Baldim! Viva o Brasil!

    ResponderExcluir
  4. a verdade e q uma reuniao por mes para eses vereadore q/ nao sabem nem o q eles estao fazendo ali ja e demais reuniao vai adiantar pouco ou nada p/ quem nao sabe nada ou nao quer saber, os problemas estao ai para todo mundo ver nao precisa de runiao ,basta ter um pouco de boa vontade com o povo dessa cidade, gostaria de saber onde vai ser estalada a academia q ganhamos ou vai deixar a verba voltar ,e so istalar em alguma pç dificil? outro dia uma senhora tomou uma pedrada de um carro na rua do grupo, pedras de calçamento solta os carros passam e as pedras voam e um perigo tambem pa as crianças ,CADE O FAMOSO ASFALTO DA RUA DO GRUPO?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, você tem razão, basta um pouco de boa vontade, pois as reuniões da Câmara, como estão sendo feitas não estão resolvendo os problemas da Comunidade. Administrar um Município é um trabalho de equipe, se o Executivo (Prefeito e Secretários) não trabalharem juntos com o Legislativo (Vereadores) e o Povo, os problemas vão continuar sem solução.Como no caso da Academia na Praça e do Asfalto, o Povo tem que ir lá na Reunião da Câmara, fazer as cobranças deste serviço, e exigir a presença dos Secretários envolvidos na questão, ou nada vai acontecer. O Povo é o Patrão, a Administração foi escolhida pelo Povo para trabalhar pelo Povo. Enquanto o Povo não se colocar que é dono do Território e assumir que ele tem que zelar por seu Patrimônio, o Município vai continuar essa terra de ninguém. Ione, editora do Blog.

      Excluir
  5. Deu na Folha: Senador Cyro Miranda propõe uma PEC que pretende acabar com o salário dos vereadores em municípios de até 50 000 habitantes.
    Não conheço a vida e obra do Senador mas já fiquei fã dele.
    O que os baldinenses acham disso?
    Será que em cidades pequenas como Baldim (o "pequenas" não é no pejorativo!), onde os vereadores se reúnem algumas poucas vezes por mês, fora do horário comercial, o que lhes permite exercer suas profissões sem prejuízo de suas funções, é justo que recebam salários?
    Aos que descordam da proposta do lúcido Senador (e não falta quem descorde), proponho que faça o exercício mental (e moral) proposto pelo filósofo John Rawls, é mais ou menos assim: "Imagina que és membro de um "Conselho Supremo" que tem de fazer todas as leis de uma sociedade futura. Os membros, têm de pensar em tudo, logo depois vocês (membros) morrem e acordam na sociedade cuja as leis ajudou a criar, mas o detalhe é que você não pode escolher onde será inserido nem o que vai ser". Assim, numa sociedade justa, espera-se que as atitudes seja pensando no bem comum e não no benefício individual.
    Bom exercício!

    ResponderExcluir