BALDIM.

BALDIM.

sábado, 5 de maio de 2012

MAIO, COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


Coroação de Nossa Senhora em Baldim
______________________________________________
FRAGMENTOS DE MAIO
Da minha infância, as lembranças guardadas do mês de maio não é do frio com ventos cortantes ou das manhãs graciosas, orvalhadas e brancas da geada da madrugada. Nem quando me vestia de anjinho para a coroação de Nossa Senhora, na Igreja de São Bernardo, junto das amiguinhas. O tempo que marcou e ficou gravado na minha memória era a rotina da minha mãe, durante a semana que antecipava o primeiro de maio e o próprio dia...Tudo começava com o sorteio dos "juízes" para cada dia daquele mês, e o Padre Raimundo, conhecedor das habilidosas mãos da minha mãe para o forno e o fogão, "sorteava-a" sempre como a leiloeira ( juíza ) do primeiro dia. E minha mãe nem esperava ser avisada do compromisso, ela já havia assimilado para se, a incumbência de começar a festa de maio. Não podia fazer feio! Aí, nessa semana, era agitação geral em casa, o fogão de lenha não tinha descanso, as chamas sempre acesas para fazer o melhor doce de figo verdinho, da laranja-da-terra, do mamão em pedaços com o desenho de uma estrelinha, doce de leite bem batido e as amêndoas branquinhas para os cartuchos dos anjinhos... Essas eram feitas de amendoim torrado, caramelados em calda de açúcar na peneira sobre as chamas do fogão de lenha; depois eram empacotadas num saquinho em forma de um cone, todo enfeitado de papel-de-seda colorido e encaracolado. Tudo era feito com muito carinho e dedicação, nada podia desandar! Um dia antes da quermesse, ela levantava cedinho, jogava a lenha no forno e ajeitava até virar um braseiro. O forno, "feito por Bené" (de tão bom, o Bené deixou sua marca nele), ardia em chamas....era a vez das quitandas: caçarola italiana, pão-de-ló, fatias e bolos bem enfeitados e recheados, cubú enrolados na  folha de bananeira, deliciosos biscoitos quebra-quebra e os de polvilho, enormes... Lembro-me que ia até a noite a sua lida no forno e eu ficava ali a espreitá-la, além dos biscoitos, é claro! A minha admiração pelo que ela fazia se estendia até o nosso céu super estrelado daquelas noites de outono. Mas, o dia primeiro de maio, ah meu Deus!, quanta correria... seriam os preparativos da “Ceia”, a mais disputada e valiosa do leilão. Bem de madrugadinha, ao som dos sinos, dos fogos de artifícios e da Banda - apelidada de “a furiosa do Sô João de Afonso” - a alvorada começava partindo da igreja e marcando a hora dela recomeçar e preparar a prenda mais cobiçada do leilão. Ela ia lá no quintal, escolhia o melhor frango e matava o coitadinho numa habilidosa esperteza, assava, recheiava e, depois, o enfeitava todo com rodelas  de ovos cozidos e azeitonas em espetinhos coloridos. O arroz era "à grega", a farofa feita com os miúdos do frango, tutu a mineira acompanhado de lingüiça, ovos e couve, a batata sautê bem amanteigada e, para fechar com chave de ouro, um champanhe Cidra Cereser. O cheiro da nossa cozinha daqueles dias, transbordava ainda mais, por toda a vizinhança que ficava assuntando o local. Sábia, ela pegava na cristaleira as suas melhores compoteiras, travessas e bandejas para tornar as iguarias do seu leilão mais bonitas e atraentes. Antes de enchê-las cuidadosamente, anotava num pedaço de esparadrapo o seu nome e colava no fundo delas, o que traduzia para o bom entendedor: “é pra devolver”; senão, nós, a criançada, íamos de casa em casa, recolhendo o vasilhame, seguindo uma lista feita na noite do leilão. Lembro-me que eram tantas iguarias para carregar que mamãe convocava a parentada para ajudar, naquele momento, da chegada hora, e, quando saíamos com as mãos cheias de leilões diversos, era visível no seu rosto um misto de ansiedade, realização e orgulho... iria expor suas obras de arte feitas de guloseimas na frente da igreja, para admiração e desejo de todos. O tio Antônio e o tio Alberto ficavam encarregados das frutas, colhidas na nossa "Vargem". Eles faziam uns grandes e surpreendentes molhos de cana-caiana, pencas de mexericas e laranjas que eram as últimas a serem arrematadas. O arrematante das frutas, geralmente, as distribuía para a criançada disputar numa algazarra danada, causando muitas risadas em todos os presentes, e assim, se encerrava, aos vivas e salvas de palmas do Pe. Raimundo e seus discípulos, aos sons dos sinos, dos fogos de artifícios e da banda, aquele dia dos meus sonhos, sonhados agora... Hoje em dia, quando estou no quintal da minha casa em Baldim, ao lado do forno da minha mãe, olho para o céu estrelado e recordo daquele tempo de tanta entrega, singeleza e crença; então, concluo: era tudo lindo demais para ser para sempre...Dedico estes fragmentos nostálgicos à memoria da minha querida e dedicada mãe, Nelita, e a todas as mães que fizeram e fazem do mês de maio uma festa de contentamentos, pureza e sonhos de infância mais belos...
(Neiva Stelita Ferreira, filha do Sr. João de Afonso Ferreira)



Coroação de Nossa Senhora em São Vicente
___________________________________________________

NOSSOS ANJINHOS JÁ TEM NOMES, VEJAM:
Sim, pessoal, essa foto são dos anjinhos de São Vicente, acho que posso reconhecer um pouco deles nao estou muito certa de alguns.  Gisele ( filha de Lourdinha de Alipio ), Mariceli? ( Cesar de Fabricio), Patricia ( Aroldo Rosa), Alexandra ( Adriana de Peleia ), Debora ( Marconi ),  Veronica ( Joao Claudio de Zuta ),  Eliane ( Sideni ), Paula ( Regina de Zuta), Fernanda ( Zenite ), Neta de D. Raimunda Leão, Valdenia ( Zoia), Franciele? ( Preto de Julia ),  Renata? ( Heleno Reis ), Mariceli ( Cesar Fabricio ), Carmem? ( José Vitor ), Laura? ( Giovane ),  Cassia ( Nau Mendes ). Abraços , Raquel. em MAIO, COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA.

7 comentários:

  1. Fiquei curiosa para saber quem são as crianças vestidas de anjo. Quem souber quem são escreva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo,quem me deu esta foto foi a Dalva Soares, filha do Zé Miçangueiro, cunhada da Maria de Bilinha, Vou colocar no Facebook e pedir a ela pra postar os nomes, ela deve saber. Só sei que a coroação é de 1960, já é uma referência, né? Se você tiver alguma foto antiga mande pra nós, por e-mail. É uma gostosa brincadeira. Obrigada, Ione, editora do Blog.

      Excluir
  2. já descobrir algumas
    LANA,ROSENI,GORETE,VALDETE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, lá no Facebook dá pra marcar as fotos com os nomes dos anjinhos. Depois eu volto a foto para o Blog , já com os nomes. Vamos ver se vai dar certo. Vou fazer o mesmo com outras fotos antigas, me aguarde. Se descobrir mais alguém, mande por email. Obrigada , Ione,

      Excluir
  3. GOSTARIA DE SABER EM QUAL COMUNIDADE FOI FEITA A FOTO ATUAL DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA.

    ResponderExcluir
  4. Sim pessoal essa foto sao dos anjinhos de Sao Vicente, acho que posso reconhecer um pouco deles nao estou muito certa de alguns. Gisele(filha de Lourdinha de Alipio),Mariceli?(Cesar de Fabricio),Patricia( Aroldo Rosa),Alexandra(Adriana de Peleia),Debora(Marconi),Veronica(Joao Claudio de Zuta),Eliane(Sideni),Paula(Regina de Zuta),Fernanda(Zenite),Neta de D. Raimunda Leao,Valdenia(Zoia),Franciele?(Preto de Julia), Renata?(Heleno Reis),Mariceli(Cesar Fabricio),Carmem?(jose Vitor),Laura?(Giovane),Cassia(Nau Mendes). Abracos , Raquel.

    ResponderExcluir
  5. Neiva, você colocou muito . Estava pensando em como descrever o sentimento que maio trás para todas nós que partilhamos tanta coisa boa. Quem viveui isto tudo não pode esquecer jamais. Obrigada por descrever tão lindamente este sentimento.

    ResponderExcluir