BALDIM.

BALDIM.

terça-feira, 22 de maio de 2012

FALECIMENTO - JOÃO DE AFONSO






Jocafe, Angela e João de Afonso
_____________________________________________________
JOÃO DE AFONSO EM VISITA A IGREJA DO MUCAMBO
Baldim, hoje amanhece mais triste!
Faleceu ontem a noite por volta das 22 horas, o Sô João Afonso!
A memória passeia longe... ao mesmo tempo tão perto! A loja do Sô João; Balcão de madeira, tampas de vidro, quanto tecido, brinquedo, sombrinhas coloridas... a simpatia ímpar dele atrás do balcão! As histórias de como foi a construção da ponte sobre o Rio das Velhas que ligava Baldim a Funilândia... de como foi feita a rede pluvial (eu ficava doido pra descobrir quem era essa tal pluvial) subterrânea que colhia a água da chuva que descia na praça... e o Sô João da Banda (A Furiosa de João Afonso)! Pelejava sem cansar pra ver se ensinava a gente o que é Música: "É a arte de combinar sons com harmonia, melodia e ritmo" acho que era assim que ele queria que a gente decorasse, e então cantava a escala "Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Si, Dó..." Mas, se eu não aprendi, quantos músicos brilhantes fizeram os seus primeiros acordes sob a responsabilidade dele. Com certeza cumpriu muito bem o seu papel, de esposo, de pai, de avô, de político sério, de músico ! Tinha mesmo que partir... pra agora tocar seu bandolim ou qualquer outro instrumento que o Papai do Céu quiser ouvir! Wellington Geraldo Barbosa





João de Afonso, Joãozinho Teodoro e Waltinho
_________________________________________________
JOÃO DE AFONSO, MÚSICO E POLÍTICO
Silêncio! A música se sente orfã. 

Baldim acordou de luto nesta 3ª feira, 22/05 com a morte do ilustre João Afonso Ferreira. Mais conhecido como maestro e músico da banda de musica de Baldim por décadas, tendo tido a honra de tocar para Juscelino Kubitschek, Renato Azeredo, José Aparecido e tantas outras celebridades e momentos significantes de nossa história.

Mas, apesar de sua paixão ter sido a música, "Seu João", como era carinhosamente conhecido foi personagem importante na história do município de Baldim. Homem público, tendo exercido as funções de Juiz de paz, vereador por dois mandatos, vice-prefeito e prefeito com obras relevantes em seu pleito.

Político fiel aos seus princípios, ocupava o cargo de Presidente de Honra do PMDB de Baldim e apesar de sua simplicidade, João Afonso era homem religioso, pai exemplar, amigo fiel e outros tantos  atributos que poucos homens detêm.
A música e a política sentirão sua falta.Marcinho Reis marcioreis@baldim.mg.gov




Sargento Brandão, João de Afonso e Mozart Bicalho
_______________________________________________
JOÃO AFONSO FERREIRA, O POLÍTICO

(Narrado pelo próprio João Afonso e sua filha Neiva, reescrito pelo Ton) 
João Afonso Ferreira, 89 anos, filho de Alvino Afonso Ferreira e Manuela Stelita Ferreira, neto de MestreVitalino, Vitalino Augusto, foi casado com Anelita Teixeira Ferreira, com quem teve 5 filhos: Jocafe, Dirley, Zilda, Neiva e Zé César. Foi Juiz de Paz do Município de Baldim, na época, eleito por voto direto. Para assumir tal cargo teve que estudar o Livro Justiça de Paz que lhe foi entregue por José Antonino dos Reis. Nesse cargo fez o casamento de pessoas ilustres da cidade como: o ex-prefeito José Antonino dos Reis e D. Luíza, do Dr. Alceu Nogueira Marques e D. Marta de Mattos Torres, do José Justino Ferreira (Sô Quito) e Maria José de Mattos Torres, Euler Brant e D. Lourdes, Carlito Bastos e Anita Reis, (irmã de Zé Reis) que comemoraram Bodas de Ouro recentemente, Sô Geraldo Coletor e D. Conceição. Atuou em pendências de invasão de propriedade reintegrando a posse da mesma ao dono legítimo, correndo até risco de vida. Foi prefeito, tendo sido eleito de uma maneira inusitada, porque ele foi prefeito registrando a candidatura no último prazo, visto que o candidato seria o Luiz Soares, mas este teve a sua candidatura impedida. Colocaram o nome de João Afonso, estando ele doente, durante a sua campanha, ele ficou o tempo todo em BH fazendo tratamento de saúde, inclusive se submetendo a uma cirurgia. Mesmo assim João Afonso ganhou as eleições. Segundo ele, naquela época, ninguém queria se candidatar, pois era muito recente o Golpe Militar de 1964. Baldim havia passado por uma quase invasão de Militares do Exército, fazendo pressão para que não houvesse oposição ao regime e todos temiam a política. Citou como Obras: 
- 17 pontes em todo município, sendo destaque a primeira sobre o rio das Velhas que ligou Baldim a Sete Lagoas.
-  A rede de captação de esgotos e águas pluviais da praça de Baldim, o calçamento da praça (ele guarda com ele fotos de tudo) e mais algumas ruas. 
 - Durante a sua gestão (1967 a 1971) Baldim foi a primeira cidade a ter tratamento especializado contra a Esquistossomose, com assistência de profissionais do exterior, quando mais de 1500 pessoas foram tratadas. 
- Construiu seis escolas. 
- Colocou água potável em 4 localidades: Mucambo, Vila Amanda, Vargem Grande e Sumidouro.
  Mas o que o Sr. João Afonso conta com mais entusiasmo foi a passagem do Fogo Simbólico em Baldim, uma tocha transportada pelo Exército, que passava nas principais cidades do país, percorrendo o Brasil de norte a sul, passou por Baldim, indo para Sete Lagoas. A tocha foi entregue a ele por um General do Exército e foi uma grande festa em Baldim.
- E também foi vice-prefeito e vereador em um mandato de 6 anos.
- Foi comerciante durante 52 anos começou o estabelecimento como Armazém, depois o transformou em Loja de tecidos e artigos para presentes. Na sua juventude trouxe mercadorias transportadas de BH a Santa Luzia e de Santa Luzia para Baldim via Barco pelo Rio das Velhas.(Prof. Ton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário