BALDIM.

BALDIM.

sábado, 26 de maio de 2012

TURISTAS À VISTA




Corredeiras do Capoeirão
______________________________________________
EXPEDIÇÃO ÀS GRUTAS DO MUNICÍPIODE BALDIM
No dia 26/05 foi realizada a 2ª Expedição às grutas de Baldim, desta vez com objetivo de catalogar locais ainda não explorados e descobrir possíveis sítios arqueológicos no município de Baldim.
Partiram nesta jornada o prof. Márcio Reis e seu fiel escudeiro, ambientalista Eduardo (mais conhecido como Eduardo da praça), que é também grande conhecedor das riquezas naturais de nosso município e que tem sempre sido guia de grupos que visitam o município em busca de todas as belezas que poucos conhecem. Como fruto desta expedição foram visitadas três grutas, sendo uma delas encontrada ao acaso e que apresenta uma formação esplêndida. As outras duas já se sabiam de sua existência porém não tinham sido catalogadas. Durante todo o percurso foi feito o registro fotográfico e mapeamento com GPS para melhor identificar e definir a localização para visitas futuras. 



Nova gruta encontrada no município de Baldim
________________________________________________
UFMG PESQUISA BALDIM
Segundo o prof. Marcio ainda há muito a ser explorado pois, como se sabe há seis sítios arqueológicos no município de Baldim registrados no IPHAN e que ele deseja encontrá-los e realizar os procedimentos de registros para estudos mais aprofundados por grupos de estudos específicos.Em setembro de 2011, o prof. Marcio contactou com o Laboratório de Arqueologia da UFMG, na pessoa do Prof. Carlos Magno que prontamente veio ao município com sua equipe e demonstrou o interesse de realizar estudos mais aprofundados no município de Baldim, abrangendo a história, mais precisamente no período colonial, onde já se tem vários indícios de locais, ainda conservados, em que aconteceram exploração, morada e outras atividades no período compreendido entre o séc. XVIII e séc. XVIX. No trajeto foram encontradas inúmeras espécies de orquídeas, bromélias e outras tantas árvores e arbustos incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário