BALDIM.

BALDIM.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

BALDIM NÃO TEM CAPELA VELÓRIO

 
 Capela Velório de São Vicente
_________________________________________________-

 Capela Velório do Mucambo
_________________________________________________


(BALDIM NÃO TEM CAPELA VELÓRIO)


Capela Velório de Baldim
________________________________________________
FALTA DE RESPEITO
Mais um acontecimento vergonhoso para Baldim!!!
Desta vez, duas pessoas falecidas no mesmo dia. Uma velada na própria casa, outra num poliesportivo.
Não ter um lugar adequado para velar os mortos, na minha opinião, significa uma grande falta de respeito e consideração para com as pessoas. Infelizmente, parece não ser o mesmo sentimento dos políticos que governam nossa cidade! Parece que eles não ouvem o clamor do povo, não se interessam pelas  reais necessidades da coletividade. Fazem obras que interessam a eles. Mas o que o povo pede, eles fazem questão de não o fazer.
Será mera incompetência administrativa? Ou será falta de vontade mesmo?
De fato, estou convencido de que ninguém pode exigir de outrem o que não pode dar. Por que não falam a verdade? Se disserem abertamente que não irão construir o velório municipal, a comunidade vai tomar suas providências.
Mas as falsas promessas se estendem infinitamente. Quantas vezes pedirmos à administração municipal uma data para iniciar as obras, tantas datas nos serão dadas.
Até quando???
Pe. Gislei Roberto M. Teixeira



COMENTÁRIO

Velório Municipal de Baldim?Quero ser solidária ao artigo ou “desabafo” do Padre Gislei em relação ao Velório Municipal.Porque construir um espaço para velar os mortos? Seria, apenas, uma exigência da saúde pública? Não, com certeza não é apenas por isso! Mas, penso que, essa obra, passa por atender ao sentimento humano: direito de um espaço reservado, apenas, para despedida de um ente querido. Como diz a escritora Lya Luft “... a idéia é poder dividir, com o maior número de pessoas possíveis, seus pensamentos de dor e saudade...”. “...um chamado a encontrar a vida, quando a morte se faz presente...”.Sou testemunha de pelo menos dois anos de luta, incansável, (ainda bem que incansável) do Padre Gislei para a construção da Capela Velório. Em suas pregações, visitas às comunidades, visitas ao Poder Público, inclusive Câmara Municipal, eventos, reuniões, etc... Por várias vezes tivemos na Câmara Municipal, onde nos foi dada a oportunidade de expressar nossas ansiedades e angústias em relação à necessidade da construção do Velório Municipal. Ali, tentamos sensibilizar nossos vereadores, Secretário de Obras Públicas, Secretário de Saúde. Naquele momento, deixamos registrados na Casa, o nosso VOTO de confiança e nosso VOTO de credibilidade.No próximo ano, teremos as Eleições Municipais, e nosso “VOTO DA ESPERANÇA” cresce, confiante de que algum candidato assuma, em seu programa de governo, o compromisso inadiável da construção do Velório Municipal de Baldim. É hora de fazermos uma corrente em busca desse direito. Todo mundo sabe que a vida é uma sucessão de perdas, mas poucos sabem que uma das piores perdas é a perda da dignidade.

Jacinta Maria de Souza

21/outubro/2011


COMENTÁRIO
Quando li o texto do Pe. Gislei não tem como não ficar indignada.É um absurdo como os Politicos tratam as pessoas que os elegem. Baldim que eh conhecida como Cidade do Doce vive uma situação amarga e humilhante quando perdemos uma pessoa querida. Pe. Gislei pergunta: Até quando? Eu pergunto: Por que não? por que ainda não foi construida essa Capela. Politico ou parente de politico ai de Baldim não morrem? O cemiterio em si já eh uma vergonha não tem espaço. Olhe que isto tudo ai foi terreno doado pela Igreja, pelo menos era o que me diziam. Vamos gente, não vamos nos acomodar: liguem, escrevam, telefonem para a  Prefeitura, para a Câmara Municipal. Todas as vezes que encontrar com um deles cobrem. Oh, Senhor Secretario de Obras? (não sei se é esta a secretaria) Até quando? Mãos a obra já. Eh vergonhoso tratar com tamanha falta de respeito as pessoas num momento tão doloroso. Marta Dias, Florida - USA
Anônimo disse...
Sabemos que muitas obras são de responsabilidade do poder público, inclusive a Capela Velório, no entanto, muita discussão vem acontecendo, com promessas e projetos...nada até o momento ! Quando falamos da força da comunidade baldinense, podemos nos espelhar nas citadas comunidades de Mucambo e São Vicente, são exemplo, não esperaram pela iniciativa do poder público.


COMENTÁRIO


Com toda certeza, houve um movimento que contou com a ajuda de todos da comunidade.
Lembrando um pouco o quanto a comunidade de Baldim tem força, solidariedade e mais , basta fazer uma retrospectiva ao grande movimento que aconteceu por ocasião da reconstrução da Matriz de "São Bernardo" e, ainda hoje, pela belíssima obra da reforma do Salão Paroquial. Ainda assim, podemos acreditar que não temos forças ?????????? Vamos deixar de lado o pessimismo, e juntarmo-nos as idéias do lider espiritual-Pe.Gisley, na busca por uma SOCIEDADE UNIDA E FORTALECIDA.
22/10/2011 18:08:00

6 comentários:

  1. E agora senhores políticos irão dar o atendimento necessário aos clamores populares.
    Quantas e quantas vezes comentamos sobre a Capela Velório de Baldim e sequer houve um manifesto dos políticos. agora será que a palavra do Pe Gisley não afirma tudo que anteriormente foi dito. Ou será que os políticos vão fazer vistas grossas ou darão as respostas no site oficial ? Parabéns Padre Gisley por tomar esta posição. Professor Geraldo Mariano- presidente da Acost--Jumsv.

    ResponderExcluir
  2. Quando digitamos no site Google o nome da cidade de Baldim várias páginas são indicadas entre elas escolhi a do Wikipédia, uma página muita usada em pesquisa. Olha e que diz sobre a Cidade de Baldim.
    "Baldim é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 7.917 habitantes.Recentemente, Baldim tem se destacado economicamente na produção artesanal e industrial de doces e aves. A cidade fica próxima à Serra do Cipó, atração natural da região. O município apresenta um potencial turistico com escavações rochosas, grutas e sumidouro, também conserva fragmentos da passagem do desbravador, Manuel de Borba Gato como escavações, aquadutos que serviam conduziam água nas escavações das minas do Rio das Velhas, datada de 1711, aproximadamente. Além de apresentar um estrutura de apoio turístico, como hoteis, pousadas e colônia de férias e um bom acesso rodoviário."
    Talvez nem tudo o que esta página da internet diz seja verdade. Porém uma verdade deveria ser acrescida a esta página: "BALDIM NÃO TEM CAPELA VELÓRIO"

    ResponderExcluir
  3. Uma cidade que vela os seus mortos em lugares inapropriados, é uma vergonha.
    A construção da Capela Velório é uma atribuição de competência, exclusiva, do poder público, quer seja pelo fato de envolver a gratuidade, quer seja por ser uma questão de saúde pública, em face da aglomeração de pessoas em um espaço inapropriado e a utilização, desse mesmo espaço, para outros fins ao término do velório.
    Um serviço básico que bem poderia ser oferecido pelas próprias empresas que atuam nessa área, as funerárias, todavia a responsabilidade primeira é mesmo do município onde as pessoas moram, trabalham e contribuem com impostos.
    Um espaço a ser utilizado por toda a comunidade, gratuitamente, em um momento onde a dor não pode ser aplacada, mas, também não precisa ser sobrecarregada com problemas como o de não se ter um local, adequado, para velar um ente querido.
    A existência de uma capela velório, por si só, não irá aplacar a dor de ninguém, mas, certamente, minimizará o sofrimento por que passam os familiares atualmente, tendo que sair, de porta em porta, tentando encontrar um lugar para velar as pessoas que amam.
    A morte física é uma necessidade da vida, é um imperativo da vida biológica. Esperamos, todos, que o momento de precisarmos da Capela Velório custe muito a chegar... Mas quando esse momento, inevitavelmente, chegar, que a Capela esteja lá! Aberta a todos, sem qualquer discriminação. Um momento de dor... Sentido com dignidade!

    ResponderExcluir
  4. Quando li o texto do Pe. Gislei nao tem como nao ficar indignada.E um absurdo com que os Politicos tratam as pessoas que os elegem. Baldim que eh conhecida como Cidade do Doce vive uma situacao amarga e humilhante quando perdemos uma pessoa querida. Pe. Gislei pergunta: Ate quando? Eu pergunto: Por que nao? por que ainda nao foi construida essa Capela. Politico ou parante de politico ai de Baldim nao morrem? O cemiterio em si ja eh uma vergonha nao tem espaco. Olhe que isto tudo ai foi terreno doado pela igreja, pelo meno era o que me diziam. Vamos gente nao vamos nos acomodar: ligar, escrevam, telefonam para prefeitura, para camara municipal. Todas as vezes que encontrar com um deles cobrem. Oh Senhor Secretario de Obras? (nao sei se en esta a secretaria) Ate quando? Maos a obra ja. Eh vergonhoso tratar com tamanha falta de respeito as pessoas num momento tao doloroso. Marta Dias, Florida - USA

    ResponderExcluir
  5. Velório Municipal de Baldim?
    Quero ser solidária ao artigo ou “desabafo” do Padre Gislei em relação ao Velório Municipal.
    Porque construir um espaço para velar os mortos? Seria, apenas, uma exigência da saúde pública? Não, com certeza não é apenas por isso! Mas, penso que, essa obra, passa por atender ao sentimento humano: direito de um espaço reservado, apenas, para despedida de um ente querido. Como diz a escritora Lya Luft “... a idéia é poder dividir, com o maior número de pessoas possíveis, seus pensamentos de dor e saudade...”. “...um chamado a encontrar a vida, quando a morte se faz presente...”.
    Sou testemunha de pelo menos dois anos de luta, incansável, (ainda bem que incansável) do Padre Gislei para a construção da Capela Velório. Em suas pregações, visitas às comunidades, visitas ao Poder Público, inclusive Câmara Municipal, eventos, reuniões, etc... Por várias vezes tivemos na Câmara Municipal, onde nos foi dada a oportunidade de expressar nossas ansiedades e angústias em relação à necessidade da construção do Velório Municipal. Ali, tentamos sensibilizar nossos vereadores, Secretário de Obras Públicas, Secretário de Saúde. Naquele momento, deixamos registrados na Casa, o nosso VOTO de confiança e nosso VOTO de credibilidade.
    No próximo ano, teremos as Eleições Municipais, e nosso “VOTO DA ESPERANÇA” cresce, confiante de que algum candidato assuma, em seu programa de governo, o compromisso inadiável da construção do Velório Municipal de Baldim. É hora de fazermos uma corrente em busca desse direito. Todo mundo sabe que a vida é uma sucessão de perdas, mas poucos sabem que uma das piores perdas é a perda da dignidade.
    Jacinta Maria de Souza
    21/outubro/2011

    ResponderExcluir
  6. Espero que algum secretário do prefeito e/ou o próprio dê uma resposta à população de Baldim que confiou a eles os rumos do município por quatro anos.

    ResponderExcluir