BALDIM.

BALDIM.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A MORTE NÃO ESPERA NEM MANDA RECADO


As ruínas do  Clube Social MIDLAB
________________________________________________
 CONSTRUÇÃO DA CAPELA VELÓRIO DE BALDIM
A população de Baldim também não vai esperar e nem mandar recado para a Administração Pública sobre a construção da Capela Velório na cidade. Literalmente,  a população já não tem onde cair morta, há muito tempo, e isto é uma questão de respeito e de dignidade humanas. As pessoas passam uma vida inteira trabalhando, pagando seus impostos e na hora da morte, seus parentes e amigos, que continuam aí, pagando seus impostos, não tem um espaço digno e adequado pra velar seus mortos. Capela Velório, hoje, é questão de Saúde Pública, de Vigilância Sanitária, não é luxo. Os mortos devem ser velados em ambiente adequado, todos sabemos disso, ou vamos continuar velando nossos mortos, em casa, como há séculos atrás.  Como “a morte não espera nem manda recado” e não podemos contar com a Administração Pública para construir nossa Capela Velório, vamos iniciar aqui uma campanha de sugestões que deverão ser colocadas em discussão pela comunidade. Por exemplo, as ruínas do antigo Clube Social de Baldim, o MIDLAB estão aí dando problemas sociais e de saúde aos seus vizinhos. Vamos convocar os proprietários deste que já foi um espaço para festejar a vida de uma geração de jovens baldinenses, com festas e bailes, vir a ser um espaço digno de descanso em paz para esta mesma geração. Aguardamos que os proprietários do MIDLAB tomem a iniciativa de se mobilizarem e se manifestarem a respeito dessa sugestão, da viabilidade ou não de fazerem a doação do espaço para a construção da Capela Velório de Baldim. O Blog abre espaço para esta campanha de sugestões. Participem. Ione, editora do blog.



Anônimo disse...
Uma cidade que vela os seus mortos em lugares inapropriados, é uma vergonha.
A construção da Capela Velório é uma atribuição de competência, exclusiva, do poder público, quer seja pelo fato de envolver a gratuidade, quer seja por ser uma questão de saúde pública, em face da aglomeração de pessoas em um espaço inapropriado e a utilização, desse mesmo espaço, para outros fins ao término do velório.
Um serviço básico que bem poderia ser oferecido pelas próprias empresas que atuam nessa área, as funerárias, todavia a responsabilidade primeira é mesmo do município onde as pessoas moram, trabalham e contribuem com impostos.
Um espaço a ser utilizado por toda a comunidade, gratuitamente, em um momento onde a dor não pode ser aplacada, mas, também não precisa ser sobrecarregada com problemas como o de não se ter um local, adequado, para velar um ente querido.
A existência de uma capela velório, por si só, não irá aplacar a dor de ninguém, mas, certamente, minimizará o sofrimento por que passam os familiares atualmente, tendo que sair, de porta em porta, tentando encontrar um lugar para velar as pessoas que amam.
A morte física é uma necessidade da vida, é um imperativo da vida biológica. Esperamos, todos, que o momento de precisarmos da Capela Velório custe muito a chegar... Mas quando esse momento, inevitavelmente, chegar, que a Capela esteja lá! Aberta a todos, sem qualquer discriminação. Um momento de dor... Sentido com dignidade!

COMENTÁRIO
Seria irônico, se não fosse trágico. Recentemente, faleceu o Totô, católico praticante, foi velado na Igreja Batista. O Pastor Rubens recebeu de bom grado um devoto da Igreja Católica.E lá foi o Padre Gislei, na Igreja Batista, fazer suas orações com a família, também dividida entre as duas religiões. Ao final da cerimonia, Padre Gislei agradeceu ao Pastor Rubem por ter recebido um devoto da Igreja Católica na sua Igreja. Quando Baldim tiver sua Capela Velório, que é, por direito do contribuinte, um espaço público e gratuito, todos poderão usá-la e praticar seus cultos sem constrangimentos.O que leva a crer que todos os caminhos levam a Deus.Ione, editora do Blog.

14 comentários:

  1. O "antigo ginásio" também poderia ser um bom local...
    Sugestões existem muitas. Agora precisamos agir realmente!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um pobre miserável que nada significo na comunidade baldinense, porém gostaria de respostas, e se eu não for merecedor de tê-las que pelo menos a comunidade as tenha.
    1º - Esses sócios do MIDLAB querem fazer o que com as ruínas do clube, será que servirá de túmulo para eles?
    2º - Dizem que é uma única pessoa que detém o poder de dar ou deixar de dar aquelas ruínas para alguma coisa útil para a comunidade, agora até quando a cidade ficará na dependência de ter um local digno para velar seus mortos, pois dona Ione foi muito feliz em colocar esta questão em aberto?
    3º - Será que o tempo em que os sócios usufruíram daquele espaço não bastou para saciar a ganância de alguns?
    4º - Por fim, fica aqui este manifesto público, que o bom senso dos detentores do poder de decisão tenha a ombridade e a grandeza de manifestarem publicamente a doação daquele espaço para a elevada necessidade da comunidade.

    ResponderExcluir
  3. Só a título de informação, há pouco mais de um ano um mecânico mobilizou-se para conseguir um contrato de comodato e montar lá sua oficina, chegou a pegar assinaturas da maioria dos sócios do MIDLAB ( também com esse nome, Baldim de ré, pra onde é que vai?)concordando com tal, eu ao perguntá-lo depois porque ele não continuou a montagem da oficina/ loja de peças, ele respondeu que o atual prefeito embargou o entento, através de herdeiro de sócio que se comprometia em liderar a reconstrução do espaço e que em menos de um ano teríamos novamente um clube. Então acho que lá não vai ser cedido também não.

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo o prefeito não tem nenhum poder de mando nas dependências do antigo Midlab, pois o imóvel foi doado pela prefeitura e somente o presidente do mesmo falido clube é que tem real poder de decisão, não é nem tanto os sócios. é só para que alguns saibam que nem tudo de DESGRAÇA que acontece na cidade é somente culpa do prefeito.

    ResponderExcluir
  5. Eu assino embaixo quando o pároco afirma que o poder público promete alguma coisa e não cumpre, mas atribuir total responsabilidade a administração municipal é puro ato político, por que o referido vigário não utilizou os quase 13 mil reais que a prefeitura gastou na festa de agosto atendendo pedido dele para utilizar este dinheiro no inicio das obras da capela velório, isto sim eu chamo de falta de consciência e de ingratidão também.
    Mas, apesar da tremendo bom coração e boa vontade do prefeito, que faz de tudo para atender a tudo quanto é tipo de pedido e que em muitas vezes a vontade não está em sintonia com a dura realidade de que os recursos são poucos e que de vez em quando é preciso dizer NÃO, mas vai entender o Ivan. Pois muitos sabendo deste seu jeito se poderem sugam até o sangue de suas veias e da prefeitura também.
    Só não me identifico pois poderão dizer que sapo de fora não ronca aqui, mas se pudesse falaria isso na cara daqueles que só criticam, mas.......

    ResponderExcluir
  6. Seria irônico, se não fosse trágico. Recentemente, faleceu o Totô, católico praticante, foi velado na Igreja Batista. O Pastor Rubens recebeu de bom grado um devoto da Igreja Católica.E lá foi o Padre Gislei, na Igreja Batista, fazer suas orações com a família, também dividida entre as duas religiões. Ao final da cerimonia, Padre Gislei agradeceu ao Pastor Rubem por ter recebido um devoto da Igreja Católica na sua Igreja. Quando Baldim tiver sua Capela Velório, que é um espaço público e gratuito, todos poderão usá-la e praticar seus cultos sem constrangimentos.O que leva a crer que todos os caminhos levam a Deus.Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
  7. Para o sapo de fora,tem que ser dito que se o Prefeito não sabe o que é prioridade para a cidade dele e prefere gastar com festa, a população não tem muito o que fazer! Agora que há uma falta de compromisso muito grande ,há!
    Se você puder compare o Cemitério de Baldim com o de São Vicente, lá tem o mesmo número de funcionário que o daqui, por quê o de lá é tão organizado?
    e com certeza se não fossem as constantes falsas promessas de que tudo está encaminhado o Padre , os Pastores e todas as lideranças já tinham colocado mãos à obra!

    ResponderExcluir
  8. A construção de um lugar para velar os mortos é sim de total responsabilidade do poder público municipal. Dar dinheiro ou seja lá o que for para festa de igrejas não é obrigação da prefeitura. Certamente, foi feito um pedido e ele aceitou livremente, sabendo, é claro, que isso é politicamente "lucrativo" para ele mesmo.
    Igreja não tem obrigação de construir velório. A prefeitura deveria agradecer à Igreja católica pelo cemitério, pois a prefeitura nunca teve coragem de fazer um.

    ResponderExcluir
  9. Pedir a construção de uma obra que interessa à cidade é claro que é um ato político. Só que é um ato político correto, coisa que muitos em Baldim não estão acostumados, pois costumam cobrar apenas coisas de interesses partiiculares.
    Na verdade, tudo é político. Mas o político não é tudo!

    ResponderExcluir
  10. Caros baldinenses,

    A nossa comunidade tem uma força incrível, consegue se mobilizar, organizar e trabalhar... precisamos que alguém se manifeste e lidere o movimento da Capela Velório.... todos os seguirão!!!
    Muitas lideranças surgem dos movimentos populares !!!!

    ResponderExcluir
  11. QUE FORÇA O PESSOAL DE BALDIM TEM? SE CONSEGUISSEM SE MOBILIZAR, ORGANIZAR E TRABALHAR A CAPELA ESTARIA PRONTA, POVO DE MUCAMBO E SÃO VICENTE ENSINEM AO DE BALDIM COMO FAZER UMA CAPELA VELÓRIO.
    AMÉM

    ResponderExcluir
  12. Parabenizo o padre Gisley pelo seu compromisso com a comunidade.Sabemos todos, da importância de um espaço velório para q.q cidade.Se está a cargo da prefeitura tal construção, não há o que discutir.É obrigação do município e pronto.Vem essa turma já levando a coisa para outro lado,defendendo, acusando e esquecendo que o que vem da prefeitura para o povo, já foi do povo para a prefeitura e que todo mundo morre.

    ResponderExcluir
  13. Sabemos que muitas obras são de responsabilidade do poder público, inclusive a Capela Velório,no entanto, muita discussão vem acontecendo, com promessas e projetos...nada até o momento ! Quando falamos da força da comunidade baldinense, podemos nos espelhar nas citadas comunidades de Mucambo e São Vicente, são exemplo, não esperaram pela iniciativa do poder público.
    Com toda certeza, houve um movimento que contou com a ajuda de todos da comunidade.
    Lembrando um pouco o quanto a comunidade de Baldim tem força, solidariedade e mais , basta fazer uma retrospectiva ao grande movimento que aconteceu por ocasião da reconstrução da Matriz de "São Bernardo" e, ainda hoje, pela belíssima obra da reforma do Salão Paroquial. Ainda assim,podemos acreditar que não temos forças ?????????? Vamos deixar de lado o pessimismo, e juntarmo-nos as idéias do lider espiritual-Pe.Gisley, na busca por uma SOCIEDADE UNIDA E FORTALECIDA.

    ResponderExcluir
  14. Nós,baldinenses sabemos que , quando queremos algo e que este algo será benéfico para toda a comunidade (capela velório) precisamos realmente mobilizarmos de alguma forma para arrecadarmos fundos para este fim . A construção da capela velório é algo de suma importância em nossa cidade. Acho que a responsabilidade é de TODOS .Poder público , população baldinense juntos num só objetivo. Os mortos e seus familiares merecem um lugar dignos para o último adeus.

    ResponderExcluir