BALDIM.

BALDIM.

sábado, 15 de outubro de 2011

O CRISTÃO E A POLÍTICA


Padre Gislei abençoa carreata de São Bernardo
_______________________________________________-
O CRISTÃO E A POLÍTICA

No próximo ano teremos eleições municipais. Quanto mais se aproxima o dia decisivo do voto, mais aumenta também a tensão entre os candidatos e entre aqueles eleitores mais inflamados. No entanto, a verdade é que as eleições já começaram! Os partidos buscaram novas filiações, alianças partidárias estão sendo estrategicamente pensadas e até nomes de possíveis candidatos já começam a aparecer.
O que a Igreja católica tem a dizer a respeito da participação dos cristãos na política? Como orientar os cristãos sobre esse assunto, que se torna tão polêmico às vésperas das eleições, mas em seguida logo cai no esquecimento e os eleitos exercem o mandato como querem?
Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015), podemos ler: “Incentive-se cada vez mais a participação social e política dos cristãos leigos e leigas nos diversos níveis e instituições, promovendo-se formação permanente e ações concretas” (DGAE 115). E, mais adiante, continua: “Como cidadãos cristãos, cabe nos empenharmos na busca de políticas públicas que ofereçam as condições necessárias ao bem-estar de pessoas, famílias e povos” (DGAE 116).
Nesse ponto, temos pecado muito por omissão. Não preparamos pessoas cristãs competentes e honestas para exercer cargos públicos da maior importância. Infelizmente acabamos votando em pessoas que não têm o menor compromisso com o bem comum, por isso administram privilegiando alguns poucos, enquanto o que é de interesse da coletividade fica em segundo plano ou completamente esquecido. Precisamos mudar esse quadro!
Cristão comprometido com sua fé deve ser também um cidadão comprometido com o bem-estar da sua cidade.
Pe. Gislei Roberto M. Teixeira





Ione Alvares Abreu disse...

Padre Gislei, o seu retorno ao Blog é sempre bem vindo e sua participação é muito importante, não só por dar-lhe credibilidade, mas pela sábias palavras que levam a comunidade a reflexão. Neste ano de eleição, vamos fazer o melhor que pudermos, para que este Blog continue fazendo um serviço de utilidade pública e levando a comunidade a exercer seus direitos de cidadania, dentro das normas de respeito ás pessoas.Contamos com seu apoio, obrigada. Ione, editora do Blog.








3 comentários:

  1. Graças a Deus! Um pastor que vai orientar suas ovelhas a exercerem o seu maior direito de forma consciente! Tomara que todos os líderes religiosos desse Município façam o mesmo! Porque nesse aspecto em Baldim, só Deus entrando de dentro, pra ver se o povo acorda!

    ResponderExcluir
  2. Padre Gislei, o seu retorno ao Blog é sempre bem vindo e sua participação é muito importante, não só por dar-lhe credibilidade, mas pela sábias palavras que levam a comunidade a reflexão. Neste ano de eleição, vamos fazer o melhor que pudermos, para que este Blog continue fazendo um serviço de utilidade pública e levando a comunidade a exercer seus direitos de cidadania, dentro das normas de respeito ás pessoas.Contamos com seu apoio, obrigada. Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
  3. Lendo o artigo do padre Gislei lembrei-me de um texto de santo Agostinho sobre os políticos:
    "Bando de ladrões: que são eles senão pequenos reinos? Pois o bando é formado por homens; é governado pela autoridade de um príncipe; é mantido coeso por um contrato social; e os produtos dos saques são divididos segundo leis aceitas por todos. Se, pela inércia dos homens fracos esse mal cresce, a ponto de se apropriar de lugares, estabelecer moradas, apossar-se de cidades e subjugar povos, ele passa a ter o nome de reino, porque agora realmente ele o é, não por dele ter sido eliminada a cobiça, mas porque a ela foi acrescentada a impunidade"

    ResponderExcluir