BALDIM.

BALDIM.

sábado, 29 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA - EDUCAÇÃO E CULTURA




MELHORIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
por Prefeitura 28/12/2012 10:27


Ao findar o período 2009/2012, a Administração Municipal entrega às Comunidades do Município de Baldim suas Escolas reformadas, ampliadas, mobiliadas e com uma garantia de repasse de 8 mil reais para as Caixas Escolares e 62 mil reais, via MEC, para que as próprias Escolas administrem estes recursos.

Com estas ações, acreditamos que a Rede Física das Escolas Municipais está em perfeitas condições para atender melhor seus alunos, garantindo acessibilidade a todos os grupos de necessidades especiais e recursos mobiliários. Foi criado o Centro de Referência Psicopedagógico que oferece atendimento na unidade em Baldim e também nas escolas onde conta com professores de apoio.

A criação das Associações de Pais e Mestres que visa levar a Comunidade Escolar a trabalhar em parceria, Escola/Comunidade que ajuda em Eventos e ações escolares, época de Natal, dia das crianças e outras datas festivas.

Em 2009 quando os professores tinham um piso salarial de R$ 498,00 (1,20 % do salário mínimo da época - 415,00) e terminamos 2012 dando aos professores um piso de R$ 1.252,80 (pouco mais que 2,02% do salário mínimo atual - 622,00).  Foram ofertados vários Cursos que garantiram um aperfeiçoamento significativo, foram feitas parcerias com Universidades para ofertar Cursos com valores mais baixos para Graduação ou Pós-graduação.

 Foram viabilizadas atividades com professores de música, a construção de instrumentos alternativos e Canto. E neste quesito foram priorizadas as Escolas Rurais, mas também ações como Coral e Fanfarra atenderam as escolas urbanas.


Em São Vicente, foi criada a Biblioteca Pública João Batista Rosa, que já se encontra totalmente equipada, mobiliada e com um acervo inicial de mais de 3 mil livros e coleções.  Agora temos 3 Bibliotecas Públicas e mais 2 em andamento de aprovação pelo Ministério da Cultura. Foram adquiridos cerca de 4 mil livros para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Foram também adquiridas coleções de Enciclopédias Barsa Clássica e Barsa Kids e Coleções de Paradidáticos para auxiliar os professores.


Momentos de lazer marcaram este período, educadores e alunos com disponibilização de transporte para várias Atividades Extraclasses, Excursões, Festividades das Escolas Municipais e Estaduais, e o ônibus universitário, que atendia em média 92 estudantes, garantindo o acesso aos cursos.

Nos esportes,  os Jogos Estudantis de Baldim-JEB possibilitaram a inserção de 14 modalidades esportivas nas escolas,  uma ação importantíssima para contribuir com a saúde física e mental dos alunos.


 AÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO IVAN DINIZ
Projeto Soletra Baldim
Cinema Itinerante
Jogos Estudantis
Plano Diretor
Encontro de Bandas de Música
Circuito Ciclistico
Cursos Profissionalizantes SESI/SENAI
Raly de Baldim
Centro de Referencia Pedagógico
Projeto Artecarste do Circuito das Grutas
Reforma das Escolas
Mobiliário Escolar
Informática nas Escolas
Site da Prefeitura
Ônibus Universitário
Aulas de Música nas Escolas
Biblioteca de São Vicente
Farmacia de Minas
Fanfarra de Baldim

Nenhum comentário:

Postar um comentário