BALDIM.

BALDIM.

sábado, 9 de junho de 2012

MOMENTO HISTÓRICO EM BALDIM

 
Exposição de Documentos Históricos de Baldim
________________________________________________
MARCIO REIS, PESQUISADOR DA HISTÓRIA DE BALDIM
No dia 08/06, foi inaugurado o Salão Paroquial Pe. Raimundo Nassif,  contando  com a presença do ilustre homenageando Monsenhor Raimundo Nassif e demais membros da comunidade, em uma linda cerimonia. Ao público presente foram entregues alguns postais de imagens do município de Baldim,  buscando promover o município, como um estímulo ao Turismo. Os Postais foram elaborados após uma seleção de 25 imagens do município,  sob a coordenação do prof. Marcio Reis, que as disponibilizou em redes sociais na Internet,  para que o público escolhesse as imagens que melhor representassem o município para  se tornarem os referidos postais. Em breve estes postais estarão disponibilizados nas papelarias da cidade. Na oportunidade de inauguração do Salão Paroquial foram realizadas duas exposições, uma de Fotos Antigas,  elaborada por Sr. Joaquim Barbosa e que foram as vedetes da noite,  e outra de Documentos Históricos, com mapas, livros  e imagens que retratam um pouco da história do município,  no século XVIII, resultado de pesquisas feita pelo  prof. Marcio Reis,  que irão compor um livro sobre a história do município, a ser lançado em breve. Outro momento interesante foi a  exibição do filme "Baldim - 1950", que foi feito no referido ano, fazendo alusão a inauguração da Fábrica de Manteiga Virginia e à Primeira Missa do Pe. Raimundo em Baldim. A inauguração foi abrilhantada pela Banda de Música Santa Cecília,que durante toda a cerimônia proporcionou aos presentes suas belas tocatas. por Marcio Reis.




Exposição de Fotos Antigas de Baldim
___________________________________________________
JOAQUIM BARBOSA, COLECIONADOR DE FOTOS ANTIGAS DE BALDIM
As duas exposições que fizeram parte da cerimonia de inauguração do Salão Paroquial de Baldim foram um marco histórico na cidade, com a divulgação de um rico acervo de dois baldinenses apaixonados por sua terra e sua gente, o Joaquim Barbosa e o Marcio Reis. 
A Coleção de Fotos Antigas do Joaquim Barbosa já é do conhecimento público, algumas estão expostas em seu restaurante, para apreciação de todos. Estas fotos vem sendo colecionadas há longos anos, cada foto com uma história pra contar, não só do evento que a gerou, mas  até mesmo de como foi adquirida. Agora, o Joaquim divide com todos o prazer de admirar o seu próprio tesouro, compartilhando com parentes e amigos a história de cada foto, momentos do passado que não voltam mais. Parabéns, Joaquim, e obrigada por dividir conosco estes momentos de prazer, de rever alguns amigos  e parentes que não estão mais conosco e de conhecer imagens antigas da nossa cidade, que não existem mais.
 Os Documentos Históricos do Marcio Reis, frutos de sua incansável busca por todo o município, de indícios de passagem histórica, de sítios arqueológicos, de nossas riquezas naturais, do nosso patrimônio histórico, de conquistas e perdas. Sua pesquisa histórica vai além de um simples passatempo, ele vai a campo, com seu fiel escudeiro, Eduardo, como ele o chama, trazendo profissionais de alto nível para ampliar seus estudos. Ele apresenta registros interessantes da Estrada Real, da Igreja do Rótulo, que serão alvo de pesquisas futuras e irão ampliar nosso potencial turístico. Parabéns, Marcio, este registro fará parte da nossa história.
Aos dois guardiões da nossa história, Marcio Reis e Joaquim Barbosa, que registrem este tesouro que colecionaram, em forma de um livro, para ser apreciado e preservado para as futuras gerações. O povo de Baldim agradece. Ione, editora do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário