BALDIM.

BALDIM.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DIREITO DE RESPOSTA

Campeonato de Jogo de Damas nas Escolas
_________________________________________
COMENTÁRIO ANÔNIMO
Outra pergunta ao DD Diretor da Escola Estadual Oscar A. Guimarães": Tem na Escola , agora, uma excelente quadra de esportes coberta. Por que os alunos perdem tanto tempo, descendo as ruas, para ficarem soltos na quadra descoberta perto do Forro, fazendo la sabe se o que, enquanto o professor bate papo com outro aluno, nos bancos da praça próxima, nem tendo conhecimento daqueles alunos que estão soltos na quadra? * Por que os alunos do DITO "TEMPO INTEGRAL", saem da Escola, e vão as lojas, ou mesmo em casa de outros amigos, no horário de tempo integral? Essa é uma recomendação do TEMPO INTEGRAL? Os próprios alunos dizem: tempo integral e brincadeira e comida! Internete sem monitoramento!Os pais que atentem ao TEMPO INTEGRAL! CUIDADO!!!ATENÇÃO!!! VIGILÂNCIA sempre! Até a próxima.Aquele que muito preza a EDUCAÇÃO, e não o ENRROLAMENTO.
Por Anônimo em SÃO VICENTE ESPORTE CLUBE em 12/07/11

RESPOSTA ASSINADA
Em resposta ao comentário de um anônimo, feito no dia 12/07/2011 às 23:56, esclareço que sou professor do Projeto Tempo Integral da referida escola no período da tarde e gostaria de responder aos questionamentos do comentário. 1º - Em relação a utilização da Quadra Pública.: Nossa escola possui sim uma excelente quadra coberta. A mesma é muito bem utilizada pelos alunos. Informo que é determinação do Governo que os alunos do Tempo Integral tenham momentos de recreação e quando a nossa quadra coberta está sendo utilizada, vamos sim até a quadra pública para fazer a nossa recreação. 2º - Os alunos não "ficam soltos", por que não são animais em cativeiro, são pessoas. Como é um momento de recreação, eles se divertem praticando atividades esportivas e jogos pedagógicos. 3º - Eu (o professor) estava sentado no banco da praça próxima sim, mas se você tivesse observado bem, teria visto que eu estava jogando Dama com o aluno a não batendo papo. Só para ilustrar, o jogo de dama é uma excelente ferramenta para desenvolver o raciocínio do aluno e a capacidade de concentração, o que facilita muito o trabalho dos outros professores dentro da sala de aula. Se continuasse observando bem, notaria que é injusto que o professor deixasse um aluno sem recreação simplesmente pelo fato de não gostar de futebol e que por isso o professor brincava de dama com ele. 4º - A partir do momento que meus alunos pisam na escola, só saem com autorização da diretoria, ou após o sinal. Portanto, se algum deles foi visto na rua possivelmente faltou à aula, ou foi devidamente autorizado a sair. 5º - TODAS as atividades do tempo integral são monitoradas, inclusive as de informática. Não sei se você sabe, mas os computadores do laboratório são equipados com ferramentas de monitoramento que proíbem o acesso instantâneo à sites de conteúdos impróprios. Por último, gostaria de convidar você para assistir às oficinas do Tempo Integral, assim você poderá acompanhar de perto o meu trabalho e os meus esforços para contribuir na educação dos jovens. Estou na escola de segunda à sexta, das 12:00h às 16:30. Será um prazer tê-lo(a) em nosso convívio. Informo que essa será minha primeira e última postagem no blog. Meu tempo é muito precioso e para mim, comentários anônimos são insignificantes. Joaquim Rosa dos Reis Professor


COMENTÁRIO DA EDITORA

Oi Prof. Joaquim, sua resposta foi excelente e mereceu uma postagem, pois um dos objetivos do Blog é manter a comunidade bem informada.Tanto os "mal entendidos" quanto os "esclarecimentos" são vistos por todos e isto ajuda no entendimento entre a Escola e a Comunidade. Lamentavelmente, as críticas ainda são feitas anonimamente, mas já é um bom começo, visto que ainda não aprendemos a usar devidamente este veículo de interação na nossa comunidade.Espero que você volte atrás nas suas considerações finais, pois sua participação é muito importante para a comunidade. Estamos a sua disposição pra divulgar seu trabalho no Blog.Quanto aos "anônimos mal informados" vão acabar entendendo que estamos aqui pra falar sério.O Blog passou por uma fase de reconhecimento dos participantes, com alguns "abusados" que criaram uma imagem errada dos nossos objetivos, mas estamos tentando acertar. Ajude-nos, por favor.Obrigada, Ione, editora do Blog.02/08/2011 17:28:00





 BULLYNG

Ainda sobre o comentário do Prof. Joaquim, em seu direito de resposta, eu ví na tv, no canal Multshow, em Jornal Sensacionalista, uma matéria que tem tudo a ver. Apesar de ser um programa de humor, há um fundo de verdade, no que se refere aqueles alunos "ruim de bola" que não entram no "Projeto Bom de bola, Bom de Escola", e acabam sendo vítimas de Bullyng pelos colegas. Nestes casos os professores promovem uma atividade diferente, para valorizar outros talentos que o aluno pode desenvolver, no caso em questão, jogar damas, xadrês, etc. Aí surge a idéia do "Projeto Bola Murcha, Cuca Legal", pois ninguém tem culpa de ter nascido "perna de pau" no país do futebol. E, sem preconceitos, mas com muita verdade e humor, a matéria termina alertando que, estes alunos podem ter sua auto estima comprometida por serem chamados de Nerd ou crescerem com uma única opção na vida futura, formar um grupo de pagode ou uma dupla caipira.Tudo isso seria muito engraçado se não fosse sério, o Bullyng, é um problema social que envolve a Família e a Escola, gerando violência e que faz vítimas no mundo inteiro. Portanto, parabéns ao Prof. Joaquim, por estar ligado, dando assistência devida aos seus alunos. Ione, editora do Blog.
07/08/2011 16:44:00

2 comentários:

  1. Oi Prof. Joaquim, sua resposta foi excelente e mereceu uma postagem, pois um dos objetivos do Blog é manter a comunidade bem informada.Tanto os "mal entendidos" quanto os "esclarecimentos" são vistos por todos e isto ajuda no entendimento entre a Escola e a Comunidade. Lamentavelmente, as críticas ainda são feitas anonimamente, mas já é bom começo, visto que ainda não aprendemos a usar devidamente este veículo de interação na nossa comunidade.Espero que você volte atrás nas suas considerações finais, pois sua participação é muito importante para a comunidade. Estamos a sua disposição pra divulgar seu trabalho no Blog.Quanto aos anônimos mal informados vão acabar entendendo que estamos aqui pra falar sério.O Blog passou por uma fase de reconhecimento dos participantes, com alguns abusados que criaram uma imagem errada dos nossos objetivos, mas estamos tentando acertar. Ajude-nos, por favor.Obrigada, Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
  2. Ainda sobre o comentário do Prof. Joaquim, em seu direito de resposta, eu ví na tv, no canal Multshow, em Jornal Sensacionalista, uma matéria que tem tudo a ver. Apesar de ser um programa de humor, há um fundo de verdade, no que se refere aqueles alunos "ruim de bola" que não entram no "Projeto Bom de bola, Bom de Escola", e acabam sendo vítimas de Booling pelos colegas. Nestes casos os professores promovem uma atividade diferente, para valorizar outros talentos que o aluno pode desenvolver, no caso em questão, jogar damas, xadrês, etc.Aí surge a idéia do "Projeto Bola Murcha, Cuca Legal", pois ninguém tem culpa de ter nascido "perna de pau" no país do futebol. E, sem preconceitos, mas com muita verdade e humor, a matéria termina alertando que, estes alunos podem ter sua auto estima comprometida por serem chamados de Nerd ou crescerem com uma única opção na vida futura, formar um grupo de pagode.Tudo isso seria muito engraçado se não fosse sério, o Booling, é um problema que faz vítimas no mundo inteiro. Portanto, parabéns ao Prof. Joaquim, por estar ligado.Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir