BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO NO CAMINHO CERTO



Escola Municipal Nelson Ribeiro
Foto por Marcio Reis
____________________________________
ESCLARECIMENTO PÚBLICO
Em primeiro lugar os projetos da Educação são elaborados não para serem lindos, mas para produzir efeitos positivos e que garantam uma educação de qualidade em toda a rede municipal e isto tem sido alcançado conforme avaliações, não feitas por nós, mas por órgãos  muito competentes,  o IDEB (federal) e o PROEB (estadual). E, quanto aos recursos para a reforma da Esc. Mun. Nelson Ribeiro da Silva que SERÃO repassados e que ainda não foram nem publicados no Diário Oficial, mas que já está assegurado para crédito em conta específica, assim que toda documentação for encaminhada à Sec. de Estado de Educação. Como já foi informada a comunidade escolar resta apenas a escritura do imóvel, qual será dentro de no máximo 10 dias providenciada. Quando a afirmativa do uso de material usado, informo que seu desconhecimento é grande, pois qualquer bom observador verá que as janelas são todas novas e fabricadas com material de ótima qualidade, apenas as portas das salas foram mantidas por estarem em perfeito estado de conservação, devido à qualidade da madeira, apesar de serem antigas, mas são da própria escola e não de outra. A alegação de que a estrutura da escola não cabe os alunos, também é outra informação equivocada e maliciosa de sua parte. O que existe, no momento, é uma turma de alunos que, de maio pra cá aumentou e que devido a isto já estamos providenciando a entrega de uma outra sala para melhor acomodar os alunos. Penso que se você quiser contribuir para a melhoria da escola de sua comunidade, existe forma mais construtiva de se alcançar este objetivo, agora, usar de meias verdades só demonstram  interesses escusos de sua parte. No mais só tenho a agradecer, pois assim temos como esclarecer publicamente os reais fatos. Por fim me coloco, como sempre, a disposição de quaisquer outros esclarecimentos. Onde está o dinheiro? Está nos cofres do Governo do Estado, caso queira melhor informação é só se dirigir à Secretaria de Estado de Educação, em Belo Horizonte, e se informar melhor onde está o dinheiro.
Por Prof. Marcio Antonio dos Reis em ROTARY NA EDUCAÇÃO às 07:38

Curso de Matemática  Divertida para professores municipais
Foto por Marcio Reis
__________________________________________
EDUCAÇÃO DE BALDIM APROVADA PELO PROEB
O Governo de Minas realiza uma avaliação nas Escolas Públicas do Estado para avaliar o nível de aprendizagem e demonstram os esforços de cada município, na área de Educação, na busca pela qualidade no ensino, os resultados da boa educação que se faz no dia-a-dia de cada Escola.
O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - PROEB - vem demonstrar os rendimentos nos conteúdos específicos de Matemática e Língua Portuguesa na Educação Fundamental e no Ensino Médio. O programa vem revelando um progresso na Educação no Estado e no município de Baldim não está sendo diferente.
Para entender melhor como funciona o PROEB é bom que se saiba que, as avaliações são distribuídas nas Escolas, em envelopes selados e somente são abertas na hora da aplicação por professores específicos. Os resultados são computados na Língua Portuguesa, em valores entre 150 e 350 e em Matemática entre 150 e 400.O resultado das avaliações no Estado de Minas Gerais apresentou uma média de 235,1 em Matemática e 217,1 em Língua Portuguesa no 5º ano do ensino Fundamental. Em Baldim, a média alcançada foi surpreendente. A Escola Municipal de Vargem Grande (Baldim) obteve na avaliação de Matemática uma evolução de 47,23%, de 2009 para 2010 pulou da nota de 186,5 para 274,6 e em Língua Portuguesa avançou de 188,7 para 249,5, com 32,22% de evolução de um ano para o outro.
Revelando que a educação no município tem sido trabalhada decentralizadamente, escola rurais, como a Escola Municipal de Sumidouro (Baldim), que obteve a 2ª melhor evolução no rendimento da aprendizagem, saltou em Matemática da nota 207,9 em 2009 para 262,3 em 2010, com uma evolução no ensino de 26,16%.
O Secretário Municipal de Educação de Baldim, Prof. Marcio Reis, argumenta que no Projeto Educacional proposto para 2009/12 para a rede municipal de Ensino, foram pontuadas ações que visavam oferecer aos educandos ferramentas que possibilitassem uma EDUCAÇÃO INTEGRAL. O que vem a ser isto? Na verdade foram ações desenvolvidas como Projetos de Inclusão, como o Jogos Estudantis de Baldim-JEB, melhoria na carreira dos profissionais da Educação, formação continuada em conteúdos com Educação Inclusiva, Educação Infantil, além ampliar a oferta da Merenda Escolar e também garantindo sua melhor qualidade. Outro fator importante é que 100% dos professores tem curso superior e a maioria são pós-graduados, além de um plano de carreira satisfatório.
Já havia sido comprovada pelo Índice de Desenvolvimento na Educação-IDEB, em 2010 um grande avanço na Educação na avaliação feita pelo Governo Federal, onde está projetada uma nota de 4,8 (onde os valores são contados de 0 a 10) a rede municipal obteve a incrível nota de 5,8 (sendo a média de países do 1º mundo nota 6,0). E agora mais uma vez vem confirmar que os esforços da Rede Municipal de Ensino estão no caminho certo, trabalhando para que o ensino em Baldim siga crescendo de forma sólida e continue sendo um exemplo para Minas e para o Brasil.

Um comentário:

  1. INFELIZMENTE AS COISAS QUE ACONTECEM NO MUNICÍPIO FICAM DEBAIXO DOS PANOS. POIS NÓS TEMOS OBSERVADO O QUE VOCÊS PROMETERAM NÃO VEM CUMPRINDO, CADÊ A CRECHE? IMAGINE SE TIVESSE COLOCADO A CRECHE ONDE FICARAM TANTO MENINOS. A EDUCAÇÃO ESTÁ PÉSSIMA, NÃO PELA AS PROFESSORAS , MAS SIM POR FALTA DE RECURSO E APOIO DE VOCÊS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BALDIM.
    A EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA NÃO TEM LUGAR PARA FAZER, OS MENINOS VÃO PARA A RUA PORQUE É O ÚNICO RECURSO A SER TRABALHADO.
    VOCÊS FICAM PREOCUPADOS COM PEQUENAS COISAS E NÃO AGEM COM O QUE PRECISA.

    E VOCÊ NÃO ME RESPONDE CADÊ O MATERIAL DAS ESCOLAS QUE ATÉ HOJE NÃO CHEGOU. AGENTE TEM QUE MANDAR TODO MÊS. CADÊ O DINHEIRO NÃO SÓ VERBA MAS SIM DOS IMPOSTO QUE PAGAMOS QUE NÃO ESTÁ SENDO INVESTIDO NA EDUCAÇÃO. ONDE VAI TANTO DINHEIRO?

    CADÊ OS MATERIAIS ESCOLARES QUE VOCÊS NÃO MANDARAM?
    FOI PARA ONDE? NAS ESCOLAS QUE NÃO CHEGOU.

    ACORDEM ANO QUE VEM É ANO DE ELEIÇÃO E O POVO NÃO BOBO MAIS NÃO.

    ResponderExcluir