O DIA DAS CRIANÇAS NO BODOCÃO, EM BALDIM.

O DIA DAS CRIANÇAS NO BODOCÃO, EM BALDIM.
ROGERIO DO BODOCÃO FAZ FESTA PARA AS CRIANÇAS DE BALDIM, COM BOLO, PRESENTES E MUITAS BRINCADEIRAS.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ARQUEÓLOGOS VISITAM BALDIM



Sítios Arqueológicos no município de Baldim
_______________________________________________
ARQUEÓLOGOS DA FAFICH/UFMG 
Na década de 70, esteve no município de Baldim um grupo de arqueólogos realizando uma pesquisa sobre povos do período pré-colonial. Foram descobertos seis sítios arqueológicos ao norte do município, na Fazenda do Rótulo, Fazenda do Carneiro, Retiro do Meio e Fazenda Velha, sendo ali encontradas casas subterrâneas de povos remanescentes que aqui habitaram, antes da colonização.
Entre as muitas pesquisas sobre a reconstrução da história do município de Baldim, realizadas pelo Prof. Marcio Reis, está a suposta lava de extração de ouro, do período colonial, quando pelo município passou o bandeirante Manuel de Borba Gato, de acordo com registros no Livro Casa de Contos de Ouro Preto, datado de 07/02/1711, o qual foi designado para realizar o povoamento do município e extração de ouro, nas então chamadas "minas do Rio das Velhas", e que será objeto de estudos arqueológicos.
Repassado ao Laboratório de Arqueologia Colonial da UFMG, na pessoa do cientista Prof. Carlos Magno e equipe da FAFICH, as informações sobre as ruínas existentes na Fazenda da Chácara,  encontram-se em perfeito estado de conservação. Virá a Baldim, no dia 21 de novembro, uma equipe de pesquisadores, para verificar os locais, e se confirmadas as características destes locais, será então feito o registro como sítio arqueológico colonial.
Com isso, outros grupos de estudiosos ou uma possível exploração dos locais por estudantes e público
 interessado, possa tornar possível conhecer parte da história de Baldim que encontrava-se oculta. (Marcio Reis é filho de José Antonino dos Reis)

Ocorreu um erro neste gadget