BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

REUNIÃO PELA PAZ



Pastor Odilon e Padre Arnaldo

________________________________________

ABERTURA E PAUTA DA REUNIÃO

Aconteceu na Quadra de Esportes da Escola Estadual Oscar Artur Guimarães, às 19:00 horas do dia 03/maio/2013, em São Vicente, a Reunião pela Paz, com a presença do Padre Arnaldo, do Pastor Odilon, do Prefeito Zito, do Presidente da Câmara Joel, das  Vereadoras Marlene e Clélia, dos Vereadores Marconi, Moacir, Igor,  Darcy, do Coronel Machado, do Comando da PMMG, de Sete Lagoas, do Tenente Reis, do Tenente Ronaldo, de Baldim, do Comissário de Menores Geraldo, do Conselho Tutelar e de representantes da comunidade do município de Baldim.

 O Pastor Odilon fez as apresentações e o Padre Arnaldo fez a abertura da reunião falando da responsabilidade de todos na busca da Paz, na Família, na Escola, na Igreja e na Comunidade, cada um fazendo sua parte, pois juntos teremos mais força para lutar contra esta violência,´por uma vida mais digna e segura para todos.

 O Pastor Odilon leu a pauta da reunião, feita numa prévia, onde foram selecionados os assuntos mais importantes que motivaram esta reunião e as propostas que serão apresentadas pelos representantes da comunidade:

 - reabertura do posto Policial de São Vicente;

 – reforço para o efetivo policial; 

– mais telefones para atendimento das chamadas; 

– guincho para reboque de carros e motos infratores;

 – fazer vigorar a Lei do Silêncio; 

– estabelecer horário para fechamento de bares; 

– proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores; 

– ativara. as reuniões do CONSEP; 

– parcerias para resolver problemas de Segurança Pública



Comando da PM, Prefeito Zito e Presidente Joel
_________________________________________________
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DA COMUNIDADE 

Rosalva Marques, esposa do  Luizão, proprietários do Posto de Combustível Petroboi, fez um relato dos últimos assaltos ocorridos em São Vicente. Em 15 anos de prestação de serviço o Posto Petroboi sofreu 3 assaltos nos últimos meses, hoje não conseguem frentistas para trabalhar. No Caixa Eletrônico do Bradesco foram 8 assaltos nos últimos meses. Nas últimas  semanas aconteceram uma tentativa de estrupo, assaltos à mão armada nas ruas e um assalto à empresa Metalurgica, com altos prejuízos em máquinas e computadores. O Sr. Geraldo, Comissário de Menores falou da importância da denuncia anônima pelo telefone e da eficácia deste procedimento para o trabalho da Polícia, na prevenção das ações violentas.

O Sr. Flavio, gerente do Banco Bradesco citou os 6 assaltos que o Caixa Eletrônico sofreu, com prejuízo das máquinas estouradas com dinamite e das dificuldades dos aposentados de se deslocarem para outros localidades para receberem seus pagamentos. A falta do serviço bancário é um transtorno para toda a comunidade.

Valéria, integrante da comunidade, falou das ações preventivas que poderão ser feitas nas Escolas através de Projetos Sociais, com políticas públicas de prevenção. Valéria citou o Projeto Fica Vivo, aplicado no Rio de Janeiro com resultados positivos no índice de violência. 

O Vereador Marconi falou dos carros de som que vem para São Vicente nos fins de semana e perturbam o sono dos idosos que moram na praça, . Sem nenhuma outra opção de lazer, os jovens de São Vicente vão para a praça e lá permanecem a noite toda, dançando e bebendo nas ruas, sem nenhuma segurança.Marconi relatou também que estão ocorrendo casos de Pedofilia nas redes sociais envolvendo jovens de São Vicente .

O ex-vereador Xandão, representando os sitiantes, disse que ele mesmo já foi assaltado 3 vezes nos últimos meses, os assaltantes estão atacando sítios e fazendas.

Geraldo Mariano, representando a Comunidade São Tarcisio falou que os jovens não tem nenhuma forma de lazer e precisam de um espaço para se divertirem. Eles precisam de projetos sociais para o trabalho, o estudo e o lazer.


Coronel Machado, Comandante da PMMG, de Sete Lagoas
______________________________________________________
PROPOSTAS DO COMANDANTE MACHADO
O Comandante Coronel Machado elogiou a iniciativa da reunião, unindo representantes das Igrejas, do Poder Público e da Comunidade. Além das propostas apresentadas por representantes da comunidade, foram repassadas ao Comandante perguntas feitas, por escrito, pela platéia presente. Em seu pronunciamento, ele abordou todos os itens apresentados e respondeu a todos:

- CRIMINALIDADE -  se a criminalidade está vindo de fora do município, vamos impedir sua entrada pelas vias de acesso, ou seja, nas estradas, fazendo blitz. Este serviço continuará a cargo do efetivo de Baldim, pelo Tenente Ronaldo e sua equipe, fazendo um policiamento rodoviário. A ajuda da população é importante nas denuncias anônimas, através dos telefones, 190 e 181, e dos celulares das viaturas. O registro de ocorrências através do BO, (boletim de ocorrências) também deve ser feito, é um procedimento correto e importante para o trabalho da polícia.E, principalmente, acreditar na qualidade do efetivo policial existente para sua segurança.

 

- SOM AUTOMOTIVO – o Tenente Reis vai dar um suporte eventual, com a Operação Resgate dos carros e motos infratores. Para isso vamos precisar de um “guincho” que o Prefeito Zito poderá conseguir, em parceria com outros municípios vizinhos. A manutenção do serviço continuará a cargo do efetivo de Baldim, com o Tenente Ronaldo e sua equipe, dando blitz ocasionais nas estradas que dão acesso ao município, evitando a entrada dos carros de som.


- POSTO POLICIAL DE SÃO VICENTE – quanto ao reforço policial, não temos condições de aumentar o efetivo em quantidade, a realidade do nosso efetivo é de 1 policial para cada 700 habitantes, nem assim temos condições de atendimento, mas vamos fazer este reforço policial na qualidade do serviço, teremos 2 viaturas e 2 motos, vamos designar mais um policial PM e a volta do Tenente Marcelo Henrique, que já fez um bom trabalho aqui no município.


- PROJETOS SOCIAIS – eles são de grande ajuda para os jovens, os Projetos Sociais da PM deverão ser ativados, o JCC – Jovens Construindo Cidadania é um bom projeto para os jovens. A criação da Rede de Vizinhos Protegidos também é de grande eficácia em roubos e na  proteção do patrimônio. As reuniões do CONSEP deverão ser reativadas para que a população acompanhe o trabalho do combate à violência e participe também.


- DROGAS E PEDOFILIA – sobre as denuncias de Drogas e Pedofilia, elas deverão ser direcionadas à Polícia Civil, que está preparada para este tipo de serviço.


 - O Comandante da PMMG, de Sete Lagoas, Coronel Machado, prometeu voltar aqui em 45 dias, em  outra reunião com a comunidade, para acompanhar este processo de combate à violência e avaliar os resultados das propostas apresentadas. 



 Zito, Prefeito Municipal de Baldim
_____________________________________________________

- PREFEITURA DE BALDIM –

- O Prefeito Zito falou de algumas ações da Prefeitura Municipal que poderão ajudar no combate à violência e na Segurança Pública:

- Ele se dirigiu aos jovens presentes na reunião e disse que eles não estarão abandonados, vários Projetos Sociais direcionados aos Jovens estão em andamento, eventos mensais vão acontecer.

- Sobre a Guarda Municipal ela será criada em parceria com alguns municípios vizinhos para não onerar a folha de pagamento da Prefeitura.

- A nova iluminação das Praças de São Vicente e de Baldim já estão encaminhadas e serão executadas em breve, isto vai ajudar também na Segurança Pública.

- Será construída uma Rotatória na Praça da Fábrica de São Vicente  que vai organizar o transito e o estacionamento de carros nos eventos naquela área.

- As reuniões do CONSEP serão reativadas e funcionarão no sistema itinerante, (a cada mês em uma localidade), para que todo o município participe das reuniões. Elas vão contar com a presença dos Secretários  Municipais envolvidos na Segurança Pública.


- O Prefeito Zito aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a Primeira Audiência Pública do seu mandato, que vai mostrar a todos, com documentos em mãos, a real situação encontrada na Prefeitura de Baldim quando ele tomou posse. A Audiência Pública vai acontecer no Salão Paroquial de Baldim, dia 17/maio/2013, às 19:00 horas.






Participantes da Reunião pela Paz
_____________________________________________________
REUNIÃO  PROVEITOSA
A Reunião pela Paz foi extremamente proveitosa, na medida em que foram expostas ao Comando Policial as reclamações da população sobre a Segurança Pública e o retorno foi de propostas viáveis e coerentes com a realidade atual do efetivo policial e das necessidades do município.

São Vicente foi muito feliz na apresentação de seus problemas sociais, as reclamações foram feitas de maneira firme, mas respeitosa, como deveria ser, mantendo um alto nível de conversação, de troca de ideias e com um comportamento impecável da plateia.


O Coronel Machado foi muito simpático, falando de modo descontraído e solidário com o povo de São Vicente sobre um assunto tão assustador e delicado ao mesmo tempo.A sua promessa de voltar em 45 dias para acompanhar o processo foi suficiente para dar um fio de esperança ao povo de São Vicente na solução dos seus problemas de violência.


O único fato lamentável foi a ausência da representação da Comunidade de Baldim nesta reunião, afinal tratava-se de um assunto de interesse de todo o município. Ficou evidente a falta de solidariedade da Comunidade de Baldim com a Comunidade de São Vicente, que passa por uma situação assustadora de violência, o que parece não acontecer em Baldim, que tem uma situação mais confortável por ter o efetivo policial residente aqui. Lamentável…

Ione Torres, editora do Blog

ESCLARECIMENTO E DESCULPAS
Acabei de receber um telefonema de um baldinense que justificou plenamente a ausência de representantes da Comunidade de Baldim na Reunião pela Paz, em São Vicente. Aconteceu que já estava marcada para aquele dia / hora uma Passeata pela Paz, organizada pelo Padre Gislei. Logo após a missa das 18:00 horas, a Passeata saiu da Igreja e foi até o Cruzeiro, onde aconteceu uma cerimônia com abraços e orações pela Paz, seguida de um lanche comunitário que foi servido lá mesmo, no Cruzeiro. Na verdade, esta cerimonia vem acontecendo há 2 anos, no dia 03/maio, dia de Santa Cruz e já faz parte da agenda da Paróquia. Foi uma coincidência de agendas, mas o povo de Baldim esteve solidário nas orações pela Paz junto com São Vicente. Peço desculpas ao Padre Gislei e à Comunidade de Baldim pelo mal entendido. Ione, editora do Blog.






Passeata pela Paz, em São Vicente
_____________________________________________________
PADRE ARNALDO FAZ A ABERTURA DA REUNIÃO
Achei altamente positiva a iniciativa do Padre Arnaldo de convocar a população para se mobilizar contra a violência em excesso. Em sua introdução principalmente,  pois ele não se preocupou com a repercussão.  Usou com muita sabedoria varias vezes a palavra “OMISSOS” . Não isentou nós pais, a família. Chamou na responsabilidade: TODOS.  Parabéns, Padre Arnaldo.

O comandante do batalhão “Sete Lagoas e região”  também foi muito claro e apresentou números compatíveis com a realidade brasileira. O vereador Marconi, TARDE OU NÃO, se convenceu que a grande maioria do distrito de São Vicente quer harmonia. O prefeito Zito em sua fala convence; temos de dar mais tempo para depois cobrar.Nosso representante maior “Coronel Joel”  também não decepcionou, porque entrou mudo e saiu mudo, parece satisfeito com a situação.
Foi assim, no meu entender, positiva a convocação. Não houve promessas e sim projetos compatíveis.A frase “SÃO VICENTE PEDE SOCORRO” insinua URGÊNCIA. Dei a minha opinião que os bares deveriam fechar um pouco mais cedo nos dias de semana, iria evitar alguns problemas. Também questionei as festas de São Vicente com muita gente, sempre lotadas, porém a qualidade é duvidosa.Deixo aqui uma pergunta: POR QUE AQUI EM BALDIM (SEDE) NÃO TEMOS POR EXEMPLO A INVASÃO SONORA?

OBS: ninguém quer tirar a alegria dos jovens, queremos sim que os mesmos tenham limites. Que respeitem a grande maioria que é mais velha, sendo que boa parte desses velhos são seus pais, familiares e amigos. Drogas, desordem, etc... acabam normalmente em tragédias: NESSA ESCOLA VOCÊS NÃO PRECISAM SE MATRICULAR! Eu acredito no nosso povo, crianças, adolescentes e velhos. Obrigado pela atenção,
 CLAUDIO – TIA SALETE.REUNIAO: SÃO VICENTE PEDE SOCORRO

( AS FOTOS DA REUNIÃO FORAM , GENTILMENTE ENVIADAS, PELO JOSÉ CIMALI))

Nenhum comentário:

Postar um comentário