BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA


AUDIÊNCIA PÚBLICA OU NÃO?
_________________________________________________

O atual Prefeito Zito fez uma Audiência Pública, a primeira da história do município de Baldim ou não? Comenta-se que esta não foi a primeira Audiência Pública, que em 2003, aconteceu uma reunião sobre o Hospital Municipal e que todas as reuniões do Plano Diretor foram Audiências Públicas. E as reuniões da Câmara Municipal, eram, são ou voltarão a ser Audiências Públicas?

Na verdade, a reunião que o Prefeito Zito fez em 17/05/2013, convocando os Vereadores, seus Secretários e o povo do município de Baldim para apresentação de uma Prestação de Contas da atual situação financeira da Prefeitura, ficou evidente que não foi uma Audiência Pública.

O objetivo da reunião era informar o povo, como o Prefeito Zito encontrou a Prefeitura, ao tomar posse, em janeiro/2013. Não foi anunciado que haveria discussões ou debates sobre o assunto. 

Como a Prestação de Contas foi baseada em fatos documentados e não em boatos, quem quisesse contestar o que foi apresentado teria que fazê-lo baseado em documentos também, lá na Prefeitura. Logo, não era o momento para discussões vazias ou desafetos políticos.

As próximas reuniões, prometidas pelo Prefeito Zito, estas sim poderão ter características inconfundíveis de Audiência Pública, com discussões  abertas a sugestões entre a Administração  e o Povo, sobre as Ações, as Políticas Públicas e os Projetos da Prefeitura, nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública, etc. “Audiência” vem de audio=ouvir e “Pública”, vem de povo, portanto seria “ouvir o povo”. Isto sim seria fazer uma Audiência Pública e será a primeira na história do município de Baldim. (Ione, editora do Blog)

A REUNIÃO

_____________________________________________________

A Reunião da Administração Pública com o Povo do município de Baldim, aconteceu na Quadra Poliesportiva de Baldim, em 17/05/2013, às 19: 00 horas, foi convocada pelo Prefeito Zito para apresentação de uma Prestação de Contas de seus 137 dias de gestão e informar a atual situação financeira da Prefeitura,

Cerca de 300 pessoas estavam presentes,  o Pastor Odilon fez as apresentações, do Vice Alex,  dos Vereadores, Secretários Municipais e Deputados do PT.

O Prefeito Zito iniciou a sessão com uma mensagem A carroça vazia” cuja moral da história se aplicava muito bem à ocasião, “ Quanto mais barulho a carroça faz, mas vazia ela está.”

Foram distribuídas aos presentes 2 páginas contendo, uma mensagem do Prefeito ao povo de Baldim,  a Prestação de Contas, de 01/01/2013 a 31/03/2013, Receitas, Despesas, Dívidas de 2012 a pagar em 2013 e pendencias anteriores, débitos e financiamentos da Prefeitura.

O trabalho que está sendo apresentado é da equipe da Administração Municipal, coordenado pela Claudia Reis e Ana Bianca, com Fatos documentados de tudo que foi dito.O Prefeito Zito elogiou seu Secretariado, que apesar de jovem, está se dedicando, mostrando competência nos acertos e aprendendo com os erros.

Ele disse ainda que não vai falar de Boatos, estes ficaram por conta daqueles que tentaram intimidar e desestabilizar o Poder Público, espalhando cartas anônimas nas madrugadas, onde se lia que o Prefeito iria renunciar ao cargo nesta reunião. Mas, que esta intimidação fez efeito contrário, dando-lhe mais força e certeza de que está no caminho certo, para dar uma vida mais digna ao povo de Baldim.



PRESTAÇÃO DE CONTAS
___________________________________________________

A atual Administração pagou em janeiro/2013 a folha de pagamento de dezembro/2012, da gestão anterior, segundo a lei de responsabilidade fiscal, um Prefeito não deveria deixar dívida de pagamento de funcionários de uma gestão para outra.

O Município de Baldim está bloqueado pelo Governo por causa de dívidas e por não apresentar a documentação das contas públicas. A atual gestão precisa destes documentos para desbloquear o município, mas tais documentos não foram encontrados na Prefeitura.A resposta do Governo é de que só um milagre salva Baldim.

O Jornalzinho Informativo da Prefeitura de Baldim manterá a população informada das contas públicas,  com transparência.

Medidas drásticas deverão ser tomadas para manter a Folha de Pagamentos em dia, mais funcionários deverão ser dispensados.As Festas serão canceladas ou adiadas, a Festa do Trabalhador não pode ser feita, a Festa do Doce será adiada.

Os funcionários da área da Saúde terão capacitação.

Para São Vicente temos uma triste notícia: as doações feitas pela Cedro e Cachoeira à Prefeitura de Baldim, em 2011, foram devolvidas pelo Legislativo e Executivo, sem que o povo tomasse conhecimento disso, em dezembro/2012, ou seja, na gestão anterior.

Sabe-se que o Clube Social já foi vendido, a Piscina já foi repassada ao Sindicato dos Tecelões e o Campo de Futebol está em negociação. Quem vai ficar no prejuízo?A Escola Municipal também incluída nas doações da Cedro à Prefeitura de Baldim foi reformada com uma verba de 450 mil reais, uma boa verba, que daria pra fazer um nova Escola.




AÇÕES DA PREFEITURA
_______________________________________________________

 A Capela Velório de Baldim não tem verba para sua construção, ela está sendo construída com os recursos do pagamento do IPTU. O Vice Prefeito Alex está organizando um mutirão de pessoas voluntárias para trabalhar na obra.

 A Creche de Baldim está funcionando em local inadequado, até  agosto este problema será resolvido.

 CRAS as obras estão atrasadas e a Prefeitura estará pagando aluguel até que a obra termine.

 COHAB100 casas foram designadas para Baldim pelo governo federal.

 As Praças de Baldim e São Vicente terão Academia Pública de Ginástica e receberão uma nova iluminação.

As Máquinas da Prefeitura estão em péssimo estado, e ainda nem foram pagas, a Prefeitura está alugando outras máquinas para fazer o serviço porque não tem recursos financeiros para consertá-las.

 Baldim na Grande BH – fazer parte da Região Metropolitana não trouxe nenhum benefício ao município de Baldim, perdemos o direito de receber máquinas agrícolas do governo federal. Esta situação só poderá ser revertida pelos Deputados Estaduais, na Assembleia Legislativa.

 A Prefeitura vai resolver o problema da água e do posto de Saúde  de Mucambo e  Vila Amanda terá seu consultório dentário.

O Padre João, Deputado Federal pelo PT, deu os Parabéns ao povo de Baldim pela escolha do Zito para Prefeito, dizendo: “ Bendito é o povo que tem um governante digno”.

O Prefeito Zito encerrou a Reunião convocando a todos para se unirem, agora não existe mais o 25, o 13 ou 15, estamos juntos por Baldim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário