BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL



 Vereador Moacir Eudes
_______________________________________________- 
RESUMO
A reunião da Câmara Municipal de 9/12 foi diferente, com a duração de 3 horas, platéia lotada, para apoiar o Vereador Moacir, serralheiro, na votação do seu  Projeto, institucionalizando o segundo domingo de dezembro, como sendo o Dia da Bíblia.O Projeto foi aprovado por unanimidade, todos os vereadores receberam uma Bíblia de presente das mãos dos vários Pastores ali presentes, representando suas Igrejas. Estiveram presentes também o Pastor Joaquim Rufino, presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa e o Vereador de Sete Lagoas, Pastor Gilberto.
O advogado da Prefeitura, Dr. Aurélio Nogueira, apresentou o Projeto de Planos de Cargos e Salários da Prefeitura de Baldim  e foi questionado pelos Vereadores e pelo Luizinho Soares sobre piso salarial, cargos comissionados, apadrinhados e concursados, insalubridade e nepotismo. O Projeto se aprovado poderá ser adequado com o tempo.
Foram aprovados vários Projetos do Presidente Fernando Torres: o tombamento da centenária Igreja do Rótulo e a Corporação Musical Santa Cecília, são agora Patrimônio Histórico de Baldim; criação do Banco Genético de Semen, doação de Virgílio Villefort; comodato entre o Estádio Batutão de Mucambo e o Mucambo Esporte Clube.
Foi aprovado também o Projeto da Diretora de Turismo, Madeleine Gomes. O Vereador Marconi falou dos cursos da FIEMG, que ele conseguiu para Baldim, para 2012, oportunamente ele irá relacioná-los.  Xandão falou do apoio que a Câmara deu ao Prefeito Ivan Diniz na aquisição das novas máquinas e veículos para a Prefeitura de Baldim, do Denis Pinheiro junto ao governo Estadual, pelo Projeto BDMG SOMMA: 1 retro-escavadeira, 2 caminhões, 3 carros, 2 micro-ônibus, uma verba de 13.00 reais para Vargem Grande e Material escolar. O Instituto Tiradentes realizou uma pesquisa no município e constatou e classificou os Vereadores mais atuante desta gestão, sendo: 1º) Fernandos Torres, 2°) Xandão, 3°) João do trailler. D. Anita foi carinhosamente cumprimentada pela linda decoração de Natal da Câmara Municipal.



Vereador Luis e o jornalista Luisinho Soares
______________________________________________
BALDINENSE AUSENTE E ATUANTE
Luizinho Soares, pediu a palavra, identificou-se como jornalista, filho do ex-Prefeito de Baldim, Luis Soares, e de D.Vani, ex-Diretora do Grupo Escolar São Bernardo, para cumprimentar os Vereadores pela atuação deles na aprovação dos Projetos, democraticamente, sem partidarismos, oposição e situação votando juntos, por unanimidade,  coisa rara de se ver nas Câmaras Municipais. Luisinho foi muito cumprimentado pela sua participação inteligente e esclarecedora no entendimento dos Projetos apresentados e, por seu pronunciamento simpático, foi muito aplaudido. O Presidente agradeceu a presença dele, que prometeu voltar sempre que puder.Estavam presentes também, a Juliana Zamboni, Presidente do Rotary e a Lica do Mundiquinho, figura simpática e participante na Comunidade.

8 comentários:

  1. Nedir Eustáquio Barbosa15 de dez. de 2011, 08:35:00

    Dona Ione,
    Gostaria, em primeiro lugar, de parabenizar à senhora quanto a iniciativa bem sucedida de manter este Blog na internet, já que o mesmo se constitui no principal veículo de comunicação da população baldinense.
    Parabenizo, também, à Câmara Municipal de Baldim, que aprovou o Plano de Cargos e Salários dos servidores da Prefeitura, iniciativa legítima e justa a que todos os que trabalham no executivo municipal merecem.
    Quero externar os meus cumprimentos e desejos de Feliz Natal e um próspero 2012 a todos os leitores deste Blog e, em especial, à editora Ione, seu marido (João Torres), seus filhos, netos e demais familiares.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dr. Nedir, obrigada pela gentileza e pelo reconhecimento da nossa dedicação em manter o nível deste Blog, inicialmente como um Entretenimento e consequentemente, como um Serviço de Utilidade Pública.Acredito que não posso mais fugir à responsabilidade social de continuar este trabalho, enquanto puder manter minha credibilidade junto aos leitores, através da coerência e do bom senso. Para isso conto com a compreensão de leitores atentos a isso como o senhor. Obrigada. Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
  3. Sobre a reunião da câmara de vereadores, acho muito bom que a população participe mesmo e apoie os projetos bons para a cidade. Instituir um Dia da Bíblia é muito interessante, inclusive para fortalecer o movimento das igrejas evangélicas. Curioso é que todos os vereadores católicos votaram a favor do projeto do vereador evangélico. E aposto que os vereadores católicos nem sabem que a Igreja Católica já celebra o Dia da Bíblia há muitos anos... E, se o sabem, duvido que saibam qual é esse dia! Infelizmente!!!
    Por que os católicos não aprendem a votar em vereadores e prefeitos católicos comprometidos com sua fé? Não vejo um vereador católico participando das atividades da Igreja Católica por serem católicos, isso para não falar do prefeito! Raramente, um ou outro participa de uma missa... Enquanto os evangélicos se unem para ganhar visibilidade, ou seja, para ganhar força. Isso legítimo e inteligente. Só acho que os católicos deveriam perceber isso com mais clareza!!!

    ResponderExcluir
  4. O Dia da Bíblia não é exclusivo da Igreja Evangélica, e sim de quem nela crê. Portanto será um evento onde Católicos, Evangélicos etc poderão comemorar conjuntamente. O vereador Moacir não escolheu essa data por acaso,pois já se comemora em todo mundo o dia da Bíblia no 2º domingo do mês de dezembro, por todos os que nela creem e há muitos anos... Baldim apenas teve a felicidade de inserir esse dia em seu calendário comemorativo. Parabéns pela iniciativa do Vereador Moacir e pela aprovação dos outros vereadores!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que não iremos retornar a aquela antiga novela de debate religioso onde um lado quer fazer sua crítica ao outro. Baldim tem uma comunidade muito madura neste quesito, pois se foi o tempo do menosprezo, da descriminação acirrada e hoje cada um pode muito bem usufruir de sua fé sem necessitar denegrir a do outro, ainda que fé dele possa parecer absurda, mas é a fé de cada um e pronto.
    Quanto ao projeto de dia da Bíblia, parabenizo o Sr. Moacir Eudes pela iniciativa, mas penso que teria sido mais prudente ter criado uma base de debate e em cima dela se construir a idéia, mas tá aí, então pronto. Porém como disse o anônimo acima, essa data já é comemorada, porém ela agora se torna oficial para o calendário baldinense e isso não parece demonstrar o desejo, de que esse ou aquele lado quer aparecer, se projetar ou qualquer outro pensamento, mas sim cravar na terra baldinense mais uma data que marca o livro sagrado de todos os cristãos, sem distinção como valor de fé comum.

    ResponderExcluir
  6. "CELEBRAÇÃO DO DIA DA BÍBLIA
    Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
    No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

    E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de todas a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
    Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.
    O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data. As atividades programadas são variadas e vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas". Não entendi porque a Câmara Municipal de Baldim_MG, se reuniu para instituir DIA DA BIBLIA?

    ResponderExcluir
  7. Eu também não entendi, se já existe desde dezembro de 2001, no calendário oficial do país, uma lei federal, 10.335, que instituiu o dia da Bíblia, como sendo o segundo domingo de dezembro, por que uma lei municipal instituindo a mesma coisa? Se fosse uma celebração na Câmara, tudo bem, mas um projeto, votação, tudo de novo, pra que? Ou o Vereador não sabia que já existia uma lei federal e que ela vale pra todo o país. Explica aí, Vereador Moacir.

    ResponderExcluir
  8. Olha, esse Debate é muito chato e sem Utilidade pública, Já tem o dia da Bíblia a anos e pra melhor entender, a Igreja Católica não celebra so um dia mas sim o MÊS DA BÍBLIA (Setembro). Coisas assim é so em Baldim mesmo! Com tanta coisa pra se discutir, implantar agora ficar nessa, por favor! Ja teve um episódio parecido com a Praça Nossa Senhora do Rosário em frete a casa do Zé da Boa Vista, que sempre foi esse Nome e colocaram o nome De Praça da Bíblia, fizeram maior aué, pra que? Se a praça sempre sera chamada e considerada Praça do Rosário. Vamos parar com essas disputas religiosa e ver outras necessidades de aprovação e IDÉIAS de melhorias.

    ResponderExcluir