BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

COOMARB - ORIGEM E HISTÓRICO



Elena Gomes Candeia,  (a 2ª, à esquerda)
_________________________________________________


A associada Elena Gomes Candeia, ao concluir o curso de Tecnólogoem Gestão Ambiental, viu a necessidade de fazer algo para cuidar do meio ambiente em sua cidade. Em um dos cursos que realizou teve contato com o tema reciclagem e surgiu a idéia de criar uma cooperativa de coleta seletiva .Convidou o vereador Moacir Eudes de Sena (Moacir Serralheiro ) que a ajudasse na mobilização de pessoas para criar uma associação.
Nesta mesma época durante este período conheceu uma associada da cooperativa da Coopersoli , que lhe falou sobre seu trabalho na cooperativa, da importância de conhecer outras experiências, e sobre a REDESOL MG.Entrou em contato com a REDESOL MG para participar de suas reuniões para entender melhor do funcionamento de cooperativas/associações que trabalham com a reciclagem de resíduos sólidos. Participando de algumas reuniões, resolveu convidar a coordenação da REDESOL para visitar Baldim, conhecer as pessoas que estavam interessadas na implantação deste projeto na cidade e conversar também com o prefeito da cidade. A reunião aconteceu e desta saiu como encaminhamento que a prefeitura se comprometeria a alugar um espaço para que o grupo desse início aos seus trabalhos,  levaria os associados para realizarem uma visita ao galpão da Coopersoli em Belo Horizonte e buscaria recurso para fazer capacitações com os associados.
A partir desta iniciativa a própria prefeitura começou a discutir internamente e criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, órgão que ainda não existia. A cooperativa já visitou outras experiências como em Ouro Preto e vem a cada dia buscando mais conhecimento para aprimorar o negócio. Assim foi criada a COOMARB (Cooperativa dos Trabalhadores com Matérias Recicláveis de Baldim) no inicio eram 20 pessoas, mas através das dificuldades e por falta de renda mensal saíram algumas. O galpão, alugado pela prefeitura,  não tem banheiro, ainda não possuem equipamentos. A prefeitura fez  uma doação de um veiculo para ajudar na coleta.
A venda do material tem sido para atravessador, mas há muita dificuldade para entrar em contato com compradores de Belo Horizonte, pois a produção ainda é pequena e estes não querem deslocar para buscar material. Muitas ainda são as dificuldades, a renda é baixa, mas a persistência ainda existe no grupo. A maioria das pessoas que trabalham na cooperativa não tiveram histórico com a catação, apenas um senhor que foi caminhoneiro e depois catador e atualmente se inseriu no empreendimento.
Há uma relação de amizade entre os trabalhadores e também dos familiares que a cercam trazendo solidariedade e estímulo para a continuidade do trabalho. Com este trabalho muito do lixo que ia para o aterro sanitário agora tem tido um fim apropriado e contribuindo para melhorar a renda familiar dos envolvidos. Com isto pode-se dizer que a COMARB está sendo motivo de orgulho para Baldim, pelo envolvimento de todos e pelo muito que já está fazendo pelo meio ambiente.
Em reunião com o Secretário de Estado de Meio ambiente, Dr. Adriano Magalhães Chaves, Dr. Allison Paulinelli, o prefeito Ivan Diniz e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Silva ficou acertado do apoio do governo do Estado viabilizando recursos para a implantação de um galpão de coleta seletiva atendendo a um dos anseios da Cooperativa. Elena Gomes Candeia.


BOAS FESTAS

Venho atraves deste Blog agradecer toda a comunidade pelo apoio e incentivo, desde o dia 18 de julho até 15 de novembro , conseguimos coletar16 toneldas de materias reciclaveis. enfim deixaram de ir para o aterro sanitario 16 toneladas.  Sabemos q ainda é pouco e q juntos podemos fazer muito mais . Nós da Coomarb desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saude, paz e mtas felicidades !!!! ... Cooperativa dos trabalhadores com materias reciclaveis  (Coomarb)


4 comentários:

  1. venho atraves deste blog agradecer toda a comunidade pelo apoio e incentivo. desdo dia 18 de julho até 15 de novembro , conseguimos coletar16 toneldas de materias reciclaveis. enfim deixaram de ir para o aterro sanitario 16 toneladas , sabemos q ainda é pouco e q juntos podemos fazer mtoo mais . nos da coomarb desejamos a todos um feliz natal e um ano novo repleto de saude, paz e mtas felicidades
    !!!!
    ... cooperativa dos trabalahdores com materias reciclaveis!!(coomarb)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fazer uma reclamaçao sobre a vigilancia sanitaria de BALDIM que fez um deposito de reciclagem que na verdade e um deposito de lixo com mau cheiro ratos e baratas que esta encomodando todos os vizinhos que nao aquentao mais costaria q tomasse providencia e nos desse uma resposta se isso continuar teremos que fazer uma denuncia em SETE LAGOAS em nome de todos os moradores da rua JOSE LINO FERREIRA.

    ResponderExcluir
  3. De 18 de julho de 2011,ate mes de maio de 2012 a COOMARB conseguiu coletar um total de 98 toneladas de materiais recicláveis, deixaram de ir para o aterro sanitário estamos sarando nossa terra e deixando de poluir nossos rios, cuidando de nossas matas..agradecemos a toda comunidade de Baldim,ao apoio solidário.agradecemos desde já ao Geraldinho que está doando uma prensa.
    COOPERATIVA DOS TRABALHADORES COM MATERIAIS RECICLAVEIS DE BALDIM (COOMARB)

    ResponderExcluir
  4. Real no curral e COOMARB,juntos no Camp ROCK...

    ResponderExcluir