O DIA DAS CRIANÇAS NO BODOCÃO, EM BALDIM.

O DIA DAS CRIANÇAS NO BODOCÃO, EM BALDIM.
ROGERIO DO BODOCÃO FAZ FESTA PARA AS CRIANÇAS DE BALDIM, COM BOLO, PRESENTES E MUITAS BRINCADEIRAS.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

COOMARB - ORIGEM E HISTÓRICO



Elena Gomes Candeia,  (a 2ª, à esquerda)
_________________________________________________


A associada Elena Gomes Candeia, ao concluir o curso de Tecnólogoem Gestão Ambiental, viu a necessidade de fazer algo para cuidar do meio ambiente em sua cidade. Em um dos cursos que realizou teve contato com o tema reciclagem e surgiu a idéia de criar uma cooperativa de coleta seletiva .Convidou o vereador Moacir Eudes de Sena (Moacir Serralheiro ) que a ajudasse na mobilização de pessoas para criar uma associação.
Nesta mesma época durante este período conheceu uma associada da cooperativa da Coopersoli , que lhe falou sobre seu trabalho na cooperativa, da importância de conhecer outras experiências, e sobre a REDESOL MG.Entrou em contato com a REDESOL MG para participar de suas reuniões para entender melhor do funcionamento de cooperativas/associações que trabalham com a reciclagem de resíduos sólidos. Participando de algumas reuniões, resolveu convidar a coordenação da REDESOL para visitar Baldim, conhecer as pessoas que estavam interessadas na implantação deste projeto na cidade e conversar também com o prefeito da cidade. A reunião aconteceu e desta saiu como encaminhamento que a prefeitura se comprometeria a alugar um espaço para que o grupo desse início aos seus trabalhos,  levaria os associados para realizarem uma visita ao galpão da Coopersoli em Belo Horizonte e buscaria recurso para fazer capacitações com os associados.
A partir desta iniciativa a própria prefeitura começou a discutir internamente e criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, órgão que ainda não existia. A cooperativa já visitou outras experiências como em Ouro Preto e vem a cada dia buscando mais conhecimento para aprimorar o negócio. Assim foi criada a COOMARB (Cooperativa dos Trabalhadores com Matérias Recicláveis de Baldim) no inicio eram 20 pessoas, mas através das dificuldades e por falta de renda mensal saíram algumas. O galpão, alugado pela prefeitura,  não tem banheiro, ainda não possuem equipamentos. A prefeitura fez  uma doação de um veiculo para ajudar na coleta.
A venda do material tem sido para atravessador, mas há muita dificuldade para entrar em contato com compradores de Belo Horizonte, pois a produção ainda é pequena e estes não querem deslocar para buscar material. Muitas ainda são as dificuldades, a renda é baixa, mas a persistência ainda existe no grupo. A maioria das pessoas que trabalham na cooperativa não tiveram histórico com a catação, apenas um senhor que foi caminhoneiro e depois catador e atualmente se inseriu no empreendimento.
Há uma relação de amizade entre os trabalhadores e também dos familiares que a cercam trazendo solidariedade e estímulo para a continuidade do trabalho. Com este trabalho muito do lixo que ia para o aterro sanitário agora tem tido um fim apropriado e contribuindo para melhorar a renda familiar dos envolvidos. Com isto pode-se dizer que a COMARB está sendo motivo de orgulho para Baldim, pelo envolvimento de todos e pelo muito que já está fazendo pelo meio ambiente.
Em reunião com o Secretário de Estado de Meio ambiente, Dr. Adriano Magalhães Chaves, Dr. Allison Paulinelli, o prefeito Ivan Diniz e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Silva ficou acertado do apoio do governo do Estado viabilizando recursos para a implantação de um galpão de coleta seletiva atendendo a um dos anseios da Cooperativa. Elena Gomes Candeia.


BOAS FESTAS

Venho atraves deste Blog agradecer toda a comunidade pelo apoio e incentivo, desde o dia 18 de julho até 15 de novembro , conseguimos coletar16 toneldas de materias reciclaveis. enfim deixaram de ir para o aterro sanitario 16 toneladas.  Sabemos q ainda é pouco e q juntos podemos fazer muito mais . Nós da Coomarb desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saude, paz e mtas felicidades !!!! ... Cooperativa dos trabalhadores com materias reciclaveis  (Coomarb)


Ocorreu um erro neste gadget