BALDIM.

BALDIM.

terça-feira, 16 de março de 2010

DESTAQUES NA MÚSICA


 Seu João da Banda
______________________________________________
DEDICAÇÃO
Seu João da Banda, como é conhecido na cidade, João Bonifácio Pereira, É participante do Coral da Igreja, da Pastoral da Criança das novenas e encontros, sempre carregando seu violão para alegrar as reuniões. Seu João assumiu a direção da Corporação Musical Santa Cecília, em 1988, e, desde então, vem trabalhando com dedicação grande. Aos 70 anos, Seu João é ainda participante ativo na comunidade em outras atividades como uma Oficina de Artesanato, no Clube da Terceira Idade. Lá, ele dá o toque musical e ainda faz,sem constrangimentos, crochê e tricô, junto ao Seu Pinheiro, que está sempre  presente. Seu João é filho de Antonio Raimundo Pereira e Nazária Fernandes, casado e com D. Francisca Gomes Pereira, tem oito filhos e 17 netos.  


 Igreja São Vicente de
____________________________
 TEÓFILO NASCIMENTO
Teófilo é a voz  que faz todas as tardes, em São Vicente, a "Hora do Ângelus". Presta serviços incansáveis na comunidade de São Vicente, como voluntário, responsável pelo som da Igreja, dos anuncios de mensagens alegres ou tristes de utilidade pública. Ele está sempre lá.  Teófilo Carlos do Nascimento trabalhou até se aposentar, como eletricista, na Fábrica de Tecidos de São Vicente e durante toda sua vida ainda encontrou tempo pra se dedicar à Música. Fez parte da Corporação Musical de São Vicente. Teófilo, um exemplo de sua mãe, Mansueta Martins, mais conhecida como Zuta, colaborava também  nas Pastorais da Igreja, como Coordenadora do Coral de São Vicente, dona de uma linda voz, faz parte do Coral também de São Vicente. Seu pai,  João Herédia, era sapateiro, conhecido pelo seu trabalho em todo o município de Baldim. Teófilo é casado com Nadir Inácio, tem três filhos, Teófilo, Luciana e Letícia. São Vicente rende homenagem a esta voz que está sempre presente na comunidade. (Ceci Alves e Rosângela Ferreira), do Informativo "Interação"


Sargento Brandão, João de Afonso e Mozart Bicalho
_____________________________________________
MOZART BICALHO
 João Afonso, Ao lado de Mozart Bicalho, compositor do Hino Baldim um.
Natália Fonseca disse... gostei de ver Mozart Bicalho presente na vida de Baldim. Saibam que ele nasceu em Bom Jesus do Amparo, minha cidade. Gostaria de saber mais do convívio de Mozart com outros moradores de Baldim. Deixo o meu e-mail a disposição para enviar relatos deste ilustre personagem e grande artista Mozart Bicalho.
Um abraço a todos! - Email: nataliafonseca87@yahoo.com.br

JOÃO AFONSO
Mozart Bicalho morou em Baldim por muitos anos deixando aqui grandes amigos. João de Afonso, estava presente quando Mozart Bicalho compôs o Hino a Baldim e deu palpites, tanto ele quanto Padre Raimundo Nassif, que exigiu a frase “de um velho templo de São Bernardo em sonho”, ao lado de Teiado, um mestre da música. João de Afonso foi Regente da Banda de Baldim durante quarenta anos e contou que o fundador da Banda foi o seu avô paterno, Mestre Vitalino. Herdou o dom musical da sua mãe, que era cantora lírica e responsável pelo Coral, durante muito tempo, quando todos os componentes do Coral cantavam por partituras. Manteve uma Escolinha de formação de músicos em sua casa e conta que mais de 40 pessoas se tornaram músicos depois de aulas com ele. Na sua regência, a banda tocou pra pessoas ilustres como Juscelino Kubistchek, Newton Cardoso, João Ferraz, Renato Azeredo, entre outros. (Ton)



 PARABÉNS SEU JOÃO DE AFONSO

Dia 16/09, Seu João de Afonso completou seus 90 anos. Para quem não sabe, se vc for a casa dele vai encontrá-lo tocando seu cavaquinho, solitário, às vezes,

mas sempre tocando como quem toca para multidões. Senhor João de Afonso Ferreira, foi o maestro da Corporação Musical Santa Cecília por longa data, até passar o cajado para o outro "Seu João". Já tocou para diversas celebridades. Tocou para Juscelino kubitschek e Dona Sarah, sua esposa, que aqui vieram para inaugurar a Grupo Escolar São Bernardo na década de 50. Mas antes de ser maestro, ele foi músico, aos pés do "Mestre Vitalino", seu pai, de quem herdou o ofício e ainda hoje é um amante da boa música. Também, não podemos esquecer o tradicional grupo “Ferro Velho”, composto por João Afonso, Zaguinha, Vadinho, Sô Quito, Geraldinho barbeiro, Nozinho Baianio e Zé de Antero, um orgulho para a comunidade baldinense.

DESTAQUES NA MÚSICA:
INSTRUMENTISTAS: João Afonso Ferreira - Nívio - Zé de Antero - Soquito - Vadinho - Seu Israel - Juca Teófilo - Peléia - Tupi - Domingos de Freitas - João Gato - Chiquito de Freitas - Teófilo Nascimento - Chico de Jorge - Zé de Freitas
CANTORES: Nívio - Ná de João Batista - Maria de Sousa - Zuta

4 comentários:

  1. Alô... gostei de ver Mozart Bicalho presente na vida de Baldim. Saiba que nasceu em Bom Jesus do Amparo, minha cidade. Gostaria de saber mais do convívio de Mozart com outros moradores de Baldim. Deixo o meu e-mail a disposição para enviar relatos deste ilustre personagem e grande artista Mozart Bicalho. Um abraço a todos!
    nataliafonseca87@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália, que bom você participar. Estamos fazendo o Perfil do Mozart Bicalho e toda informação é válida.Vou deixar seu email no Layout do Blog, se você fizer algum contato, passe para nós.Se você souber alguma historinha de vida dele, pode mandar pelo Comentários ou usar meu email: voione.net@gmail.com Obrigada, Ione.

    ResponderExcluir
  3. muito bom, mostrar as coisas boas que tem em minha terra,me orgulho de ser baldinence

    ResponderExcluir
  4. dona Ione vc trabalha muito bem nossa cidade parabens pela iniciativa, mas respeitosamente acho que deveria tambem, falar sobre a nossa cidade hoje, progresso, desenvolvimento, futuro para que nos jovens tenhamos um conhecimento melhor sobre isso e ver que baldim pode ser um lugar desenvolvido,onde nos poderemos ficar sem precizar irmos embora,hoje todos tem acesso a internet, talves atraves de vc podemos mudar o rumo da nossa cidade........

    ResponderExcluir