BALDIM.

BALDIM.

domingo, 21 de março de 2010

PERFIL POLÍTICO



 Iton Reis
______________________________
ITON REIS
Iton Reis, um nome de referência em Baldim, teve sua trajetória de vida dedicada aos doentes carentes. Numa época em que não havia médicos na cidade, ele se tornou o “médico da família”, atendendo a todos, em casa, não importava a distância ou a hora da chamada, ele sempre atendia com o mesmo sorriso, o rico ou o pobre. Tanta dedicação ao povo lhe valeram 5 gestões como Prefeito e mesmo como político continuou sendo o médico das famílias. Presença certa em todos os Eventos da região, ele garante sua presença nas grandes e pequenas festas, prestigiando a todos sem distinção. Simplicidade é sua maior característica, amigo de todos, nascido e criado em Baldim. Filho de José Quirino dos Reis e Marieta Tomásia Silva, casado com Clélia de Castro e pai da Kelly Reis, enfermeira, da Kênia Reis, farmacêutica, Cassio Fernando Reis, médico e Julio Cesar Reis, engenheiro.(Ione, editora do Blog)



PARABÉNS

Na minha opinião, peixão na área da saúde é Iton Reis, que além de colocar a mão na massa, sempre que teve oportunidade como Prefeito, colocou a Saúde em primeiro lugar, não só nos palanques mas na prática, respeitando a população, oferecendo um serviço simples, mas de boa qualidade, sem propagandas enganosas nem intenção de proveito político ou pessoal. Parabéns Iton Reis,você foi e sempre será o Prefeito, o Farmacêutico, o Amigo.(Anônimo)

UBIRATAN REIS (Bira)

O título de Terra do Doce, surgiu após a Festa do Doce, que foi um dos eventos que mais divulgou Baldim. A festa do Doce foi idealizada pelo Bira, Dr.Ubiratan Campelo Reis, aliás, nome que devia estar em destaque no Blog, na política, em trabalhos voluntários. Aquele baixinho, é pequeno mas não é pedaço não! Só quem, convive com ele, pode ter noção do tamanho do seu coração. Entre outras benfeitorias que ele liderou, podemos lembrar muitas outras coisas. Ele foi o vereador mais jovem da cidade e conseguiu no mandato seguinte praticamente dobrar a sua votação. Depois, para se dedicar mais a família e a sua carreira na advocacia não mais concorreu a cargo eletivo. Ele foi o idealizador da "Festa do Doce". Na última gestão de Iton Reis, liderou a reforma e construção de várias casas de pessoas carentes. Esteve à frente da Associação Comunitária de Baldim – ACB. Lutou contra a cobrança da taxa de iluminação pública, da maneira injusta que queriam cobrar na época em que foi vereador. (Prof. Ton)


Jocafe, Ana Maria e João Afonso Ferreira 
_________________________________________
JOÃO AFONSO FERREIRA
(Narrado pelo próprio João Afonso e sua filha Neiva, reescrito pelo Ton) 
João Afonso Ferreira, 89 anos, filho de Alvino Afonso Ferreira e Manuela Stelita Ferreira, neto de MestreVitalino, Vitalino Augusto, foi casado com Anelita Teixeira Ferreira, com quem teve 5 filhos: Jocafe, Dirley, Zilda, Neiva e Zé César. Foi Juiz de Paz do Município de Baldim, na época, eleito por voto direto. Para assumir tal cargo teve que estudar o Livro Justiça de Paz que lhe foi entregue por José Antonino dos Reis. Nesse cargo fez o casamento de pessoas ilustres da cidade como: o ex-prefeito José Antonino dos Reis e D. Luíza, do Dr. Alceu Nogueira Marques e D. Marta de Mattos Torres, do José Justino Ferreira (Sô Quito) e Maria José de Mattos Torres, Euler Brant e D. Lourdes, Carlito Bastos e Anita Reis, (irmã de Zé Reis) que comemoraram Bodas de Ouro recentemente, Sô Geraldo Coletor e D. Conceição. Atuou em pendências de invasão de propriedade reintegrando a posse da mesma ao dono legítimo, correndo até risco de vida. Foi prefeito, tendo sido eleito de uma maneira inusitada, porque ele foi prefeito registrando a candidatura no último prazo, visto que o candidato seria o Luiz Soares, mas este teve a sua candidatura impedida. Colocaram o nome de João Afonso, estando ele doente, durante a sua campanha, ele ficou o tempo todo em BH fazendo tratamento de saúde, inclusive se submetendo a uma cirurgia. Mesmo assim João Afonso ganhou as eleições. Segundo ele, naquela época, ninguém queria se candidatar, pois era muito recente o Golpe Militar de 1964. Baldim havia passado por uma quase invasão de Militares do Exército, fazendo pressão para que não houvesse oposição ao regime e todos temiam a política. Citou como Obras:
- 17 pontes em todo município, sendo destaque a primeira sobre o rio das Velhas que ligou Baldim a Sete Lagoas.
-  A rede de captação de esgotos e águas pluviais da praça de Baldim, o calçamento da praça (ele guarda com ele fotos de tudo) e mais algumas ruas. 
 - Durante a sua gestão (1967 a 1971) Baldim foi a primeira cidade a ter tratamento especializado contra a Esquistossomose, com assistência de profissionais do exterior, quando mais de 1500 pessoas foram tratadas.
- Construiu seis escolas. 
- Colocou água potável em 4 localidades: Mucambo, Vila Amanda, Vargem Grande e Sumidouro.
  Mas o que o Sr. João Afonso conta com mais entusiasmo foi a passagem do Fogo Simbólico em Baldim, uma tocha transportada pelo Exército, que passava nas principais cidades do país, percorrendo o Brasil de norte a sul, passou por Baldim, indo para Sete Lagoas. A tocha foi entregue a ele por um General do Exército e foi uma grande festa em Baldim.
- E também foi vice-prefeito e vereador em um mandato de 6 anos.
- Foi comerciante durante 52 anos começou o estabelecimento como Armazém, depois o transformou em Loja de tecidos e artigos para presentes. Na sua juventude trouxe mercadorias transportadas de BH a Santa Luzia e de Santa Luzia para Baldim via Barco pelo Rio das Velhas.(Prof. Ton)

 LUIS SOARES
Luiz Soares, na política, realmente foi um Prefeito notável, pois eu conheci  D. Sinhá, a Geni dos Santos Gandini, que foi funcionária do Posto de Saúde de Baldim durante 27 anos. Ela contava que o Prefeito que mais deu apoio às Campanhas de Vacinação na época dela foi o Luiz Soares. Naquela época, a Prefeitura nem tinha carro, mas nunca faltou quem levasse os funcionários do Posto às localidades rurais durante o mandato do Prefeito Luiz Soares. (Prof. Ton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário