BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 1 de março de 2013

REUNIÃO DA CÂMARA DE VEREADORES



Joel , Presidente da Câmara Municipal de Baldim
__________________________________________________
UM BALDE DE ÁGUA FRIA NO POVO
A primeira reunião da Câmara Municipal foi um balde de água fria no Povo de Baldim, que pela primeira vez na história política da cidade estava motivado e se mobilizando para acompanhar as reuniões e o trabalho dos Vereadores.
Eu estava dando um tempo para que nossos leitores se manifestassem sobre a reunião porque, infelizmente, eu não pude estar presente, por motivo de viagem, os comentários foram muito evidentes e convincentes e merecem ser analisados aqui.
O atual Presidente da Câmara de Vereadores, o Professor Joel, de Vargem Grande,  comunicou a todos que o Povo não fará mais uso da palavra nas reuniões da Câmara, e quem quiser se manifestar deverá fazê-lo, por escrito, 48 horas antes da reunião e agendar o assunto  na pauta.
O povo vai entrar mudo e sair calado das reuniões ou vão fechar as portas da Câmara, como disse o Claudio Ursine em seu comentário.
Sugestão de pauta pelo povo, com antecedência e com a presença dos Secretários, já foi um assunto abordado em reunião na gestão passada, mas participação do povo, por escrito, 48 horas antes da reunião, sem o uso da palavra, seria hilário se não fosse trágico.


Bancada de Vereadores da gestão passada
______________________________________________________
O PROFESSOR NÃO APRENDEU A LIÇÃO
Com todo o respeito à autoridade constituída ao Presidente Joel, pelo Povo, através do Voto, quando ele exclui o Povo que o elegeu, da Câmara Municipal, que é Casa do Povo, propondo um procedimento que vai de encontro às leis que regem aquela casa, significa que ele mesmo não se dá ao respeito, e nos dá o direito, como donos daquela casa, de nos manifestarmos contra esta atitude inusitada.
Numa Democracia, o fato de ser Presidente da Câmara Municipal não lhe dá o direito de decidir  os destinos do município, sem ouvir a voz do Povo, afinal, o Patrão aqui é o Povo, que paga impostos e mantem este Patrimônio.
A Câmara Municipal é composta de Vereadores eleitos pelo Povo para representá-lo, são empregados, que devem prestar contas ao patrão pelos serviços prestados, e são bem pagos para isso, como explicou muito bem o nosso amigo Gilmar Castilho, em seu comentário.
 Tal procedimento do Presidente Joel se deve a sua interpretação do Regimento Interno da Câmara Municipal de Baldim e da Lei Orgânica do Município de Baldim.
 Acredito tratar-se de uma má interpretação de texto do Professor Joel, pois ele não colocaria em risco o seu mandato de Presidente da Câmara, demonstrando tamanha incompetência, na primeira reunião.



Vereadores de Baldim na Missa de Posse
__________________________________________________
PRESIDENTE PISANDO NA BOLA
Poderíamos dar ao Presidente Joel uma segunda chance de rever sua conduta impetuosa, levando em consideração a sua inexperiência no cargo.
Mas, por outro lado, devemos considerar também que ele passou 4 anos de seu mandato de Vereador como um bom aluno, ouvinte, pois raramente se manifestava nas reuniões. 
Parece não ter aprendido a lição, mesmo sentado ao lado do ex-Presidente Fernando Torres, um exemplo de equilíbrio e bom senso na condução dos trabalhos da Câmara.
Infelizmente, o Presidente Joel ainda pisou na bola várias vezes nesta reunião, quando pediu ao Secretário da Câmara que não registrasse na Ata da Reunião, os 15 minutos permitidos ao Vereador Marconi para discutir desafetos particulares com o Vereador Moacir.
E o agradecimento ao Presidente Joel pelo empréstimo do carro da Câmara ao Vereador Marconi pra resolver problemas particulares, foi registrado na Ata? 
Daqui a 1 mês, quando ouviremos a leitura da Ata da Reunião, poderemos confirmar estes comentários.
Até lá, o angu já esfriou, mas o Povo não vai esquecer, vamos virar este angu, pra ver o que está por baixo. Ione, editora do Blog.

COMENTÁRIOS


Quem sabe Baldim, está virando a cidade HITLER!!! Boca fechada e ordens a cumprir. Só que para pedir VOTOS para ser eleito ele abriu bem a boca. Mas já foi falado, é necessário CORTAR o GRANDE PODER que foi dado a esse Exmo Vereador Professor Joel: Presidente da Câmara Municipal , Professor Municipal e mais ainda, COORDENADOR EDUCACIONAL. Será que como Professor , ele instituiu a BOCA FECHADA aos alunos dentro da Sala de Aula? A Câmara pertence a população, aos eleitores , que tem o direito de nela opinar e fazer valer o seu voto. Se houver uma lei Municipal que proíbe a participação do povo na Câmara é hora de ser cassada, pois deve ser inconstitucional , num País onde se prega a liberdade de tomada de decisões e a democracia. Fica a nossa INDIGNAÇÃO! O poderio passado ACABOU! Cuidado Senhor Prefeito, as mangas aparecem!!



como caiu a qualidade do seu blog, só se fala em politica! Que pena!


Anônimo, acredite, eu concordo e lamento tanto quanto você que este Blog tenha perdido mesmo suas características iniciais e os objetivos que me levaram a fazê-lo.Com certeza você está acompanhando desde o início e percebeu que eu tentei reverter este quadro, mas parte dos leitores fazem cobranças sobre Política, assunto que influencia diretamente na vida social e econômica das pessoas.Outra parte dos leitores como você, e eu me incluo neste grupo, quer mudar o rumo desta prosa. Já pensei até em separar estes assuntos em dois blogs, quem sabe assim poderemos "agradar a gregos e troianos"... podemos tentar, um deles funcionaria como um jornal diário informativo de política e no outro vamos contar os causos de nossa terra e nossa gente. Obrigada pelo alerta. Ione, editora do Blog.






  1. IONE, seu blog não caiu em qualidade não, como foi citado por um anônimo. Os fatos acontecem, e o único meio mais acessível que se encontra para falarmos de vários assuntos, é o seu Blog, e a Política é citada sim, pois existem mais fatos acontecendo dentro da área Política, do que na área social, católica, juridica, humana, alias a Política do nosso Município está englobando todas essas áreas em todos os comentários postados no Blog. O causos virão com o tempo. Por enquanto há mudança Política é enorme e envolve a todos! Continue assim!

  2. Oi Anônimo, obrigada pela compreensão, concordo com você também,não dá pra separar, como eu sugerí, falar da vida de uma comunidade sem falar de Política, de mal entendidos, de esclarecimentos, até mesmo de fofocas e de boatos. Porque, em todas as nossas ações estamos fazendo política, em casa, na escola, no trabalho, na igreja, estamos sempre procurando uma vida melhor, mais justa e mais digna para as pessoas.Vamos unir a tudo isso mais saúde, mais educação e mais lazer, tudo isso é Política. Ione, editora do Blog.



    Gostaria aqui de lembrar aos nossos ilustres vereadores, em especial ao seu presidente Sr. Joel que, Politica na sua verve, tem a sua definição de ser uma ciência de Governação de uma Nação, um Estado ou de um Município, e também uma arte de negociação, que visa compatibilizar interesses de varias matizes.
    O termo que tem sua origem no Grego " POLITIKÁ", que é uma derivação de "POLIS" que designa o que é publico, visa entre outras atribuições, conciliar por meio de, dialogo, debates, e entendimento mutuo, os interesses públicos e privados de um povo. Não vejo como o cerceamento oral da manifestação publica, contribui para este fim, e quero por ultimo Sr. Joel, dizer-lhe que este povo que lhe outorgou a sua representatividade, não vai se calar ante a tamanho disparate, de autoritarismo e desmando com o nosso município.

    JOSÉ ANTONINO R. Jr.

6 comentários:

  1. Quem sabe Baldim, está virando a cidade HITLER!!! Boca fechada e ordens a cumprir. Só que para pedir VOTOS para ser eleito ele abriu bem a boca. Mas já foi falado é necessário CORTAR o GRANDE PODER que foi dado a esse Exmo Vereador Professor Joel: Presidente da Câmara Municipal , Professor Municipal e mais ainda COORDENADOR EDUCACIONAL. Será que como Professor , ele instituiu a BOCA FECHADA aos alunos dentro da Sala de Aula? A Câmara pertence a população, aos eleitores , que tem o direito de nela opinar e fazer valer o seu voto. Se houver uma lei Municipal que proíbe a participação do povo na Câmara é hora de ser cassada, pois deve ser inconstitucional , num País onde se prega a liberdade de tomada de decisões, e a democracia. Fica a nossa INDIGNAÇÃO! O poderio passado ACABOU! Cuidado Senhor Prefeito, as mangas aparecem!!

    ResponderExcluir
  2. como caiu a qualidade do seu blog, ´sose fala em politica! Que pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, acredite, eu concordo e lamento tanto quanto você que este Blog tenha perdido mesmo suas características iniciais e os objetivos que me levaram a fazê-lo.Com certeza você está acompanhando desde o início e percebeu que eu tentei reverter este quadro, mas parte dos leitores fazem cobranças sobre Política, assunto que influencia diretamente na vida social e econômica das pessoas.Outra parte dos leitores como você, e eu me incluo neste grupo, quer mudar o rumo desta prosa. Já pensei até em separar estes assuntos em dois blogs, quem sabe assim poderemos "agradar a gregos e troianos"... podemos tentar, um deles funcionaria como um jornal diário informativo de política e no outro vamos contar os causos de nossa terra e nossa gente. Obrigada pelo alerta. Ione, editora do Blog.

      Excluir
  3. IONE, seu blog não caiu em qualidade não, como foi citado por um anônimo. Os fatos acontecem, e o único meio mais acessível que se encontra para falarmos de vários assuntos, é o seu Blog, e a Política é citada sim, pois existem mais fatos acontecendo dentro da área Política, do que na área social, católica, juridica, humana, alias a Política do nosso Município está englobando todas essas áreas em todos os comentários postados no Blog. O causos virão com o tempo. Por enquanto há mudança Política é enorme e envolve a todos! Continue assim!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anônimo, obrigada pela compreensão, concordo com você também,não dá pra separar, como eu sugerí, falar da vida de uma comunidade sem falar de Política, de mal entendidos, de esclarecimentos, até mesmo de fofocas e de boatos. Porque, em todas as nossas ações estamos fazendo política, em casa, na escola, no trabalho, na igreja, estamos sempre procurando uma vida melhor, mais justa e mais digna para as pessoas.Vamos unir a tudo isso mais saúde, mais educação e mais lazer, tudo isso é Política. Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria aqui de lembrar aos nossos ilustres vereadores, em especial ao seu presidente Sr. Joel que, Politica na sua verve, tem a sua definição de ser uma ciência de Governação de uma Nação, um Estado ou de um Município, e também uma arte de negociação, que visa compatibilizar interesses de varias matizes.
      O termo que tem sua origem no Grego " POLITIKÁ", que é uma derivação de "POLIS" que designa o que é publico, visa entre outras atribuições, conciliar por meio de, dialogo, debates, e entendimento mutuo, os interesses públicos e privados de um povo. Não vejo como o cerceamento oral da manifestação publica, contribui para este fim, e quero por ultimo Sr. Joel, dizer-lhe que este povo que lhe outorgou a sua representatividade, não vai se calar ante a tamanho disparate, de autoritarismo e desmando com o nosso município.

      JOSÉ ANTONINO R. Jr.

      Excluir