BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 14 de março de 2013

FORUM DO LIXO E CIDADANIA


Baldim recicla seu lixo
__________________________________________________
Você sabe para onde vai o lixo de Baldim?
 FÓRUM LIXO E CIDADANIA DE BALDIM
O Fórum Lixo e Cidadania de Baldim é uma instância que convoca cidadãos, associações, empresas e prefeitura, como responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos do município de Baldim. Afinal somos todos responsáveis pelo lixo de Baldim.O Fórum discute propostas e desenvolve ações voltadas para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo que produzimos em parceria com a COOMARB, Associação dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis de Baldim
O Fórum é um lugar permanente e aberto de discussões, proposições, articulações, capacitações e sensibilização, que conta com apoio técnico para o manejo dos resíduos sólidos no município de Baldim, atuando de acordo com as diretrizes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assim, venha colaborar, dialogar e debater com o poder público, organizações ambientais, empresas e outras instâncias para elaboração e implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos de Baldim, e sobretudo da coleta seletiva de Baldim.
A Gestão dos Resíduos Sólidos é hoje um dos principais temas debatidos nos órgão ambientais, e até 2014 temos um meta a cumprir que é o fechamento do Lixão e implantação da coleta seletiva, isto  não só para o nosso município, mas para todo o país.
Para que este Fórum se desenvolva no município de Baldim a participação da população é fundamental nas discussões e ações a serem executados no município.
 As reuniões acontecem sempre na última semana do mês, ás 13:30 horas, na Câmara Municipal de Baldim, situada na Rua Vitalino Augusto, nº75, Centro, Baldim-MG.
Para mais informações entre em contado com: Cleide de Lima Silva Alves ou Juliana Moreira Maia Gomes na Prefeitura Municipal de Baldim-MG., telefone: (31) 3718 1255, e-mail lixocidadania@hotmail.com.br; Rodolfo Fonseca no INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) e-mail: rodolfo.fonseca.insea@gmail.com e com D. Elena Candeia, na COOMARB (Associação dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis de Baldim) , e-mail:  coomarbbaldim@yahoo.com.br


Elena Gomes Candeia
__________________________________________________________-
A COMARB 
– ASSOCIAÇAO DOS TRABALHADORES COM MATERIAIS RECICLAVES DE BALDIM, 
vem informar à população baldinense que a coleta dos materiais recicláveis (embalagens e saco linhas plásticas, frascos de materiais de limpeza, higiene e alimentação , copos descartáveis, garrafa pet , latas de ferro e latas de molho, latas de alumínio (refrigerantes, cerveja, sucos) jornais , revistas, caixas em geral, livros e cadernos, cartazes, papelão, embalagens longa vida ( leite, sucos e achocolatados ) e outros, será toda
TERÇA E QUINTA-FEIRA ÁS 8 HORAS. Gentileza deixá-los separados em sacolas plásticas. ESCLARECIMENTO DE DUVIDAS PELO TEL: 83575352 ATENCIOSAMENTE, COMARB – BALDIM
PEDIMOS A COMUNIDADE QUE SE MOBILIZE SEPARANDO MATERIAL QUE PODE SER RECICLADO E ENTRAR EM CONTATO ATRAVÉS DO NÚMERO...31-83575352... PARA QUE POSSAMOS DAR ANDAMENTO EM NOSSOS TRABALHOS. 

Em poucas semanas vamos colocar centenas de lixeiras pela cidade.Todos tem q colaborar jogando lixo no lixo e colocando sacos de lixo no dia certo que passa o caminhão da coleta. Nao jogar moveis velhos nas ruas...Enfim, todos tem responsabilidade com a limpeza publica.


Elena Gomes CandeiaO Catador de Material Reciclável.
Cada vez mais escutamos falar sobre a importância da reciclagem como uma destinação ambientalmente responsável de nossos resíduos, e crescentemente somos incentivados a separar nosso lixo e destinar os materiais recicláveis a cooperativas de catadores. Mas quem são estes indivíduos? Qual é exatamente o papel que desempenham?
A catação de materiais recicláveis foi reconhecida como profissão em 2002 pelo Ministério do Trabalho e, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, catadores são aqueles que “catam, selecionam e vendem materiais recicláveis como plastico, papel, papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais reaproveitáveis”.

Um comentário:

  1. Quem se lembra do "SOZA"?
    Outro dia conversando sobre o Rio das Velhas, comecei a recordar, lá pelos idos de 1982, quando tivemos conhecimento do fato que acontecia de tempos em tempos, denominado "descarga". Que logo após alguma chuva, dizem que as indústrias liberavam seus esgotos em BH e acontecia então uma descarga de componentes químicos no Rio que fazia com que os peixes, na época, de existência abundante, se dirigissem às margens do rio ou subindo os córregos afluentes em busca de oxigênio e os Pescadores então munidos de uma fisga, aproveitavam o momento para capturá-los. e Num desses dias, eu estava indo pra escola, no "Ginásio Velho", e o SOZA, tava voltando da pescaria com um surubim cuja cabeça estava apoiada em seu ombro e a cauda arrastando na rua e, acreditem ele o tinha capturado no Rio das Velhas, na Barra do Córrego Grande...
    Aí o assunto passou para o Buteco do Soza, ficava do outro lado da rua do Ginásio Velho, era antes do "Jardim das Flores" ser inaugurado, o centro noturno de lazer de Baldim (rsrsrs... nome de novela, né!. |Me lembro do Buteco com duas portas de madeira, geralmente só uma que ficava aberta, e lá a conversa era sempre animada e alguns alunos dizem que passavam por lá depois da aula do turno noturno.
    E muitos eram os casos de lá, como por exemplo o grito que o SOZA dava quando começava alguma confusão: "- Cuáááá, bagunça no meu buteco, não! Óia o mulato!" (quando falava mulato, se referia a um porrete muito forte - quase um cacetete - que possuía e ficava debaixo do balcão, com o qual separava as brigas). E lá funcionava também alugando um quartinho para o meretrício, cujas histórias não podem ser publicadas. Mas fico lembrando e pensando quem mais poderia ajudar nesses fatos que fazem parte da história de Baldim e que não são registradas.
    Outra boa do Soza foi quando ele morreu e minha mãe foi visitar a D. Maroca, a viúva. Minha mãe chega toda solidária e vai cumprimentar com o famoso pesar, D. Maroca deu um bravo e disse que não queria pêsames, queria era felicitações, pois havia se livrado de uma carga, ficamos meio sem graça com a situação, mas ela explicou lá os motivos dela e a gente teve foi que achar graça. D. Maroca também fez parte da história, me lembro que foi uma das primeiras mulheres que tive conhecimento que havia sobrevivido ao câncer de mama, na época nem podia se falar o nome, falava-se de "aquele mal", "aquela doença", por causa da qual ela havia sido mutilada. Mas quem souber mais casos que aproveite a deixa para retomarmos o trabalho de escrita da história de Baldim.
    Deixando bem claro que não é para perder o foco de ótimo Jornal diário que este blog tem sido!
    Ton

    ResponderExcluir