BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

LAR BOA ESPERANÇA DE BALDIM





Moradores do Lar Boa Esperança, de Baldim
_________________________________________________
HISTÓRICO E FUNDAÇÃO DO ASILO
Em 1907, chegou aqui onde ainda era Arraial de Pau Grosso, a SSVP,  um jovem chamado José Augusto Fernandes, onde se reuniu com o Padre Roque, seus familiares e pessoas do arraial, logo após fundaram a Conferência Nossa Senhora da Conceição. As reuniões passaram a ser uma vez por semana na sacristia da igreja São Bernardo. Em 1917, chegou a carta de agregação da Conferência Nossa Senhora da Conceição.
Em 1937, chegaram três irmãs de caridade para evangelizar a comunidade, elas ficaram abrigadas em um casarão velho, e a partir daí começaram a trabalhar com jovens e 4 idosos que ficavam nas ruas, juntamente com os vicentinos deram o nome ao casarão de Casa da Caridade, que era do Sr. João Afonso.Passado um tempo o Sr. João Barbosa doou o terreno onde foi construído o Asilo em 1940, sendo coordenado pelo presidente da Conferência Nossa Senhora da Conceição.
Os seguintes presidentes por aqui passaram: José Augusto Fernandes, Elias Tibúrcio de Matos, José Antonino dos Reis, Roldão dos Reis, Egídio Silva, Agostinho Nardim, Pedro José da Silva, Antonio dos Reis Lemos, Josefino Cláudio Souza, Pedro Francisco Campos, Mario José Bastos, João Carvalho, Avelino André Bastos.
Em abril de 1972, formou-se o Conselho Santa’Ana e São Bernardo.Em agosto de 1972, foi nomeado o primeiro presidente do Asilo, o Sr. Roberto de Almeida Santana, daí em diante formaram-se as demais Conferências de São José, Nossa Senhora do Rosário, Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora Aparecida de São Vicente, Santos Reis de Mucambo e Santíssimo Sacramento de Jequitibá.
Graças a Deus e aos Vicentinos chegamos até aqui, hoje temos 23 moradores, sendo 11 homens e 12 mulheres. Formando o quadro de funcionários com 2 cozinheiras, 2 técnicas de enfermagem, 3 auxiliares de serviços gerais, 1 cuidadora de idosos, 1 lavadeira, 1 acompanhante de idosos e 1 coordenadora, 1 secretária, tudo é mantido pelo próprio Lar da Boa Esperança.



Atuais moradores do Lar Boa Esperança
_________________________________________________
SEMPRE ABERTO A VISITAS
O Lar Boa Esperança de Baldim está sempre aberto a visitas, seus 23 moradores estão sempre lá para uma boa prosa, que é o que eles mais gostam de fazer. Eles estão bem cuidados, quando forem visitá-los não é necessário levar nenhum agrado, tipo, biscoitinhos ou docinhos, mesmo porque eles estão sob cuidados médicos e com alimentação adequada a cada caso. Mas carinho e afeto nunca são demais, podem levar sacolas cheias. Quando tiverem um tempinho passem por lá, um dedo de prosa vale tanto quanto uma oração. Deus os abençoará por isso. Ione Torres, editora do Blog.  

COMENTÁRIOS
Anônimo 15/01/2013  21:05:00
A informação que o primeiro presidente do asilo foi Roberto e em 1972, está equivocada. Se ele foi o primeiro nomeado, foi no final da década de 80 ou nos anos 90. Pois antes disto administraram o asilo diversos outros confrades e consorciados.


VC ESTÁ CERTA,EQUÍVOCOS ACONTECEM,MAS OS VERDADEIROS VICENTINOS NÃO DEVEM PREOCUPAR-SE EM SE VANGLORIAR, E SIM TRABALHAR COM AMOR E CARINHO EM PROL DOS MENOS FAVORECIDOS. DEUS CONHECE A BOA VONTADE DE CADA UM,E NÃO ESQUECE JAMAIS DAS PESSOAS Q ELE ESCOLHEU PARA ADMINISTRAR A SUA OBRAS DE CARIDADES. COM CARINHO CONFRADE ZEZINHO ROMANHOLO. "LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.


2 comentários:

  1. a INFORMAÇÃO QUE o primeiro presidente do asilo foi Roberto e em 1972, está equivocada. Se ele foi o primeiro nomeado, foi no final da década de 80 ou nos anos 90. Pois antes disto administraram o asilo diversos outros confrades e consócias.

    ResponderExcluir
  2. VC ESTÁ CERTA,EQUÍVOCOS ACONTECEM,MAS OS VERDADEIROS VICENTINOS NÃO DEVEM PREOCUPAR-SE EM SE VANGLORIAR, E SIM TRABALHAR COM AMOR E CARINHO EM PROL DOS MENOS FAVORECIDOS. DEUS CONHECE A BOA VONTADE DE CADA UM,E NÃO ESQUECE JAMAIS DAS PESSOAS Q ELE ESCOLHEU PARA ADMINISTRAR A SUA OBRAS DE CARIDADES. COM CARINHO CONFRADE ZEZINHO ROMANHOLO. "LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO"

    ResponderExcluir