BALDIM.

BALDIM.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

PROJETO ARTECARSTE



PROJETO ARTECARSTE / CIRCUITO DAS GRUTAS
O projeto ArteCarste tem o objetivo desenvolver o artesanato dos oito municípios que compõe o Circuito Turístico das Grutas como fonte de renda, melhorando a qualidade das peças produzidas e preparando os produtos para serem inseridos no mercado turístico. Atualmente, as cidades que fazem parte do Circuito das Grutas são: Baldim, Caetanópolis, Cordisburgo, Funilândia, Inhaúma, Lagoa Santa, Matozinhos e Sete Lagoas.




Moacir Campelo e suas artes em madeira
_______________________________________

O ARTESANATO

Serão selecionados 50 artesãos nesses municípios para participar do projeto, passando por cursos de capacitação, apresentando produtos que possam refletir as culturas locais. Trabalhando com reaproveitamento de resíduos, revitalização de objetos, uso de planta seca e sementes, objetos que remetam à pré-história, uso de recursos naturais locais, uso da arquitetura local nos temas, temáticas rurais, flora, fauna e paisagens locais, com referências a personagens locais, aplicações de técnicas tradicionais em produtos novos e artes.




Norma e suas esculturas de bronze
________________________________________________
OS ARTESÃOS
Para chegar aos 50 artesãos foi realizado um levantamento nas cidades com vistares domiciliares para o cadastramento dos artesãos, foram levantados um total de 118 artesãos produtores dos mais diversos tipos de artesanato. O número de artesãos em cada município variou com o tamanho de cada um. Durante o cadastro buscou-se obter o máximo possível de informações do artesão para facilitar a próxima etapa do projeto que será a seleção dos artesãos participantes do projeto. Um dos critérios para a seleção  é a disponibilidade de participar dos cursos e trabalhar nas lojas que serão abertas no final do projeto.




Fabiana, á direita dando aulas de pintura no CRAS
_____________________________________________
ARTESANATO E TURISMO
Verificou-se que poucos são os artesãos que conseguem sobreviver com a venda de seus produtos, o projeto Arte Carste vem mudar essa realidade.No próximo mês, vamos comemorar 3 anos do Projeto que foi instalado no Vale do Jequitinhonha. O Projeto implantará, gratuitamente, Cursos para aperfeiçoamento do produto e Técnicas para se inserir valor agregado ao produto, Formação de grupo gestor, dentre outras ações. Outro objetivo do Projeto é a implantação de Lojas de Artesanato em cada uma das três grutas abertas a visitação, aumentando assim a geração de renda e desenvolvimento do Turismo Regional.



Primeira reunião do Projeto Arte Carste
_________________________________________-OFICINAS DE ARTE
08 e 09/11 - em Sete Lagoas de 14 as 18hrs
13 e 14/11 - Manhã 9hr as 12hr | Sete lagoas
Tarde 14hr as 17hr | Funilândia
20 e 21/11 Manhã 9hr as 12hr | Sete lagoas
Tarde 14hr as 17hr | Funilândia
27 e 28/11 Manhã 9hr as 12hr | Sete lagoas
Tarde 14hr as 17hr | Funilândia
04/12 Manhã 9hr as 12hr | Sete lagoas
Tarde 14hr as 17hr | Funilândia
11/12 Manhã 9hr as 12hr | Sete lagoas
Tarde 14hr as 17hr | Funilândia

BALDIM - Artesãos selecionados
Fabiana Campos Pereira  
Maria Ana Silva Gomes (Tita) 
Moacir Campelo  
Norma Alvares Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário