BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

AS CIGARRAS CANTORAS DO VITORIA




As Cigarras Cantoras do Vitoria
____________________________________________________
A HISTÓRIA DAS CIGARRAS
Em setembro de 2009, a Psicóloga e Arte-terapeuta Nancy Carneiro Barcelos, responsável por acompanhar as alunas do EJA (Educação para Jovens e Adultos) na Escola Municipal Professor Milton Lage, situada no Bairro Jardim Vitória, teve a iniciativa de tornar as aulas do programa mais atrativas para as alunas, a maioria delas idosas e nascidas no interior do estado, onde era mais difícil ter acesso à alfabetização. 

O contato com a Música durante as aulas despertou a curiosidade das alunas, que passaram a frequentar a Escola com mais assiduidade e disposição. Nascia assim o grupo Cigarras – Cantoras do Vitória, tendo a Nancy como Regente. Com pouco mais de dois anos de história, o Grupo formado por alunas do EJA já possui uma reconhecida trajetória, recheada de participações em Festivais de Cultura Regionais e Nacionais.

Nancy conta com carinho sobre as conquistas e perspectivas do Grupo,  enaltece as alunas e cantoras não apenas pela homenagem recebida na Câmara, mas também por haverem encontrado na Arte um estímulo para seguir aprendendo. “As vozes das Cigarras deixaram de pertencer apenas à sala de EJA, onde nasceram. Hoje, pertencem, definitivamente, ao grande universo cultural e cumprem seu objetivo maior que é o de levar a alegria do seu canto a todas as pessoas, estejam elas onde estiverem”.

No Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, as Vereadoras do Poder Legislativo da Capital se reuniram para homenagear o Grupo das Cigarras, um grupo de mulheres que há quase dois anos decidiu unir Educação, Inclusão Social e Cultura. 


 Nancy Carneiro Barcelos -
Psicóloga-Arteterapeuta – CRP-13508/4 - 
nancycarneirobarcelos@yahoo.com.br - 
(31) 99762498 begin_of_the_skype_highlighting            (31) 99762498      end_of_the_skype_highlighting



Lanche e Jantar servido às Cantoras do Vitoria
________________________________________
A APRESENTAÇÃO
Exatamente às 16:00h de sábado, dia 27/outubro, as Cigarras Cantoras do Vitoria chegaram ao Salão Paroquial de Baldim, para uma apresentação às 18:30h. O Coral de BH foi recebido pelo Padre Gislei, o Grupo Saber Viver e a equipe do Projeto Arte na Praça. Dadas as Boas Vindas foi servido um delicioso lanche preparado pelo Grupo Saber Viver, salgadinhos, biscoitos, bolos, tortas sucos e refrigerantes. Após o lanche as Cantoras agradeceram cantando. Aproveitando o intervalo até o horário da apresentação as cantoras foram dar um passeio na praça da cidade.Nancy Cordeiro, a fundadora e regente do Coral fez as apresentações e o Coral cantou seu repertório bem variado do folclore  brasileiro e no final apresentou 2 músicas de Natal.

A Comunidade prestigiou a apresentação do Coral
__________________________________________
A PLATÉIA

 A Comunidade de Baldim marcou presença no Salão Paroquial, prestigiando mais um evento do Projeto Arte na Praça. Agradecemos a presença do Prefeito eleito Zito, que se entusiasmou com a idéia de formar um Coral semelhante na nossa comunidade. No final as Cantoras foram gentilmente cumprimentadas pela platéia e convidadas ao jantar preparado pelo Joaquim Barbosa: arroz, strognoff de frango, lagarto ao molho madeira e uma bonita salada. A sobremesa foi uma gentil oferta das fábricas de Doces Sarana e FrutaBella, as quais agradecemos pela doação. O Coral retornou a BH, logo após o jantar. Agradecemos ao Coral das Cigarras Cantoras do Vitoria pela noite agradável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário