BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DA SEMANA SANTA


Dr. Irio e Padre Gislei
( fotos da Catarina )
___________________________________
SEMANA SANTA EM BALDIM
Com o tema  "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra"( Eclo 38.8 ) a Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo, refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde. ( Texto -Base 6)
 A Celebração da Semana Santa, seguindo o tema e o lema da Campanha da Fraternidade propiciou uma bonita Cerimônia de Lava Pés. Os Apóstolos foram representados por pessoas ligadas à área da Saúde Pública, o Secretário de Saúde, Joaquim Reis , o médico, Dr. Irio, as enfermeiras e funcionários. A Comunidade agradece a dedicação da Catarina Regina, na organização da Celebração. Ao Valtinho e o Adilson, pela  montagem do cenário para a apresentação na porta da Igreja, que infelizmente não aconteceu por causa da chuva, toda a encenação foi apresentada dentro da Igreja.



Encenação do Santo Sepulcro no Espaço Cultural
________________________________________________
AGRADECIMENTOS
 Agradecimentos a Clelia Reis, a Nislene Izaías e ao Julio Reis que  fizeram um bonito trabalho de cenário do Santo Sepulcro,  dentro do Espaço Cultural. Toda a encenação da Semana Santa, como acontece todos os anos, na porta da Igreja, foi transferida para espaços fechados, protegidos da chuva. Na verdade, o trabalho foi dobrado, pois fizeram o cenário nos dois espaços, caso a chuva parasse na hora da celebração. Agradecimentos ao Padre Gislei pela coordenação e a todos que participaram da Celebração da Semana Santa.  Ione, editora do Blog.


Vereador Xandão e moradores de São Vicente
(fotos do Xandão)
_______________________________________
AS TRADIÇÕES ESTÃO VIVAS EM SÃO VICENTE
Os moradores de São Vicente estão sempre na vanguarda das comemorações das festas populares e religiosas, mantendo as tradições da nossa Cultura Popular. Já se foi o tempo em que a "Malhação do Judas", acontecia na Praça, com o criativo e divertido  "Testamento do Judas", lido em alto-falantes, em prosa ou em versos rimados. No testamento, o Judas deixa sua herança para os moradores da cidade, todos os seus bens, desde o sapato até o chapéu. Em Baldim, o "Testamento do Judas"  ficava por conta do Fausto Sena, o Tom seria um bom herdeiro do bom humor do seu tio Fausto. Em São Vicente, a comunidade se mobilizou e a malhação do Judas aconteceu.Teve até a brincadeira do "Pau de Sebo" que sempre foi a alegria da garotada. A iniciativa de manter viva a tradição das brincadeiras da Semana Santa continuam em São Vicente e estão por conta do Serafim, do Tim, do Aguinaldo, do Jaci, do Evandro e do Vicente. Estes nomes me foram passados pelo Vereador Xandão, que acompanhou de perto todas as brincadeiras. Parabéns ao povo de São Vicente,  que mesmo sem recursos e apoio consegue se mobilizar e manter suas tradições. Ione, editora do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário