BALDIM.

BALDIM.

sábado, 2 de julho de 2011

CINEMA ITINERANTE

O antigo Cinema de SãoVicente
__________________________________________
PARA MATAR AS SAUDADES
A Bilheteria do Cinema  não funcionava, pois a entrada era franca aos operários da Fábrica, a porta ficava aberta. Quando o rolo do filme acabava, tinha que rebobinar a fita, a luz da platéia era acesa e enquanto isso dava tempo de ir em casa, ao banheiro, beber água ou pegar um biscoito.O Bajôjo de Seu Nicó e o Zé Proton foram  encarregados de cuidar do Cinema, eu me lembro daquela  voz  rouca dele, anunciando o filme no auto-falante do cinema. E tinha uma música tema, que chamavam Prefixo, anunciando que o filme ia começar. Quando meu pai, Chico do Escritório cuidou do Cinema, era muito legal, podíamos escolher os  filmes, de censura livre, é claro. Eu me lembro dos cartazes com as fotos dos artistas que vinham junto  aquelas latas redondas com os rolos de filmes. E minha mãe, Helena,  fã do Gary Cooper, pegou um cartaz com a foto dele e pregou no guarda-roupa dela e não deu outra, meu pai não gostou e retirou. Havia sessões noturnas para adultos na quarta-feira, aí eles fechavam as portas, e matiné aos sábados e domingos. Sempre um faroeste imperdível com direito a um seriado de Flash Gordon e Fu Manchu. Bons tempos aqueles. Ione, editora do Blog.


Clique em YouTube e continue vendo mais cenas de Farwest   
_____________________________________________________
VEM AÍ MAIS UM ESPETÁCULO - 
Visando garantir o direito ao acesso à 7ª arte, a Secretaria de Educação e Cultura de Baldim irá iniciar uma turnê de apresentações de Cinema Itinerante por todo o município de Baldim. A proposta é proporcionar o direito de acesso à Cultura nas mais diversas modalidades, como já acontece com o apoio aos Grupos Folclóricos, ensaios da Fanfarra nas várias comunidades e agora o Cinema. Segundo o Secretário Marcio Reis, estas ações visam assegurar a Inclusão Social no mundo das Artes no município. A primeira comunidade a ter a exibição será Vila Amanda, com o filme NARRADORES DE JAVÉ, que é um filme consagrado e muito divertido de se assistir. Paralelo com as exibições serão disponibilizados pipoca e outros atrativos tercerizados, como: cama elástica, maçã do amor e outros complementos para abrilhantar estes agradáveis momentos. Por Secretaria de Educação e Cultura de Baldim, em 20/05/2011.

CINEMA ITINERANTE JÁ É UM SUCESSO
Exibição de cinema na praça está sendo um sucesso, em Vila Amanda foram mais de 80 pessoas que estiveram presente, na EM São Bernardo, para o grupo Saber Viver, foram mais de 40 e no dia 09/07 será a vez de Sumidouro poder receber o cinema itinerante e gozar seu momento de entretenimento. Contamos com o prestigio da comunidade para que mais vezes tenham outros momentos culturais. Em breve uma mostra histórica de quadros serão exibidos nas comunidades baldinenses.


PRÓXIMAS ATRAÇÕES DO CINEMA ITINERANTE
O Projeto Cinema Itinerante, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura, segue exibindo  filmes município a fora. Em Baldim, para o Grupo Saber Viver, dia (04/07), na Comunidade de Sumidouro, dia (09/07). As próximas exibições serão em Mucambo, dia (20/07), na Praça de São Vicente, dia (21/07) e na Praça Nassif Daher, próximo da Pousada Moendas.
É a sétima arte ao alcance de todos em Baldim. Por Secretaria de Educação e Cultura de Baldim





 Cinema Itinerante em Mucambo
___________________________________
MAIS EXIBIÇÕES
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura prossegue com a programação do cinema itinerante, dia 20/07 foi exibido em Mucambo o filme Narradores de Javé, onde se pode contar com um público de mais de 50 pessoas e sendo a exibição realizada nas paredes da linda igreja da comunidade.
Já no dia 21/07, na praça de São Vicente estiveram presentes dezenas de telespectadores que prestigiaram a exibição do filme Rio.e ficou definido que haverão exibições na Copacabana e no Conj. Habitacional São Tarcísio, em São Vicente.




Arte Visual chega Baldim
Foto by Marcio Reis
______________________________
GRAFITE
Na busca das mais diversas modalidades de cultura para os nossos jovens, como em Musicalidade por meio da Banda Marcial, do Coral, Aulas de Flauta e Canto, agora, o mais novo estilo: GRAFITE. Muito comum nos grandes centros o grafitismo é uma forma de desviar a tendência de alguns jovens da péssima pratica da pichação e desenvolver o potencial artístico deste jovens em uma forma de arte visual urbana mais agradável ao nosso olhar. Desta forma, virá pela 1ª vez em Baldim, um professor de grafite, Wilton Vinicius (BH),  que dará aula de noções de GRAFITE (pinturas em paredes e muro) para 20 alunos que serão pré-selecionados pelo Carlinhos,  coordenador do curso, de acordo com a aptidão artística de cada aluno que se candidate. Não haverá custo para os alunos e após o término do curso cada aluno(a) receberá um certificado dado pela Secretaria Municipal de Educação. "Pelos nossos jovens, tudo que se puder trazer, realizar e oportunizar que contribua para o crescimento, a inclusão e a valorização desta geração, isto será feito para que Baldim não se furte do dever de garantir OPORTUNIDADES a todos", afirma o Secretário de Educação. ( Prof.  Marcio Reis).


 Projeto Baldim Capacita
Foto ilustrativa
____________________________
CURSOS PELA INTERNET
Ao final de 2010 a Secretaria Municipal de Educação firmou um convênio com uma instituição que oferece mais de 40 modalidade de cursos, à distância, pela Internet, e lançou o Programa Municipal de Profissionalização de Jovens e Adultos. Cursos como: Introdução a informática, Linux, Agricultura Orgânica, Gestão, Digitação interativa, Jardineiro, Departamento Pessoal, dentre outros tantos. Para participar basta o interessado realizar a inscrição na Secretaria e receber um cartão magnético com uma senha para acesso e realizar o curso que se interessar. Como os cursos são pela Internet estão sendo disponibilizado os computadores do Laboratório de Informática da Escola São Bernardo, do CRAS e da Escola Oscar Artur (SV). E vale ressaltar que, aqueles que tem pouca noção de computador, os profissionais estarão prontos para dar as noções básicas para que qualquer pessoa possa ter o direito de fazer os cursos. Somente no mês de fevereiro foram 340 cartões distribuídos e aqueles que já fizeram um curso e se interessarem a fazer outro basta ir à SME e  pegar seus novos cartões e bom curso. O público é vasto, vai de criança, jovens e adultos, depende do gosto e do perfil que irá  se enquadrar a cada curso proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário