BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

SÍTIO ARQUEOLÓGICO


Imagem ilustrativa da casa subterrânea
_________________________________________________

SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM BALDIM

A história do município de Baldim é até bem interessante, mas muito simplista para alguns. Com esse olhar, o Prof. Marcio Antonio dos Reis, há 13 anos vem trabalhando na coleta de dados e se aprofundando mais na história do município. Apesar de não ser sua praia, pois sua especialização é em Química, ele tem se dedicado nas suas pesquisas visando a publicação de um livro, uma cartilha escolar e a montagem de um acervo para exposição ao público com livros, mapas, fotos e documentos dos séculos XVIII, XIX e início do século XX.
Mas o grande achado atual é que existem sítios arqueológicos no município de Baldim, um deles especialmente denominado "Pula Cinco", onde foram encontradas 5 casas subterrâneas, ruínas de aproximadamente 1400 anos atrás, em uma pesquisa no Museu de História Natural,  Departamento de Arqueologia, acompanhado da turismóloga Madeleine Gomes, da Secretaria de Educação de Baldim, em entrevista com o Prof. André Prous, cientista francês, que realizou estudos na década de 70.
Na verdade, existem 8 sítios arqueológicos no município, todos localizados ao norte, próximos a Rótulo e Sumidouro, sendo que o "Pula Cinco" está localizado na Fazenda Velha do Rótulo, Baldim.
De acordo com o arqueólogo José Bittencourt, historiador do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Natural - IPHAN, ao se confirmar o achado, este poderá ter um enorme significado para a Arqueologia Brasileira, tendo em vista que até então, somente no sul do Brasil, ainda existe este tipo de sítio arqueológico.
Dentro de alguns meses serão enviadas expedições aos locais para confirmar a descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário