BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ROTARY NA EDUCAÇÃO



Juliana Zamboni assume a Presidencia do Rotary de Baldim
_______________________________________________
TRANSIÇÃO DA PRESIDENCIA DO ROTARY CLUB DE BALDIM
Em elegante Coquetel acontecido no Moendas Clube, Marcio Reis passa o cetro da Presidencia do Rotary Club de Baldim para Juliana Zamboni, nossa baldinense de coração. Parabéns ao Marcio pela excelente gestão e sucesso para Juliana nessa nova etapa.





Anônimo disse...

Parabéns Presidenta Juliana Zamboni!

Torço para que sua administração seja um sucesso. E espero que na sua gestão,assuma o compromisso de revitalizar o nosso clube social "MIDLAB" que está abandonado há vários anos, e qdo o assunto vem a tona, as desculpas e explicações mais descabidas são apontadas, mas sem nenhuma providência. Sucesso! espero.


Juliana Zamboni disse...



Ione, adorei o "baldinense de coração". E sou mesmo viu. Amo essa cidade, estou vivendo nela, e o que eu puder fazer para melhorar a cidade que vivo, farei. Obrigada e boa semana à todos!







 Apresentação do Curso Light House, contra o Analfabetismo
_________________________________________________
PARCERIA ENTRE O ROTARY E A PREFEITURA DE BALDIM
Aconteceu no dia 1/07 o Coquetel para os professores de apresentação do Curso LightHouse em conjunto com a transição da Presidência do Rotary Clube de Baldim.O Curso é uma parceria entre o Rotary e a Secretaria de Educação do município em prol da educação contra o analfabetismo.Esse projeto, que adota a técnica ou estratégia de Linguagem Concentrada, CLE, onde os alunos aprendem a linguagem por seu próprio processo de pensar e são capazes de se comunicar tanto pela forma escrita quanto pela falada. Pela técnica Lighthouse, os educadores decidem sobre o conteúdo do programa, mantendo-se a herança cultural e aumentando-se o conhecimento sobre temas como saúde, nutrição, meio ambiente, patriotismo e outros de igual importância para o bem-estar geral da população e do país.Este método didático engloba tanto analfabetos absolutos, como os analfabetos funcionais, desenvolvendo e incentivando em ambos o gosto pela leitura e escrita formando leitores e escritores capazes de continuar sua aprendizagem ao longo da vida.Baldim, depois da conclusão do curso, será reconhecido em Rc´s de todo o país por ser o único município onde 100% .do professorado foram capacitados com o CLE. É mais um grande passo entre o Rotary Clube de Baldim e a Prefeitura Municipal na busca do crescimento e desenvolvimento social para trazer-lhes perspectivas de um futuro melhor.


ROTARY APOIA ALFABETIZAÇÃO

Após se perceber na Tailândia (Austrália), em 1988, uma ação educacional que contribuiu para alfabetizar todo o país com um método surpreendente e extremamente eficaz o Rotary passou a utilizar e difundir por todo o mundo esta metodologia que ficou denominada como: CLE (Concentrated Language Encounter - Encontro Concentrado de Linguagem) ou Lighthouse (casa iluminada).
Apoiado pela UNESCO, aplicado em programas como Brasil Alfabetizado, EJA, Fundo Mundial de Alfabetização e tantos outros, pois parte do princípio que a criança nasce com valores inatos que precisam ser desenvolvidos, tais como os instintos de interação, amor, vida e educação.
Já, nas escolas onde se utiliza a metodologia Lighthouse, observa-se que os professores desenvolverem nas crianças os chamados valores adquiridos, como fé, sentido do dever cumprido, honestidade, trabalho, cultura e tradição, moral e bem estar.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação e o Rotary Club de Baldimesperam poder dar sua contribuição para que não somente a comunidade escolar seja beneficiada com o projeto, mas que famílias e sociedade se beneficiem direta e indiretamente com os frutos a serem obtidos. 

11 comentários:

  1. Conheço a Juliana há muuiiito tempo e sei que ela se sairá bem nesta nova missão. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olha gente, Ju Zamboni na presidência do Rotary !

    Parabéns por mais essa conquista e muito sucesso nesta empreitada!

    Parabens tambem para todos idealizadores do projeto de combate ao analfabetismo, o Brasil como um todo necessita de iniciativas neste segmento!

    Vinícius Drummond

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Presidenta Juliana Zamboni!
    Torço para que sua administração seja um sucesso. E espero que na sua gestão,assuma o compromisso de revitalisar o nosso clube social "MIDLAB" que está abandonado ha vários anos, e qdo o assunto vem a tona, as desculpas e explicações mais descabidas são apontadas, mas sem nenhuma providência. Sucesso! espero.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde ,estou muito indignada. tem um projeto de lei que obriga o ensino religioso , nas escolas municipais artigo 33/lei 9394.não sei porque nas nossa escolas municipais aqui de baldim ainda não temos essa disciplina. o secretario da educação sr MARCIO diz que os proprios professores é que execulta esta disciplina.garanto que os nossos filhos nem conhece essa materia.Engraçado ; que FUNILÂNDIA, JEQWUITIBÁ , SETE LAGOAS E OUTRAS CIDADES conhece a lei pois morando aqui tenho que sair para esse lugares para conseguir lecionar na area de ensino religioso.Quando será que vai prevalecer a lei do ensino religioso nas escolas de baldim? enquanto isso vou me desdobrando para ir de cidade em cidade para lecionar .

    ResponderExcluir
  5. Você tem toda a razão de estar indignada com esta situação, além da lei não estar sendo cumprida, ainda há o desconforto de ter que sair da cidade para lecionar em outros municípios. Na verdade, eu não entendo muito bem como funciona este sistema de aula de religião nas escolas, dada a diversidade de crenças e credos existentes até nas pequenas comunidades, como a nossa.Seria interessante esclarecer o assunto e ninguém melhor que o Secretário de Educação, Marcio, para lhe dar uma resposta, pois ele está sempre atento a sua função. Outra questão intrigante é como os professores saem da cidade pra lecionar em outros municípios, se for por questões políticas é uma situação inaceitável mesmo. O profissional que ter que se deslocar de sua cidade, diariamente, pra trabalhar gera transtornos familiares e produtivos.Obrigada por tornar público esta questão para um bom entendimento entre a escola, a igreja e a comunidade. Obrigada pela participação. Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando a carona de um Anônimo que citou o MIDLAB, um dos assuntos que já foram comentados no Blog, que ficou apenas no blá...blá...blá...sem nenhuma solução e comentando que o Rotary poderia estudar a possibilidade de resolver este problema...Incrível como um espaço fica perdido e esquecido por anos a fio, sem que ninguém se incomode, só pode ser porque a maioria dos sócios-proprietários já morreu. Seria hilário se não fosse macabro, mas já que a maioria dos sócios-proprietários do MIDLAB já morreu, os "sobreviventes" poderiam se reunir e fazer a doação do espaço para que se construa ali a Capela Velório de Baldim. Um espaço que já foi usado para celebrar a alegria da vida com festas e bailes e se transformou, por si só, em um mausoléu esquecido...pode virar uma Capela Velório.Apesar de estar localizado em uma área residencial, a vizinhança não irá reclamar de som alto nas madrugadas.Fica aí a dica para a Prefeitura que está procurando um espaço pra construir a Capela Velório.Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
  7. Ensino Religioso!

    Não entendo qual é o verdadeiro interesse do (a) anômino (a) acima, se é que nossos alunos têm o conteúdo de Ensino Religioso aplicado nas escolas ou apenas quer um emprego.
    A referida Lei 9394, citada é na verdade a Lei de Diretrizes e Base da Educação, que regulamenta toda a educação em todas as esferas no Brasil. No art. 33 menciona que o ensino religioso deve ser matrícula facultativa, ou seja, conteúdo a ser trabalhado, e isto é aplicado em todas as escolas municipais, porém, o conteúdo é trabalhado pelo próprio professor regente de turma, visto que na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental há um só professor por turma, e este trabalhar geografia, matemática, ensino religioso e as demais matérias que a grade curricular determina.
    Há alguns avanços nas escolas de Baldim como professor de Educação Física e de Informática (em escolas polos), que não são os que regem uma única turma e sim atendem alunos de várias turmas.
    Agora acredito que como o Ensino Religioso trabalhado nas escolas visam passar princípios básicos de cidadania, civismo, ética e conceitos religioso comuns a todos e isto os professores da rede municipal de ensino fazem muito bem e de uma forma não tendenciosa.
    Por fim, é bom que se saiba que em Baldim a Lei é aplicada, não do jeito que alguns querem, mas de acordo com o senso ético e em acordo com os entes superiores de ensino.

    ResponderExcluir
  8. o meu interesse nesta disciplina ( ensino religioso) não é em ter um emprego e sim esclarecer que a lei é para ser cumprida.eu tenho filhos nas escolas e preocupo com a educação deles.e provo que esta disciplina não é administrada nas escolas.se você não sabe ensino religioso é ecumênico abrange todas as religiões;aborda todos os tipos de assunto ;mostrando os valores ;se fosse uma disciplina comum qualquer pessoas poderia dar.cada um fala do assunto que compete;eu tenho o curso sim ;estou batalhando por um emprego sim .por competência.não por ter alguém que me faça algum favor ,você como secretario da educação deveria estar mais apar do assunto.deveria ver mais os jornais.houve uma assembléia no Rio de Janeiro está semana onde foi discutido a disciplina. procure saber o que foi falado.

    ResponderExcluir
  9. Bom saber seu real interesse, acredito ser importante pais estarem inteirados do que é ensinado nas escolas em que seus filhos estudam.
    E quanto ao conteúdo de ensino Religioso, por meus princípios cristãos acho também muito importante que seja trabalhado e como você mesmo disse de forma ecumênica. Quanto aos meus conhecimentos, já lecionei por 8 anos a matéria na EE José Ribeiro(Baldim), tenho formação teológica e cursos na área ministrado pela 36ª SRE, PUC e Faculdade Teológica Batista, ou seja, conheço um pouco do assunto, e sempre a SME adquire material para-didático para apoio para aos professores sobre o tema e outros conteúdos.
    Obrigado por sua contribuição e estarei sempre a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  10. GENTE!!!! Vamos dar as mãos,UNIR... num mundo tão conturbado, sejamos ECUMÊNICOS, façamos cultos Ecumênicos nas Escolas, acho que ísso é necessário para a formação dos alunos e um melhor relacionamento entre as Igrejas do nosso Município.
    Existem em nosso Município tantos casais, que se casam , um da religião Católica , outro Evangélico,e sempre existe a opção de casamenro, por uma das Igrejas, por que não existe o casamento em um culto Ecumênico? Vamos ser mais tolerantes e mais compreesivos.
    *** Sempre existe nas festas religiosas da Igreja católica, um entrelaçamento com o Social, por isso bebidas, músicas, mas a opinião do povo é divergente, quem bebe lá, é porque já está acostumado, e não se inicia lá, nas bebidas. O CERTO e o ERRADO existem, a ESCOLHA de um ou outro, fica definida de acordo com a sua opção.Nas BODAS de CANÁ, houve VINHO!!!!E aí?

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar os projetos da educação são elaborados não para serem lindo, mas para produzir efeitos positivos e que garantam uma educação de qualidade em toda a rede municipal e isto tem sido alcançados conforme avaliações não feitas por nós, mas por órgão muito competente que é o IDEB (federal) e o PROEB (estadual).
    E quanto aos recursos para a reforma da Esc. Mun. Nelson Ribeiro da Silva que SERÃO repassados e que ainda não foram nem publicado no Diário Oficial, mas que já está assegurado para crédito em conta específica assim que toda documentação for encaminhada à Sec. de Estado de Educação. Como já foi informada a comunidade escolar resta apenas a escritura do imóvel, o qual será dentro de no máximo 10 dias providenciado.
    Quando a afirmativa do uso de material usado informo que seu desconhecimento é grande, pois qualquer bom observador poderá observar que as janelas são todas novas e fabricadas com material de ótima qualidade, apenas as portas das salas foram mantidas por estarem em perfeito estado de conservação devido à qualidade da madeira, apesar de serem antigas, mas são da própria escola e não de outra.
    A alegação de que a estrutura da escola não cabe os alunos, também é outra informação equivocada e maliciosa de sua parte. O que existe, no momento, é uma turma de aluno que de maio pra cá aumentou e que devido a isto já estamos providenciando a entrega de uma outra sala para melhor acomodar os alunos.
    Penso que se você quiser contribuir para a melhora da escola de sua comunidade, existe forma mais construtiva de se alcançar este objetivo, agora usar de meias verdades só demonstram o interesse escusos de sua parte e no mais só tenho a agradecer, pois assim temos como esclarecer publicamente os reais fatos e por fim me coloco, como sempre, a disposição de quaisquer outros esclarecimentos.
    Onde está o dinheiro? Está nos cofre do Governo do Estado, caso queira melhor informação é só dirigir à Secretaria de Estado de Educação em Belo Horizonte e se informar melhor só onde está o dinheiro.

    ResponderExcluir