BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CREDISETE - SÃO VICENTE



São Vicente
Foto by Ione
_____________________________________
MATÉRIA PUBLICADA NO  JORNAL SETE DIAS

A partir do dia 6 de junho todos os serviços prestados pela Cooperativa de Crédito Rural de Sete Lagoas (Credisete) no distrito de São Vicente estarão disponíveis na cidade-sede de Baldim. De acordo com o presidente da instituição, Leonardo Chaves Costa, houve fatores determinantes para encerrar as atividades no distrito, que foram iniciadas em 2001 com a inauguração do Posto de Atendimento ao Cooperado (PAC) São Vicente. Segundo ele, o atendimento ao cooperado não será prejudicado, visto que a agência de Baldim ganhará em estrutura, além de absorver todos os funcionários de São Vicente.Leonardo Chaves explica que, além da falta de segurança no distrito, o PAC daquela localidade era deficitário. “Mesmo depois da reforma feita pela Credisete, após mobilização de moradores e autoridades, tivemos mais uma tentativa de assalto. Desde a inauguração do PAC São Vicente, em 2001, foram sete assaltos e duas tentativas frustradas. Além disso, o posto não correspondeu, sempre foi deficitário, com o prejuízo acabando sendo convertido para os demais cooperados. O cunho social foi levado em conta por 10 anos, quando não foi mais possível manter o PAC”, afirma. O distrito de São Vicente fica a cerca de 5 km distante de Baldim, município-sede. Juntos, somam 8.582 habitantes. “Mostramos ao prefeito Ivan Diniz (PMDB) que o PAC era inviável. Pedimos apoio da população de São Vicente e de Baldim para continuarmos a boa parceria que existe com a cooperativa desde 1996”, completa Leonardo Chaves. Crediloja - Outra mudança anunciada pelo presidente é a transferência de todas as contas da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Sete Lagoas (Crediloja) para a agência matriz, na Praça Barão do Rio Branco. Desde 2009 a diretoria da instituição tentava regularizar junto ao Corpo de Bombeiros o laudo de vistoria de incêndio do imóvel da Crediloja localizado na Rua Senhor dos Passos. Sem a concessão do alvará, a diretoria definiu que o melhor caminho foi a incorporação de serviços e funcionários para a agência sede. “Foi uma decisão administrativa muito bem analisada que possibilitou a redução de custos fixos e locação do imóvel. O associado pode optar em ser atendido em qualquer uma das outras três agências Credisete em Sete Lagoas. A matriz vai ser reestruturada para qualificar ainda mais o atendimento”, anuncia Leonardo Chaves. Em 25/05/2011


CREDISETE MANDA RECADO: VAI FECHAR SUAS PORTAS - 
É com muita indignação que venho através deste blog , relatar , não só minha, acredito eu, que seja a indignação de todos associados do Banco Credisete, aqui em São Vicente, que está com seus dias contados. O Credisete quando aqui instalou o PAC, em meados de 97/98, por ai , para iniciar suas atividades aqui, foram feitas várias reuniões com os interessados , em algumas delas era servido até churrasco com uma boa cerveja . Após muitos anos de funcionamento e clientela conquistada , a direção do banco colocou uma faixinha na porta do PAC, informando a data de encerramento das atividades . Isso é muita falta de respeito e muito pouco caso, não só com os associados, mas com toda comunidade. Acho que a direção do Credisete tem a obrigação de fazer uma reunião e esclarecer o motivo do fechamento. Agora, fica a gerente, coitada, escutando indignações dos clientes, tentando explicar o inexplicável, uma obrigação da direção. Dizem que o encerramento é porque o banco está servindo só para o pessoal pagar contas. Será que foi preciso passar tantos anos para a direção ver isso ? Até eu que sou leigo sabia que seria só pra isso mesmo ou no máximo movimentar uma conta corrente , os associados aqui não tém condições de ficar pegando dinheiro emprestado não, é o que eles querem , como todo banco , lucros exorbitantes .


ESCLARECIMENTO
É lamentável que o Credisete venha a fechar em São Vicente, mas apesar da agência ter servido à comunidade, verificou-se que circula pouco dinheiro na comunidade e como um banco vive de lucro como todo comércio ou indústria, haja visto o fechamento da Cedro pelos mesmos motivos. Também em São Vicente somente circula dinheiro dos moradores da localidade, enquanto na cidade de Baldim circula de todo o município, talvez seja este o motivo de que lá em Baldim a agência não passe por esta situação, pelo menos até o momento.

Por Anônimo Segunda-feira, 16 Maio, 2011

APELO DO XANDÃO AO CREDISETE
Caros amigos, também fiquei muito surpreso e indiguinado com a noticia do fechamento da agencia do  Sicoob Credisete em São Vicente. O banco está funcionado desde 1998 e quase fechou em 2009, sendo alegado que depois de vários assaltos e a falta de segurança não poderia ficar aberto. A comunidade foi mobilizada, através de vários seguimentos da sociedade,  como empresários, fazendeiros, comerciantes, políticos, religiosos, educadores, aposentados, cidadãos sãovicentinos e com o apoio do Jornal  Sete Dias, divulgando todo o processo para não fechamento da agencia. Foram feitas 3 reuniões na sede,  em Sete Lagoas, onde com essa mobilização conjunta conseguimos manter a agencia aberta, como também conseguimos  a sua reforma. Passados dois anos vem a noticia que o banco vai fechar e será transferido o atendimento  para Baldim a partir do dia seis de junho. Fico pensando como nossos moradores irão pagar as suas contas, o transtorno de deslocar até Baldim, pagar passagens de ônibus,  tirando do seu salário de aposentado, sabendo que a nossa comunidade tem muitas pessoas aposentadas e que pode onerar na sua aposentadoria. Prezados diretores, Leonardo, Warley e Ricardo não se esqueçam que a Cooperativa Sicoob Credisete também  tem um cunho social. Está sendo alegado que os moradores  não pegam dinheiro emprestado, vocês agora que entraram com o credito conseguinado, não tivemos chance de mobilizarmos de novo, já que a decisão já estava tomada.  Tenho certeza que todos aqueles que se mobilizaram da vez passada estão entristecidos, mas com certeza estaremos lutando para ter uma agencia bancaria novamente em São Vicente. Alexandre Leão Ribeiro ( XANDÃO)




8 comentários:

  1. Não não, se o colega não sabe, naquela época em que a cedro encerrou suas atividades aqui em São vicente, foi uma grande imcompetência do Prefeito da época que não ofereceu o mesmo que a cidade de Pirapora havia oferecido ,durante 10 anos não pagariam impostos para o município e de contra partida muitos empregos .Aqui a cedro tinha tudo para crescer , terras , prédios já construídos ,lá eles estavam iniciando ainda ,hoje em Pirapora a cedro está com duas fábricas imensas que já ultrapassaram a matriz de Sete Lagoas em tamanho e tecnologia ,a cedro tem hoje uma das maiores fábricas de tecido do país que poderia talvez está instalada aqui em São vicente .

    ResponderExcluir
  2. Agora que estamos entendendo o porquê da saída repentina da nossa colega da gerência do credisete aqui em São vicente ,todos ficaram surpresos com sua saída , provavelmente ela já sabendo o que estava pra acontecer pulou fora do barco antes que ele afundasse .

    ResponderExcluir
  3. Olá Dona Ione ,talvez a senhora até já tenha colocado e eu não tenha visto ,mas eu gostaria se não for constrangedor pra senhora que colocasse uma foto da senhora ,eu não a conheço ,acredito que todo mundo já passou por essa situação , ficar tentando imaginar uma pessoa inclusive a senhora .Como é a dona Ione ?

    ResponderExcluir
  4. No mundo globalizado com a economia de mercado definido os rumos da economia de nossa sociedade é muita falta de compreensão quando alguém afirma que o encerramento das atividades da Cedro em São Vicente foi por incompetência do prefeito na época. Não foi não, o prefeito fez o que pode, mas para que a indústria permanecesse não bastaria terras e prédios e sim investimentos muito altos que a companhia entendeu que na posição e estrutura que detinha não era economicamente viável os investimentos. Então se alguém quiser criticar a autoridade municipal da época, critique por algo substancial e concreto e não com desconhecimento de causa.

    ResponderExcluir
  5. Justamente meu amigo, não só afirmo como também acompanhei de perto e muito perto o fechamento da fábrica , era necessário investimentos altos que poderiam ser feitos aqui ,é muita falta de compreensão e falta de informação de sua parte que talvez foi o prefeito naquela época que não moveu uma palha , nem propostas foram feitas no sentido em que os investimentos feitos em Pirapora fosse feitos aqui ,todo município de Baldim ganharia com a fábrica ,eu não sei porque mas na época em que a cedro foi embora grande parte dos Baldinenses deram gargalhadas pareciam terem ficado contentes .Talvez você que opinou seja um deles .

    ResponderExcluir
  6. Afinal de contas, quem era o prefeito na época do encerramento da Cedro em SV? Nem todos os leitores do Blog sabem quem era. Eu mesmo não sei, nem em que ano isso ocorreu. Gostaria da informação completa.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anônimo, na verdade eu gostaria de continuar misteriosa, mas já que contei minha história no Perfil do Blog e em São Vicente todos da minha geração me reconheceram...Portanto, como já sou de domínio publico, vou procurar nos arquivos uma foto para postar no meu Perfil.Foi muito gentil de sua parte se interessar em me conhecer. Obrigada pela participação, Ione, editora do Blog.

    ResponderExcluir
  8. Acho que esta conversa do Crediset é uma manobra que se repete, e é um prato cheio para os futuros candidatos, atrelados ao banco. Aguardem e confirmem.

    ResponderExcluir