BALDIM.

BALDIM.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CEDRO E CACHOEIRA


Foto: Operários da CCC - Caetanópolis 
_____________________________________
A COMPANHIA CEDRO E CACHOEIRA
A Companhia Cedro e Cachoeira foi uma das primeiras industrias textil do Brasil. A empresa foi criada em 1872, em Tabuleiro Grande, pelos irmãos Bernardo, Caetano e Antônio MascarenhasA CCC possui atualmente cinco fábricas em Caetanópolis, Sete Lagoas e Pirapora. A empresa compete no mercado internacional, com teares de última geração e tecnologia de ponta, voltada para a produção de jeans. A responsabilidade social e ambiental integram a cultura da empresa. Em 1954, a companhia já iniciara ações de reflorestamento em suas terras. A empresa tem uma estação de tratamento de efluentes líquidos. Emprega 149 pessoas com necessidades especiais, número que supera a exigência legal. Gera mais de três mil empregos diretos.  Produz anualmente mais de 168 milhões de m² de tecidos, consumindo 44 mil toneladas anuais de algodão, 95% do algodão consumido em Minas. Aguinaldo Diniz Filho é o atual diretor presidente da CCC. Na época que a Companhia Cedro e Cachoeira mantinha a Fábrica de São Vicente seus operários tinham uma vida social de fazer inveja aos municípios vizinhos. O Maquinário da Fábrica de São Vicente, importado, foi embarcado em Santa Luzia, veio pelo Rio das Velhas até o Porto da Fazenda Santa Ana, na Gameleira da Palma, povoado do município de Baldim.Até São Vicente o maquinário seguiu em carros de boi e tropas de burro. A Companhia Cedro e Cachoeira (link) comprou outra fábrica em Cachoeira de Curvelo. Com a compra da Fábrica de São Vicente e casas para os operários formou-se uma Vila Operária onde era antes a Fazenda Zabelê  que se chamou depois,  São Vicente. 


Foto: A Fábrica de São Vicente
____________________________
UM POUCO DE HISTÓRIA
No século XIX, no período em que o D. joão VI aqui chegou com a sua corte,  fixou residência e resolveu implantar indústrias, rede ferroviária, navegação nos grandes rios e muito mais. Os investimentos eram estimulados para o sertão do Brasil, dentre estes estava o Sr. José Dias de Carvalho. À partir de 1880, vendo crescer na Capitania das Minas Gerais a Indústria de Tecidos, frente a boa perspectiva dos países europeus importar tecidos, a baixo custo, veio a construir em São Vicente a sua 1ª Indústria, então chamada de Cia.Tecidos São Vicente. Inaugurada em 1888, a Fábrica iniciou seus trabalhos mas o empreendimento não foi bem sucedido devido a problemas constantes na geração de energia, vindo a encerrar as atividades e por à venda sua Indústria.
 A Cia. Cedro e Cachoeira, em 1891, comprou a Fábrica de São Vicente renovando seus maquinários, ampliando sua produção e a qualidade dos produtos. Passados anos produzindo em nosso município a Cia Cedro e Cahoeira (CCC) fez crescer nossas riquezas, empregou nosso povo, eletrificou nossas casas, no período da década de 30 até a década de 70, e outros tantos benefícios trouxe para nossa municipalidade.Infelizmente, nos anos 90, com a globalização, a modernização e altos investimentos tornou-se inviável a CCC manter sua Fábrica em São Vicente, consequentemente, afetando economicamente nosso município. Mas, ficamos abalados, mas não inertes. Surgiram pequenas indústrias, empregos temporários e hoje, em especial a comunidade sãovicentina, vive uma vida econômica sustentável.


Foto: Museu da Cedro e Cachoeira
_________________________________________
MUSEU DA CEDRO E CACHOEIRA
Desde 1983 a Cedro é mantenedora do Museu Têxtil Décio Mascarenhas, (link) situado na Fábrica do Cedro, em Caetanópolis, com acervo de mais de 1.000 peças, o mais completo museu têxtil do país. Referência para estudantes, historiadores, estudiosos e empresários do setor, além da comunidade local, o espaço recebe aproximadamente 1.500 visitantes por ano, cumprindo o papel de preservar e perpetuar a história da indústria têxtil nacional.
Clique no Link para ver as fotos.Marque já uma visita!
Praça Cel. Aníbal Pinto Mascarenhas, nº 01 – Centro
BR 040, km 446 – sentido Belo Horizonte/Brasília
Caetanópolis, MG. CEP: 35770-000
Tel: (31) 3714-7941 -  (31) 3714-7941 - Fax: 3714-6305
E-mail: museu@cedro.com.br
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: das 8h às 16h - Sábado: das 8h às 12h

4 comentários:

  1. Oi Ione!
    Esse blog é realmente incrivel,todas as vezes que entro descubro noticias de pessoas tão queridas.
    Ter noticias da D. Mary , da Carlinha com quem eu brinquei muito foi maravilhoso.....
    Para todos que amam tanto essa cidade e infelismente não moram mais aí esse blog é tudo.Ajuda agente a suportar a saudade....
    Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucia,
    este Blog foi feito pra matar saudades e dar saudades também, tipo, resgatar as lembranças da infancia, promover Encontros de amigos, tudo de bom, nem que seja virtualmente, já que nessa correria da vida de hoje, ninguém tem tempo pra nada. Que bom saber que este Blog está trazendo alguma coisa boa para as pessoas que o acompanham, como você. Pra ficar menos virtual estes Encontros estamos tentando fazer uma Galeria de Fotos, mas deverá ser com consentimento das pessoas. Vai ser muito legal termos nossa própria rede social, trocar figurinhas... Obrigada pelos elogios, continue ligada. Bjs. Ione.

    ResponderExcluir
  3. Gláucia,

    achei vc no blog... Quero agradecer por nos apresentar esse cidadezinha tão peculiar e agradável que é Baldim. Na verdade, o show de Gino & Geno nem fez tanta falta já que fizemos um outro show na casa do Si. Queria agradecer a todo mundo que tava lá, cantou e pediu muita moda de viola. Agradecer também ao dono do alambique que fez aquela pinga envelhecida no carvalho. Maravilha. Quem tava lá, sabe que a noite foi boa!!!

    ResponderExcluir
  4. Ione, o Museu Décio Magalhães Mascarenhas funciona na fábrica do Cedro, um dos lugares onde trabalho. Quem sabe você não nos faz uma visita um dia?

    ResponderExcluir