BALDIM.

BALDIM.

sábado, 19 de março de 2011

POLÍTICA


Foto: São Vicente
______________________________



Infelizmente a rivalidade entre São Vicente e Baldim continua...é uma pena, porque se unissem, poderiam REALIZAR muito mais...Quem sabe um dia as coisas mudam?Fico esperando..( Lucinha).

RANÇO
Oi Lucinha, eu também estou esperando por isso há anos. Nasci em São Vicente e as lembranças que eu tenho da minha infância e adolescência são marcadas por fatos que evidenciaram claramente a rivalidade que sempre houve entre Baldim e São Vicente. Sinceramente, eu não sei como tudo começou, ou melhor, acho que não aconteceu, sempre existiu.  Os jovens dizem que hoje não existe mais essa rivalidade, que isso é coisa das gerações passadas. Mas, os fatos atuais ainda indicam que o "ranço" ainda existe, principalmente na política e nos eventos sociais. (Ione)
BALDIM + SÃO VICENTE
Ione, atualizando nossa Política Social... Não existe mais, atualmente, uma rivalidade entre São Vicente X Baldim. As gerações mais novas, e mesmo as mais antigas, já superaram as rivalidades do tempo da Cia Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira. Hoje, as moças de São Vicente namoram e muitas já se casaram e casam com jovens de Baldim e vice versa. Muitos habitantes de São Vicente, fazem suas compras em Supermercados, padarias, açougues de Baldim e vice versa. Outros utilizam os serviços da rede bancária de Baldim, como os de Baldim, utilizam as nossas Agências. Na Metalúrgica de Baldim, existem vários funcionários de São Vicente. Existe aqui em São Vicente, a Fármácia de Kênia, que é filha de Baldim, e dá emprego tanto para filhos de São Vicente quanto de Baldim. Existe em Baldim, também o Comércio de Virgínio Diniz, que é filho de São Vicente. Nos Eventos Sociais, unem-se tanto Baldinenses como São Vicentinos com pessoas de Vargem Grande, Mucambo, Amanda, Sumidouro. Está havendo uma ligação muito boa entre os habitantes do Município, e, principalmente São Vicente e Baldim. Falando mais...existem jovens estudantes de São Vicente em Baldim e de Baldim em São Vicente. A civilização está se aprimorando, a educação crescendo e a paz reinando... Só falta o progresso avançar! Bjs. Por Rosangela Marques em 21/03/11

BOA NOTÍCIA
A Prefeitura Municipal de Baldim  manda tampar os buracos do inicio da Rua Bonifácio Barbosa, em São Vicente, próximo a Praça Central, que tanto transtorno estava causando, e que foi um caos no Carnaval.

DEBATE DE GENTE GRANDE
   Oi Anônimos, eu não deveria, pela ética, fazer observações sobre os comentários dos leitores, pois o Blog é um espaço livre para todas as opiniões. Mas, acredito que minha observação só vai acrescentar, sem tirar o mérito da facção política de nenhum de vocês. Quando acompanho os comentários criticando a Administração Pública, considero um debate informativo, principalmente quando os debatedores, mesmo anônimos, mantém um nível saudável de conversa de Gente Grande. Como anônimos, então, fica mais fácil dizer e ouvir as verdades que precisam ser ditas e ouvidas. E, quem sai ganhando é o povo, que se informa e tem a oportunidade de formar sua própria opinião sobre a situação e a oposição, sem a influência dos palanques. Infelizmente, o povo não tem acesso a Internet, como deveria ter, mas se pelo menos os comentários chegarem até eles, já teremos dado os primeiros passos. Este é o comentário mais gratificante que já fiz neste Blog. Obrigada pela participação de vocês e sintam-se à vontade pra continuarmos juntos na luta por uma cidade cada vez melhor. Este é o objetivo deste Blog. (Ione)

SUMIDOURO DO RÓTULO - ESTRADAS
 Anônimo gostou da estrada do Sumidouro. Pelo menos a estrada está boa. Como o Anônimo elogia as condições da estrada, talvez seja interessante que ele saiba que esta é a via de acesso à fazenda do Prefeito. Se o Chefe do Executivo não a mantiver em bom estado, passa a ser desleixo em excesso, assim, como ocorreu com o carnaval de Baldim. Aliás, Sumidouro do Rótulo não tem carnaval e bem que a Prefeitura poderia implantar um pouco de folia para aquela comunidade, pois eles merecem um pouco de divertimento. Durante todo o ano, nenhuma festa é promovida pela Prefeitura naquele povoado. É bom saber que o Anônimo adorou Baldim e considera a equipe do atual Prefeito competente. Pena que a avaliação tenha sido feita somente pelas condições de uma estrada de terra. Isso é muito contentamento por pouca coisa. Além da estrada, os habitantes e visitantes do município de Baldim merecem muito mais: saúde, educação, saneamento, segurança, etc, etc, ainda, respeito e, principalmente, consideração! Quarta-feira, 16 Março, 2011(Anônimo)

BALDIM, CIRCUITO DAS GRUTAS
OI...Vamos nos informar melhor!!! Anônimo, essas estradas também levam as grutas ...fazem parte do Circuito das Grutas, da Estrada Real, pelo menos essas tem que estar conservadas, não é mesmo? Venha visitar BALDIM, no seu dia a dia! Veja e dê nova opinião! Quarta-feira, 16 Março, 2011  (Anônimo) 

TURISMO
Pena que nossas grutas estejam sem qualquer infraestrutura para que as pessos possam, pelo menos, conhecê-las. Como não temos um turismo voltado para a exploração das grutas, é evidente que as estradas em ótima conservação não estão assim por causa das atrações espeleológicas. É claro que, graças ao esforço de alguns baldinenses abnegados, aos poucos nossas grutas estão sendo conhecidas, pelo menos em fotos, já que as estradas não permitem uma aproximação maior dos habitantes com essas belezas da natureza. Conheço todo o município e nunca vi uma placa sequer indicando uma de nossas grutas. Bem que a Prefeitura poderia implementar um programa de divulgação das grutas e lapas do território baldinense. Mas, antes, existem várias prioridades que a população não prescinde. O POVO DE BALDIM MERECE MELHOR SORTE!(Anônimo)

FESTA DO DOCE E DO PEÃO 
Estou achando ótimo a discussão sobre festas populares e turistas. Aí, eu me lembro que a cidade já teve duas excelentes festas que traziam milhares de turistas para nossa cidade e com eles dinheiro que era gasto no comércio baldinense. Era a Festa do Doce e a do Peão de Boiadeiro. Eram excelentes projetos, que davam certo e que não podiam virar fumaça, como aconteceu. Eram tradiçoes em nossa região. Se nossas autoridades quiserem, essas duas festas podem ser reativadas e até melhoradas, pois precisamos caminhar pra frente e não regredir. Quinta-feira, 17 Março, 2011 (Anônimo)

                      BRIGA DE CACHORRO GRANDE
Oi Anônimos, a discussão sobre Festas e Turismo está aberta. Precisamos de união para cobrar da Administração Pública a promoção de novas festas e o resgate de outras  festas que deram certo no passado. Vamos acabar com essa "briguinha de comadre" dos políticos, que se dão tão bem nas festinhas íntimas, mas quando pegam na caneta vira "briga de cachorro grande", cortando projetos que estão dando certo pra derrubar a Administração anterior e não apresentando nada de novo... Quando é que vamos crescer e entender que isto não leva a nada. A melhor tática seria a competição saudável.  Qual a Administração que fez a melhor Festa? Mostrar serviço gera  votos e fica quem tiver competência pra continuar. Baldim precisa das Festas pra promover o Turismo, que é nossa tábua de salvação. (Ione)


Foto: Baldim
_____________________________
O POVO QUE SE DANE
Olá, Ione. Voce tem razão quando aponta a briga política com sendo causa que interfere diretamente nas festas populares de Baldim. Quando há troca de comando na Prefeitura, os novos mandatários não querem saber se o que será desfeito é bom ou ruim para a população e, sim, se aquela ação irá ou não enfraquecer os adversários. A população que se dane, pois o interesse existe em defender posições que serão (teoricamente) revertidas em votos no futuro. Em minha modesta opinião, isso se dá pela bipolarização evidenciada nas últimas décadas, em que os mesmos políticos se alternam no poder. Quando um (re)entra na Prefeitura, os ranços políticos existentes no passado se afloram e eles pensam: chegou a hora da revanche. E toma revanchismo daqui, retaliação dali, e quem perde é o povo. Ainda acho que a alternância no poder é necessária, mas se repetida por várias vezes pelas mesmas pessoas (ou partidos), se torna viciada. E, nesses casos, os políticos ganham, mas a população padece. Essa situação pode ser vista claramente no processo quase de estagnação por que passa Baldim. Todos os municípios limítrofes ao nosso estão se desenvolvendo a olhos vistos e nós parecemos estar aguardando que algo milagroso aconteça, vivendo um estado letárgico que dá dó. Ainda, na minha modesta visão, Baldim deveria ser a cidade-polo dessa região, pois acumula posição geográfica estratégica, além de potenciais agropecuário, industrial e turístico superiores aos das demais cidades. Falta boa vontade e o fim das briguinhas causadas por existirem apenas dois lados políticos disputando o poder municipal. Sábado, 19 Março, 2011 (Anônimo)




FALTA IDEOLOGIA POLÍTICA

Concordo com o Anônimo. Baldim não tem partidos, tem dois lados, que se alternam desde a emancipação política da cidade. No início, era UDN (União Democrática Nacional) contra o PSD (Partido Social Democrático). No período da Ditadura Militar era ARENA (União Renovadora Nacional) versus MDB (Movimento Democrático Brasileiro), legendas que, na realidade, representavam os políticos da antiga UDN contra os do antigo PSD, já que só mudavam as siglas. Esta correlação existe nos dias atuais, com personagens da antiga ARENA se degladiando contra os do antigo MDB. Continua só mudando as siglas. Como eu disse, no início, nos 63 anos de Baldim muitos conflitos e embates políticos só aconteceram efetivamente entre os dois lados citados, o que fomenta mágoas passadas e o revanchismo se torna o principal foco destes dois lados. Ideologia política é rara nos partidos baldinenses. Podem perguntar aos nossos políticos quais são as ideologias políticas de seus partidos. Podem ser contados nos dedos aqueles que souberem de que se trata o assunto. A situação precisa mudar no nosso Município, pois falta de politização das pessoas leva a essas brigas pessoais, que estão sufocando o crescimento de Baldim! Sábado, 19 Março, 2011 (Anônimo)

POLITIZADOS OU POLITIQUEIROS?
Pelo que Anônimo falou, Baldim não tem pessoas poltiizadas e sim politiqueiras, além de serem sempre os mesmos a tirar vantagens do poder público. Foi assim que entendi. Será que é isso mesmo que ele quis dizer? (Anônimo) 





Um distinto Anônimo mencionou o fato de que a prefeitura deveria implantar placas indicando as grutas de Baldim. Vale informar que para realizar visitas em grutas tem que haver, primeiro uma autorização do proprietário do terreno em que se encontra a gruta e após isto um estudo de manejo e utilização do local dentro das normas ditadas pelos órgãos competente da União e como somente em 2009 é que se iniciou o processo da possibilidade de divulgação e depois, somente depois de toda uma burocracia chata, mas necessária para se proteger o patrimônio natural é que aí sim irá colocar placas, elaborar expedições para visitas e tudo mais. Então se até hoje não se tem placas visitas é que legalmente não se pode promover tais eventos. Sábado, 19 de Março, 2011 (Prof. Marcio Reis)


SOLUÇÕES PRA BALDIM SAIR DESSE MARASMO
Agora é a vez! ENTERRAR os dois partidos centenários, para ter certeza de que gente nova com pensamentos POLITIZADOS e vontade política , faça crescer o nosso MUNICÍPIO de Baldim, em SAÚDE...EDUCAÇÃO...SEGURANÇA, com carros adequados , para que os policiais possam agir nas diligências, com segurança e dando segurança, LAZER..o que de lazer temos, oferecido pelo PODER PÚBLICO? É a vez dos novos políticos lutarem e fazerem crescer O MUNICÍPIO, e não somente os POLÍTICOS!!!O POVO MERECE e quer um NOVO PODER!
Por Anônimo em CARNAVAL EM BALDIM às 19:02

O PREFEITO SUMIU
Anônimo disse... Tirando o Professor Márcio Antônio Reis, a quem rendo minhas homenagens pela atuação administrativa, cadê as vozes de nossos políticos. Marcinho do Zé Antonino está sempre presente na comunidade, seja na busca por soluções nas escolas municipais ou em projetos culturais, sociais e comunitários. Já li diversos de seus comentários aqui neste Blog. E os outros? Eu acho que eles são cegos, surdos e mudos, principalmente, quando têm que dar satisfações e explicações para nossa população. Se a maioria do povo os elegeu é porque confiavam nessas pessoas e elas não podem ser omissas quanto às aspirações coletivas. O prefeito deve ser o comandante do barco chamado Baldim e ele nem aparece nos eventos em que os comandados querem ver de perto seu maior representante. Dá vontade de sair pelas ruas da cidade a gritar: "Prefeito, nós precisamos de você!!! Não nos deixe à deriva!!! Por que você não nos responde? O que fizemos para que nosso Chefe nos despreze dessa forma? Diga onde erramos para que possamos corrigir nossas falhas e sermos merecedores de sua atenção!!!Precisamos de amparo e você foi o escolhido por nós para nos dar guarida!!! Queremos ouvir sua voz... (Morador Abandonado) Quarta-feira, 30 Março, 2011

7 comentários:

  1. Um distinto anônimo mencionou o fato de que a prefeitura deveria implantar placas indicando as grutas de Baldim. Vale informar que para realizar visitas em grutas tem que haver, primeiro uma autorização do proprietário do terreno em que se encontra a grutas e após isto um estudo de manejo e utilização do local dentro das normas ditadas pelos órgãos competente da União e como somente em 2009 é que se iniciou o processo da possibilidade de divulgação e depois, somente depois de toda uma burocracia chata, mas necessária para se proteger o patrimônio natural é que aí sim irá colocar placas, elaborar expedições para visitas e tudo mais. Então se até hoje não se tem placas, visitas é que legalmente não se pode promover tais eventos.

    ResponderExcluir
  2. Ione, atualizando nossa Política Social...
    Não existe mais, atualmente, uma rivalidade entre São Vicente X Baldim. As gerações mais novas, e mesmo as mais antigas, já superaram as rivalidades do tempo da Cia Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira. Hoje, as moças de São Vicente, namoram e muitas ja se casaram e casam com jovens de Baldim e vice versa. Muitos habitantes de São Vicente, fazem suas compras em Supermercados, padarias, açougues de Baldim e vice versa.Outros utilizam os serviços da rede bancária de Baldim, como os de Baldim, utilizam as nossas Agências. Na Metalúrgica de Baldim, existem vários funcionários de São Vicente.Existe aqui em São Vicente, a Fármácia de Kênia, que é filha de Baldim, e dá emprego , tantoi para filho de São Vicente, quanto de Baldim.Existe em Baldim, também o Comércio de Virgínio Diniz, que é filho de São Vicente. Nos Eventos Sociais, unem se tanto Baldinense, com São Vicentinos, com pessoas de Vargem Grande, Mucambo, Amanda, Sumidouro. Está havendo uma ligação muito boa , entre os habitantes do Município, e, principalmente São Vicente XBaldim. Falando mais...existem jovens estudantes de São Vicente em Baldim e de Baldim, em São Vicente.A civilização está se aprimorando, a educação crescendo , a paz reinando... Só falta o progresso avançar! Bjs(Rosangela Marques)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a esse anônimo.Está na hora do povo acordar e fazer a mudança nesse política de Baldim.Esses prefeitos que se enriqueceram ás custas do povo e também aos seus comparsas,que assumem cargos sempre em troca de benefícios próprios.Chega disso,vamos mudar de administrador!Vejam o smunicipios vizinhos!Quanta diferença!E Baldim continua a mesma coisa.Basta!Queremos gente nova!Vamos mudar!

    ResponderExcluir
  4. Não há dúvidas que o CRAS mudou a cara, agora sabemos que ele existe. Obrigadoo.Porem Sonia e Nislene precisam ter postura,acho que deu p endender né? Sonia disgruda do computador, faz alguma coisa......

    ResponderExcluir
  5. o prefeito é uma pessoa boa, humana, as vezes ele nem sabe o que acontece, dentro da prefeitura.Prefeito fica mais atento e cuidado com seus assesores. Vc vai perder muitos votos por isso.Procure mais olhar o que seus assesores estão fazendo, porque vc fala que é administração para todos, so que quando chegamos na prefeitura, muita vezes , samos recebidos com muita falta de educação.Procure olhar para o povo com carinho.

    ResponderExcluir
  6. ATENTOS...todos os veículos da Prefeitura Municipal de Baldim em Outubro de 2012, estã em perfeito estado de conservação! TODOS ESTÃO RODANDO!! Fiquem de olho vivo!

    ResponderExcluir
  7. Tem uma letra que diz: "A nossa indignação é uma mosca sem asas, Não ultrapassa as janelas de nossas casas...".
    Pelo jeito, pelo menos dessa vez, ultrapassou. Zito, parabéns pela vitória, e também, parabéns aos baldinenses pela escolha. Agora a coisa deslancha!

    ResponderExcluir