BALDIM.

BALDIM.

sábado, 8 de janeiro de 2011

CONHEÇA MUCAMBO



 Festa de Santos Reis no Mucambo
Foto by Ione
_____________________________________
FESTA  DE SANTOS REIS 
Mucambo é um dos povoados do município de Baldim e é conhecido por manter as tradições nas festas religiosas. Sua tradicional festa do Padroeiro, Santos Reis. aconteceu no dia 06 de janeiro,  com missa ás 10:00h , celebrada pelo Padre Gislei. A Igreja do Mucambo recebeu o Cortejo da família do festeiro, Sr. Jair, a Folia de Reis de Baldim e do Mucambo e as Pastorinhas. A Banda Musical Santa Cecília, de Baldim, deu o toque festivo. São poucas as localidades que mantém a tradição das Pastorinhas e Mucambo é uma delas. As Folias e as Pastorinhas visitaram o Presépio e apresentaram suas orações ao Menino Jesus. Após a Missa os festeiros ofereceram um almoço na Escola Municipal. 




Video: Festa do Mucambo
________________________________________

MUCAMBO, MANTENDO A TRADIÇÃO
Aconteceu nos dias 15,16 e 17 mais uma grande festa tradicional na "METROPOLE BALDINENSE". MUCAMBO mais uma vez deu mostras da sua capacidade de acolher a todos com amor, carinho e muita fartura, que comida deliciosa!...doces caseiros maravilhosos e tudo à vontade e de graça, temos que nos unir no intuito de manter estas tradições, trabalhar em prol do folclore tão vivo na cultura de nossos MUCAMBENSES e resgatar o que perdemos por falta de apoio, foi maravilhoso, neste sabado e domingo, ver todos se divertindo em paz, sem brigas. e olha gente,  A NOSSA METRÓPOLE BALDINENSE ESTÁ LIIIIIIINNNNDA. "VEM AI MAIS UM GRANDE EVENTO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE MUCAMBO, A 3ªCAVALGADA DA FAZENDA TABUA.Espero todos vocês lá. JOSE LUIZ TORRES, PRESIDENTE DA ADECOM (ASSOCIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE MUCAMBO) (31) 9959-6100 





 Jocafe, Angela e João Afonso
Foto by Jocafe
_______________________________________________
MUCAMBO, MEU PAI, PÁSSAROS...
Passagem de ano estava em Baldim, há uns dois anos atrás, então fomos eu, meu Pai e minha família à Mucambo, vila simples e centenária onde a paz passa como este vento de janeiro. A capelinha, bem arejada lá estava. Entramos, oramos e ficamos encantados com a singeleza de tudo, nesta pequena casa de Deus. Meu pai lembrava então das boas festas que aqui tocou com sua banda e foram muitas lembranças boas. Depois fizemos uma visita ao seu velho amigo “Batuta”, figura lendária e respeitada daquele lugar. Fomos bem recebidos, meu pai e o Sr. Batuta ouviram músicas e reviveram passagens de festas e farras. Como em toda boa casa mineira, serviram o tradicional café com bolo e biscoitos...e a prosa rolou por um longo tempo.Agora revejo fotos e as lembranças me vêem vivas na memória como um bando de pássaros que se agitam e lançam vôo para o céu. Mucambo continua lá, tão aprazível, a capela também conserva sua singeleza, o Sr. Batuta “ficou encantado”, é assim que Manuel Bandeira define a passagem, e, como os pássaros, voou para o céu. O meu pai aos 90 anos é a memória viva de todos os fatos, é a certeza de que a vida prescinde de nossos antepassados, onde cada ser é a extensão de cada um de nós. Estamos completos naqueles de quem guardamos no coração. A memória dos fatos, a memória de tudo é que dá sentido... um povo sem memória está fadado a ser esquecido.
Deixemos os pássaros alçar vôos plenos e livres, enquanto nossos corações batem de saudade. JOCAFE/janeiro de 2011. 
  
JOCAFE
Êta cabra bão este"JOCAFE"(João Carlos Ferreira), cabeça altamente penssante. Quando voçe e outros como Silvio Ferreira Aguiar,José Antônios Campelo,Gilca Silva etc e tal se foram de Baldim,um vazio se formou entre Baldim e o futuro de então. Voçes fizeram e ainda fazem muíssima falta neste grotão. Mas fiquei muito feliz de ler esta crônica sobre sua passagem com seu querido Pai por estas bandas. Saudades demais de voçe meu querido Amigo!NIFEAG. Milhões de Abraços!!
Por Anônimo em FESTA NO MUCAMBO às 15:36


CONHEÇA MUCAMBO
Olá! Buscando informações sobre Baldim cheguei até aqui e gostei do que vi. É um blog muito interessante. Fiquei com vontade de conhecer o Mucambo. Parece um lugarejo histórico, é isso mesmo? http://anabelajardim.blogspot.com/
Por Anônimo em RALLY DA MITSUBISHI em 04/08/11



Ione Alvares Abreu disse...

Baldim e São Vicente que se cuidem, Mucambo está vindo aí com tudo...os mucambenses estão dando um bom exemplo, unidos, estão conseguindo reformas, melhorias e novas construções, por conta própria: um bom Estádio, um Cemitério ampliado e bem cuidado, uma Capela Velório... e vem mais por aí.E ainda conservam suas tradições de Cultura Popular nas festas religiosas. Parabéns, Mucambo.

são vicente em FOCO disse...



23/07/2011 12:58:00 
Torcemos por Mucambo
MAS SÂO VICENTE NÃO VAI FICAR A DEVER, NEM A BALDIM E NEM A MUCAMBO.TEMOS A CAPELA VELÓRIO, UM ESTADIO, QUE TEM O SECRETÁRIO DE OBRAS COMO PRESIDENTE, E O SECRETARIO DE ESPORTES VÃO MELHORA-LO COM CERTEZA. E O PREFEITO IVAN DINIZ QUE VAI OLHAR POR TODA REGIÃO , NÃO É ?QUANTO AO CEMITÉRIO, JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO, PRA QUE MAIOR, NINGUÉM QUER IR PRA LÁ. D. IONE,  QUEM PRECISAR VAI PRO DE MUCAMBO QUE FOI AMPLIADO E DEVE TER UMA VAGUINHA. QUEM SE HABILITA, EU NÃO QUERO, KKKKKKK,Geraldo Mariano

5 comentários:

  1. Sou fã incondicional de manifestações culturais como a Folia de Reis (e não apenas porque nasci no dia dos Santos Reis). Todos os anos, recebo uma Folia de Reis em um almoço que ofereço em minha residência. Acompanho também as apresentações das diversas folias da cidade por onde passam. Em Caetanópolis, onde moro, existe um incentivo muito grande para as Folias de Reis e Pastorinhas, entre outras manifestações culturais, capitaneada por pessoas de bem como o Sr. Osmar "Marimbondo" (apelido que recebeu devido a um jeito típico de dançar nas apresentações de folia). Todos os anos (já vamos para o XVII evento) é realizado um grande encontro de Folias de Reis e Pastorinhas em Caetanópolis, com apresentação média de mais de 30 grupos, durante 3 dias (sexta, sábado e domingo, quando normalmente vêm os grupos de fora). E não é necessário convite para participar. Basta agendar a vinda, para organizar a sequência das apresentações e pronto. Em 2012, o evento deve ocorrer, como de praxe, sempre no final de semana imediatamente anterior ao dia de São Sebastião, portanto, nos dias 13, 14 e 15/01/2012. Se as Folias de Reis e Pastorinhas de Baldim, São Vicente e região quiserem participar, é só entrar em contato nas proximidades do evento, ligando para a Prefeitura Municipal de Caetanópolis. Gostaria muitíssimo de ver os grupos da minha terra aqui em Caetanópolis. É uma troca cultural riquíssima!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ernane, muito interessante este Encontro de Folias de Reis e Pastorinhas de Caetanópolis. Vamos entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Baldim para agendar a nossa participação neste evento ou quem sabe faríamos também um Encontro aqui com a participação de Caetanópolis. Estes eventos incentivam as participações da população e mantém a tradição da Cultura Popular. Jequitibá é conhecida hoje como a Capital do Folclore da região, pelo seu famoso Festival. À propósito, você deve ter visto no Blog sobre o nosso Projeto Arte na Praça. Temos agendado para este ano um pretencioso Festival de Cultura Popular, com a ajuda da Monica Pinheiro. Em Março, faremos uma apresentação dos Talentos da Terra, de cantores, instrumentistas, dançarinos, etc. Sinta-se já convidado para nossos pequenos eventos, será um prazer vê-lo aqui na sua terra. Obrigada por continuar prestigiando nosso Blog com seus ricos comentários.Ione.

    ResponderExcluir
  3. Convite a Todos.

    Venho convidar a todos os Baldinenses e leitores, para a Linda Festa Religiosa de Gameleira da Palma - Baldim, nos dias 02 e 03 de JULHO. Essa Festa é linda, Festa de Sant'Ana (Padroeira), Nossa Senhora do Rosário e Do Divino, com Levantamento de Bandeiras no Sábado,Missa , Procisão e almoço no Domingo. No Sábado tem Forró a noite toda, Barraquinhas e muita diversão.
    Então, esperamos todos vocês a essa Abençoada, e Feliz Festa a todos.
    Pretinho.

    ResponderExcluir
  4. Êta cabra bão este"JOCAFE"(João Carlos Ferreira), cabeça altamente penssante.
    Quando voçe e outros como Silvio Ferreira Aguiar,José Antônios Campelo,Gilca Silva etc e tal se foram de Baldim,um vazio se formou entre Baldim e o futuro de então.
    Voçes fizeram e ainda fazem muíssima falta neste grotão.
    Mas fiquei muito feliz de ler esta crônica sobre sua passagem com seu querido Pai por estas bandas.
    Saudades demais de voçe meu querido Amigo!NIFEAG.




    Milhões de Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Aconteu nos dias 15,16 e 17 mais uma grande festa tradicional na "METROPOLE BALDINENSE". MUCAMBO mais uma vez deu mostras da sua capacidade de acolher a todos com amor,carinho e muita fartura, que comida deliciosa!...doces caseiros maravilhosos e tudo a vontade e de graça,temos que nos unir no intuito de manter estas tradições,trabalhar em prol do folclore tão vivo na cultura de nossos MUCAMBENSES e resgatar o que perdemos por falta de apoio,foi maravilhoso neste sabado e domingo ver todos se divertindo em paz,sem brigas. e olha gente A NOSSA METRÓPOLE BALDINENSE ESTÁ LIIIIIIINNNNDA. "VEM AI MAIS UM GRANDE EVENTO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE MUCAMBO A 3ªCAVALGADA DA FAZENDA TABUA.Espero todos vocês lá. JOSE LUIZ TORRES PRESIDENTE DA ADECOM(ASSOCIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DE MUCAMBO)31-9959-6100

    ResponderExcluir