BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

QUEM É MONICA PINHEIRO


Video: Show da Monica Pinheiro em Jequitibá
________________________________________
QUEM É MONICA PINHEIRO
Monica Pinheiro de Souza Melim é Coordenadora Técnica do Programa Fundo do Milênio Para Primeira Infância (UNESCO), em São Caetano do Sul- SP. Ela esteve em Baldim e participou dos festejos do Asilo São Vicente de Paulo. Seu trabalho é voltado para a Educação e Cultura e ficou maravilhada com a apresentação do Boi da Manta. Ela gostaria de saber mais desta manifestação cultural, para socializar com as educadoras que participam do programa que ela coordena. Monica é pesquisadora da Cultura Popular Brasileira, realiza junto às crianças um resgate da mesma, pelo motivo de não vivenciarem estes saberes culturais, que acredita façam parte da formação pessoal e intelectual do indivíduo. As pessoas que vivem nas grandes metrópoles são pobres de cultura popular brasileira, e não podem deixá-la esquecida. Ela dá parabéns aos cidadãos de Baldim por manterem viva as manifestações populares. Monica é irmã do nosso estimado Seu Pinheiro, ex-policial aposentado e participante das atividades comunitárias da cidade, e tia das queridas professoras Rogeria e Raquel Rocha. Monica nasceu em Curvelo, é a décima terceira filha, sua mãe faleceu aos 86 anos e seu último pedido foi que a Monica gravasse o CD do seu projeto e, para isso lhe deixou o dinheiro


 Raquel e sua Tia Monica na Formatura
Foto by Raquel Rocha
__________________________________________________
MONICA PINHEIRO EM BALDIM
A Formatura da Educação Infantil da E.M. São Bernardo, dos alunos do 2º período das Professoras Raquel e Rogéria,  foi realizada no dia 04 de dezembro de 2010, no Ginásio Poliesportivo de Baldim, com o show “Brinquedo Cantado”, de Mônica Pinheiro e Gesiel de Oliveira. No final da apresentação as crianças receberam de presente o CD do “Brinquedo Cantado”. O mesmo show foi apresentado em Jequitibá, em 2010,  por ocasião da Festa do Folclore e está sendo divulgado no You Tube. Para acessá-lo basta digitar “Monica Pinheiro Brinquedo Cantado”. O Projeto Brinquedo Cantado da Monica está bombando entre os educadores por se tratar de um resgate cultural regional , onde ela apresenta vários brinquedos cantados, principalmente de Minas Gerais. Monica já está convidada para apresentar seu "Brinquedo Cantado" no evento do Dia das Crianças, no Projeto Arte na Praça, de Baldim.(Ione, editora do Blog)


COMENTÁRIO:
Espetacular projeto voltado para as crianças! Fico orgulhoso, como educador, ao ver colegas que desenvolvem trabalhos tão significantes. Parabéns! ( Professor Ernane Nunes )

3 comentários:

  1. Espetacular projeto voltado para as crianças! Fico orgulhoso, como educador, ao ver colegas que desenvolvem trabalhos tão significantes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ernane, realmente a Mônica e seu "Projeto Brinquedo Cantado" é uma encantadora de crianças. Apaixonada pela Cultura Popular Brasileira ela está presente em todos os eventos da região. Apesar da Agenda cheia de compromissos ela se dispôs a participar do nosso "Projeto Arte na Praça" e do nosso Blog.Mônica é realmente uma Educadora talentosa. Ione.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Ernane e Ione!

    Acredito que se tivermos um "olhar" mais atencioso para nossas crianças, as mesmas serão cidadãos mais críticos, inovadores, questionadores e brasileiros felizes! Nós educadores temos que mudar este desenho educativo, nossso país é rico de cultura e com tantas crianças pobres e necessitadas. TODA CRIANÇA TEM DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE! Vamos investir na nossa culura. Viva Minas Gerais, "Os mineiros fazem a diferença na cultura brasileira! Mônica

    ResponderExcluir