BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

MULHERES NOTÁVEIS




Crianças da Pastoral
__________________________________________________

PARTEIRA ALAÍDE
Estamos falando da nossa parteira, D. Alaíde Batista Alves, 82 anos, nascida em Jaboticatubas, mas morando há tantos anos em Baldim que, sabe-se que ela já fez aqui partos de 3 gerações, um número incontável de partos, já que, aos 9 anos de idade, ela já ajudava sua mãe, D. Jovelina Alves, também parteira. Aos 15 anos, ela já fazia os partos sozinha. 

DINDINHA ALAÍDE



Apesar da idade avançada, D. Alaíde ainda é procurada pelas mães da região, para dar uma "olhadinha" e ver se tá tudo bem. Ela ainda mantém em sua casa, o espaço equipado para receber as mães que vem de fora da cidade. D. Alaíde, com toda humildade, diz que nunca perdeu um bebê que nasceu pelas suas mãos abençoadas. Nossa, que bacana a homenagem linda feita a dindinha Alaíde. É assim, que todos na minha casa  chamam a D.Alaíde. Na minha casa todos nasceram pela sua mão abençoada dela. Acho muito legal, quando alguém me pergunta em qual hospital eu nasci...ai, eu falo: - nasci na casa da dindinha Alaíde...rsrs. Tem gente que acho meio estranho, mas para nós ela será uma pessoa jamais esquecida. Paula

MAIS PARTEIRAS
Por falar em parteiras, não podemos deixar de citar Dona Zezé, esposa do Sr. Geraldo Barbosa, pais de Domingos, João Bodocão, Joaquim e Maria Eustáquia. Pelas mãos dela chegou ao mundo meu irmão Humberto Soares. (Luizinho Soares)



 Enfermeira Marivone na Pastoral da Criança - Baldim
___________________________________________________
AS PARTEIRAS - SÃO VICENTE
A parteira campeã em São Vicente foi a Doninha, mãe da Cleci, conhecida enfermeira que trabalhou no antigo Hospital de Baldim. Ela fez todos os 10 partos da minha mãe, Helena Abreu, e eu, sendo a segunda filha, acompanhava assustada, os partos dos meus irmãos menores. Se acontecia durante a noite, era mágico, a gente acordava de manhã e lá estava mais um irmãozinho no colo da mamãe. Tudo acontecia tão discretamente que não se ouvia nada. Ninguém se atrevia a fazer perguntas sobre aquela magia. Se acontecia durante o dia... aí era um "Deus nos acuda"e quebrada a rotina com um passeio com as crianças que só voltavam depois da chegada do nenem.
 A parteira Doninha voltava em casa todos os dias, durante 7 dias ou até que caísse o umbigo, pra dar banho no nenen, um ritual que todos os irmãos acompanhavam de perto. A mamãe ficava de "resguardo" durante 40 dias, tomando "Sopa de galinha com pirão de farinha", cerveja preta e canjica pra dar bastante leite pro nenen. Coisas de antigamente...








 Mulheres cortando capim
_________________________________________________
AS MENINAS DO BOTAFOGO
Na foto acima as Mulheres de Botafogo carregam o caminhão de capim que elas mesmas cortaram, numa manhã de sábado, do dia 31/01/2010, no Sítio de João Torres, em Baldim. Nunca falta serviço para as meninas do povoado de Botafogo. Elas tem preferência sobre os homens nos contratos de serviço. Por que? Porque elas produzem mais do que os homens.


 Ana Amélia, Dora, Wanderleide e Nélia 
________________________________________________
MULHERES DA PESADA
As trabalhadoras rurais, Ana Amélia, Dora, Wanderleide e Nélia cortam capim e carregam o caminhão, batem pasto, fazem todo tipo de trabalho agrícola. Elas são filhas de João Gonçalves, moram no Povoado de Botafogo e trabalham como diaristas, a 25 reais por dia. Elas frequentaram a Escola, são mulheres respeitadas e ativas no Povoado e procuradas para resolver problemas da comunidade. Em rápida conversa no local de trabalho (para não atrazar o serviço) soube que uma delas sustenta dois filhos, três delas são irmãs e trabalham desde jovens. Perguntei se elas se interessam por política, que poderiam se candidatar a vereadora... para ajudar mais a comunidade... elas se olharam, sorriram mas não responderam. Achei que a hora e o lugar não eram oportunos para conhecê-las melhor. Voltaremos a falar delas aqui. Mulheres notáveis! (Ione, editora do Blog)

AS MULHERES NOTÁVEIS DE BALDIM


- Ana Amélia, de Botafogo, trabalhadora rural, diarista, mãe de 2 filhos,
- Wanderleide, de Botafogo, trabalhadora rural, diarista,
- Dora, de Botafogo, trabalhadora rural, diarista,
- Nélia, de Botafogo, trabalhadora rural, diarista,
- Sá Mestra, de Vila amanda, primeira professora de Vila Amanda, dava aulas em sua própria casa e recebia comida, como pagamento das aulas, um frango, um pacote de feijão, qualquer coisa disponível em casa.
- D. Alaíde, de Baldim, parteira, aos 80 anos, ainda é consultada, fez partos de 3 gerações, começou com 15 anos, ajudando sua mãe, também parteira.
- Vanilde - fundadora do Clube dos Diabéticos e militante incansável na área da Saúde.
- Edna Reis - voluntária para todos os Eventos na comuidade.

19 comentários:

  1. Infelizmente, nascida e criada em São Vicente, percebo que a história que aprendemos na escola e com os antigos moradores não condiz com esta publicada neste post. Gostaria de solicitar pesquisa documental, se é o intuito fazer um registro histórico. Poliana Perazzoli

    ResponderExcluir
  2. Oi Poliana,
    Aprecio muito este tipo de comentário feito por você, porque temos um compromisso com a verdade e qualquer correção será feita dando mais credibilidade ao nosso trabalho. Apesar da pretensão de tornar este Blog interativo com a comunidade e minha fonte de informação ser a voz do povo, não deveria estar misturando as coisas, tipo, um fato histórico que se tornou popular e que vem sendo contado e modificado por tantas gerações.
    Eu tenho mais é que lhe agradecer por ter me alertado sobre isso, e já que você faz parte da comunidade gostaria muito que participasse do nosso Blog com depoimentos sobre São Vicente. Na verdade, a única matéria documentada que está publicada no Blog é a história do “Padre Tatu”, (post 8, “A Fábrica de São Vicente”) que me foi cedida pela Neide Reis, retirada do Livro Tombo da Matriz de São Bernardo, de Baldim.
    A minha idéia inicial era fazer um Blog interativo, descontraído e divertido, sem preconceitos de raça, religião ou política, falando da gente simples e interessante do interior. A história da cidade e o modo de vida de seus moradores estaria sendo contada por eles mesmos, do jeito deles. Acredito agora que isso seja possível, desde que eu fique atenta para não modificar o Fato Histórico, e para isso conto com sua ajuda. Muitíssimo obrigada. Bj. Ione.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ione!Meu nome é Luciana Nascimento e gosto muito de saber sobre oa história de nosso município!Qual a descendencia do senhor João Martins de Abreu?Obrigada!Abraços!Lucian

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana,
    Eu também fiquei curiosa pra saber pois minha mãe é Abreu, vou fazer uma pesquisa e assim que souber alguma coisa passo pra vc. Por acaso vc também é da família? A história do município que eu conto no Blog não tem nenhuma fonte documentada, quando tem eu cito.Se vc souber de algum fato histórico pode mandar pra nós. Bj. Ione.

    ResponderExcluir
  5. OI IONE!MUITO OBRIGADA POR ME RESPONDER!É A LUCIANA NASCIMENTO!OLHA MINHA AVÓ PATERNA SE CHAMAVA MANSUETA MARTINS DE ABREU,MAS QUANDO SE CASOU PASSOU A SE CHAMAR MANSUETA MARTINS HERÉDIA.EU TINHA UM TIO QUE ERA IRMÃO DELA QUE CONTAVA QUE SOMOS DESCENDENTES DE PORTUGUESES.MEU BISAVÔ SE CHAMAVA DOMINGOS MARTINS DE ABREU,SE EU SOUBER DE MAIS ALGUMA COISA TE ENVIO.MINHA FONTE DE INFORMAÇOES MORREU ANO PASSADO NO DIA 26 DE SETEMBRO,MEU TIO NELSON MARTINS DE ABREU,IRMÃO DE MINHA AVÓ PATERNA.ACHO QUE PODEMOS TER ALGUM PARENTESCO SIM,POIS ASSIM COMO VC,EU E ESTE MEU TIO QUE MORREU TEMOS O MESMO INTERESSE:DESCOBRIR NOSSAS HISTÓRIAS E RAÍZES!AH!TENHO AINDA UM IRMÃO DE MINHA AVÓ QUE ESTÁ VIVO,ELE SE CHAMA GERALDO MARTINS DE ABREU,MAS É MUITO RESERVADO QUANTO A ISSO,MAS TENTO DESCOBRIR ALGUMA COISA!FIQUE C DEUS!LUCIANA

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, adoro o blog. O município estava carente da era digital. Quando postei meu comentário, é simplesmente por ser filha de professora primária que sempre defendeu e incentivou o conhecimento histórico de nossa cidade. Ah! Vou tentar recuperar a história de SV que aprendi, com depoimentos de antigos moradores. Infelizmente, tenho percebido que as crianças e jovens pouco sabem do assunto, acreditam que o passado não importa... uma pena!!! E os professores de história poderiam fazer um resgate, exaltando isto nos alunos, seria interessante. Mas fico feliz quando percebo que existem pessoas interessadas em suas origens, como a Lu (prima).

    ResponderExcluir
  7. Oi Poliana, adorei ver seu comentário novamente por ser participativo e interessante. E você é prima da Luciana... (ela é um amor, super ligada mesmo)se não me engano ela é neta da Zuta, que cantava no Coro da Igreja, com Tabuleta. Legal... vamos acabar descobrindo que nós somos parentes mesmo. Aliás, estou devendo pra ela uma pesquisa sobre João Martins de Abreu, citado na fundação de São Vicente.O Google é uma loucura, comecei pesquisando Abreu e fui parar lá na Joaquina do Pompéu, que é Alvares e Abreu também. Estou fazendo a Árvore Genealógica da nossa família, que tá meio parada, por causa do Blog, mas assim que der um tempo vamos compartilhar nossas pesquisas.Vamos juntas pesquisar os fatos e contar a verdadeira história. Quem já foi professora que nem nós, está sempre querendo aprender e ensinar, bom, né? Continue ligada. Bjs. Ione.

    ResponderExcluir
  8. Ola Ione
    Que maravilha ver de tao longe as coisas de Baldim, parabens, esta otimo
    Hilma España

    ResponderExcluir
  9. É Ione, eu e a Luciana somos primas de 3º mas no interior não tem peso... a família pode ir até a 10º grau... rsss Lendo seu perfil, vi que vc estudou em Conselheiro Mata, assimi como minha mãe, aliás vc deve saber quem é... para te localizar, sou filha de Maria Egídia Perazoli (com mto orgulho!) rss Vou comentar da nossa "amizade" VIRTUAL. Abraço

    ResponderExcluir
  10. Hola Poliana,tu es parente do Faustino Perazzzoli?
    Penso que sim,claro,tem o mesmo nome.
    Sou Hilma [Yuma] de Baldim
    Estou em España, mas sempre gosto mt de saber das coisas dai...
    E tbm muito das coisas de S. Vicente
    Grandes bejinhos...
    Hilma Bastos --España

    ResponderExcluir
  11. Oi Hilma,
    encaminhei sua mensagem para a Poliana,
    aguarde que ela fará contato com você.
    Estou abrindo um novo Post "PROCURA-SE",
    para facilitar este tipo de contato,
    mas só divulgo o email quando a pessoa autoriza, ok?
    Continue ligada. Bjs. Ione

    ResponderExcluir
  12. Ola Ione
    Muito obrigada pela atençao.
    Estou gostando muito de todas as publicaçoes,e `por fajar nisso,gostaria mt de que voce fizesse uma pesquisa sobre uma pessoa mt querida da minha familia,que es,Zila Guimaranhes,que era escritora de varios livros e falava mt de gente de Baldim e toda regiao,era prima de meu pai,e mt amada por todos nos.Desde ja agradeço
    Sera um presente mt grande ver algo sobre ela
    Um grande abraço
    Hilma Bastos

    ResponderExcluir
  13. Olá Yuma, adorei a idéia da pesquisa sobre a escritora Zila Guimarães. Os talentosos são tão bem vindos no perfil do Blog quanto as pessoas simples também. Gostaria que você me desse uma dica por onde começar, tipo, um contato aqui em Baldim, que me desse algumas informações sobre a Zila. Você tabém é um bom assunto para o Blog, conte sua história pra nós.Temos alguns contatos fora do país que adoram notícias da sua terra. Costumo até fazer algumas maldades, publicando fotos de pé de jabuticaba...Mantenha contato. Bjs. Ione

    ResponderExcluir
  14. Ei Ione, "voltei pra você, vivendo...." quando vi o nome da Zila no blog, endoidei novamente. Num vo mais ficar calado. vô falar... Quanta saudade sinto dela, é um aperto no peito repetir o nome dela e saber que ela não mais se encontra entre nós. Tudo bem, vamo levando, né! Zila Guimarães Lanza, oguimarães é da parte da família dela ligada ao grande escritor Guimarães Rosa e o Lanza é do marido. Ela é natural de Jequitibá, mas amou muito a nossa Baldim, teve livros lançados, como por exemplo "Prosa na Varanda", onde ela conta a história da sua família; "Mulheres de Jequitibá e de Jequitibá" onde ela conta uma pequena biografia de cem mulheres notáveis da cidade de Jequitibá e como ela diz no livro que são madeira de Lei como o jequitibá. Eu tive a honra de conviver com ela, aliás o presente de casamento que ela me deu a mim e a minha esposa foram duas poesias que guardamos e recitamos com o maior carinho.. O versinho da foto de lembrança de 1 aninho de nossos tr~es filhos, é de autoria de Zila. Era imposssóvel conhecer Zila sem se apaixonar por ela, pela vida, pela poesia por tudo, depois falo mais sobre ela, que agora a emoção falou mais alto...
    Ton

    ResponderExcluir
  15. Oi Ton, "o bom filho à casa torna", não adianta sumir que eu acho você, trem! Este Blog não funciona sem você, com suas histórias carregadas de emoção. Já me apaixonei pela Zila só de ouvi-lo falar dela... Imagine a Hilma Bastos, lá na Espanha, (quem é ela?)quando ler o que você escreveu...vai se emocionar também.Eu sei que a poesia que ela dedicou a vocês é pessoal, mas poderia publicá-la ou vc tem outras poesias dela. A Hilma pediu pra fazer um perfil dela , mas eu nem sabia por onde começar...e vc estava aí, ligado como sempre.Obrigada, Ione.

    ResponderExcluir
  16. Ola Ione
    Ainda ñ vi a poesia q falas na mesg.mas com certeza es linda como tudo q a Zila fazia....
    Desculpe-me por ñ ter ti respondido por onde começar a saber da nossa escritora.Mas realmente o Ton sabe mt.E tmb a tia Luiza Campelo,a Neide Reis, os Guimaraes e Campelos que vivem em Jequitiba. E uma pessoa mt especial!! minha querida mae...
    Bem,ja tem algumas fontes segura,e confiaveis. Um gd abraço e obrigada Hilma Bastos

    ResponderExcluir
  17. Ola Ton
    Tudo bem? vejo que de verdade conheceu bem nossa querida Zila.
    Tem toda razao, era impossivel ter conhecida ela sem ter se apaixonado por ela,ñ e verdade?
    Tbm escreveu um livro sobre minha familia,Bastos Martins e que es nosso terouro.Quantas saudades deixou, ñ e mesmo? abraços Hilma Bastos

    ResponderExcluir
  18. Oi Hilma, agora sim, já sei por onde começar. O Ton e a Neide vão nos dar informações sobre a Zila, mas não dispensamos depoimentos de todos que a conheceram.Fique ligada para acompanhar e completar o perfil da Zila com fotos, capa de seus livros, qualquer coisa para ilustrar o texto. Estamos curiosos sobre você também, conte alguma coisa pra fazermos seu perfil também, aqui no nosso Blog todos se tornam "celebridade". Quanto à poesia mencionada, foi um presente pessoal da Zila para o Ton e a Cassia, mas vamos conseguir publicar algum trabalho dela. Obrigada por manter contato, Bjs. Ione

    ResponderExcluir
  19. Oi Poliana, relendo alguns comentários encontrei um que não me lembro de ter respondido. O nome da sua mãe não me é estranho, mas o sobrenome deve ser de casada.A minha turma se formou em 1961, pela época dá pra saber se fomos contemporâneas lá. Mostra pra ela o Blog de Conselheiro Mata: http://www.conselheiromata.blogspot.com Tá meio paradão porque não fiz divulgação e tem pouco retorno, mas dá pra matar as saudades.Fizemos um Encontro de ex-alunas, há pouco tempo, em BH, e ela poderia ter ido. Foi muito legal.Dê mais notícias dela.Bjs. Ione

    ResponderExcluir