BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SÓ NO CERRADO TEM...




 Jatobá
_______________________________
A RIQUEZA DO JATOBÁ
O Jatobá é o exemplo mais representativo do potencial das frutas do Cerrado. Além de energético natural, tem uma composição muito superior de potássio, a concentração é três vezes maior que a da banana, o que o torna indicado para uma reposição isotônica até mesmo para atletas. O fruto tem sido transformado em farinha ou em suco. O jatobá também conta com alto teor de cálcio, fósforo, magnésio e ferro, que ajudam no crescimento de crianças e no equilíbrio de pessoas com osteoporose.



PARABÉNS




 Cagaita - Cagaiteira
_______________________________________

CURIOSIDADES SOBRE A CAGAITA
A Cagaita é mais conhecida como Cagaiteira que é o nome da árvore que dá a Cagaita. Outra curiosidade é que o consumo em excesso da cagaita provoca diarréia e o chá feito com as folhas da cagaiteira corta a diarréia. A cagaita é usada e doces, sucos e sorvetes. 

 Araticum
______________________________
O CHEIRO DO ARATICUM
Fevereiro é tempo de Araticum. As pesquisas estão indicando que a casca e a semente do Araticum foram as que apresentaram maior concentração de substâncias com propriedades antioxidantes. 
O curioso é que, ao consumir o fruto, as pessoas descartam justamente as partes mais nobres do ponto de vista nutricional. Ele é usado na confecção de sucos, licores e doces, além de ser consumido ao natural.


O Pequi tá caindo...
______________________________
O SABOR DO PEQUI
O mais popular fruto do cerrado sem dúvida alguma é o Pequi, o chamado, Ouro do Cerrado. As pesquisas indicam que o Pequi contém propriedades antioxidantes, apesar de muitos considerarem o cheiro e os espinhos nada convidativos ao consumo. O Pequi tem um cheiro tão forte e um sabor tão peculiar que quando você o conhece e tem a coragem de experimentar, ou você ama ou você odeia... Ele cai no momento certo, em dezembro e janeiro, não tem como guardar pra comer depois. Em cada região do cerrado brasileiro ele é consumido de uma maneira diferente: cozido no arroz, em forma de sorvetes e licores, com açúcar ou com sal. Ele é tão enjoativo com açúcar que, na nossa região, apelidamos as pessoas chatas e enjoadas, de "Pequi com açúcar".


NO PRÓXIMO ANO EU CORTO ESSA MANGUEIRA
Manga também tem tudo a ver com infância. Quem nunca jogou uma pedra numa mangueira pra derrubar a primeira manga sapatinha que começou a amarelar... que atire a primeira pedra. E, pra completar a travessura, a pedra jogada cair do lado de dentro do muro e acertar o telhado ou a vidraça da casa. Aí, é só correr. Uma mangueira no quintal de casa é tudo de bom...é sombra o ano inteiro. Aí, as folhas começam a cair mas a sombra continua lá. Já viram uma mangueira sem folhas? Não.Varrer o quintal faz parte. Todos os dias.
 No próximo ano eu corto essa mangueira!
Aí, vem Agosto, com o vento e a sombra, caem mais folhas, depois as flores, melando o chão e a sola do chinelo, depois as manguinhas verdes e dá-lhe mais vassoura.Todos os dias.
 No próximo ano eu corto essa mangueira!
Aí, as manguinhas vão crescendo e vem as maritacas, aos bandos, e derrubam as mangas, ainda verdes, na primeira bicada. Que sombra gostosa...Aí, a vassoura não dá conta, tem que rastelarTodos os dias.
No próximo ano eu corto essa mangueira!
As mangas estão maduras, lindas, deliciosas. Aí, elas começam a cair maduras se arrebentam, melecam tudo e vem as abelhas e picam. Nada como chupar uma manga caída do pé, na sombra da mangueira. E cai manga de dia e de noite, sem parar, quebrando as telhas... e é tempo de chuvas... e fazendo goteiras. Todos os dias.
 No próximo ano eu corto essa mangueira!
A manga além de deliciosa é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e ferro, são mais de 1000 variedades de mangas no mundo inteiro.
 Ah, tá, mas, no próximo ano eu corto essa mangueira! (Ione).


Pé de jabuticaba
Foto by Ione
_____________________________
JABUTICABA NO PÉ...
Todos os anos, o mês de outubro é aguardado com ansiedade. É tempo de jabuticaba! Jabuticaba é tempo de infancia. Quem nunca subiu num pé de jabuticaba não teve infancia. Se nunca ficou "encalhado" então, precisa nascer de novo e começar tudo outra vez. Os maldosos dizem que, pra não encalhar, é só engolir algumas cascas, ou seja, fazer uma tampa pra encalhar de vez. Pra não abusar da quantidade, no terceiro arrôto, pare. Sem essa de pegar mais uma pra parar, é a medida certa pra poder voltar depois. Tem que começar no tronco, senão, não dá pra subir. Você cata embaixo e fica namorando as maiores, lá em cima... uma dica esperta é pegar um cano grosso de PVC, de 1m, amarrar um saco plástico embaixo, na saída, fazer um corte de meia lua na outra ponta e pronto. É só deslizar o cano no tronco, de baixo para cima, e encher o saco. Se não ficar esperta os passarinhos ajudam você. Um belo dia, num período de 3 semanas, os passarinhos acordam mais cedo do que você e acabou-se o que era doce. Aí, é só esperar mais um ano. (Ione, editora do Blog)

VEGETAÇÃO DO CERRADO
A Vegetação é típica de Cerrado, possui troncos tortuosos, de baixo porte, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas. A vegetação nativa não apresenta essa característica pela falta de água, mas devido a outros fatores de solo, o desequilíbrio no teor de micronutrientes, como o alumínio. De acordo com o dados do Ibama, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade, com a presença de diversos ecossistemas: A flora conta com cerca de 10 mil espécies, sendoAs flores são exóticas e coloridas, a maioria floresce com a ausência quase total de folhas. O Ipê é característico do Cerrado. A fauna apresenta 837 espécies de aves, 67 gêneros de mamíferos, 150 espécies de anfíbios, 120 espécies de répteis, 1 mil espécies de borboletas e 500 espécies de abelhas e vespas.

4 comentários:

  1. Gente, eu sou de Sete Lagoas, e com certeza, já provei quase todas essas delícias. É bom demais!
    Este blog, que descobri somente hj, pena não ter sido há mais tempo, é uma verdadeira declaração de amor à cidade de Baldim.
    Parabéns aos administradores pela iniciativa.
    Está lindo!
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, obrigada pelas palavras simpáticas dirigidas ao nosso Blog. Estamos apenas começando, ainda há muito o que contar da gente desta cidade. E muita coisa gostosa pra mostrar. E muita coisa bonita pra se ver. Não deixe de acompanhar nosso Blog e participe também. Obrigada, Ione.

    ResponderExcluir
  3. oi gente.tô navegano aqui, com saudades.sou o chico da lica.nasci e vou morrer aí em baldim.tô de passagem aqui em pompéu. parabéns pelas idéias .conheço esse povo todo que vcs. mostraram aí.as mentiras do falecido zé torres.agora cê qué vê um caboco pra contar mintira mesamo é o zé gurila meu irmão.até breve.

    ResponderExcluir
  4. Oi Chico, volta pra terra e venha contar umas mentira pra nós. Vc deve se lembrar de umas boas do Zé Torres. Cutuca o Zé Gurila e conta pra nós uma mentira bem cabeluda, como dizia meu querido sogro , Zé Torres.
    Foi legal vc fazer o comentário. Obrigada, Ione.

    ResponderExcluir