BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AS GRUTAS DE BALDIM

Slides: As Grutas de Baldim
__________________________________________
Clique no slide acima e veja mais 33 fotos
das grutas de Baldim, em tela grande, com legenda.
________________________________________________
BALDIM NO CIRCUITO DAS GRUTAS
_ A inclusão das Grutas de Baldim à ATCG, Associação Turística Circuito das Grutas, efetivado em outubro/2009, vai facilitar a projeção turística do município.
_ Foi criada a lei municipal de nº 932/2009 que passa a regulamentar toda atividade turística do município de Baldim.
_ Realizou-se no mês de maio a Primeira Expedição "Conhecer Para Valorizar" priorizando as Grutas do município o que possibilitou a descoberta de riquezas geológicas e arqueológicas. Foram catalogadas grutas, lajados, cavidades e sumidouros com até 350 m de profundidade.
_ Pesquisa e catalogação de documentos com a inclusão de Baldim na Estrada Real.
_ Levantamento do potencial turístico do município.
_ Pleiteando o ICMS turístico - foi feito o levantamento de produtos como os Doces, a Hospitalidade do povo, os Eventos, a Cultura, a Exposição e Degustação dos produtos.
_ Criação da Lei de Política do Turismo e Potencialidades
_Organizar ações para garantir exploração de nossas riquezas, de forma sustetável.
_ Criou-se o Conselho Municipal de Turismo
_ Exposição de produtos locais no Seminário Metropolitano com mais de 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
_ Participação do Circuito do Salão Mineiro de Turismo
_ Apoio ao Primeiro Trilhão de Baldim, explorando o potencial montanhoso da região.
_ No Armazém Metropolitano de Nova Lima os produtos de Baldim foram expostos para um público de 1800 pessoas que visitaram o stand e degustaram nossos produtos. 

 Gruta da Bocaina - Baldim
______________________________________________
CIRCUITO DAS GRUTAS REUNE-SE EM BALDIM
Em 2009, o município de Baldim passou a integrar o Circuito das Grutas, uma Associação que agrega municípios com potencial turístico, seja em grutas, cavidades geológicas ou outras potencialidades  promovendo  o turismo local e regional. Baldim, Cordisburgo, Lagoa Santa, Sete Lagoas, Matozinhos, Capim Branco e Jequitibá, são as cidades que hoje compõem o Circuito. A turismóloga Madeleine Gomes, Diretora do Departamento de Turismo de Baldim, disse que o município está tendo uma divulgação positiva frente ao órgãos competentes que tratam da atividade turística estadual, participando de feiras, congressos, salões de turismo, dentre outros. Materiais promocionais e indicações em rodovias serão disponibilizadas para contribuir e tornar conhecido o que de bom e belo temos para ser explorado, degustado e contemplado.

No início de novembro estiveram reunidos aqui em Baldim os representantes dos diversos municípios, empresas de turismo, artistas plásticos, músicos, turismólogos, empresários e autoridades locais. Na oportunidade o presidente do Circuito Magno Marques expôs que nosso município, está em franco crescimento turístico e que a ansia das pessoas em ver o fluxo  de turistas é uma realidade cada vez mais próxima, visto que os primerios passos já estão sendo dados, agora é uma questão de manter as ações para essse fim. E é claro com apoio da população, administração e demais pessoas ligadas ao trade turístico. Prestigiaram o evento o Prefeito Ivan Diniz, o Secretário de Educação, Marcio Reis, o vereador Moacir Eudes, Juliana Zamboni da Fábrica de Sucos Frutysuck.


TURISTAS À VISTA
Olá Ione, acessei o seu blog e vi um post sobre as Grutas de Baldim. Gostaria de saber se vc conhece alguma delas e se sabe se atualmente é fácil visitá-las. Sou de BH, tenho um grupo de amigos e estamos querendo conhecer estas grutas. Obrigada pela atenção e parabéns pelo Blog. Abraços, Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário