BALDIM.

BALDIM.

sábado, 9 de outubro de 2010

A PARÓQUIA


Igreja Matriz de Baldim
___________________
AVISO
Zé de Bilinha, vai tocar o sino da Igreja, 30 minutos antes da Missa de domingo e estará disponível para fazer anúncios de interesse da Comunidade pelo telefone: 37181421

 Padre Gislei e as "Damas de Baldim" 
_________________________________________
HOMENAGEM AO PADRE GISLEI
Aconteceu na casa do João Torres, no dia 10/06/2010, um encontro do Padre Gislei e os Membros do Conselho da Paróquia de São Bernardo. Cantamos Parabéns pro Padre Gislei, que fez aniversário nesta semana, com direito a discurso do Professor Tone do aniversariante, em agradecimento. O Padre Gislei é merecedor das homenagens que recebeu, por sua dedicação à Paróquia de Baldim. Na foto acima, o Padre Gislei e as "Damas de Baldim", como são conhecidas as irmãs, Isabel, Francisca e Hilda,convidadas do João Torres para o encontro. Elas são reconhecidas por sua educação com as pessoas e sua dedicação a Igreja. Foi uma noite simpática e agradável, agradecemos a presença de todos os membros do Conselho. Parabéns, Padre Gislei.


O Presépio da Fina
_________________ 
O PRESÉPIO DE 2009

O Presépio de Natal, do ano de 2009, da Matriz de São Bernardo foi criado e confeccionado por Josefina de Mattos Torres, a D.Fina, como é conhecida na cidade, professora aposentada, filha de José Torres e D. Eufrasia de Mattos. Trata-se de um presépio muito original, usando como material básico apenas jornal amassado preso a um tecido e colocado sobre uma estrutura de madeira. Na montagem do presépio a Fina recebeu a ajuda da Sueli e do Luis, com apoio do Padre Gislei.



GRUPO DO TERÇO DOS HOMENS DE MUCAMBO
Ontem 25/04, foi a comemoração do primeiro aniversário do Grupo do Terço dos Homens de Mucambo, estiveram presentes os grupos de Baldim, Vargem Grande e São Vicente, e para completar a comemoração, Padre Gislei, trouxe nada mais nada menos que o Padre Adilson Neres, que com seu violão, sua gaita, sua voz e grande animação, fez um showzaço após o terço... Tudo muito bonito, com direito a discurso do Dr Luiz, pena eu estar sem máquina fotográfica, após a festa na Igreja o grupo de Mucambo, fez uma bonita recepção no Salão Paroquial de lá. E dia 10 de maio será o aniversário do grupo de Vargem Grande...(Prof.

Ton)



 Igreja Santo Antonio
______________________
PADRE GISLEI
Desde que chegou a Baldim, o Padre Gislei, não fez outra coisa senão trabalhar em prol da evangelização. Aproveito o espaço para parabenizá-lo, pelo desempenho de seu papel de pastor, que deve estar a frente de um rebanho para pregar a palavra de Deus e mais ainda vivê-la.
 Pois o exemplo arrasta, palavras nem sempre comovem. Ele é o exemplo da humildade, da simplicidade. Além do CAP, ele já se preocupa em montar a Pastoral das Famílias, Grupo de Jovens, incentiva o Grupo da Melhor Idade, celebra duas Missas aos domingos, fato inédito em Baldim. E, por isso, peço aos Paroquianos que tenham boa vontade em ajudá lo, não deixando que ele desanime em sua jornada nada fácil. Parabéns, Padre Gislei, pelo excelente trabalho realizado à frente da Paróquia São Bernardo. (Samantha Figueiredo)

"INTERAÇÃO"
O Informativo da Paróquia de Baldim, "Interação", do Padre Gislei Teixeira, circulando desde abril/2009, tem como objetivo interagir a Igreja e seus paroquianos. Divulgando a Agenda Paroquial, homenageando pessoas da comunidade e dando notícias da Paróquia com a participação dos próprios paroquianos, organizados na Pastoral da Comunicação:
Flavia Moreira, Samantha Figueiredo, Neide Reis, Nislene Costa, Sione Romanholo, Leonardo Sena, Rosangela Ferreira,Wellington Barbosa, Nilma Rodrigues, Suely Pereira.
O Padre Gislei está de parabéns pela sua maneira criativa de convocar os paroquianos para participar das atividades da Igreja, fazendo um bonito trabalho com aquele seu jeito simples e humilde. Agradecemos ao Padre Gislei a gentileza de divulgar o Blog de Baldim no Interação.





ATIVIDADES DA IGREJA
Baldim, apesar de ser uma cidade pequena abriga várias igrejas, templos e religiões diferentes. Portanto fiquem á vontade para participar do Blog, para divulgar as atividade de suas igrejas, como temos feito coma igreja católica.

SEM PRECONCEITOS
Portanto, convido a todos que quiserem se manifestar sobre qualquer assunto e participar do nosso projeto de contar a história da cidade de Baldim. Todos serão bem recebidos e aceitos independente de sua raça, opção religiosa ou política. Temos já instaladas na cidade várias Igrejas e Templos: Congregação Cristã do Brasil, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Assembléia de Deus, Igreja Batista, Igreja Católica, Evangelho Quadrangular.

PERFIL: TIA LITA
Maria do Carmo Silva - Maria do Carmo Silva, a Tia Lita, como é chamada na cidade, é filha de José Pereira de Paula e Albina Ferreira da Silva.  Lita é a quarta filha de 16 irmãos. Aos 7 anos já cuidava de seus irmãos e, aos 12 anos, aprendeu a costurar e bordar. Com o dinheiro que recebia das costuras comprava mais tecidos pra fazer roupas para seus 15 irmãos. Lita casou-se, teve 1 filha. Lita está aposentada como costureira e dedica-se á família, aos amigos e aos serviços voluntários na comunidade de Baldim. Aos 83 anos, Lita trabalha como voluntária na Pastoral da criança e na Pastoral do Idoso.

NILDA MARIA FRANCO, a NUCA de ZÉ LUZIANO
 Nuca, desde criança se dispôs a participar nas festas da Escola e da Igreja de São Vicente. Com a idade de 15 anos Nuca já trabalhava na Fábrica de Tecidos, participava dos teatros que eram apresentados no Cinema, destacando-se nas apresentações de balé. Nuca participou do Grupo das Pastorinhas de São Vicente, ela era a cigana. Completou seus estudos na Escola Estadual de Baldim. Concluiu o segundo grau em Sete Lagoasns Coléios João Herculino e Marcio Paulino. Nuca é Ministra da Eucaristia e cantora do Coral de São Vicente. Nuca coordena as coroações de Nossa Senhora pelas meninas e do Sagrado Coração de Jesus. Nuca é das pessoas mais queridas da comunidade de São Vicente.



 Padre Pedro e Padre Teodorico
_______________________________________
OS VIGÁRIOS DA PARÓQUIA DE BALDIM
01 - Padre Antonio José dos Santos - de 1876 a 1885
02 - Padre Acursio João Ferreira - de 1886 a 1887
03 - Padre Francisco Lopes Alvarenga - de 1887 a 1890
04 - Padre Modesto Pedro Araujo - de 1892 a 1896
05- Padre Teodorico Marques Souza - de 1896 a 1940
06- Padre Rui Pinheiro - de 1940 a
07 - Padre Pedro Marques Passos - de 1940 a 1949
08 - Padre Olavo Ferreira de Araujo - de 1949 a 1950
09 - Padre Raimundo Nassif - de 1950 a 1983
10 - Padre Adelino de S. Lopes - de 1983 a 1986
11 - Padre Geraldo Angelo da Silva - de 1986 a 1987
12 - Padre Reni Nogueira dos Santos - de 1987 a 1988
13 - Padre Reinaldo Tadeu Sztoltz - de 1988 a 1993
14 - Padre José Luiz da Paixão - de 1993 a 1994
15 - Padre Andre Luiz R. Drumond - de 1994 a 1996
16 - Padre Carlos Andre Teotonio - de 1996 a 2000
17 - Padre Xisto Moreira - de 2000 a
18 - Padre Reinaldo Tadeu Sztoltz - de 2000 a 2006
19 - Padre Mauro Jorge - de 2006 a 2008
20 - Padre Gislei - de 2009 a

4 comentários:

  1. Ione, divulga aí pra gente: Dia 21/11/2010, a partir das 15:00 horas na praça (se o tempo tiver bom, ou no Ginásio Poliesportivo, se tiver chovendo): grande evento: "Eu quero paz!... E você?" Festa de Cristo Rei. Promovido pela Igreja Católica de Baldim. Pe. Gislei. Show, tarde de louvor e encerramento com a Missa de Cristo Rei! Convidando toda comunidade Cristã de Baldim e Região.
    Ton

    ResponderExcluir
  2. eu acho que realmente esse será um projeto que abrira portas para muitos artistas anônimos espero que realmente este projeto se realize com grande efetuação de organizadores!

    ResponderExcluir
  3. Ione eu tô te falando que este Geraldo Mariano tá zuando o seu Blog. Já notou que quando ele entra todo mundo some? Ninguem quer papo com ele. Ele fica aí falando sozinho, ele fala e ele mesmo responde, preste atenção.Ele acha que ninguem reconhece ele como anonimo, ele se acha muito esperto, mas o povo não é bobo não.Ô Geraldo Mariano, faz um blog só pra suncê, (virou pai de santo agora, era mineirinho capiau) aí pode falar o que quiser.Que porre!

    ResponderExcluir
  4. A questão de bebidas nas barraquinhas religiosas, acho que todo mundo sabe de si, se não bebe la bebe em outros lugares. Cabe a cada um ouvir o que prega a Religião e seguir seu coração. Agora ficar fazer chacotas e comentários maldosos sobre a questão em si, isso é uma falta de carater e saber verdadeiramente o que JESUS quer de cada um de nós. Cada um sabe de sua vida. O Céu é pra todos, agora será que aqueles que dizem por ai que é Cristão so porque não bebe, não dança, não se diverti, vai pro Céu? Pode saber que coisas piores tem por debaixo.
    Vamos viver em PAZ, barraquinhas são uma diversão para as Comunidades, um ponto de encontros de Povos e gerações.
    Viva as barraquihas.

    ResponderExcluir