BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BALDIM, A CIDADE DO DOCE



Praça Central - Baldim
______________________________
BALDIM - A CIDADE

Esta é a cidade de BALDIM, que rompeu com sua trajetória inicial de cidadezinha comum do interior, para ser conhecida como "A CIDADE DO DOCE" e se transformar em "UM DOCE DE CIDADE". BALDIM é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais, Brasil. Sua população, em 2008, era de 8.582 habitantes. Recentemente, Baldim tem se destacado economicamente na produção artesanal e industrial de doces e avesA cidade fica próximo à Serra do Cipó, atração turística natural da região. O município apresenta um bom potencial turístico com escavações rochosas, grutas e sumidouro, conserva fragmentos da passagem do desbravador Manuel de Borba Gato, com   aquadutos, que serviam para conduzir água para as minas do Rio das Velhas, datada de 1711, aproximadamente. Apresenta uma boa estrutura de apoio turístico de Hotéis  e Pousadas um bom acesso rodoviário. Mantém uma Agenda anual de Festas Tradicionais Populares e Religiosas. Baldim foi incluído, recentemente, no Circuito das Grutas, incentivando o turismo na região, com visitas a secular Igreja do Rótulo, ainda preservada. A TV Alterosa apresentou  no domingo, 30/05/2010, as 10:00 h, no  Viação Cipó, um programa especial sobre Baldim. Foram divulgados o Coral Infantil de Baldim, as Fábricas de Doce do município, as atrações turísticas da região e a possibilidade já documentada de inclusão de Baldim no mapa da Estrada Real.  

14 comentários:

  1. que tal publicar o hino a Baldim, (eu particularmente, não o aprecio, não vlaoriza a nossa terra como devia, mas é o Hino, merece ser divulgado, antes na ?Escola aprendíamos, nossos filhos já não o fazem, pena né!)

    HINO A BALDIM
    LETRA E MÚSICA
    MOZART BICALHO

    TU QUE ME DESTES GUARIDA
    AMOR E CONSOLAÇÃO
    PLANTASTE TERRA QUERIDA
    EM MEU POBRE CORAÇÃO
    UM CANTEIRO DE SAUDADE
    OUTRO DE AMOR PERFEITO
    BALDIM, COM SINCERIDADE
    PLANTADO ESTÁS EM MEU PEITO

    TENHO SAUDADES DO TEMPO
    EM QUE EU BRINCAVA RISONHO
    À SOMBRA DO VELHO TEMPLO
    DE SÃO BERNARDO EM SONHO
    NUM ARREBOL DE TERNURA
    COM A LUZ DA FELICIDADE
    MINHA SAZÃO DE DOÇURA
    E HOJE É SÓ DE SAUDADE.

    ResponderExcluir
  2. como faz pra me identificar ao postar um comentário? Sempre seleciono o perfil anônimo e em alguns esqueço de colocar o nomem, como aconteceu no HINO.
    Wellington

    ResponderExcluir
  3. Oi Ton, na verdade eu também não sei bem como funciona, por princípio, o comentário é anônimo, deixa de sê~lo se vc optar por assinar embaixo. O anônimo é legal também, dá um ar de mistério...Normalmente, o comentário não fica exposto na página inicial,(pra ler cometários clique em comentários) mas eu deixei assim pro pessoal entender a interatividade que eu queria dar ao Blog. Nem eu deveria estar respondendo os comentários, mas eu acho legal que todos acompanhem como está sendo feito o Blog e participem também, como você. Aliás, sem você, este Blog ainda estaria no rascunho. Muitíssimo obrigada. Ione.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei saber mais da minha querida Baldim gostaria sempre poder ver coisas novas parabens

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vocês não imaginam como fiquei emocionada de encontrar neste o nome de uma pessoa tão especial em minha vida, Vovó Bilinha. Mulher de garra que recebeu um dom de nos mostrar atraves de suas mãos as delicias que preparava.
    Hoje tão distante de corpo e ao mesmo tempo tão, perto dentro de nossos coraçães, nos deixa feliz por receber de vocês o nome postado neste. Obrigada pelo carinho dedicado a ela.
    Maria Izabel (filha Vitoria da Bilinha)

    ResponderExcluir
  6. Oi Bel, legal que vc gostou da homenagem que estamos fazendo pra sua avó Bilinha. Ainda não escrevemos o perfil dela, vamos falar da competência dela na cozinha, das pastorinhas... Moro aqui no sítio há 15 anos e ela fazia todas as minhas festas, 200 pessoas era mole pra ela. Ela, a Maria, a Meire faziam pra mais de 400, tranquila, dava conta de tudo na hora, de pé o tempo todo, com aquela carinha boa de sempre.Isto sem falar da sua tia Maria (que cuidou do meu sítio por muitos anos)e da Meire que aprenderam tudo com a Bilinha. Gente boa, sua avó.Você deve saber muita coisa da vida da sua Vó Bilinha. Conta pra nós.Ela merece todo o seu carinho. Bj. Ione.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Ione pelo espaço. Com certeza vou lhe contar bastante coisa sobre ela, pode aguardar.
    Um forte abraço.
    Bel

    ResponderExcluir
  8. Olá Ione!
    Parabéns pelo seu blog. Esta ótimo. O nome ficou perfeito. Falando em Baldim e falando em doce nao tem como nao remetermos a Tia Tereza.Ela é a melhos doceira da regiao (para mim melhor do mundo)Gostaria de sugerir um materia sobre ela. Marta Dias - Florida

    ResponderExcluir
  9. Oi Marta, obrigada pelos elogios ao Blog.O nome do Blog foi uma sugestão do meu neto, Guilherme,de 12 anos. Adorei a idéia de contarmos a história da D. Teresa, aliás, um doce de pessoa. Só pra lhe deixar com água na boca,tenho em casa , hoje, uns 3 kg de doce de leite, em pedaços, feitos por ela, pra dividir com meus filhos e netos. Quando acaba pedem mais. Assim também já é malvadeza minha com você, né? (kkkkk) Ninguém melhor que você pra começar contando as historinhas dela. Vou aguardar sua participação. Pode deixar que eu conto a primeira. Bjs.Ione

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a essa maravilhosa Pessoa, IONE, pelo serviço prestado nesse Blog, e como deixar de lhe dar Parabéns, pela passagem de seu aniversário e que Deus cubra sempre de bençãos o seu caminho, e sua jornada aqui, seja sempre iluminada. Bjs.
    Rosangela Marques.

    ResponderExcluir
  11. Assim que voltei para Baldim, fui convidado por Márcio Reis para integrar a equipe da secretaria de cultura, aceitei por achar que poderia contribuir com a arte em nossa cidade, tenho varios projetos escritos e alguns ja estão em andamento, ha algumas semanas fui convidado para ser o novo maestro da Banda, também aceitei com muito carinho porém gostaria de esclarecer para a população que este trabalho está sendo fácil, infelizmente não podemos contar com musicos que já passaram pela Banda, e agora são poucos os musicos que podemos contar, apenas seis, ha um descompromisso muito grande por parte de alguns musicos, gostaria de informar a toda a população que teremos que começar do zero. Um bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  12. No meu comentario anterior postei que o trabalho com a banda "esta sendo fácil" mas é o contrário, "o trabalho não esta sendo fácil". Ha muito tempo que a cultura e a arte não são prioridade na vida de nossos jovens e no ultimo fim de semana fomos convidados para participar do Encontro de Bandas de Conceição do Mato Dentro, tudo foi acertado, ensaios extraordinários, transporte com a prefeitura e hora de saida porém não pudemos ir por falta de musicos, alguns foram jogar bola, outros simplesmente ignoraram o compromisso; e ainda tem aqueles que trabalham nos fins de semana e que ficam impossibilitados de comparecer a ensaios e apresentações. Nos ultimos 2 meses a prefeitura através da Secretaria de Cultura vem investindo na Banda para que possamos ter uma melhor estrutura de instrumentos e espaço fisico para a corporação. Em breve estaremos abrindo o edital para eleição da nova diretoria, após a eleição estaremos divulgando o inicio das aulas de musica para que possamos formar novos e melhores musicos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos Roberto,com certeza, o trabalho de formar a Banda não está sendo fácil. Entendemos que o aprendizado da música se dá a longo prazo tanto quanto formar nos músicos, especialmente jovens, a responsabilidade de integrar uma Banda. Pode contar com o apoio do Blog para divulgar os progressos que forem acontecendo durante seu trabalho com os músicos e fazer a comunidade entender que precisa dar um tempo para ver novamente a Banda passar. Boa sorte. (Ione, editora do Blog)

    ResponderExcluir
  14. Marcelo Henrique, Sargento PM16 de dez. de 2011, 11:37:00

    Bom dia,
    Discordo quando afirmam que as autoridades policiais não estão tomando as providências, o que pode ser comprovado com a prisão dos autores do roubo, várias prisões de traficantes e usuários de drogas, entre outras ações preventivas realizadas pelo Polícia Militar, contamos agora com a colaboração da comunidade.
    Marcelo Henrique, Sargento PM
    Comandante do Grupamento PM Baldim

    ResponderExcluir