BALDIM.

BALDIM.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ENDEMIAS




 Marcio Reis e Dr. Naftale Katz
_______________________________________
BALDIM NÃO É E NUNCA FOI A CAPITAL DA XISTOSE
Em 1956 foi realizado no município de Baldim o primeiro levantamento da incidência de esquistossomose na população através da Fundação René Rachou/Fio Cruz. Na época foram escolhidos 5 municípios da bacia do rio São Francisco, no Estado, que após exame por amostragem da população foi constatado o índice de incidência da esquistossomose a seguir: Tuparecê (93,9%), Pinhões (48,1%) Jaboticatubas (40,5%) Ariranha (36,1%) Baldim (28,1%);  Em 1966, 10 anos depois, Dr. Naftale Katz e Dr. Zigman Brener foram convidados a refazer a pesquisa nas mesmas cidades e constatou que nada havia mudado. Foi então desenvolvido um medicamento experimental, que hoje é o mais indicado para o tratamento eficaz da doença, o Mansil (oxamniquina), conhecido como "Método Katz". O Dr. Naftale é referencia nacional no combate a esquistossomose. No dia 29/11/10, o Secretário de Educação, Marcio Reis realizou uma entrevista com Dr. Naftale Katz, na Fundação Osvaldo Cruz/BH e a principal pergunta foi: - Baldim é ou foi a capital nacional de xistose? Katz afirmou que Baldim nunca mereceu este título, apenas um percentual pouco acima de 6% da população encontra-se contaminada. Ele acredita que o quadro atual é resultado de políticas públicas desenvolvidas no decorrer dos anos, disponibilizando água a 98%, e esgoto, próximo de 85% e a conscientização da população contribuiu para esta redução considerável. Hoje, Baldim é considerada de baixa endemia. Nós baldinenses podemos respirar aliviados pois tal estigma não procedia, e agora cabe a nós divulgar para tornar pública esta verdade.



 Alunos se mobilizam contra Dengue
_______________________________________
BALDINENSES SE MOBILIZAM CONTRA A DENGUE.
Entre os dias 8 e 12 de novembro a Prefeitura de Baldim estará realizando uma mobilização de prevenção contra a Dengue em todo o município. A parceria da Secretaria Municipal de Educação, da Saúde e Administração irá proporcionar uma ação mais agressiva à causa  tendo a comunidade como parceira na luta contra o contágio com o mosquito transmissor da Dengue. Palestras nas Escolas, distribuição de panfletos instrutivos confeccionados especificamente para nossa realidade estão sendo utilizados nas Escolas a fim de conscientizar os alunos e as comunidades. A proposta envolve coleta de lixo em lotes vagos e fundo de imóveis, coleta de pneus velhos descartados, panfletagem, coleta nas margens das estradas e palestras promovidas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

DENGUE/2011
Boa Tarde ! Falando em saúde pública , temos que nos preocupar com o 4 vírus da DENGUE !!!
A nossa cidade está com as ruas sujas, muito lixo, entulho (que a população não foi educada) descarta aquilo que não quer em suas casas, e lança sem nenhum respeito às portas de vizinhos e ou ruas. O poder público precisa ter pessoas competentes para verificar a atual situação da cidade, estamos correndo riscos de uma possível epidemia... é risco de vida... Por favor, vamos fazer a nossa parte e cobrar do poder público atitude ...







 Equipe das Endemias
________________________________________________
REPELENTE CASEIRO:
-1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia(10 Gr)
- 1 vidro de óleo de corporal(100ml)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, depois coloque o óleo corporal (pode ser de nenê, amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). O cravo espanta formigas da casa e as pulgas dos animais. O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura e vai diminuindo a proliferação. Não forneça sangue para o Aedes Aegypti! Este repelente caseiro é uma dica do Ministério do Meio Ambiente, usado pelos pescadores e serve para repelir outros insetos inclusive pernilongos.


 Posto de Saúde - Baldim
_______________________________________









MELHORIAS NA ÁREA DA SAÚDE
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Baldim comunica a população do município as melhorias na área da Saúde:
__ 1 aparelho de Eletrocardiograma para diagnóstico médico de doenças cardíacas, que ficará no Posto de São Vicente.
__ 1 aparelho de Raio-X, doação do Dr. José Salvador, que irá atender também os moradores de Jequitibá, Santana do Riacho, Santana de Pirapama e Jaboticatubas. O aparelho não está em funcionamento porque requer uma sala especial , que está sendo construída, e pessoal habilitado para atender os pacientes.
__ 1 aparelho de Colposcópio para diagnóstico rápido e precoce de câncer de colo de útero.
__ 12 Ambulâncias foram recuperadas e estão em uso constante a serviço dos pacientes.
__ Médicos:
Dr. Renato, Clínico geral, residente em São Vicente.
Enfermeira Chefe Eliene, residente em São Vicente.
Dr. Rodolfo e Dra. Rita, médicos ginecologistas.
Dra. Cleonice, médica, fonoaudióloga.E mais uma nutricionista e uma psicóloga.
__ O Centro de Saúde de Baldim está com atendimento 24 horas.
__ No PSF foi instalada a terceira equipe médica dando condições de melhor atendimento e favorecendo o acompanhamento médico do paciente.
__ A Farmácia da Secretaria de Saúde de Baldim está equipada com medicamentos que não constam da lista do SUS.
__ O Laboratório de Baldim está funcionando atendendo parte da demanda, a outra parte está terceirizada e já entrega resultados de exames em uma semana ou no mesmo dia em casos de emergência.
__ Outras melhorias virão:
A Farmácia de Minas que irá controlar o estoque de medicamentos com reposição imediata e um Ônibus com equipamento apropriado para transportar pacientes.
_____________________________________________
MAIS MELHORIAS:
_ A criação de mais uma equipe do PSF - Programa de Saúde da Família - objetivando melhor atendimento.
_ O município participa do Consorcio Intermunicipal de Saúde SISMISEL visando atendimento de outras especialidades médicas que não são oferecidas no município, como exames de apoio diagnóstico.
_ Atendimento médico diário, incluindo plantões nos fins de semana e feriados no Centro de Saúde, e, nas demais localidades atendimento durante a semana.
_ O município conta com mais um serviço de transporte para pacientes que realizam tratamento fora do domicílio, através de um micro-ônibus, que oferece 28 lugares, financiado pelo SUS. ( Mas, o serviço deste micro-ônibus funcionou por apenas 2 semanas e parou, porque os pacientes tinham que se deslocar de suas moradias para pegar o onibus em Baldim, trazendo desconforto para eles.) Por esse motivo, voltou a funcionar o veículo da Prefeitura que pega os pacientes em casa diretamente para o tratamento.
_ A Administração adquiriu também veículos para a área da Saúde, para atendimento do PSF.

4 comentários:

  1. Oi Anônimo, sua participação é muito interessante e de grande utilidade pública. A credibilidade de uma informação se dá na medida em que ela é divulgada isenta de preconceitos de qualquer natureza. Estamos aqui para contar a história da cidade de Baldim de um modo descontraído, divertido, mas com responsabilidade, pois estamos falando da vida de pessoas notáveis e simples que fazem esta história.Portanto, contamos com sua participação sempre atenta a qualquer informação incorreta que venha a ser publicada no Blog.(Vamos pesquisar por que o Raio X nunca funcionou e o ônibus parou de transportar pacientes.) Estaremos esclarecendo o assunto com o mesmo destaque com que foi divulgado.Não temos compromisso com ninguém, apenas com a verdade e contamos com sua ajuda.Obrigada pela participação e continue atento.Ione.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde ! Fando em saúde pública , temos que nos preocupar com o 4 vírus da DENGUE !!!
    A nossa cidade está com as ruas sujas, muito lixo, entulho (que a população não foi educada) descarta aquilo que não quer em suas casas, e lança sem nenhum respeito às portas de vizinhos e ou ruas. O poder público precisa ter pessoas competentes para verificar a atual situação da cidade, estamos correndo riscos de uma possível epidemia... é risco de vida...
    Por favor, vamos fazer a nossa parte e cobrar do poder público atitude ...

    ResponderExcluir
  3. Já estamos em abril de 2011. Até hoje nenhum desses aparelhos FUNCIONOU. Essa melhoria informada na área da saúde , foi uma UTOPIA e continua sendo!

    ResponderExcluir
  4. Uai... anônimo, experimente ler novamente a postagem em questão, desta vez com bastante atenção, pra você entender que, o que está escrito lá não tem nada a ver com seu comentário, que foi moderado por falta de conteúdo.Ione, editora do Blog

    ResponderExcluir