FEIRA DE ARTESANATO, EM BALDIM.

FEIRA DE ARTESANATO, EM BALDIM.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PROJETOS EDUCACIONAIS

 Roberto Guerra, Ivonice, Marcio Reis, Alice Gama
Foto by Marcio Reis  
__________________________________________
CURSO DE MAGISTÉRIO EM BALDIM


Em discursões ao longo do ano com a Agencia Metropolitana de Belo Horizonte - AMBH na elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana foram discutidas várias intervenções a serem implemantadas nas 34 cidades que compõe a grande BH. Em uma delas juntamente com Alice Gama, Gerente de Articulação e Roberto Guerra, assessor de Desenvolvimento Econômico da RMBH, ficou acertado a criação de outros dois novos centros que visam diz afogar o hipercentro da capital, sendo que um deles é o que se formará ao derredor da Cidade Administrativa (antigo hipódromo Serra Verde), e a implantação do Rodo Anel que será construído desafogando o tráfego do anel rodoviário da capital o que implicará na explosão populacional ao norte de Belo Horizonte direcionando o crescimento da Capital em direção a Lagoa Santa, Jaboticatubas e Baldim. Com isso investimentos deverão ser realizados por parte do governo de Estado e governo Federal e um deles, na área da Educação será a criação de Escolas de Educação Infantil pelo Proinfancia, com toda uma infra-estrutura em Baldim. Em um evento denominado Conspiração Metropolitana pela Educação Infantil ficou idealizado e posteriormente acertado a construção de um complexo escolar inovador e a criação de duas turmas de formação de nível médio no magistério em Baldim. A partir daí, a Secretaria Municipal de Educação de Baldim conseguiu adicionar no plano de atendimento para o ano de 2011, juntamente com a 36ª SRE, o Curso Normal Regular na EE. Oscar Artur Guimarães (São Vicente) e o Curso de Aprofundamento de Estudos na modalidade Normal para a EE. José Ribeiro da Silva (Baldim), e desta forma, vindo a fomentar a formação direcionada para o magistério e consequentemente suprindo a demanda futura de profissionais na área. ( Prof. Marcio Reis)

Foto: Andrea de Moura, contadora de histórias
Foto by Marcio Reis
___________________________________________
NAS ESCOLAS DE BALDIM “CONTAM HISTÓRIAS”
Em tempos de Internet, Televisão e Vídeo Games, em Baldim vem sendo realizado uma atividade de resgate à prática de "Contar histórias". Um projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem levado a todas as Escolas do município a peça "Tricotando histórias com Vovó Filomena e seus personagens". A proposta do projeto é resgatar a prática de contar histórias, valorizar a importância da leitura e aprimorar a interpretação e a escrita da crianças. Semanalmente, a professora Andréa de Moura cursa no SESC as Oficinas de Arte de Contar de Histórias. Ela desenvolve seu trabalho com o brilhantismo que lhe é peculiar e encanta não só a criançada mas os professores também.  Além das atividades de Contar Histórias, estão acontecendo  aulas de Canto, Flauta doce, Coro infantil e Fanfarra. Os alunos participam de Eventos, de Shows Culturais, Saraus e eventos como o Festival Internacional de Cultural, o  FIC-2010. A proposta do Secretario de Educação, Marcio Reis, é possibilitar aos alunos um aprendizado cultural seguido de apresentações públicas para terem seus esforços reconhecidos e estimulados a produzir mais. (Prof. Marcio Reis)




 Botafogo recebe seus computadores
Foto by Marcio Reis
____________________________________________
ESCOLAS RURAIS DE BALDIM SÃO INFORMATIZADAS
Visando cumprir o Plano de Metas da Secretaria de Educação de Baldim, estão sendo entregues os Computadores nas Escolas Rurais do município. Inicialmente, foi concluído o Laboratório de Informática da EM São Bernardo, com 26 computadores, acesso a Internet e Impressoras. Os alunos irão realizar suas atividades individualmente nas aulas de Inclusão Digital. Os alunos do 1º ao 5º ano terão uma aula semanal de Informática. Serão viabilizadas aulas para o  turno da noite, do Educação Jovens e Adultos da Escola, para os pais, pessoas da 3ª Idade e  demais estudantes  de curso superior poderão realizar suas pesquisas na Internet sem nenhum custo. As Escolas Rurais de Botafogo, Vargem Grande, Sumidouro, Rótulo e Mucambo estão recebendo 5 Computadores, Mesas, Cadeiras, Impressoras e Antenas Parabólicas para acessar Internet e Kit Multimídia. Os alunos e a Comunidade Escolar terão a possibilidade de se interligarem com a Rede Mundial e assim serem inseridos neste moderno instrumento de aprendizagem e inclusão social. As Escolas Municipais, D. Emerenciana (Amanda) e Nelson Ribeiro (São Vicente) receberão em um segundo momento, todos os equipamentos. (Prof. Marcio Reis)

 Apresentação de flauta
Foto by Marcio Reis
______________________________________
PROJETO AMIGOS DA ESCOLA
Voluntários de todo o país participaram, nesta sexta-feira, dia 28/05/2010, de mais um dia temático do Projeto Amigos da Escola. Em Baldim, na região metropolitana de Belo Horizonte, as atividades mostraram que a música pode ser usada como instrumento para a educação de crianças e adolescentes, segundo o Professor de Música Henrique Barros, o Tio Henrique como é chamado carinhosamente pelos alunos.  Também houve apresentação de garotas flautistas e do Coral das crianças. O objetivo do projeto é destacar as ações de apoio à escola, desenvolvidas pela própria comunidade. O "Amigos da Escola" é um Projeto da Rede Globo de Televisão. ( Prof. Marcio Reis)

 Feira de Ciências
Foto by Marcio Reis
____________________________________
FEIRA DE CIENCIAS
A Primeira Feira de Ciências, em Baldim, foi organizada e promovida pela grande Professora Vera Lucia dos Santos Gandini acho que foi no ano de 1985, recebeu o nome de FECIBA, Feira de Ciências de Baldim, era a época dos áureos tempos da EE José Ribeiro da Silva, com Dr. Hugo Ribeiro na Direção, D. Conceição e Neure na Secretraria, o corpo docente o mais conceituado, Maria Conceição Bastos, D. Josefina Torres, Neide Silva Reis ( já quase se afastando para aposentadoria) D. Glória Bernadete, D. Angélica, D.Rosani e tantos outros...Os alunos deveriam apresentar trabalhos e experiências sobre o que haviam estudadodurante o ano letivo. As turmas se dividiam em quatro ou mais grupos e cada grupo falava de um tema o que enriquecia muito a Feira, pois ao total de seis turmas ( a escola ainda era pequena) eram apresentados mais de vinte trabalhos riquíssimos. Nunca me esqueci de como funcionamos "Órgãos dos sentidos" foi o primeiro tema do meu grupo. Aulas magníficas foram dadas pelos alunos, que se comprometiam e se esmeravam em fazer sempre o melhor. E como resultado da Primeira FECIBA, naquela época, Diretor podia mandar, no seu pronunciamento. Durante o encerramento da Feira, o Dr.Hugo disse que "mediante o brilhantismo sucesso que alcançara a Feira de Ciências, todos os alunos ganhariam de prêmio, dez pontos em todas as matérias!" Imaginem a euforia que foi, naqueles tempos existia reprovação de verdade, sem nenhuma chance igual aos dias de hoje, teve professor que "bufou" mas teve que dar os tais dez pontos, eu mesmo me livrei da Geografia (kkkkk). Azar de Maria Conceição Bastos! Bons Tempos! Parabéns aos alunos que participam das Feiras de Ciências. Parabéns D. Vera Gandini, pelo trabalho! (Prof. Ton)




 Marcio Reis e o Dr. Sergio Gilberto
Foto by Marcio Reis
________________________________________________
APOIO DA CEDRO INCENTIVA EDUCAÇÃO E CULTURA

Apesar do encerramento das atividades industriais da CCC em São Vicente, esta empresa não deixou de fato nossas terras. Ainda hoje mesmo estando progredindo em outras terras continua a investir e contribuir com o desenvolvimento dos sãovicentinos e de toda a municipalidade. Recentemente, a Companhia doou a Piscina e o Clube Social para o Sindicato dos Tecelões, o Campo de Futebol para o São Vicente Futebol Clube e a antiga Escola para a Prefeitura. No último dia 9 do corrente mês de junho, o Secretário de Educação, Sr. Marcio Antonio Reis, esteve no sede da Cedro e Cachoeira, em Belo Horizonte, reunido com o Diretor Jurídico, Dr. Sérgio Gilberto de Oliveira, acertando a conclusão da doação do prédio da antiga Escola, situada na praça Col. Caetano Mascarenhas.Será feita a reforma do prédio para a ampliação do atendimento da Educação Infantil e as séries inciais da Educação Fundamental e construir uma Biblioteca Comunitária que irá atender a Comunidade de São Vicente. Tendo visto que há entre seus moradores uma profunda relação com a cultura, um berço de poetas, músicos e intelectualidade, afinidade peculiar a nós baldinenses. (Prof. Marcio Reis)


  Educação Inclusiva
Foto by Angelica
______________________________________
Em 2001, iniciou-se um trabalho de apoio a crianças de necessidades especiais e funcionava na Escola Municipal São Bernardo para garantir um melhor aprendizado escolar. Apesar dos esforços, tudo era muito limitado, o número de pessoas envolvidas, o espaço físico inadequado e sem uma perspectiva de aprendizado. A Prefeitura de Baldim, por meio da Secretaria Municipal de Educação criou, e deu início, em abril do corrente ano, o Centro de Referência Psicopedagógico (CRP), para atender as crianças do município e já funciona na Praça Emilio Vasconcelos, 260 / Centro. O CRP tem como referencia o modelo proposto pelo MEC, de Atendimento Educacional Especializado - AEE - que pretende complementar a escolarização dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades - superdotados. Oferecemos um apoio que garanta uma educação de qualidade e que respeite e promova a inclusão daqueles que são por natureza diferentes, mas não deficientes. O Secretario de Educação Marcio dos Reis afirma que para que se possa traçar um quadro real a ser atendido pelo CRP, cerca de 150 crianças, no dia 10 de julho, de 8:ooh às 12:ooh , estará sendo realizado um "Mutirão pela Saúde Inclusiva" com apoio voluntário de uma equipe de: Psicólogos, Coordenador Psicopedagógico, Técnico Educacional, dois Professores, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta. O CRP conta com três salas para atendimento, uma sala multifuncional, em fase de montagem, que terá todos os equipamentos para se trabalhar as mais diversas deficiências. O Projeto do Centro de Referências Psicopedagógico é da Professora Eliane Teixeira Silva Marcelino e da Psicóloga Margareth Carmelina Lopes - SME.


 Curso de Informática
Foto by Marcio Reis
_________________________________________________

CURSOS À DISTANCIA PELA INTERNET
Ao final de 2010 a Secretaria Municipal de Educação firmou um convênio com uma instituição que oferece mais de 40 modalidade de curso a distância pela Internet e lançou o Programa Municipal de Profissionalização de Jovens e Adultos. Cursos como: Introdução a informática, Linux, Agricultura Orgânica, Gestão, Digitação interativa, Jardineiro, Departamento Pessoal, dentre outros tantos. Para participar basta o interessado realizar a inscrição na Secretaria e receber um Cartão Magnético com uma Senha para acesso e realizar o curso que assim Interessar. Como os cursos são pela Internet está sendo disponibilizado os computadores do Laboratório de Informática da Escola São Bernardo, do CRAS e da Escola Oscar Artur Guimarães de São Vicente. E vale ressaltar que aqueles que tem pouca noção de computador os profissionais estarão prontos para dar as noções básicas para que qualquer pessoa possa ter o direito de fazer os cursos.Somente no mês de fevereiro foram 340 cartões distribuídos e aqueles que já fizeram um curso e se interessarem a fazer outro basta ir à SME e  pegar seus novos cartões e bom curso. O público é vasto, vai de criança a jovens e adultos, depende do gosto e do perfil que irá  se enquadrar a cada curso proposto. (Prof. Marcio Reis)


INICIARAM AS AULAS DE MAGISTÉRIO

Após passados anos, retorna a Baldim o Curso de Magistério de nível médio. Agora além da Escola José Ribeiro e Escola Oscar Artur (São Vicente) também oferecem o curso na modalidade pós-médio de magistério com duração 1,5 ano. Com uma demanda futura de oferta de Educação Infantil com a criação de uma nova escola de Educação Infantil através do programa federal PRÓINFÂNCIA e que será construída onde funcionava o ginásio velho. 

Além do mais em 2012, afirma o Secretário de Educação de Baldim, Marcio Reis, será implantado o atendimento de creche (maternal de 1 a 3 anos) em todas as escolas municipais. Hoje apenas o Instituto Municipal Crescer, que terá suas atividades iniciadas em março na sede do município e na Escola Municipal Emerênciana (Vila Amanda), oferecerão atendimento de creche de 1 a 3 anos a 60 crianças. Com a expansão em 2012, espera-se chegar a 200 crianças nesta faixa etária, a serem atendidas. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu junto a Diretoria de Ensino Médio e Profissionalizante da Secretaria de Estado de Educação, o Curso de Magistério para assim formar os futuros professores para atenderem a esta demanda futura e também preparar os futuros alunos de Pedagogia que obviamente cursarão esta disciplina galgando um futuro  mais  promissor.
(Prof. Marcio Reis)


ONIBUS ESTUDANTES PARA SETE LAGOAS
A partir de março/11 a Prefeitura de Baldim disponibilizou um ônibus exclusivo para o transporte de estudantes que cursam o Ensino Superior e Técnico em Sete Lagoas. O veículo é composto com cadeira reclináveis, vidro com "isofilm", cortina, seguro contra acidentes,"rodoar" (para impedir que o pneu quando vier a furar não necessitar parar na estrada) e uma parceria com uma oficina para qualquer contratempo em Sete Lagoas poder atender as necessidades. Os alunos que utilizam do transporte, cerca de 91, realizaram o cadastramento na Secretaria de Educação de Baldim. Como há somente 40 lugares, mas 56 alunos viajam somente uma vez na semana houve como ajeitar para que todos fossem acomodados no translado distribuindo-os semanalmente.
A coordenação do Transporte Universitário, como ficou denominado, está sobre os cuidados do Conselho Municipal de Educação - CME. O Secretário, Marcio Reis relatou: "Não é ônibus novo, mas é confortável, seguro e com um interior aconchegante.    Os alunos terão uma redução em suas despesas de mais de 50% dos seus gastos. O veículo tem na sua traseira uma plotagem que divulga algumas das riquezas e belezas do município de Baldim. (Prof. Marcio Reis)





CURSOS TÉCNICOS PARA FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação de Baldim capacitará os funcionários da administrativos das escolas com curso de nível técnico. Os cursos serão oferecido em parceria com o Governo Federal como projeto PROFUNCIONÁRIO e visa capacitar funcionários das secretarias, bibliotecas, cantinas e serviços a fins.Os cursos a serem oferecidos para o corpo de funcionário das escolas serão de formação em Nível Técnico em: Gestão Escolar - Multimeios Didáticos - Alimentação Escolar - Meio Ambiente e Manutenção de Infraestrutura Escolar.
O Secretário Marcio Antonio dos Reis, afirma: "Os cursos serão na modalidade Educação a Distância-EAD e com isso ganha o funcionário e a escola", visto que muitas das atividades estarão ligadas a sua rotina diária e o acesso na localidade facilita a vida e o processo de aprendizagem dos funcionários. Então, com isso, a escolha de realizar o Profuncionário na modalidade a distância, garante ao cursista do Profuncionário, que é um adulto que já tem experiência de vida e profissional, identificado com uma função dentro da escola e da educação, que quer ampliar seu campo de conhecimento e identificar-se em alguma função, bem como quer ver garantida a sua oportunidade de acesso à profissionalização. A carga horária dos curso serão de 1260 horas, divididas em módulos Formação pedagógica (360h),  Prática profissional (300h) e Formação Específica (600h). Como temos um laboratório de informatica e que todos os dias temos um técnico a disposição de 17 às 21 horas, os funcionários interessados poderão usufruir do espaço para realizarem seus estudos. Agora é só aguardar o início das inscrições para realizarem suas opções de curso e no mais sucesso na carreira.


 Projeto Escola Infantil
______________________________________
PRÓ-INFANCIA
O Governo Federal, através do Ministério da Educação-MEC, lançou um projeto onde irá construir escolas para Educação Infantil por todo o Brasil, denominado PRO-INFÂNCIA, e felizmente Baldim será um dos municípios contemplado. O Secretário de Educação, Marcio Reis, afirmou que já havia inserido no Plano de Ações Articuladas - PAR, do MEC, em outubro de 2009, agora, já tem confirmado que em 2011 será construída uma Escola de Educação Infantil de alto nível e que atenderá à todas as crianças, de atendimento na modalidade creche. Na expectativa de resolver dois grandes problemas, o local onde funcionava o antigo colégio e que por ali passaram ilustres mestres e formou grandes alunos, agora abandonado e em péssimo estado de conservação e por outro lado a necessidade de um espaço formatado para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade. Com a construção da escola acredita-se que o entorno da escola será valorizado e que possibilitará aos cidadãos baldinenses um escola, que além de apresentar um imponente projeto arquitetônico irá complementar a idade escolar assistida no município. A nova escola contará com anfiteatro, playground, brinquedoteca, salas de aulas projetadas para a idade a ser atendida e muito mais. (Prof. Marcio Reis)















Ocorreu um erro neste gadget