BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

BALDIM NA ESTRADA REAL

Foto: Marco da Estrada Real
_________________________________
BALDIM NO MAPA DA ESTRADA REAL
O empenho atual do Secretário de Cultura da Prefeitura de Baldim, Marcio Antonio dos Reis, é provar através de documentos, que Baldim está na rota da Estrada Real. Para conseguir inserir Baldim no Mapa Oficial da Estrada Real ele já tem em mãos o resultado de suas pesquisas, ou seja, no Mapa das Capitanias de Minas Gerais, 1714, consta a Sesmaria de Zabelê, na rota que vai de Vila Rica (antiga Ouro Preto) ao Tejuco, (hoje, Diamantina) passando pelo Rótulo e Zabelê, sesmarias que deram origem ao município de Baldim. Um segundo documento é o Mapa da Comarca de Sabará, contendo o Rótulo, Zabelê e Trindade na rota da Estrada Real. E um terceiro documento, um Recibo, datado de 1746, onde se lê que se pagava Tributo na Sesmaria de Zabelê. Reconhecer Baldim na Estrada Real significa para o nosso município uma porta aberta ao Turismo Histórico da Região. Parabéns, Marcinho!
                                                               

Foto: Igreja do Rótulo
______________________________________
IGREJA SECULAR EM BALDIM
A 20km de Baldim, por estrada de terra, está a Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição, no Povoado do Rótulo. Segundo pesquisas feitas pelo Pároco Padre Pedro Passos, ela foi fundada pelo Padre Antonio D'Avila, de Curvelo, em 1714. A Igreja está preservada, só o telhado foi mudado, o Púlpito é o original.


Vídeo: Os encantos de Baldim
__________________________________________   
BALDIM NO "VIAÇÃO CIPÓ"
No domingo, 30/05/2010, o programa Viação Cipó, da TV Alterosa, viajou até a cidade mineira de Baldim. Otávio di Toledo mostrou uma igreja secular no Rótulo, uma Trilha utilizada pelo bandeirante Borba Gato, um talentoso Coral Infantil, uma Lavra de ouro, uma Gruta muito interessante, a doceira Tia Tereza preparando um doce delicioso e a artesã Patrícia Coelho com seus trabalhos de reciclagem de sementes.