Coordenador Rodolfo e o Secretário Gê
_______________________________________________
PRÉ-FÓRUM LIXO E CIDADANIA
A cada reunião mais pessoas são agregadas, pois a maioria dos problemas da Comunidade estão interligados ao setor do Meio Ambiente, a Saúde e Educação, envolvendo Vigilância Sanitária, Assistência Social e outros setores. O que estamos fazendo agora é um Pré-fórum, ou seja, colocamos o assunto em discussão com a comunidade para depois redigir nosso Regimento. Estamos acompanhando o modelo de BH e de uma cidade pequena, como diretriz para fazermos o nosso. Contamos com vocês, participem das reuniões.
O diagnóstico feito pelo INSEA, do Lixo de Baldim nos trouxe informações interessantes.
Gê, Secretário do Meio Ambiente disse que a quantidade de lixo coletado representa 650 g por pessoa.O caminhão que faz a coleta roda cerca de 19 km dentro da cidade e 92 km em todo o município, 2 vezes por semana. O lixo hospitalar é recolhido por uma empresa especializada e é incinerado, não é misturado ao lixo comum. As fábricas de doces e as residencias geram lixo orgânico e as indústrias geram lixo tóxico, que não é reciclável. De 18 de julho de 2011, até o mês de maio de 2012 a COOMARB - COOPERATIVA DOS TRABALHADORES COM MATERIAIS RECICLAVEIS DE BALDIM conseguiu coletar um total de 98 toneladas de materiais recicláveis, que deixaram de ir para o aterro sanitário.
Elena, a coordenadora do COOMARB informou que a Secretaria do Meio Ambiente comprou uma prensa, que a Acoplation vai transportar para Baldim. A Prefeitura de Raposos emprestou um caminhão de coleta pra Baldim, por 1 ano, através da RedeSol, mas ainda não tem onde guardar e não tem como bancar a manutenção do veículo. A Prefeitura dá suporte ao transporte, combustível e armazenamento, mas ainda não temos infra pra vender o lixo por bom preço. A Coleta Seletiva de Baldim só vai começar quando tudo estiver organizado, com calendário e mapa de coleta, para que tudo funcione bem.
Prefeito eleito Zito na Reunião do Meio Ambiente
_____________________________________________________
PARTICIPAÇÃO
Alda Diniz, Secretária da Vigilância Sanitária, esclareceu que enquanto não houver uma legislação nada vai funcionar, os Vereadores deverão fazer os projetos e levar à Câmara para serem votados. Alda sugeriu também que os Agentes de Saúde, que tem acesso a todas as casas, poderão colaborar nas visitas do Projeto do Lixo e Cidadania, trabalhando juntos com a Assistência Social. O problema de animais soltos nas ruas também precisa de legislação, se não houver punição para os infratores, dentro de lei, nada funciona.
A Cleide, da Secretaria do Meio Ambiente, falou da necessidade de uma Casa de Conselho do Meio Ambiente, que não tem um local para funcionar.
Rodolfo, o coordenador do projeto pediu ao Prefeito eleito Zito, que estava presente, uma sugestão, como ex-diretor do Colégio Estadual, para conscientizar a população dos regimentos do Projeto usando as Escolas.
Joaquim Nogueira sugeriu que se fizesse reunião e mutirão em Vila Amanda, para mobilizar o povo a colaborar, ele foi um participante ativo na reunião.
Prefeito eleito, Zito sugeriu reuniões itinerantes nas comunidades, gincanas, campanhas nas escolas, com brindes e premiações e disse que já fez mutirões de limpeza com seus alunos quando era professor e o resultado é muito bom.O Gê levou os alunos das escolas para fazer visitas à COOMARB, onde funciona a seleção e a prensagem do lixo.
Agradecemos a presença na reunião, do coordenador Rodolfo, do Secretário Gê, da Secretária Alda Diniz, da Elena, coordenadora do COOMARB, do Prefeito eleito, Zito, da Sione Romanholo, da EMATER, da Cleide e Luiza, da Secretaria do Meio Ambiente, das irmãs Jacinta Souza e Lucia Souza, Simão e Nizia do COOMARB, e Joaquim Nogueira, morador de Vila Amanda. O coordenador do Projeto pediu a todos que apresentem novas ideias e sugestões na próxima reunião, sempre na primeira terça-feira do mês. Ione, editora do Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário