BALDIM.

BALDIM.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1ª FESTA DO FOLCLORE DE SÃO VICENTE


Participantes da Festa do Folclore de São Vicente
_________________________________________________________
ACOSVP PROMOVE FESTA DO FOLCLORE
Abertura da Festa do Folclore de São Vicente pelo Padre Arnaldo com celebração da Missa Sertaneja na Praça, apresentação e bênção dos novos instrumentos da Banda de Música de São Vicente, adquiridos pela ACOSVP, com recursos angariados e doações da Comunidade de São Vicente.

PARTICIPANTES: 
- Mestre Carlinhos e seu grupo Musical do Boi da Manta, da Guarda de Congo da Rainha  do Rosário, de Baldim, há 3 gerações pertencentes à familia Silverio, e João Rosa, o mais antigo membro do Congado de Baldim.
- Grupo de Capoeira de Baldim, sob o comando do Mestre Douwer Dutra.
- Grupo de Dança de  Festas Populares, de São Vicente, sob a direção de Marcinho Paixão.
- Alunos do Jair Shultz, de Guitarra, Violão, Teclado e Canto.
- Pastorinhas da Lagoa de Trindade, representando as Festas Natalinas.
- Grupo Capina da Roça, da Lagoa da Trindade, com cantigas e evolução dos trabalhadores rurais.
- Grupo Feijão Queimado, campeão por 10 vezes do Concurso de Forró de Belô.
- Banda de Santana de Pirapama, sob a regência do Maestro Milton, também regente da Banda de São Vicente.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FESTA DO FOLCLORE DE SÃO VICENTE – ACOSVP



Boi da Manta de Baldim
______________________________________________
MAIS UM EVENTO NOTÁVEL DA ACOSVP
São Vicente viveu neste final de semana (sexta, sábado e domingo),a sua 1a. FESTA FOLCLÓRICA, uma realização da ACOSVP, com sucesso total. Foi muito bonita, emocionante onde toda a comunidade participou, reviveu e assistiu a nossa história, tradições do nosso rico folclore, da nossa cultura diversificada, nossas origens, com belas apresentações de grupos da nossa região que demonstraram com maestria toda a arte popular e que muito contribuiram e engrandeceram para a beleza do espetáculo.Foram 03 dias de apresentações e que evento veio para ficar e passará a fazer parte do nosso calendário de Festas.A todos que fizeram parte desta história, desta manifestação da nossa Arte, Cultura Popular os nossos agradecimentos e que em 2013 estejamos juntos novamente. (por Juliano Martins)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

LEILÕES E DOAÇÕES


Fausto, leiloeiro de gado
_________________________________________________
AGRADECIMENTOS AOS CRIADORES DE GADO
 Aos doadores para o Leilão de gado, agradecemos a  Agostinho - Alisson Paulineli - Ataíde Matos - Carlos Cesar Bastos - Chiquinho Bastos - Darci Marques - Egídio Silva - Fernando Lima - Gerson - Juninho - Gerson Melo - Geolite - Hilton Canabrava - Ivan Diniz - Ivon Lemos - José Luis Canabrava -  José Salvador Silva - José Marques - Luis Soares - Margarida Palhares - Netinho - Paulo Marques - Rodrigo Sader - Porfirio Alves  e ao Fausto Sena pela dedicação à sua já famosa função de Leiloeiro e ao Tom no controle e suporte ao Leilão.



Romanholo, leiloeiro da Barraquinha
_________________________________________________
AGRADECIMENTOS ÀS DOAÇÕES PARA A BARRAQUINHA
Como sempre o Romanholo faz o Leilão da Barraquinha  de São Bernardo com muito bom humor, cativando a todos para participarem arrematando as doações. Mais agradecimentos a todos os responsáveis pelo Leilão em todas as noites da Novena do Padroeiro, das Comunidades de  Alto da Cuia, João da Costa, Vargem Grande, Vila Amanda, Timóteo , Gameleira da Palma e São Vicente.  Agradecimentos ao Apostolado da Oração, Ministros da Eucaristia, Equipe de Liturgia, Pastorais do Dízimo, Familiar e da Criança, Catequistas,  Corais Infantil e São Bernardo, Coroinhas, Vicentinos, Homens do Terço, Mãe Rainha,  Grupo Saber Viver e aos Jovens.
Mais doações de alimentos para a Barraquinha foram arrecadadas nas rezas das comunidades de Botafogo, Sumidouro, Manteiga e Rótulo, e nas rezas das casas de Zé de Bilinha, D.Norma, Geraldo Machado e D.Célia, em Baldim. Deus lhe pague a todos.

SERVIÇO VOLUNTÁRIO


As Voluntárias da Cozinha
___________________________________________________
A  VALENTE TURMA DA COZINHA
Esta é a competente turma da Cozinha, que administra todas as doações recebidas dos paroquianos e trabalha o dia todo para que tudo esteja pronto na hora certa de servir os convidados da Barraquinha. A equipe conta agora com as melhorias do Salão Paroquial, após as reformas, com uma ampla cozinha e toda a infra necessária para eventos de grande porte. A equipe de voluntárias da Cozinha é dividida em grupos, mas trabalha em conjunto, sob a supervisão da competente Evangelina. Em todos estes agradecimentos estou correndo o risco de cometer injustiças, por não citar os nomes de toda a equipe, pois é um grupo numeroso e rotativo,  espero que me corrijam e me desculpem. As voluntárias da Cozinha são a Auxiliadora, Bete, Carlinhos, Celeste, Dilza, Evangelina, D. Lia, Maria Zilda, Maura, Maria Zoraide, Maria Paraíba, Maria do Ataíde, Neusa, Solange, Sula, Sueli, Sione, Tia Teresa, Toca, Vanilde, Zenite.




Padre Gislei, João Torres  e o Presidente do Congado
____________________________________________
AGRADECIMENTOS
Muitos são os agradecimentos a todos que fizeram doações ou trabalho voluntário para a Festa do Padroeiro São Bernardo, de Baldim.  As equipes que se formam na organização atingem a todos os paroquianos que se dedicam e não medem esforços para o sucesso da Festa. Alguns se destacam pela entrega total, como o dedicado Padre Gislei que coordena tudo e todos, as equipes do  CPP e do CAP e o incansável João Torres sempre à frente de toda a organização e execução da Festa de Agosto. Justiça seja feita, é ele quem corre atrás das doações, que geram os lucros, da seleção dos Shows, da compra dos produtos para as Barraquinhas e de todo o suporte lojístico da Festa de Agosto. Destacam-se também a ajuda nas noitadas da Barraquinha o simpático casal Chico e Jacinta, o Zé Boy e o sempre presente Tom. O sucesso da Festa se mede não só na arrecadação de recursos financeiros para as obras da Igreja, mas nas ações de trabalho e dedicação das pessoas que formam a união da Comunidade para um bem comum. Nossos agradecimentos a todos que se empenham e se dedicam para o sucesso da Festa e que me perdoem os que não foram lembrados agora, e que façam isso por mim. São Bernardo agradece. Ione, editora do Blog de Baldim.

A BARRAQUINHA


Show, Forró e muita animação na Barraquinha
______________________________________________
SHOWS E PATROCINADORES
 Para o próximo ano, os organizadores da Festa de Agosto já podem ir pensando em um espaço maior para o funcionamento da Barraquinha, pois o atendimento ficou prejudicado simplesmente por falta de acesso ao Caixa,  ao Balcão das Barracas,  ao Palco para ver o Show e à pista pra dançar. Palpites nunca faltam nestas ocasiões, uma boa dica seria a mudança do Palco de Shows para a frente do Centro Cultural, com espaço para o público dançar, liberando a rua apenas para a Barraquinhas, que estão bem localizadas. Mesmo com tantas limitações a Festa agradou a todos, tudo correu dentro da normalidade, com o apoio da PMMG na Segurança Pública. 
Os Shows ao vivo ocorreram todas as noites e agradecemos as participações da nossa estrela Nath Luize, do Joel e sua Banda, do Gilberto Junior, do Juninho Costa e Banda, do Adriano Cesar, do CDX, do Rony Eduardo e Banda e do Henrique Barros.
Os Shows foram um sucesso graças ao patrocinio de Doces No Ponto, Robson Bretas, Doces Delícias Famoso, Real no Curral, Brumisa, Pousada Moendas, Pousada Tia Salete, Joaquim Dias, da Contagem, Chico Moreira, Churrascaria Engenho, Agropecuária Efigenia, Chico da Casa Jataí, Acoplation e Prefeitura Municipal de Baldim.

FEIRA DE ARTESANATO NA FESTA DE AGOSTO


Feira de Artesanato e Gastronomia
___________________________________________
PROJETO COMUNITÁRIO ARTE NA PRAÇA
A Feira de Artesanato e Gastronomia do Projeto Comunitário Arte na Praça mostrou seus trabalhos na Praça Central de Baldim com suas alegres barracas coloridas, juntando-se aos tradicionais ambulantes típicos da Festa de Agosto. Mas o resultado das vendas não foi satisfatório, tanto que os expositores não voltaram no domingo. Talvez pela concorrência com outros produtos ou com a própria Festa, as pessoas preferiram se divertir na Barraquinha, como uma opção diferente. Apenas as barracas de Gastronomia venderam seus produtos, desta experiencia resultou uma boa dica, a Feira de Gastronomia faz mais sucesso do que a de Artesanato e deveria ser aberta com mais frequência, sem outro concorrente. Uma boa ideia seria a fundação de uma Cooperativa de Artesanato que reunisse artesãos de todo o município, diversificando o produto final e incentivando a criação, principalmente de material reciclável. Parabéns aos expositores.




EXPOSITORES DA FEIRA DE
 ARTESANATO E GASTRONOMIA / 2012


Alceu José Marcelino
Alírio Diógenes Marques ( Cerâmica ) 37182021
Grupo Saber Viver ( Bordado e Crochê ) 
Ilma Rodrigues Pereira
Isabela Ferreira Barbosa ( Chocolate ) 
Ivone e Luciano Rosa ( Fuxico ) 82537955
Joice Elisabete Nicolau
Dorinha Matos Torres ( Crochê e Bijuterias ) 
Maurício Paz
Mírian Correia Teixeira ( Chocolate )
Neusa e Evangelina ( Roscas )
Rosa Maria
Sílvia Nogueira Soares ( Cerâmica e Gesso ) 83088166
Simone e Cristiane ( Cachaça e Aromatizantes ) 
Suely Luzia da Silva ( Temperos e Pimentas ) 83147398
Tia Teresa ( Doces e Biscoitos )

FANFARRA, BANDAS, CATOPÊS


Bandas e Fanfarra
_________________________________________________




Guardas e Catopês
________________________________________________




A Carreata de São Bernardo
______________________________________________-


O Boi Da Manta
________________________________________________

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CORTEJOS DOS REIS, RAINHAS E FESTEIROS


Festeiros de Nossa Senhora do Rosário
_____________________________________________
CRISTIANO VALDIR EVANGELISTA DA SILVA
ELCE  DO CARMO EVANGELISTA 
Parabéns aos Festeiros de Nossa Senhora do Rosário pelo bonito Cortejo, exibindo um belo vestuário típico, uma referencia aos tempos do Império, como nos conta a História do Brasil Colonial. Parabéns pela descontração do Rei Cristiano, muito simpático, acenando para seus súditos,  pela sorridente Rainha Elce e pelo encanto dos Príncipes e Pagens. Estas tradições não podem se perder, elas são uma aula viva da história da nossa Cultura Popular. O ritmo e a dança  das Guardas de Nossa Senhora do Rosário, de Baldim, sob o comando do competente Compadre Carlinhos, um professor de Cultura Popular, foram o sucesso do Cortejo. Parabéns a todos.    



  Festeiros de São Bernardo
________________________________________________
GERALDO LUIS DA SILVA FILHO
MARIA INES DE OLIVEIRA
Nossos parabéns ao simpático casal de Festeiros de São Bernardo, Geraldinho e Ines, pelo empenho em fazer uma bonita Festa de Agosto, apresentando um belo Show de Fogos de Artifício, um verdadeiro espetáculo pirotécnico, e todo o foguetório que se seguiu até o encerramento da festa. Nossos agradecimentos ao Geraldinho que está sempre presente,  participante e colaborador nas obras assistenciais de Baldim,um baldinense ausente, mas sempre presente. Parabéns.



Rei e Rainha do Rosário de Jequitibá
_____________________________________________
VISITANTES 
Agradecemos a presença do Rei e da Rainha do Rosário de Jequitibá que vieram a Baldim participar das celebrações e abrilhantar nossa Festa de Agosto.  À propósito de visitantes, nota-se a mínima presença de moradores de São Vicente nas festas de Baldim, no passado, eu pessoalmente acompanhei isso, as empresas de ônibus faziam lotação para transportar as pessoas, entre as duas localidades, tamanha era a participação nas festas. O que foi que mudou isso? Sobre os grupos visitante são várias as informações, havia Guardas de Nossa Senhora, de Perobas, de Jequitibá, de Lagoa da Trindade e a Banda de Música de São Vicente. Gostaria de pedir aos leitores que observem as informações que estão sendo passadas aqui, caso haja algum engano, favor se comunicar com a editora do Blog para a devida correção. Obrigada.




Rei e Rainha do Congado
__________________________________________________
JOÃO BATISTA HENRIQUE
VERA LÚCIA

terça-feira, 21 de agosto de 2012

OS PADRES CONVIDADOS E AS MISSAS


 Padre Bernardo, de Funilândia
___________________________________________________
AS CELEBRAÇÕES PERSONALIZADAS DAS MISSAS
Os 12 Padres convidados pelo Padre Gislei para celebração das Missas da Festa de Agosto foram recebidos com carinho pelos paroquianos de São Bernardo, não só porque alguns já são conhecidos e queridos por todos, mas pela diversidade de uma celebração personalizada que a Igreja Católica tem permitido aos Padres, o que torna a Missa mais participativa.  Os Padres são muito bem preparados para exercer o sacerdócio, tem muita credibilidade e responsabilidade social perante seus paroquianos. Portanto, nada mais justo que eles participem das ações políticas e sociais da Comunidade, orientando seus paroquianos, com toda a sabedoria e bom senso que Deus lhes deu. Alguns paroquianos  podem até estranhar o comportamento desta nova geração de Padres que vem surgindo, mas devemos aceitar as mudanças que vem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Não seria justo com os Padres falar  sobre as celebrações das Missas, pois eu não estive presente em todas elas, mas algumas se destacaram, segundo comentários dos paroquianos. Não poderia deixar de citar, a alegria contagiante da Missa do Padre Arnaldo, de São Vicente, a originalidade da Missa do Padre Bernardo, de Funilândia, a dançante Missa do Congado, do Padre Gilson, de Sete Lagoas, a eloquente pregação do Padre José Roberto, de Prudente de Morais e a   carinhosa Missa, se é que podemos chamá-la assim, do nosso querido Padre Gislei. Que me perdoem os outros Padres que não foram citados, mas todos tiveram seu brilhantismo nas suas celebrações. Obrigada a todos os Padres, em nome dos paroquianos de São Bernardo:
Padre Adilson - de Divinópolis
Padre Arnaldo - de São Vicente
Padre Bernardo - de Funilândia
Padre Claudiano - de Capim Branco
Padre Daniel - de Bambuí
Padre Evandro - de Jequitibá
Padre Gilson - de Sete Lagoas
Padre Israel - de Prudente de Morais
Padre Jesus - de Pirapama
Padre José Luis - de Jaboticatubas
Padre José Roberto - de Prudente de Morais
Padre Paulo Renato  - de Santana do Riacho


Padre Gilson, de Sete Lagoas
_______________________________________________

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PLANO DIRETOR DE BALDIM



Plano Diretor
por Prefeitura
18/09/2012 14:33
PLANO DIRETOR DE BALDIM
Camillo Fraga entrega Plano Diretor ao Secretário de Meio Ambiente de Baldim, Geraldo Silva
A Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana (Segem) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) realizaram nesta quarta-feira (05/09) a entrega formal da minuta do projeto de lei que institui o Plano Diretor do município de Baldim.
Entrega do Plano Diretor Por Camillo Fraga, diretor-geral da ARMBH, entrega ao Secretário de Meio ambiente de Baldim.
 Além da minuta, o diretor-geral da ARMBH, Camillo Fraga, também entregou ao secretário de Meio Ambiente de Baldim, Geraldo José da Silva, três projetos urbanísticos elaborados pela agência em apoio técnico à prefeitura da cidade: um do novo terminal turístico municipal e dois de praças para o bairro Novo Cruzeiro. Camillo Fraga lembrou que Baldim era o único município da RMBH que não tinha um Plano Diretor e ressaltou a importância dele neste momento de grande demanda de empreendimentos na região.
 Geraldo Silva falou que o município de Baldim está passando por grande especulação imobiliária e industrial e o Plano Diretor chega na hora certa para ajudar os moradores a não perderem a qualidade de vida de uma pacata cidade do interior. “Com o plano teremos as diretrizes urbanas necessárias, incluindo áreas urbanas e de expansão e procedimentos e regras para a construção civil e instalação de indústrias”.
De acordo com o Estatuto das Cidades, lei federal que estabelece diretrizes gerais da política urbana, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano obrigatório a todos os municípios que tenham mais de 20 mil habitantes ou que integram regiões metropolitanas.
A gerente de Apoio à Ordenação Territorial da ARMBH, Vivian Martins, explica: 
 “o Plano Diretor de Baldim” prevê diretrizes para o desenvolvimento de setores com interface na política urbana, tais como:
-  mobilidade urbana e patrimônio histórico-cultural;
-  delimita o perímetro urbano do município;
-  define o zoneamento e os parâmetros urbanísticos para o parcelamento, uso e ocupação do solo;
- institui instrumentos de política urbana, como o direito de preferência do município para aquisição de imóveis em algumas áreas em que exista interesse para expansão industrial ou preservação ambiental”.
“Além disso, o Plano Diretor de Baldim visa disciplinar o sistema de gestão democrática por meio da criação do Conselho Municipal da cidade -  formado por representantes do poder público e sociedade civil, e da Conferência Municipal da Cidade – evento que deverá ser organizado pelo município a cada três anos para debater com toda a população a implantação do plano e a execução da política urbana em geral”.
 “o processo de elaboração do Plano Diretor de Baldim envolveu a realização de treze audiências públicas, realizadas entre dezembro de 2011 e julho de 2012, com vistas a garantir a participação social dos moradores”.
Com a minuta, o Prefeito de Baldim poderá convertê-la em projeto de lei e encaminhá-lo para apreciação e votação dos Vereadores do município.
http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/noticias/segem-e-armbh-entregam-minuta-de-plano-diretor-de-baldim




MISS FÉRIAS 2012

 
Ana Flavia
_____________________________________
CLIQUE NO LINK ABAIXO 
OU COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR
 E VOTE NA ANA FLAVIA
                                       PARA MISS FÉRIAS 2012                                                                        

http://www.setelagoas.com.br/sete-lagoas/miss-ferias/miss-ferias-2012/17095-boa-vista-ana-flavia-goncalves



(CLIQUE NO PROGRAMA PARA VER MAIOR)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA






Praça de Baldim
________________________________________________

No final da primeira década do século XVII, pelos idos de 1697, a Coroa Portuguesa tinha uma certeza - a promissora riqueza da Capitania das Minas. O afluxo de homens de toda espécie era imenso, a região vivia sem ordem e sem lei.
Para que a Coroa pudesse usufruir de toda a riqueza - em formas de taxas e impostos - que brotava do solo do recém-descoberto território, havia a urgência da organização política administrativa da capitania.



Em 17 de fevereiro de 1711, o Governador da Capitania encaminha uma carta à fazenda Zabelê informando que o Tenente General Manuel de Borba Gato estaria vindo para a região como povoador e descobridor das minas do rio das Velhas. Ainda hoje, encontram-se resquícios das explorações na busca de ouro nas terras do município na fazenda da Chácara, Patrimônio e Gameleira da Palma.
Com o objetivo de ocupar a região a coroa portuguesa iniciou a distribuição de terras, então chamadas de Sesmaria, que eram terras desocupadas concedidas a patrícios com o intuito de desenvolver a agricultura, a criação de gado.  Ao mesmo tempo, servia a povoar o território e a recompensar nobres, navegadores ou militares por serviços prestados à coroa portuguesa.

.Quando ao município de Baldim, que veio a ser formado pelas terras de três sesmarias: Zabelê, Rótulo e Trindade. Estas sesmarias, ao serem organizadas, os proprietários tinham como objetivo transformarem-nas lucrativas, vindo então se se transformarem em fazendas que levaram o mesmo nome.
No período imperial, impulsionado por incentivos do Regente D. João VI, o fazendeiro, proprietário da fazenda São Vicente fundou a Fábrica de Tecidos São Vicente. A fazenda Zabelê veio a se tornar mais tarde em fazenda São Vicente

.
Conforme se encontra no site da Receita Federal e em inúmeros documentos sob a guarda do Arquivo Público Mineiro-APM, havia na fazenda Zabelê, mais provavelmente às margens do riacho do Pau Grosso (hoje o córrego que corta a cidade), um Registro, que na época era responsável por cobrar taxas impostas sobre mercadorias “entradas” que circulavam por estas terras, que era uma região de vasta exploração mineral na busca por ouro às margens do rio das Velhas.Havia uma grande árvore situada às margens do córrego e que os viajantes, exploradores e mercadores acostumaram a fazer pousada à sua sombra. Com isso alguns resolveram se estabelecer próximo e assim ergueram “vendas” (locais onde se comercializava açúcar, tecido, querosene, etc.) e assim os viajantes tinham o que negociar e com isso outros se estabeleceram em derredor, vido a se formar um arraial do Pau Grosso, já no sec. XVIII.

Na mesma época havia também aqueles que viajavam pelas águas do rio das Velhas, pois era amplo a navegação nestas águas, tendo barcos de todos os tipo, joules, canoas e barcos a vapor (estes apenas no período das cheias, devido ao baixa profundidade do rio nas seca). Contribuindo para essa navegação o governo do Império investia na manutenção dos portos, sendo que no município de Baldim havia três portos importantes: Porto da Barca, porto da Trindade e porto do Patrimônio. Neste período, era muito comum se construir canoas a partir de um único tronco de madeira, mas para isso parte do tronco devia ficar submerso em água, possivelmente um distinto iniciou a construção de uma canoa às margens do rio das Velhas, contudo ao deve ter dado errado e a canoa, já quase pronto veio a rachar, daí aqueles que ao passar próximo diziam: vou desembarcar lá na Canoa Rachada, que era próximo da foz do córrego do Pau Grosso local veio a receber o nome de Porto da Barca, e esta com a cheia do rio foi levada pelas águas, mas muitos ainda faziam menção a Cano Rachada, o referido porto, contudo este nunca foi um nome dado ao município.

No inicio do sec. XIX, o Padre Teodorico, indignado, assim como outros tantos moradores da região mobilizaram a comunidade para mudar o nome do arraial que era por muitos motivo de chacota. Em 1917, foi conseguido aprovar junto a .... a mudança do nome de Arraial do Pau Grosso para Arraial de Baldim.
Contradizendo a dedução feita pelo historiador que propôs a história do município, Pe. Pedro Passos, o nome Baldim, dado ao arraial foi devido a uma elevação natural que delimita e corta o município chamada de Serra do Baldim, a qual tinha este nome, no mínimo desde 1746, quando consta na APM, quando houve uma demanda causada pela exploração de salitre, utilizado na produção de pólvora. (por Marcio Reis)

domingo, 12 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS


Papai Tom e sua filha Ana
_________________________________________________
HOMENAGEM AOS PAIS
Eu tinha que escolher um Papai para homenagear a todos os outros e este não poderia ser outro, primeiro porque sou fã, de carteirinha, desse garoto chamado Tom, e acredito que todos vão concordar comigo por ter feito esta escolha, pois ele é querido por todos também. Para cada tipo de Pai seria uma homenagem diferente, portanto, parabéns a todos. Parabéns para o Pai que teve muitos ou poucos filhos, que criou uma grande ou uma pequena  família, com dificuldades ou não, dando-lhes um bom exemplo de vida. Parabéns aos Pais que estão iniciando esta missão de fazer dos filhos gente do bem e aos que já se foram e deixaram filhos do bem como herança e muitas saudades. Que cada filho, hoje, saiba a melhor maneira de homenagear seu pai, não só por merecimento, mas pelo simples fato de ter lhe dado a vida. Parabéns a todos. Ione, editora do Blog.

AGRADECIMENTO DO HOMENAGEADO
Obrigado, pela homenagem! É uma honra, uma alegria! Muito obrigado mesmo! Isso me fez lembrar, quando há mais de 16 anos atrás, no dia que confirmamos a gravidez, eu brinquei "Ontem foi minha última noite de sono sossegado", e realmente acho que disse a verdade... mas que desassossego mais gratificante é ter filhos, é poder escutar o ressonar à noite, ou a reclamação em algum momento, é poder escutar a porta se abrindo e perceber que eles estão chegando, ou da rua ou da escola...é poder ao acordá-los antes da hora em que queriam e mesmo assim ser acolhidos com um sorriso no rosto! Que Deus abençoe todos os pais. Mais uma vez obrigado! Ton em DIA DOS PAIS
COMENTÁRIOS
Obrigado Ione, pela homenagem. Fomos muito bem representados nesta homenagem. Marcio Reis  em DIA DOS PAIS


Tuca, Rodrigo, Ambrosio, Ênio e Bruno
______________________________________________
HOMENAGEM AOS PAIS ABDUZIDOS 
José Romanholo Romanholo comentou a publicação no mural de Jose Antonino Dos Reis Junior.José Romanholo escreveu: "Aproveitando a oportunidade,tbém quero deixar meu carinho pelo saudoso Zé Antonino. Lembro q mha infância tdo foi ao lado do Sr.Antonino. Principalmente na construção da represa, q dias maravilhosos ou melhor q meses inesquecíveis,sempre ao lado do seu zé. Tdos os dias nos levava pra lá,caminhonete cheia d meninos pra brincar. Sempre o admirei mto,pela honestidade,pelo carinho com as crianças,pela transparência com q administrava a prefeitura d Baldim. Duas coisa q eu me lembro dele: A primeira era a honestidade dele,pegava um pedaço de papel e dava autorização pra pegar qualquer coisa em S. Lagoas ou BH era na hora,só Zé,pra ele vendemos até a loja;e a outra era q ele sempre dizia: Em quanto os cães ladram as carroças passam: Que saudades,grande VICENTINO,JOSÉ ANTONINO.(ETERNO)"

Miriam Krammer
Este foi meu pai: JOSÉ ANTONINO DOS REIS. Um homem de grande valor!
Este foi o homem que me ensinou a trabalhar, ter respeito pelos outros, a ter dignidade, honra, me ensinou a preservar meu nome, a amar minha família e sempre sermos unidos, a ter amigos, a dar sempre a outra face. Ele nunca desprezou a ninguém, nem seus inimigos (digo, pessoas que não eram amigas dele). 

Na Política, seu rival era sempre quem cuidava de sua saúde, nunca falou mal dele nem de ninguém. 

Todos gostavam de estar perto dele, de ouvir seus preciosos conselhos...
Sem dúvida, ele foi uma pessoa ilustre (não são minhas estas palavras !) que marcou a história de uma cidade, de uma família e de uma sociedade.
Meu pai era íntegro, honesto, humilde com uma sabedoria ímpar. Conhecedor de todos os assuntos atuais ou antigos, de história, de medicina, de geografia, e de política então!?. Era auto didata. 
Um poeta que me ensinou amar a natureza, a música clássica, a dança, o silêncio...a vida! 
Sinto muita...muita falta dele....


Catarina Regina compartilhou a própria foto.
Pai! Quem me dera que só por um segundo pudesse voltar no tempo e poder dar um abraço bem apertado em você, desejando-lhe um "Feliz dia dos pais"! Quanta saudade sinto de você,pai!Saudades de quando chegava lá em casa e lhe pedia a benção e recebia como resposta:Deus te abençõe e em seguida, vc começava a conversar comigo: sempre começava assim:'mas viu, Cate", e nosso papo rendia... Mas como sei que isso é impossível, espero que onde estiveres, receba o meu amor e o meu abraço e saiba pai, que meu amor por vc é eterno !!!!! Esteja em paz!!!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O SHOW DO ANO EM SÃO VICENTE






LUIZ GUSTAVO E ALESSANDRO


Luiz Gustavo e Alessandro
_________________________________________________
 ELIAS TORRES, NOSSA CELEBRIDADE
Elias Torres
8 de Agosto de 2012 12:23

Ione, tudo bem? quero te pedir um favor se possível divulgar ai no Blog de Baldim que:  A MÚSICA "SERTANEJO COM PANCADÃO", GRAVADA PELA DUPLA LUIZ GUSTAVO E ALESSANDRO, COM PARTICIPAÇÃO DO MC LÉUSINHO, ESTÁ TOCANDO NA MAIOR RADIO DE MINAS " LIBERDADE FM" O QUE VC ACHA ? ACHO VÁLIDO,  AFINAL, PRA MIM QUE SOU AI DA TERRA É UMA VITÓRIA MUITO GRANDE,  POIS AINDA CRIANÇA, AI EM MUCAMBO,  EU OUVIA A RADIO LIBERDADE ... BEM MINHA QUERIDA,  DESDE JÁ TE AGRADEÇO, OBRIGADO POR ACREDITAR EM NOSSO TRABALHO, UM FORTE ABRAÇO! Elias Torres

terça-feira, 7 de agosto de 2012

FEIRA DE ARTESANATO E GASTRONOMIA



Feira de Artesanato e Gastronomia do Arte na Praça
_____________________________________________
ARTE NA PRAÇA NA FESTA DE AGOSTO
Hoje, terça-feira, dia 07/agosto/2012, , às 18:00h, no Salão Paroquial, tem Reunião do Projeto Comunitário Arte na Praça com os expositores da Feira de Artesanato e Gastronomia.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AGRADECIMENTO


Padre Gislei,  Vovó Rosalia e  Padre Arnaldo
___________________________________________________
COMENTÁRIOS                                                                                                                           
Boa tarde, querida! Saúde e paz!
Gostaria, se possível, a senhora emitir uma nota no Blog, agradecendo e parabenizando em meu nome (Padre Arnaldo Vicente Ferreira), a todas as vovós e suas famílias pela colaboração e participação da festa da vovó ano 2012. E frisar que estou emocionado com o evento, realmente houve um retorno que superou minhas expectativas, tanto em termos de espiritualidade, familiaridade e financeiro. Acredito que vai tornar-se uma tradição aqui em São Vicente/MG. Parabenizar a equipe que acolheu a proposta e trabalhou muito para que o evento acontecesse da forma que aconteceu, foi maravilhoso. Um beijo no coração de todos e que o Deus da vida continue nos abençoando! 
Fraternos abraços 
att>
Padre Arnaldo Vicente Ferreira


Caro Padre Arnaldo, desculpe não atender seu pedido de comentar em seu nome sobre a Festa da Vovó, mas publicar seu e-mail e vê-lo participando do nosso Blog foi um prazer maior e tenho certeza que a comunidade assim o considera também. O evento da Festa da Vovó foi realmente um sucesso em todos os sentidos e todos estão de parabéns.São Vicente continuará notável por sua comunidade unida e participante e, com sua liderança incondicional, tudo que acontecer aí será um sucesso. O Blog estará sempre à sua disposição e de sua comunidade para divulgar seus eventos e campanhas.Obrigada, Ione, editora do Blog. em AGRADECIMENTO


Boa noite, querida Ione.
Coloquei umas fotos dos quitutes da Renata que fizeram sucesso na Festa da Vovó. As candidatas que mais votos venderam e receberam faixas, como agradecimento pelo trabalho intenso, não desfazendo as demais candidatas que deram o melhor de si, deixando seus afazeres domésticos e se empenhando na venda dos votos, na árdua missão de colaborarem, estarem presentes na vida da Igreja, trabalhando para o seu crescimento. Todas, sem distinção merecem elogios, por terem vencido muitas vezes a timidez, o cansaço, deixando tudo e estando ali presentes de coração aberto no amplo sentido da vida religiosa. A Equipe, direcionada pelo Padre Arnaldo, no trabalho incessante da organização e da apresentação.Parabéns a todos! Nenem de Fiote ( Mãe de Renata e cunhada de Glória) D. Francisca Barros; Judite Dias.
Um abração. Bjs
Rosangela E. Marques Ferreira




Quitutes da Renata na Festa da Vovó, em São Vicente
_________________________________________________