BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

DIA DO TRABALHADOR EM SÃO VICENTE


Padre Arnaldo em procissão para a Missa Sertaneja
_______________________________________________________
MISSA SERTANEJA NA FÁBRICA DE SÃO VICENTE
Ano: 1983, Mês: Maio, Dia: 01(primeiro).  Mais uma vez comemorávamos 0 dia do TRABALHADOR, com a tradicional missa festiva e participação maciça de nossa comunidade, com muita fé e devoção e a participação sempre alegre e marcante de nossa corporação musical. A ASCOVP, convida a todos vocês a participarem amanhã, dia 01 de maio de 2012, das comemorações do dia do TRABALHADOR, no pátio da fábrica doces, a partir das 06,00 horas haverá alvorada ao som da CORPORAÇÃO MUSICAL DE SÃO VICENTE, com valiosos músicos da comunidade, as 7 horas será celebrada a santa missa pelo nosso querido Padre ARNALDO, será uma missa SERTANEJA, onde reuniremos toda a comunidade de São Vicente e do Município de Baldim, para uma manifestação de fé, unidade, mobilização, confraternização. De: José Juliano Martins, filho do Peléia, de São Vicente. 

DIRETO DO FACEBOOK


Ninguém imagina... agora , ouvindo os acordes da Corporação Musical, ensaiando para a tocata de amanhã na missa do trabalhador! Que som maravilhoso! Como toca fundo o nosso ser! Como nos trás lembranças. Parabéns aos impulsionadores desse grande feito, Eduardo Eustáquio Pereira, Coral São Vicente, José Juliano e Outros!Rosangela Efigenia Marques Ferreira

A banda está tocando!!! Som...melodia...acordes! Que bom que São Vicente acordou com a Alvorada festiva! Tempos não voltam, mas a sensação de estarmos há 20, 30, 40 anos atras é sensacional! Sabermos que novamente São Vicente se une para um alcançar um grande objetivo. Isso é gratificante!Rosangela Efigenia Marques Ferreira




SONHAR E ACONTECER

Saber que a banda de São Vicente ressurge e já realiza seus ensaios, trás é para mim, e acredito, para todos que entendem o significativo papel das bandas nas história e momentos de uma comunidade, uma grande satisfação. Este feito, demonstra que,a diferença entre o sonhar e o acontecer é muito pequena, basta, simplesmente unir os desejos comuns e fazer acontecer, pois o sonho coletivo se realiza. Parabéns ao prof. Eduardo e a todos os demais que abraçaram esse ideal e tornaram possível se ouvir o entoar dos ensaios das tocatas da consagrada Banda Musical de São Vicente. PARABÉNS São Vicente pelo triunfo obtido. em DIA DO TRABALHADOR EM SÃO VICENTE, por Marcio Antonio Reis.


Associação Coral São Vicente de Paulo
______________________________________________________

Presidente – Eduardo Eustaquio Pereira

Vice-presidente – Jair Schultz



Secretária – Divina de Souza Gonçalves


Vice-secretário – Messias Antonio Neto


Tesoureiro – Moacir Evangelista Gomes


Conselho Fiscal 


 Alfredo Schultz, Alexandre Ribeiro, 


Henrique Simão de Barros, Patrícia de Macedo Gomes, 


Maria de Fátima Franco, Geraldo Feliciano dos Santos 



PARABÉNS!
Parabéns ao povo de São Vicente, que mais uma vez nos dá o exemplo da união, da mobilização por um bem comum e mostra o poder que o povo tem nas mãos, não só para resolver seus problemas, mas para preservar sua cultura e o bem estar social. Parabéns aos filhos de São Vicente, os mobilizadores Eduardo Eustaquio Pereira e José Juliano Martins, vocês estão no caminho certo, em poucos dias, já conseguiram um grande retorno da cultura da nossa terra e da nossa gente. Ione, editora do Blog.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CASAMENTO DE CLAYTON E FABIANA


Casamento civil de Clayton e Fabiana
___________________________________________
DOIS DIAS DE FESTA
Sábado, 21/04, foi realizado o casamento civil de Clayton Fragoso dos Santos e Fabiana Ribeiro Evangelista, no Cartório de São Vicente. Ele filho de Nilton Vicente dos Santos e Maria de Lourdes Fragoso dos Santos. Ela filha de Wdson Evangelista Ferreira e Délia Ribeiro Evangelista, todos da nossa Sociedade, São Vicentina. Para completar a cerimônia , houve uma linda recepção no Espaço Festa "Bainho", onde os noivos e familiares recepcionaram os convidados, ao som de belas músicas, executadas por Mateus e Paulo e uma decoração lindíssima, um jantar perfeito, tudo a cargo do Buffet Renata Alves "Renata de Fiote". A festa de tão boa , estendeu-se até o dia 22, com reunião das famílias. Ficam aqui os nossos cumprimentos aos pais e aos nubentes,  desejamos felicidades na vida a dois, muitas realizações e muitas bençãos de Deus.
Rosangela E. Marques Ferreira

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PRIMEIRAS RODADAS DO CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DE BALDIM


 Liga de Juízes de Sete Lagoas
________________________________________________
CALENDÁRIO DOS JOGOS

1ª Rodada:
Data: 15/abril
Horário: Aspirante: 13:00h - Principal: 15:00h
Local: Mucambo ( Mucambo X Vila Amanda)
           Baldim ( Baldim X Paraíso)
           São Vicente ( São Vicente X Botafogo )
Folga: Vargem Grande

2ª Rodada:
Data: 22/abril
Horário: Aspirante: 13:00h - Principal: 15:00h
Local: Vargem Grande ( Vargem Grande X Baldim)
           Vila Amanda ( Vila Amanda X São Vicente)
           Botafogo (Botafogo X Mucambo)
Folga: Paraíso

3ª Rodada
Data: 29 / abril
Horário: Aspirante: 13:00h - Principal: 15:00h
Local: Vila Amanda (Vila Amanda X Paraíso)
           Mucambo ( Mucambo X Vargem Grande)
           Baldim (Baldim X Botafogo)
Folga: São Vicente

4ª Rodada
Data: 06/maio
Horário: Aspirante: 13:00h - Principal: 15:00h
Local: São Vicente ( São Vicente X Mucambo)
           Vila Amanda (Vila Amanda X Baldim)
           Paraíso (Paraíso X Vargem Grande)
Folga: Botafogo

5ª Rodada
Data: 13/maio
Horário: Aspirante: 13:00h - Principal: 15:00h
Local: Botafogo (Botafogo X Vargem Grande)
            Baldim ( Baldim X Mucambo)
            São Vicente (São Vicente X Paraíso)
Folga: Vila Amanda

6ª Rodada
Data: 20/maio
Horário: Aspirante: 13:00h - Principal: 15:00h
Local: Vargem Grande (Vargem Grande X Vila Amanda)
            São Vicente (São Vicente X Baldim)
            Paraíso ( Paraíso X Botafogo)
Folga: Mucambo

7ª Rodada
Data: 27/maio
Horário: Aspirante: 13:00h - Principal: 15:00h
Local: Mucambo (Mucambo X Paraíso)
            Vargem Grande ( Vargem Grande X São Vicente)
            Botafogo ( Botafogo X Vila Amanda)
Folga: Baldim





Abertura dos Jogos do Campeonato Municipal de Futebol Amador
________________________________________________
RESULTADOS PARCIAIS DOS JOGOS







terça-feira, 24 de abril de 2012

MOBILIZAÇÃO CULTURAL EM SÃO VICENTE


Antiga Banda Musical de São Vicente /1970
_________________________________________________
ESTA FOTO ESTÁ BOMBANDO NO FACEBOOK
Amigos São Vicentinos, podemos deixar esta nossa vocação musical, construída com muita alegria, acabar? Não. Vejam esta foto, a renovação de novas gerações de músicos era constante, e estas garotas, foram as jovens pioneiras a participarem do quadro de integrantes da Corporação Musical de São Vicente.Venha conosco participar deste renascimento.Procure a ACOSVP e seja sócio. — com Maria Isabel Martins e outras 50 pessoas. — com Lhays Diniz, César Augusto Martins, Cibele Bedetti, Ana Paula Martins Franco, Ana Maria Bedetti, Ludmmylla Cristina, Natália Giovana Evangelista, Alfredo Schultz Júnior, Joana D'Arc Marques Martins, Mariscuta Marques, Rafael Antonio Rosa, Flavio Schultz, Barack Obama, Prefeitura de Baldim, Claudia Evangelista, Ione Ribeiro Ribeiro, Maria Fatima Ferreira de Paula, Pedro Ivo Silva Ferreira, Fania Antonio Carlos Marques Reis, Emerson Januario, Maria Isabel Martins, Paula Tayara Barbosa Cavalcante, Ione Torres, Emanuele Berenice Marques Ferreira, Realino J Nascimento Nascimento, Denise Martins, Nedir Barbosa, André Luíz Marques Silva, Vinicius Marcus, Jussara Evangelista, Eduardo Eustaquio Pereira Eustaquio, Márcio Eloisio, Francine Aparecida, Flaviana Schultz, Lucyana Dias, Nilton Vicente, Carlos Eduardo, Charles Silva Evangelista, Carlos Vanderlei França, Carla Maria Lopes Barros, Gabriel Lucas Ferreira Paula, Luciana Alves, Gabriela Oliveira, Fernanda Isabela Rodrigues Rodrigues, Rosangela Efigenia Marques Ferreira, Gabriele Marques, Mariana Martins, Cristiane Barbosa Fatima, Marconi Antonio Ferreira, Sitio Capelinha Baim e Alexandra Cássia.


COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

Dário Jandir Nascimento:  Muito legal a foto!
domingo às 19:08 · Curtir
Silvana Moreira: QUE FOTO LINDA , É DO MEU TEMPO DE BANDA, SAUDADES 
domingo às 19:20 · Curtir
José Juliano Martins: Esta foto foi tirada nas escadarias da Igreja de São Vicente. Marque quem você conhece na foto.
domingo às 19:20 · Curtir
José Juliano Martins: Silvana, eu sou filho do Peléia, e estou fazendo um trabalho de resgate da memória da banda, se você tem alguma fotografia compartilhe conosco e enriqueça o nosso arquivo.
domingo às 19:31 · Curtir
Realino J Nascimento: Nascimento estes bons tempos vão voltar sò depende de união dos são vicentinos.AVANTE SÃO VICENTINOS.
domingo às 19:37 · Curtir
Silvana Moreira: Não tenho mais. Quero participar sim, conte comigo.
domingo às 19:38 · Curtir
Ione Torres: Oi Juliano, que foto maravilhosa, as famílias fizeram e fazem a história musical de São Vicente, Martins, Nascimento, Shultz...e você como mobilizador está ótimo!
domingo às 19:54 · Curtir
Natália Giovana Evangelista: rsrs que legal essa foto, já achei Maria Fatima Ferreira de Paula e Tia Dora nas fotos..
domingo às 19:58 · Curtir ·  1
José Juliano Martins: Estive hoje em SV, e estou iniciando um trabalhando para o resgate de nossas memórias, de nossas raízes. Conto com sua colaboração.
domingo às 19:58 · Curtir ·  2
Flavio Schultz: É ISSO AÍ JULIANO, VAMOS MOVIMENTAR ESSE NEGÓCIO!!! ESSA FOTO É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA!!!
domingo às 20:10 · Curtir
Rosangela Efigenia Marques Ferreira: Juliano, pensamentos e atitudes iguais a esses levarão SV ao resgate de seus valores, e também ao incentivo de novas atitudes em nossos jovens.
Ontem às 06:47 · Curtir
Rosangela Efigenia Marques Ferreira: Lucinha de Geraldo de Ernestino, Maria da Conceição Teixeira, Maria Rosária Ferreira de Almeida, Dora, Simone Franco?Quem mais????
Ontem às 06:52 · Curtir
José Juliano Martins: identifico nesta foto o Clóvis, Fátima de Si, Nonô do bar, filha do china, Simone Franco, Dora, filha do Juca casada com Nenem, Raquel, Peléia, Maria da Conceição, Rogerio, Dim, Glorinha, Henrique, filha do MundicoNonô Vicente, Ademar, filha do China, Jair, Julinho, Geraldo filho do Emiliano, Jair, Zé Galdino figura ímpar na história da banda, Guilherme, Marcinho de Chura, Marcio d Giovani, filho de Elizeu, T[eo Geraldo Messias, Giovani, Paulinho de Alcides, Geraldo Biano, Arnaldo, Paraná, Heleno, Sílvio, Eder de Nô e o da tuba que não consegui identificar.
Ontem às 08:17 · Curtir
Maria Fatima Ferreira de Paula: Bons tempos. Olha eu aí; eu tinha 13 anos de idade...
Ontem às 10:16 · Curtir
MariaFatimaFerreiradePaula,Peleia,Raquel,Marina,Heloisa,Dora,Simone,Jussara,Claudionor,Fatima,Celminha,Lucia,Anisio,Clovis,Ladinho,Jair,JUlinho,ZeGaldino,Jairdepucena,Claudia,Dim,JOvane,Rogerio,Glorinha,Conceiçao,Paulinho,Henrique,Guilherme,Arnaldo,GeraldoMessias,Vicente,Paraná,Heleno,Silvio, Teofilo, Eder,Marcio,Lucia....
Ontem às 10:26 · Curtir
Márcio Eloisio Mais uma vez, Juliano, obrigado pela contribuição
Ontem às 10:29 · Curtir
Rosangela Efigenia Marques Ferreira: Jussara de China
Ontem às 12:00 · Curtir
Dryka Marques: Esta banda muito me emocionava em meu tempo de menina, fiz aulas de música com nosso saudoso Peléia, e aprendi para nunca mais esquecer que "A música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som" ... Obrigada mestre.
Ontem às 12:21 · Curtir
Andreia Reis: nossa, esta foto vou ter que mostrar ao meu pai, quantas saudades, principalnente dos que não estão mais entre nós.
Ontem às 13:05 · Curtir
José Juliano Martins: Esta foto vem confirmar o quanto a música é importante na formação das pessoas, principalmente dos jovens, abrindo-lhes a mente, retirando-os do caminho errado.
Ontem às 13:44 · Curtir
Lina Ribeiro: saudades desta banda tocando final de ano. Muito lindo.
há 22 horas · Curtir
Márcio Eloisio: Juliano, tem um projeto no MInistério da Cultura, muito bom. Eles tem disponível um repasse, de ‎3 milhões e oitocentos para projetos empreendedores voltados para a cultura. Vamos montar um, eu ajudo no que for possível por aqui
há 6 horas · Curtir
Gerson Rogerio França: olhando esta foto, retorno ao um passado que ate hoje é presente em meu coração, sinto saudade e acredito que em um futuro muito proximo terei o prazer de ouvi-los outra vez, pois a paixão pela banda foi um das base de minha educação...gostaria que não fosse só saudade, conte comigo.
há 4 horas · Curtir

PROJETO CULTURAL EM SÃO VICENTE
A ACOSVP-Associação do Coral São Vicente de Paula agradece a todos os amigos que em muito contribuíram com suas presenças para que nosso jantar realizado no dia 14.04.2012 em São Vicente pudesse tornar-se um sucesso. A participação, contribuição e integração de todos com muita alegria interação tornou-se uma noite agradável e festiva, quando houve uma grande procura de novas adesões ao nosso quadro de associados contribuintes. Agradecemos também, a todos que contribuíram de uma forma ou de outra, trabalhando, divulgando para o sucesso deste evento. Esta união vem nos mostrar que estamos no caminho certo e que a comunidade também está acolhendo muito bem o nosso propósito e esta união confirma que o POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO. O nosso próximo evento será dia 12.05.12, sábado véspera dia das mães com muitas surpresas. A nossa MISSÃO é criar e desenvolver projetos nas áreas Social, Cultural e Profissional somando competências para compartilhar benefícios e aumentar resultados objetivando uma maior satisfação e capacitação da nossa comunidade. Mais uma vez, muitíssimo obrigado e continuem acreditando neste projeto. Por José Juliano Martins.
José Juliano Martins é filho do Peléia, estimado e saudoso Maestro da Banda de São Vicente.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ADEUS, WALTINHO.




João Afonso, Joãozinho e Waltinho
_______________________________________________
                          FUNCIONÁRIO PÚBLICO EXEMPLAR PARTE COM LOUVOR  
Baldim, no dia de19/04 perdeu um de seus concidadãos. Não foi uma perda comum, pois este que veio a falecer era para alguns, um simples homem, porém de uma grandeza inigualável. Sua morte foi sentida por toda a comunidade, pois era um grande homem, cidadão e companheiro. Em seu sepultamento foi feita pela Corporação Musical Santa Cecília, uma merecida homenagem. Waltinho de Roldão, como era popularmente conhecido, foi um funcionário público, dedicado, pois  tinha profundo compromisso com seu dever de servidor. Na história reza que Tiradentes disse: "se dez vida eu tivesse, dez vidas eu daria". Waltinho aplicou este dizer em número e grau. Em tudo que fazia se dedicava como se dez vidas tivesse. Waltinho foi membro do Coral São Bernardo, do Coral Infantil Ovelinhas de Jesus, um dos fundadores do Terço dos homens, participante ativo do AA (Alcoólicos Anônimos), Vice-Presidente da Conferência de Nossa Senhora da Conceição, Vice-Presidente do Conselho Particular Santana e São Bernardo, Membro do Conselho Municipal de Segurança, Membro do Conselho Municipal de Assistência Social, Membro do Conselho Municipal da Saúde, Ex-presidente e músico da Corporação Musical Santa Cecília, Membro do Conselho Administrativo, Membro da Equipe do Projeto Comunitário Arte na Praça  Saudades? Sentiremos. Mas temos a certeza de que sua missão aqui entre nós foi cumprida com louvor. Que descanse em paz sua alma, Walter, e obrigado por tão bela aula de dedicação e espírito público. Marcinho Reis marcioreis@baldim.mg.gov.br


BALDINENSE LEGÍTIMO

Valtinho sempre foi uma figura marcante em todos os eventos ocorridos no município de Baldim. Ele foi um dos poucos que podem receber o título de Baldinense Legítimo. Festas religiosas, cerimônias cívicas, reuniões familiares ou encontros esportivos, dentre outros, lá estava Valtinho com sua humildade e pronto a colaborar com sua marcante, simples e definitiva posição de homem do povo. Nunca soube de uma palavra áspera ou um de ato agressivo de Valtinho que pudesse atingir outra pessoa. Fica a lembrança daquele rapaz simpático e sempre pronto a ajudar a quem necessitasse. Sua presença ainda continuará marcando nossos corações. em ADEUS, WALTINHO. Luizinho Soares

FORUM DA LIBERDADE - JOSÉ AMBRÓSIO FERREIRA NETO

quinta-feira, 19 de abril de 2012

JOSÉ AMBROSIO FERREIRA NETO



Maria José Torres e seus filhos
_________________________________________________
 AMBROSIO RECEBE MEDALHA DOS INCONFIDENTES
Comunicamos a todos os amigos de Baldim que o  José Ambrosio Ferreira Neto, filho da Maria José e Soquito, neto da D. Eufrásia e Zé Torres, vai ser homenageado recebendo a Medalha da Inconfidência, no dia 21 / abril / 2012, às 19:00 h, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Há anos Ambrosio vem se destacando no Magistério. Formado em Sociologia, ele ocupa esta Cadeira na Faculdade Federal de Viçosa. Nos últimos anos a sua vida tem sido dedicada a cursos de especialização, pós-graduação e doutorado. Lecionou na Espanha, durante um ano e sempre é convidado para voltar à Espanha e Portugal para dar aulas e palestras. Praticamente visitou todos os países da América Latina e da África, também dando aulas e palestras sobre Desenvolvimento Agrícola. A sua presença, também em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, é constante, debatendo a questão de Assentamentos Rurais e sobre a Reforma Agrária. No ano passado, Ambrosio foi um dos convidados para participar, como Palestrante, de um Seminário, sobre estas questões, realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, com a presença do Governador Antonio Anastasia, tendo ainda como um dos palestrantes o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso e  o Príncipe Dom Orleans e Bragança sobre Reforma Agrária, ocasião em que aconteceu um debate sobre o assunto. Convidamos aos amigos de Baldim para prestigiarem mais esta vitoria do Ambrosio, um dos filhos ilustres da nossa terra. Parabéns ao Ambrósio.
Geraldo Mattos geraldomattoseguros@uaivip.com.br



Ambrosio e os filhos Luiza e Mateus
_______________________________
A FAMILIA DO AMBROSIO ESTÁ EM FESTA

A família mais uma vez está em festa.Nosso querido irmão Ambrósio (na foto com meus sobrinhos Mateus e Maria Luiza quando moraram em Lugo na Espanha), vai receber uma merecida medalha nas cerimônias de comemoração da Inconfidência Mineira no dia 21 em Ouro Preto.
É o reconhecimento dos Governos ( Federal e Estadual ) ao trabalho que tem desenvolvido como Sociólogo, Professor Universitário com pós doutorado na Espanha e representante do país em universidades da Europa, em vários países da America Latina e África, ensinando e palestrando sobre questões relativas a ações do INCRA. Estamos todos felizes e orgulhosos. Parabéns meu irmão querido. Maria José Lanza 


PARABÉNS AOS FILHOS ILUSTRES DE BALDIM
Meu nome é Júlio Reis. Sou filho de Baldim e atualmente no segundo mandato como Prefeito da cidade de Jeceaba. No índice FIRJAN, Jeceaba foi a Primeira cidade de Minas e quarta do Brasil na avaliação de gestão de responsabilidade fiscal, índice este divulgado no mês passado.
Mas o objetivo deste é para parabenizar ao Sr. José Ambrósio Ferreira Neto pela conquista da Medalha da Inconfidência, feito notável e que só engrandece nossa querida Baldim. 

Digo isto por também ter recebido a Comenda em 2006 e entendo o quanto isto é importante para nossa cidade. 

Parabéns e que mais e mais filhos desta terra continuem se destacando e levando o nome de nosso município para todos os rincões do mundo.

Abraço. 
Júlio Reis -  jcreis.bhz@terra.com.br

quarta-feira, 18 de abril de 2012

TERCEIRO TRILHÃO DE BALDIM


Terceiro Trilhão de Baldim
_____________________________________________
COMENTÁRIOS
Nota 9 para a organização do 3º Trilhão de Baldim 2012. As trilhas são muito boas, com nível 6 de dificuldade. Ano que vem estarei de volta. Abraço a todos os participantes. Tony Angelo***** em TERCEIRO TRILHÃO DE BALDI

Joaquim Reis Reis publicou em Trilhão Ranca Toco
Aos organizadores do 3º Trilhão os parabéns por realizarem este evento com muita organização.

Trilhão foi tuudoo de boom !!!! parabens aos organizadores..... a banda que foi excelentee e que abriu espaço pra nath cantar tambem rsrrs ... arrasaraammm todos nós !! :) :) em TERCEIRO TRILHÃO DE BALDIM


Gostaria que os organizadores do terceiro trilhão de Baldim publicasse mais fotos;pois este ano a festa foi nota dez!!!!!!!!!!!!!PARABÉNS A TODOS OS ORGANIZADORES!!!!!!!!!!!!!estamos esperando anciosos!!!!!!!!!!!!!! em TERCEIRO TRILHÃO DE BALDIM


olha nós ai rs em TERCEIRO TRILHÃO DE BALDIM
Nath Luize






Á direita,  o Gê, Coordenador do Trilhão de Baldim
______________________________________________
PARABÉNS
Parabéns ao Gê e a todos que trabalharam na organização do Terceiro Trilhão Ranca Toco de Baldim, que já virou uma tradição na cidade. A cada ano o evento se torna mais organizado e atendendo à expectativa dos trilheiros que vem até Baldim para participar. O movimento de trilheiros na cidade é um espetáculo bonito de se ver, o som e o colorido das máquinas e das roupas fazem a festa. Toda a infra de barracas para atendimento aos trilheiros, a presença de apoio da segurança e de ambulancia, o palco para o Show de encerramento, já fazem parte da festa e enche de alegria a Praça da Pousada Moendas. Parabéns, Gê!

Garotas bonitas marcaram presença no Trilhão de Baldim
________________________________________________
TERCEIRO TRILHÃO RANCA TOCO DE BALDIM
Dia 15 de abril de 2012
de 07:30h  às 17:30h
Concentração dos Trilheiros na Pousada Moendas
Café da Manhã de 07:30h às 09:30h
Saída para o Trilhão às 10:00h
Show com a Banda Hakuna, à partir das 14:00h
Acesso às Trilhas, somente com inscrição
Inscrições antecipadas nas Lojas:
Motobam, Motomaxx, Bandeirante Motos,
Planeta do Pescador, Moto Street.
Inscrição:
R$50,00 com 1 camisa, café da manhã,
almoço liberado e 4 fichas para bebidas.
Acompanhante: R$40,00
Informações:
Samuel: 84350925 – 84589454 / Fernando: 83310829 /
Gê: 84028708 – 83523350
Apoio:
Prefeitura Municipal de Baldim / Secretaria Municipal de Cultura /
Polícia Militar PMMG / COPASA
Patrocínio:
Alinha Sete – Petrolub – Bandeirante Motos
Posto Irmãos Guerra – Motomaxx

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR



Campo de Futebol de Baldim
___________________________________________________
CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR
 Deu-se inicio no dia 15/04 o Campeonato Municipal de Futebol de Baldim, Torneio 2012. Os times que compõem o campeonato são: Baldim, São Vicente, Mucambo, Vila Amanda, Vargem Grande, Botafogo e Paraíso. Depois de várias reuniões, foram definidas as regras do campeonato que a cada time foi entregue uma cópia para observar e se orientar por elas. O campeonato tem como corpo de árbitros da Liga de Árbitro de Sete Lagoas para assegurar partidas com regras dentro do rigor da competição.


Campo de Futebol de Mucambo
______________________________________
PRIMEIRA RODADA
No dia 15/04 às 13 horas teve inicio à PRIMEIRA RODADA, com as partidas dos Aspirantes, acontecendo em Baldim (Baldim x Paraíso), São Vicente (São Vicente x Botafogo) e Mucambo (Mucambo x Vila Amanda), no mesmo horário, e sendo folga do time de Vargem Grande. Em seguida, às 15 horas, foi a vez dos Principais, também acontecendo nos três campos acima citados.


Campo de Futebol de São Vicente
__________________________________________________
SEGUNDA RODADA
A segunda rodada acontecerá no dia 22/04, acontecendo, às 13 horas em Vargem Grande(Vargem Grande x Baldim), Vila Amanda (Vila Amanda x São Vicente) e Botafogo (Botafogo x Mucambo), ficando de folga o time do Paraíso.As demais rodadas serão divulgadas no portal em breve. E a previsão para o término do campeonato é para o dia 12/08.
Marcinho Reis marcioreis@baldim.mg.gov.br







Liga de Juízes de Sete Lagoas
_______________________________________________
CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR DE BALDIM / 2012
Comissão organizadora do Campeonato:
José Luiz Torres
Nilson Germano
Marcio Reis
Visitem o site da Prefeitura e vejam lá o regulamento do Campeonato e o Calendário dos jogos, as rodadas, o local, os dias e horários dos jogos. Parabéns aos organizadores e boa sorte aos participantes.  www.baldim.mg.gov.br



PREFEITURA MUNICIPAL DE BALDIM

Classificação do Campeonato de futebol amador de Baldim /  2012 após a 1ª rodada. 
Na 2ª rodada, dia 22/04/2012, os jogos serão:
em Vargem Grande Vargem Grande x Baldim
em Vila Amanda, Vila Nova x São Vicente  
em Botafogo, Botafogo x Mucambo 
Folga na rodada a equipe do Paraiso E. Clube, com os jogos começando sempre Aspirante, às 13:00 horas e quadro principal às 15:00 horas. O Campeonato começou em grande estilo com os campos lotados e grande participação das torcidas em Baldim, São Vicente e Mucambo. Coordenador do Campeonato, Jose Luiz Torres - gabinetebaldim@yahoo.com.br

quinta-feira, 12 de abril de 2012

DIRETO DO FACEBOOK



    Peléia e sua Banda de São Vicente
    ________________________________________________
    O POVO DE SÃO VICENTE QUER VER A BANDA PASSAR

    Incentivo à Cultura em São Vicente: no dia 14 de abril de 2012, sábado, à partir das 20:00h, a ASCOVP - Associação Coral São Vicente de Paula estará realizando um JANTAR DANÇANTE, no Espaço Piscina de São Vicente, para arrecadar fundos para as suas atividades culturais, ou seja, contratar maestro para dar início as aulas teóricas de música para alunos que queiram ingressar na corporação musical. Adquiram seus convites (R$ 10,00) com o Eduardo Eustáquio ou com os componentes do coral e venham degustar o delicioso Buffet preparado pela nossa competente Chef Gourmet Renata e dancem no embalo musical da dupla Henrique e Jair.  Os convites são limitados e está sendo um sucesso de vendas, participem e contribuam para esta causa. Colaborem com mais este evento da Associação, o primeiro foi o Baile Pré-carnavalesco, que foi um sucesso  e muito prestigiado. Fique ligado que o próximo evento está programado para o Dia das Mães. 

    José Juliano Martins: - Gostaria que o Prefeito assinasse a aprovação da ACOSVP-Associação do Coral de São Vicente de Paula, já que todas as exigências solicitadas foram atendidas para que a mesma possa ser homologada também no Cras.

      Ione Torres: - Oi Juliano, essa petição da assinatura do Prefeito, aprovando a Associação do Coral, já foi encaminhada diretamente a ele? Gostaria de ajudar, conheço o ex-secretário de Educação e Cultura Marcio Reis e a atual secretária, Laura Silva, se precisar de um toque lá, diga-me como encaminhou o pedido. Parabéns pelo seu trabalho.

    José Juliano: - Boa noite Ione. A Associação já está com tudo regularizado, já foi inspecionada e aprovada, pelo que tenho notícias dependente só do Prefeito assinar e os documentos que estão com ele para sancionar. Toda ajuda é bem recebida. Muito Obrigado.
    ( José Juliano Martins é filho do saudoso e estimado Peléia, que foi Maestro da Banda de São Vicente por muitos anos)
    AGRADECIMENTOS AO PREFEITO IVAN DINIZ


    Bom dia, hoje é o grande dia do Jantar Dançante da ASCOVP-Associação Coral São Vicente de Paula, a partir das 20:00 horas no espaço da Piscina de São Vicente. Venha, adquira seu convite R$ 10,00, participe e contribua com esta grande iniciativa e vamos fazer deste jantar uma noite festiva, de muita alegria confraternização, uma reunião de amigos, degustar das maravilhas preparadas pela Chef Renata e dançar nos embalos musicais com os nossos competentes HENRIQUE E JAIR. Os convites são limitados e restam poucos.
    Ontem também recebemos da Prefeitura de Baldim a homologação da nossa Associação junto ao CRAS que é muito importante, porque a partir de agora somos uma entidade autorizada a funcionar e a buscar auxílios juntos aos órgãos públicos. Agradecemos ao nosso prefeito Ivan e a todos aqueles que se empenharam para agilização deste processo, e no nascimento desta Associação. 
    Procure-nos e faça sua adesão como associado com uma pequena contribuição mensal d R$ 5,00 e ajude-nos a fazer uma São Vicente melhor para todos.

    ACOSVP 

    Associação do Coral São Vicente de Paula agradece a todos os amigos que em muito contribuiram com suas presenças para que nosso jantar realizado no dia 14.04.2012 em São Vicente pudesse tornar-se um sucesso. A participação, contribuição e integração de todos com muita alegria interação tornou-se uma noite agradável e festiva, quando houve uma grande procura de novas adesões ao nosso quadro de associados contribuintes. Agradecemos também, a todos que contribuiram de uma forma ou de outra, trabalhando, divulgando para o sucesso deste evento. Esta união vem nos mostrar que estamos no caminho certo e que a comunidade também está acolhendo muito bem o nosso propósito e esta união confirma que o POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO. O nosso proximo evento será dia 12.05.12, sábado véspera dia das mães com muitas surpresas.
    A nossa MISSÃO é criar e desenvolver projetos nas áreas Social, Cultural e Profissional somando competências para compartilhar benefícios e aumentar resultados objetivando uma maior satisfação e capacitação da nossa comunidade.
    Mais uma vez, muitissimo obrigado e continuem acreditando neste projeto.
    Curtir ·  · Compartilhar · há 2 horas · José Juliano Martins



                                                     Posto de Saúde de São Vicente             
    _________________________________________________
    SÃO VICENTE PEDE AJUDA DO PREFEITO NO FACEBOOK
    Beatriz Soraia: - gostaria de saber da Prefeitura, por que o calçamento da Copacabana não ficou bem feito como o da CAB de São Vicente?
    E por que ela não da um jeito no calçamento em frente ao Posto de Saúde?
    Solange Franco: - aquele barulho em São Vicente nas noites de sábado, tá um horror, o Fank tomou conta da cidade, o mau gosto e a falta de educação imperam naquele lugar nos finais de semana.
    Solange Franco : - gostaria que a Prefeitura olhasse um pouco por São Vicente e mandasse capinar as ruas, pois está uma sujeira.
    Prefeitura de Baldim:  o serviço de limpeza e capina das ruas já estão sendo feitos, aguarde e poderá constatar. É que, mesmo colocando mais funcionários, ainda assim são muitas ruas. E obrigado pelo contato. Bom feriado!

LUIZ GUSTAVO E ALESSANDRO



Show do Luiz Gustavo e Alessandro no Music Hall - BH
___________________________________________________
LUIZ GUSTAVO E ALESSANDRO
A já famosa dupla de cantores Luiz Gustavo e Alessandro está bombando no Facebook, após o sucesso da  apresentação na Casa de Show Music Hall, em Belo Horizonte, na noite de ontem, uma casa que comporta cerca de 1300 pessoas, sentadas, com acústica e som de última geração. São incontáveis as mensagens que a dupla está recebendo através das redes sociais na Internet.O Show no Music Hall aconteceu em comemoração aos 10 anos de lançamento do primeiro DVD da dupla. Parabéns pra vocês, talento é isso aí. Ione, ditora do Blog.



Luiz Gustavo, Rangel, Karine e Leticia
__________________________________________________
AMIGOS FORAM A BH ASSISTIR O SHOW
Amigos e parentes do Luiz Gustavo das comunidades de Baldim, Vargem Grande e Mucambo, foram a BH para prestigiarem o Show no Music Hall da dupla Luiz Gustavo e Alessandro, em comemoração aos 10 anos de lançamento do primeiro DVD da dupla. Para citar apenas alguns, estiveram lá, o Rangel e a Karine, a Bernadete, o Marcinho Villefort, Leticia Josiane, orgulhosos do sucesso do Luiz Gustavo, Elias Torres, para os íntimos. Parabéns Elias, sua terra se orgulha de você e do seu talento. Ione, editora do Blog.


Amigos do Luiz Gustavo que foram ver o show em BH
__________________________________________________
 A HISTÓRIA DE GUSTAVO E ALESSANDRO
Luiz Gustavo & Alessandro é uma dupla que mescla o pop romântico, sertanejo de raiz e sertanejo universitário. Luiz Gustavo nasceu em Baldim/MG, em 1979 e ainda criança ouvia na radiola da sua mãe, músicas de : Tonico e Tinoco, Renato Teixeira, Sergio Reis. Na adolescência, teve outras influências nacionais e internacionais, ouvindo e interpretando Legião Urbana, Dire Straits, Eric Clapton, em bandas de baile. Já Alessandro nasceu em Carlos Chagas/MG em 1976 e aos 8 anos começou a mostrar seu talento vocal . Aos 13 anos iniciou sua carreira profissional onde se apresentava em Carlos Chagas e Teofilo Otoni, mudando-se para Belo Horizonte onde se apresentava em bares da capital mineira. Assim como Luiz Gustavo , aos 17 anos, Alessandro foi convidado para tocar em diversas bandas de baile. Ambos se apresentavam em Clubes, Festivais, Parque de Exposição e Casas Noturnas em Belo Horizonte e pelo interior de Minas Gerais. Com reconhecimento musical, sempre ouviam elogios um do outro , resolvendo assim se conhecerem. A empatia e talento foi nítido à todos. O trabalho era um sonho dos cantores, que resolveram tirar do papel, surgindo então no ano de 2002, a dupla sertaneja Luiz Gustavo & Alessandro. Hoje com 9 anos de formação e com um estilo vocal próprio e inovador, a dupla possui um publico variado de pessoas de todas as idades e classe sociais.  Em 2011, em parceria com a Vitrine Núcleo de Produção e Estação da Luz e do Som, que apostaram no talento musical e artístico da dupla, gravaram de forma independente a sua primeira música de trabalho intitulada “ Te Amo ” produzida pelo conceituado Fabinho Gonçalves. Com versatilidade musical a dupla se apresenta todas as terças-feiras em uma das principais casas de show de Belo Horizonte , e vem levando ao grande publico seu consagrado show por todo interior de Minas Gerais.


LUIZ GUSTAVO E ALESSANDRO estão na Radio Oceânica FM, no Programa de Carlos Ribeiro "Sua música no ar", toda segunda-feira, às 20:00h, desde 05/03/2012.


CONTATOS PARA SHOW :
Vitrine Núcleo de Produção – (31)3681-1713 / 8467-7532 / 7813-0753 ( Ricardo Kozlowscky )
DM Shows – (31) 3298-8800 / 9966-6250 ( Alexandre Henrique)
Estação da Luz – (31) 3421-8424 / 9983-3012 ( Marcelo C. Cláudio)


MONICA PINHEIRO ANIMA SUA FESTA CAIPIRA



Show da Monica Pinheiro em Baldim 
_______________________________________________
BRINQUEDO CANTADO NO ARTE NA PRAÇA
Monica Pinheiro continua apresentando seu show "Brinquedo Cantado"por todo o Brasil, tivemos a honra de vê-la  aqui em Baldim e conhecemos seu trabalho e sua figura encantadora no palco e fora dele.. Monica inicia agora mais um projeto de sua autoria, acaba de gravar mais um DVD,  "Monica Pinheiro com músicas para animar sua Festa Junina". ao lado do músico Cleber Silveira, acordeonista, que faz os arranjos de suas músicas e a acompanha nos shows. Cleber já fez várias apresentações no SESC, no Trio Bom Brasil, acompanhando a cantora Inezita Barroso. Mais sucesso para seu novo trabalho, Monica. (Ione, editora do Blog )



Vejam o vídeo que contém a mais nova composição da Monica Ribeiro
__________________________________________________________


________________________________________
"BRINQUEDO CANTADO" ANIMA AO SOM 
DA SANFONA A SUA FESTA JUNINA.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

DIA DO CAMPO

Participantes do "Dia do Campo"
__________________________________________________
O DIA DO CAMPO
No dia 12 de março, na localidade rural denominada Uruçu, próximo a Vargem Grande, aconteceu um evento de grande  importância ambiental ”O dia de campo” coordenado pela EMATER de Baldim, com a participação dos agricultores regionais, visa a divulgação do sistema de plantio sem agrotóxicos e químicos denominado SATE. Os agricultores puderam tira dúvidas sobre esse método, fazer bactericidas biofertilizantes, caldas alternativas, defensivos e adubação com produtos naturais e orgânicos. "Os alunos"  agricultores sabem dos males ocasionados pelo uso de defensivos químicos e dos agrotóxicos. Relataram que tem naúseas, dores fortes de cabeça e problemas respiratórios. Com o sistema SATE  os insumos são orgânicos e convencionais. Além de serem bem mais baratos e agregam valor ao produto. O próximo dia de campo será em Mucambo com data a ser definida, avisa o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Geraldo José da Silva. ( por Prefeitura 29/03/2012 23:17 )

AnônimoApr 13, 2012 10:52 AM
Também quero parabenizar a Equipe da Emater/Baldim, hoje grande parte dos produtores estão entregando seus produtos olerícolas para as escolas e para o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos em Ribeirão das Neves. Uma nova fonte de renda para nossos produtores.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DA SEMANA SANTA


Dr. Irio e Padre Gislei
( fotos da Catarina )
___________________________________
SEMANA SANTA EM BALDIM
Com o tema  "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra"( Eclo 38.8 ) a Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo, refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde. ( Texto -Base 6)
 A Celebração da Semana Santa, seguindo o tema e o lema da Campanha da Fraternidade propiciou uma bonita Cerimônia de Lava Pés. Os Apóstolos foram representados por pessoas ligadas à área da Saúde Pública, o Secretário de Saúde, Joaquim Reis , o médico, Dr. Irio, as enfermeiras e funcionários. A Comunidade agradece a dedicação da Catarina Regina, na organização da Celebração. Ao Valtinho e o Adilson, pela  montagem do cenário para a apresentação na porta da Igreja, que infelizmente não aconteceu por causa da chuva, toda a encenação foi apresentada dentro da Igreja.



Encenação do Santo Sepulcro no Espaço Cultural
________________________________________________
AGRADECIMENTOS
 Agradecimentos a Clelia Reis, a Nislene Izaías e ao Julio Reis que  fizeram um bonito trabalho de cenário do Santo Sepulcro,  dentro do Espaço Cultural. Toda a encenação da Semana Santa, como acontece todos os anos, na porta da Igreja, foi transferida para espaços fechados, protegidos da chuva. Na verdade, o trabalho foi dobrado, pois fizeram o cenário nos dois espaços, caso a chuva parasse na hora da celebração. Agradecimentos ao Padre Gislei pela coordenação e a todos que participaram da Celebração da Semana Santa.  Ione, editora do Blog.


Vereador Xandão e moradores de São Vicente
(fotos do Xandão)
_______________________________________
AS TRADIÇÕES ESTÃO VIVAS EM SÃO VICENTE
Os moradores de São Vicente estão sempre na vanguarda das comemorações das festas populares e religiosas, mantendo as tradições da nossa Cultura Popular. Já se foi o tempo em que a "Malhação do Judas", acontecia na Praça, com o criativo e divertido  "Testamento do Judas", lido em alto-falantes, em prosa ou em versos rimados. No testamento, o Judas deixa sua herança para os moradores da cidade, todos os seus bens, desde o sapato até o chapéu. Em Baldim, o "Testamento do Judas"  ficava por conta do Fausto Sena, o Tom seria um bom herdeiro do bom humor do seu tio Fausto. Em São Vicente, a comunidade se mobilizou e a malhação do Judas aconteceu.Teve até a brincadeira do "Pau de Sebo" que sempre foi a alegria da garotada. A iniciativa de manter viva a tradição das brincadeiras da Semana Santa continuam em São Vicente e estão por conta do Serafim, do Tim, do Aguinaldo, do Jaci, do Evandro e do Vicente. Estes nomes me foram passados pelo Vereador Xandão, que acompanhou de perto todas as brincadeiras. Parabéns ao povo de São Vicente,  que mesmo sem recursos e apoio consegue se mobilizar e manter suas tradições. Ione, editora do Blog.

terça-feira, 3 de abril de 2012

ARTE NA PRAÇA


Maria José, D. Luíza e D. Norma
__________________________________________________
EXPOSITORES DA FEIRA DE
 ARTESANATO E GASTRONOMIA / 2012
Alceu José Marcelino
Alírio Diógenes Marques ( Cerâmica ) 37182021
Grupo Saber Viver ( Bordado e Crochê ) 
Ilma Rodrigues Pereira
Isabela Ferreira Barbosa ( Chocolate ) 
Ivone e Luciano Rosa ( Fuxico ) 82537955
Joice Elisabete Nicolau
Dorinha Matos Torres ( Crochê e Bijuterias ) 
Maurício Paz
Mírian Correia Teixeira ( Chocolate )
Neusa e Evangelina ( Roscas )
Rosa Maria
Sílvia Nogueira Soares ( Cerâmica e Gesso ) 83088166
Simone e Cristiane ( Cachaça e Aromatizantes ) 
Suely Luzia da Silva ( Temperos e Pimentas ) 83147398
Tia Teresa ( Doces e Biscoitos )



Neusa, Sione e Evangelina
___________________________________________
A FANFARRA FEZ A ABERTURA DA FEIRA 
A alegria da Feira de Artesanato e Gastronomia do Projeto Arte na Praça ficou por conta do Regente Rafael França e da Fanfarra Municipal de Baldim, hoje denominada Banda Marcial de Baldim, que fez a Abertura da Feira, às 10:00h da manhã, encerrando as 16:00h, do dia 7/abril/2012, sábado de Aleluia, na Praça Central de Baldim. O Regente Rafael pediu desculpas pelo número reduzido de participantes da Fanfarra, porque a maioria deles estava fora da cidade. Mesmo assim a apresentação não foi menos brilhante, logo após foi oferecido um lanche aos músicos no Salão Paroquial, com direito a agradecimentos do Padre Gislei.



 Ivone Rosa
________________________________________________
FUXIQUEIRA NO BOM SENTIDO
Ivone Rosa mostrou que sabe mesmo fuxicar, seus trabalhos chamaram a atenção pela variedade de cores.As pinturas em tecido da ex-aluna da Ana Paula,  do CRAS, fizeram sucesso. A Dorinha trouxe muitos trabalhos em tecido, crochê e tricô, e bijuterias. Alírio e Claudia, de  Vila Amanda, vieram prestigiar nossa Feira com suas variadas peças de cerâmica. O Grupo Saber Viver trouxe sua mostra de bordado e crochê, representado pela D.Luíza, a Maria José e a Norma. A Sílvia brilhou, como sempre, pela originalidade de suas peças em cerâmica e gesso. A Isabela e a Míriam garantiram o Domingo de Páscoa com deliciosos ovos de chocolate artesanais. A novidade da Feira  foi a Simone, da Cachaça João da Costa, que lançou o aromatizante para ambientes, em lindas embalagens, cores e fragrâncias. A participação popular na Feira foi considerável, as barracas de doces e chocolates fizeram uma boa venda, não sobrou nada. As roscas da Neusa e da Evangelina e os biscoitos da Tia Teresa não foram suficientes para a demanda. E, para temperar tudo, não poderia faltar a pimentinha da Suely. Parabéns a todos, foi um bom trabalho. Ione, editora do Blog.

REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL




Praça de Baldim
_________________________________________________
PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NA REUNIÃO
A reunião da Câmara Municipal de Baldim, do dia 30/março/2012 ocorreu com a platéia lotada com a presença dos Professores  da Rede Municipal, que foram até lá acompanhar a votação do seu Projeto de lei. Inicialmente, com todos os Vereadores presentes, exceto o Vereador João do Trailer, que não compareceu porque teve que fazer uma cirurgia, o Vereador Lulu das Paradas justificou sua ausencia, pessoalmente, e saiu antes do início, os Vereadores Joel e  Nalva pediram licença, no final da reunião, porque tinham outro compromisso. Vale lembrar que a reunião começou as 18:30h e terminou às 21:00h. Estiveram presentes o Reginaldo Presidente da Câmara de  Martinho Campos, Zé Luis Chefe de Gabinete da Prefeitura , a Edmara Reis Secretária Municipal da Assistencia Social, o Baiano ex-Vereador, o Nívio Aguiar da Prefeitura, o Professor Osley, representante dos professores, o Claudio da Pousada Tia Salete, o Jovelino, o Geraldo Mariano. Antes do início da reunião, os Vereadores foram chamados à sala do Presidente da Câmara Fernando Torres para um encontro, para tratar de assuntos do regimento interno da Câmara. Foram convidados para acompanhar, como ouvintes, o Geraldo Mariano, o Claudio da Pousada Tia Salete e eu. O Vereador Arnaldo Sabino falou da sua insatisfação com as reuniões da Câmara, pela falta de respeito no tratamento entre os Vereadores, citando a troca de ofensas pessoais entre o Vereador Moacir e o Presidente Fernando. Lamentou que, em 36 anos de vida pública, com 7 mandatos de vereador na Câmara Municipal, ele nunca presenciou tal procedimento. O Vereador Marconi se dirigiu ao Vereador Moacir para informar-lhe que o processo enviado por ele ao Ministério Público foi indeferido, este assunto foi colocado novamente na reunião em plenário.


REQUERIMENTOS
  Vereador Moacir  Eudes solicita passe livre de viagem para idosos, de Baldim a BH. Vereador Arnaldo informa que Baldim não tem direito a esse passe, apesar de pertencer a região metropolitana, o passe livre só funciona no sistema de lotação e Baldim não tem este tipo de  serviço, Baldim-BH é uma viagem inter-municipal. Vereador Xandão completou que o sistema de lotação e passe livre funciona de BH a São José do Almeida.


  Vereador Arnaldo Sabino solicita criação de Vigilância Policial para São Vicente, com 2 motos e 2 policiais, se revesando em 2 turnos, no sistema de ronda, com comunicação entre eles, localizando pessoas estranhas ou não em atitudes suspeitas. Solicita também a atenção da Vigilância Sanitária para retirar das ruas os cães doentes, que estão provocando acidentes e espalhando doenças.

PROJETOS DE LEI EM VOTAÇÃO
Doação de imóvel  para a comunidade do Alto da Cuia, onde funcionava a antiga escola, terreno de 484 m2, com 100m2 de área construída, contendo 2 salas, banho e cozinha. Este terreno foi doado pela tia da Vereadora Nalva. O Vereador Joel informou que o imóvel está sob os cuidados da D. Lucia, da comunidade da Cuia, que estava presente na reunião.

Ajustamento salarial dos Professores: - Olá dona Ione. A solicitação de nós, profissionais da educação naquele dia da reunião era a aprovação do projeto lei enviado pelo Prefeito à câmara sobre o ajustamento salarial dos Professores, pois segundo o plano de cargo e carreira da educação coloca que o salário do Professor tem que ser reajustado a partir do mês de março. A porcentagem do aumento salarial se deve também à Lei Federal 11.738 de 2008, que reajustou o valor do piso nacional de 1.187,14 para 1.451,00, porcentagem de 22,22%, devido à variação do valor anual mínimo por alunos, que é definido pelo Fundeb. Saliento que tal valor é dado aos profissionais que tem uma jornada de 40 horas semanais,sendo que seria 2/3 com trabalhos em sala de aula e 1/3 trabalho extra-classe. O que não se aplica a nós profissionais municipais, pois temos uma jornada de trabalho de 24 horas semanais. E por essa jornada de trabalho, a lei diz que deve-se pagar proporcionalmente às horas trabalhadas. E quanto  a esse pagamento proporcional a Prefeitura tem nos atendido. Quanto à questão do pagamento da diferença salarial (retroativo) que a Prefeitura tem conosco, é porque no ano passado, o nosso salário foi reajustado no mês de maio e a redação da lei criada no ano passado dizia que tal valor era retroagido ao mês de março, ficando assim a diferença para ser repassada para nós, diferença essa que aguardamos receber da Prefeitura.Quanto à solicitação que fizemos sobre a necessidade da câmara usar seu poder de fiscalização da folha de pagamento da educação foi devido a falas ouvidas no plenário que a Prefeitura tem capacidade de investir muito mais do que tem investido nos profissionais da educação. Quanto a nós, não podemos exigir que a Prefeitura nos pague além daquilo que a lei federal nos assegura.Espero ter contribuído para enriquecer a opinião da senhora quanto à pauta da reunião daquele dia. Se porventura tiver alguma outra pergunta que eu possa responder e que não me lembro no momento, entre em contato por e-mail. Um grande abraço, Osley da Silva.   (Osley é Professor na Rede Municipal de Baldim)

Programa Bolsa Família: - A Secretária da Assistência Social, Edmara Reis esteve no Plenário da Câmara e respondeu algumas perguntas sobre o Bolsa Família de Baldim. Ela esclareceu que, sobre o gestor do Bolsa Família ela segue as exigências do MDS, ou seja: o gestor tem que ser de nível superior, o salário seria em torno de R$1 200,00 , então optou-se por manter a Isabela, que é enfermeira formada, portanto de nível superior e ela concordou em receber uma gratificação em seu ordenado de R$200,00 o que significa uma boa economia para o Programa do Bolsa Família. Ela informou ainda alguns critérios para cadastro dos beneficiários do Bolsa Família:   – recadastramento a cada 2 anos  – renda per capita de R$140,00 – identidade e CPF – perfil de extrema pobreza – número limitado de bolsas. A Edmara se colocou à disposição dos interessados em mais informações  sobre o funcionamento do Bolsa Família, inclusive o endereço do site na Internet que divulga a lista atualizada dos beneficiários do Bolsa Família de Baldim. A lista de beneficiários do PBF é atualizada, mensalmente, e publicada nos sites do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da CAIXA, podendo ser acessada por qualquer cidadão, na página inicial do Programa, no endereço http://www.mds.gov.br/bolsafamilia

O POVO FALA NA CÂMARA

Troca de Poder: - Sr. Presidente, o Brasil está hoje no topo do mundo. Respeitado, com reservas minerais, Petróleo, Agricultura, mais ou menos, 350 bilhões  de dólares em caixa. Maravilhoso? Crédito para o povo, carros novos, etc,etc. Porém, Sr. Presidente e Vereadores, basta dar uma volta que vemos outra realidade. 1 – Matamos, no trânsito, cerca de de 40 mil pessoas por ano. 2 – A Segurança Pública é uma das maiores preocupações do nosso povo. 3 – Saúde? Visite os Postos médicos. 4 – Educação, uma das piores do mundo 5 – Corrupção, Impunidade. Aí, Sr. Presidente, você me pergunta, onde quero chegar. Certo? Quero dizer que Baldim é uma parte disso tudo que eu falei. Mas, acho que não podemos ficar nisso. Cheguei aqui em Baldim há 30 anos atrás e o que conseguimos até agora é muito pouco. Podemos fazer mais, mas para fazermos mais temos que ser corajosos, atirados, responsáveis. Parar com as promessas, doações, empreguismos, me desculpe,  Sr. Presidente, o que tenho visto nestes últimos anos que aqui estou é uma troca de Poder, de A para B, quem está no Poder, preivilegiando uma meia dúzia de pessoas, Ás vezes, pensamos que o povo é bobo, mas não é, somos sim, omissos, medrosos por aceitar tudo que acontece.  Claudio Ursine. (Claudio é proprietário da Pousada Tia Salete)


Transparência na Educação: - Josiane, professora de Vila Amanda, pede aos vereadores, que é uma função deles, fiscalizar o Executivo na transparência do gasto dos 25%  na área de Educação e das folhas de pagamento de professores e funcionários.
O Vereador Marconi responde que o gasto de 25% é lei de responsabilidade social e tem que ser cumprida e que as folhas estão à disposição de quem quiser vê-las.
O Vereador Xandão argumenta que quem for fiscalizar as listas tem que conhecer os nomes e apelidos das pessoas para que sejam identificadas, que a Prefeitura tem 300 funcionários e 90 deles são professores. Lembrando que estes 25% são destinados à área de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. Sugeriu-se o Professor Osley Silva que conhece bem todas as Comunidades e Escolas do município e seus moradores.
 Reginaldo, advogado, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Martinho Campos,  em visita a Baldim, esteve na reunião e perguntou pelo Secretário da Educação,  que deveria estar presente nesta reunião. Esclareceu que o Vereador  não pode criar ônus para o Executivo, a lei é 25% para a Educação, e que o Executivo tem o prazo de um ano para prestar contas. O Projeto dos professores deveria ter sido discutido antes de ser levado à Câmara para votação, mas, emendas poderão ser adicionadas. Fez elogios ao Claudio por participar dos problemas da Comunidade. Aos Vereadores, ele sugeriu que podem requerer do Prefeito uma lei municipal de recursos para idosos e deficientes. Encerrando,  deu parabéns ao Presidente Fernando Torres por conduzir a reunião com serenidade.

Regimento interno da Câmara: - Os Vereadores Joel e Nalva pediram licença ao Presidente e ao Plenário para sairem antes do término da reunião. A Professora Rogeria Pinheiro questionou o Presidente, dizendo que numa reunião de professores quem pede pra sair o dia é cortado nos vencimentos. O Presidente esclareceu que desde que os assuntos em pauta já tenham sido tratados em podem se ausentar antes do final, segundo o regimento interno da Câmara Municipal.




PALAVRA FRANCA
Postura Política: - Vereador Alexandre Ribeiro, o Xandão, como é mais conhecido, falou da sua luta política que começou aos 13 anos de idade, da sua postura política, como Vereador, de respeito às autoridades constuituídas. Lamentou cenas que tem presenciado na Câmara Municipal de Baldim, de ofensas morais, atas rasgadas,  da necessidade que todos tem de crescer e discutir apenas os assuntos pertinentes à pauta da reunião. Ele sugere que as reunões deveriam ser gravadas, pois alguns persistem em negar o que disseram,  gerando discussões e uma grande perda de tempo. Lembrou da importancia do seu projeto de reuniões itinerantes, dando oportunidade à comunidade dos  povoados de participar das reuniões, pela dificuldade de se locomoverem até Baldim. Falou das conquistas, na área da educação, com a reforma das Escolas Municipais, principalmente a de São Vicente, estimada em 430 mil reais, a implantação de uma Fábrica de Containers em Baldim e 2 Metalúrgicas em São Vicente, gerando mais empregos para a população. 

Dificuldades: - José Luis Torres, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Baldim, falou das dificuldades da Prefeitura de Baldim de arcar com todos os gastos públicos do município, que é muito grande, com vários povoados, com pouca arrecadação, mas que as contas públicas estão abertas à disposição de todos. O Vereador Arnaldo Sabino argumentou que a Empresa Acoplation é isenta de impostos, no que foi contestado, porque a Empresa é uma prestadora de serviços, gerando 120 empregos diretos para a população. O José Luis se pronunciou também sobre o motorista Vando, que bateu o carro da Prefeitura, acusado de dirigir sem carteira de habilitação. No ato de contratação do motorista, ele  apresentou seus documentos, inclusive carteira de habilitação, mas ela não foi checada, se era verdadeira ou falsa, este não é um procedimento regular, deduz-se que os documentos sejam autênticos. 



Direito de defesa: – O Vereador Moacir esclareceu que não era Secretário de Esportes e sim Chefe de Divisão, quando foi plantada a grama no Campo de Futebol de Amanda. O ex-vereador Baiano, que plantou a grama disse que o serviço foi feito 9 meses antes de terminar o mandato do Iton Reis, não foi dada a manutenção necessária neste período e muito menos na gestão que se seguiu, do Ivan Diniz e não há grama que resista a falta de manutenção e controle de ervas daninhas. Este depoimento do Baiano veio confirmar o esclarecimento dado pelo Secretário Rodrigo Reis a este Blog, que a grama plantada foi a “Batatais” indicada para campos de futebol e foi a falta de manutenção e controle das ervas daninhas que danificaram o gramado. 


Esclarecimentos: - O Vereador Marconi usou da palavra para esclarecimentos e disse: " o Vereador Moacir, o Vereador João do Trailer e o Dr. Luis me acusaram de não ter recolhido o INSS dos Vereadores e fui denunciado no Ministério Público. O processo foi indeferido, eles entraram com recursos e foi indeferido novamente. O Vereador Joel também foi vítima deles, na CPI da Vargem Grande.” Em seguida, o Vereador Marconi passou para o Vereador Moacir, em mãos, a certidão de débito,  para provar o que estava dizendo.


Pedido de desculpas: - O Vereador Moacir  pediu desculpas ao Presidente Fernando Torres e disse que não quis ofendê-lo, mas reafirmou que o Secretário Joaquim Reis disse que não foi convocado para a reunião em questão. O Vereador Moacir falou do sucesso de seus projetos: a “Festa do Doce”, nos 4 anos de mandato do Iton Reis, o Projeto” Bom de Bola Bom na Escola”, e o Carnaval. 


Resposta do Presidente Fernando: - O Presidente Fernando Torres, em resposta ao Vereador Moacir,  disse:  “ o ataque a minha pessoa foi orquestrado, algumas pessoas não gostam de mim, pelo que eu sou e outras me amam pelo que eu sou, portanto... Fui ofendido, moralmente, dentro da Câmara e aqui não é lugar para isso, devemos respeitar as autoridades constituídas e aceitar as críticas para crescermos com nossos próprios erros”. Ele  pede desculpas pelo desabafo e encerra a reunião.



Obs. Solicito aos leitores que estavam presentes na reunião da Câmara Municipal, que fiquem atentos, caso observem algum equívoco nas informações que foram passadas para o Blog, sintam-se à vontade para corrigi-las, pelos comentários ou por e-mail. As anotações rápidas ficam confusas e pode acontecer alguma troca em, "quem disse o quê". Obrigada pela atenção.Ione, editora do Blog.