BALDIM.

BALDIM.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

POUSADA TIA SALETE


Pousada Tia Salete
_____________________________________
CARNAVAL MODERNO, À MODA ANTIGA
Vamos relembrar os tempos do MIDLAB, (antigo Clube Social de Baldim) vamos resgatar aquele Carnaval das marchinhas, ao som da Banda W.COM, num ambiente família do TIA SALETE, e um bom papo com os amigos.  Este tipo de Carnaval, á modo antiga, é o que há de mais moderno e vem acontecendo todos os anos nas cidades que estão conquistando o título do melhor carnaval do Brasil. Estamos falando do Carnaval nas cidades históricas de Minas e do autêntico Carnaval do Nordeste, que atrai turistas brasileiros e internacionais. É aquele Carnaval que começava em pequenos Clubes e depois saía pelas ruas, e a Banda acompanhando os foliões fantasiados ou não, formando o que chamamos hoje de Blocos. Hoje, o Carnaval já começa nas ruas, com desfile de Blocos e Bandas e ao som das marchinhas, música feita especialmente para Carnaval. Tudo isso e muito mais no Tia Salete, não dá pra perder, vá até lá e divirta-se com seus amigos.


Dia 17/03/2012 às 22:00h
Mesa  (4 pessoas) = R$80,00
Individual = R$30,00
Vendas até 10 de março  
Reservas com Claudio -  96034010 – 84537179
Visite o site: www.tiasalete.com.br

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ESCOLA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE

Educação: Escola Municipal de Vargem Grande totalmente remodelada

por Prefeitura
25/02/2012 11:43
.
Vista da fachada da escola
____________________________
A comunidade de Vargem Grande, distante a 25 km da sede do município e que tem como principal fonte geradora de sua economia de subsistência o hortifrutigranjeiro. Muitas são as característica únicas daquela comunidade, foi a 1ª comunidade rural a exigir em 1986 transporte escolar para seus alunos (tendo seu pedido prontamente atendido), administra a gestão do fornecimento de água através de seu Conselho Comunitário e que tem uma sede ativa e uma diretoria atuante.por enquanto, é a única comunidade que tem uma biblioteca pública (o que é incomum, pois até então era privilegio apenas das sedes dos município brasileiros) e outras mais.
.
Castanheira contribui com sombra
____________________________
Agora Vargem Grande tem a reforma e ampliação de sua escola totalmente concluída, contando com 3 banheiros com acessibilidade, cozinha ampla, dispensa, refeitório coberto e muitoamplo, mais 3 salas de aula e sala de direção e sala de biblioteca e informática além de um pátio totalmente cimentado e livre de degraus facilitando o acesso de todos.
.
Corredores da escola
____________________________
Para contribuir com o bom trabalho dos professores, a SME disponibiliza merenda rica e balanceada, mobiliário novo, kit de informática com 5 computadores e impressora laser, recursos para que a própria Escola administre conforme suas necessidades via PDDE e repasse direto na conta da Escola anualmente,  além de oferecer cursos periódicos aos profissionais da educação e um piso salarial satisfatório e por fim uma transporte escolar de qualidade.
.
Vista da cantina para o pátio da escola
________________________________
A Escola de Vargem Grande alcançou em 2011 a maior nota no município na avaliação do PROEB, para alunos do 5º ano, realizada em 2010, ficando com nota 274,6 em Matemática, sendo que a média do Estado é 235,1 e na região 245,5. Já na avaliação em português a nota alcançada foi 249,5, sendo a média do Estado 217,1 e na região 225,8.
.
3 sequência de banheiros amplos

REUNIÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES


Centro de Saúde de São Vicente
__________________________________________________
VOCÊ CONHECE SEU VEREADOR?
É sempre um prazer participar das reuniões da Camara dos Vereadores, não só pela gentileza com que todos os representantes da comunidade são recebidos pelo presidente FernandoTorres e a bancada de Vereadores, mas pela atenção  em responder as perguntas que lhes são dirigidas. O eleitor que nunca foi a uma reunião não sabe o que está perdendo. Você, eleitor, está perdendo a oportunidade de olhar de frente para o representante que  você escolheu com seu voto e cobrar dele o que foi prometido em campanha. Mas, você está perdendo, principalmente, a oportunidade de reconhecer o trabalho e o empenho do Vereador que você escolheu com seu voto e que está correspondendo a confiança que você depositou nele.  Ou você prefere ficar ouvindo a opinião de outros, que também não conhecem seus Vereadores, e na hora de votar, você vai no palpite deles porque você não tem sua própria opinião sobre um candidato. Aí , você vai passar mais 4 anos se lamentando de ter perdido seu voto escolhido pelo palpite dos outros. Faça parte de sua comunidade com responsabilidade, quando falar de seu Vereador fale com conhecimento e será respeitado por isso, ou você pefere ficar repetindo o que ouviu dizer por aí. Acredito que até que os eleitores  formem o hábito de ir as reuniões, o Blog deverá continuar prestando um serviço de utilidade pública, comentando o que ocorreu lá. Pelo menos vai evitar que inverdades sejam ditas por aqueles que não vão a reunião, pois quem foi viu o que realmente aconteceu e não há como negar. Ione, editora do Blog.


ANO ELEITORAL
Sabiamente, o Presidente Fernando Torres convidou o advogado, Dr. Luis, para falar sobre "o ano eleitoral", quando os ânimos estão mais exaltados, para que os Vereadores fiquem atentos e não se deixem envolver por questionamentos pessoais e sejam conduzidos a discussões sobre denuncias vazias, apenas por desafetos. Dr. Luis foi muito feliz nos esclarecimentos sobre o assunto. Ione, editora do Blog.

QUEM É MARLENE SILVA
Foi um grande prazer conhecer a Marlene Silva na  reunião da Câmara Municipal de Baldim. Já a tinha visto lá, mas não sabia de quem se tratava, ou melhor,  não fomos apresentadas, era  a famosa Marlene da Copacabana, lider comunitária, de quem sempre ouvi falar. Ela nunca deveria faltar às reuniões, sua voz clara e sonora enche a sala de uma vibração decidida, que só as mulheres fortes sabem como marcar sua presença. Marlene da Copacabana, como é conhecida em São Vicente, já foi candidata a Vereadora, mas ela estava só começando a mostrar do que é capaz. Ela fala da sua origem simples, do tempo que buscava lenha no pasto, catava pequi no cerrado pra vender, até chegar à Política, quando tentou ajudar a comunidade de São Vicente, na área da Saúde. Ela conta que conseguiu uma ambulancia pra São Vicente, junto ao Deputado Pinduca, e que esta ambulancia foi acidentada. Novamente, Marlene correu atrás de recursos para o conserto da ambulância, desta vez com o Governador Aécio Neves. Novamente a ambulancia sofreu outro acidente e desta vez o Prefeito Ivan Diniz conseguiu um carro novo para São Vicente. Mais uma vez este novo carro sofreu também um acidente. Marlene está correndo atrás de novo, desta vez, dos responsáveis por tantos acidentes. O caso foi adiado para a próxima reunião por causa da ausencia do Secretário de Saúde, Joaquim Reis, que foi convocado para a reunião, mas não compareceu.



CARNAVAL DE SÃO VICENTE 
O  sucesso do Carnaval de São Vicente também foi assunto na reunião da Câmara Municipal, quando o Vereador Lulu das Paradas questionou sobre o horário de encerramento do Carnaval, às 2:00h, que estaria prejudicando o comercio, que geralmente começa a vender comida e tira-gostos  neste horário, pois quando o som parava os bares teriam que fechar suas portas também. Mas, após argumentações favoráveis do Presidente Fernando e Vereador Marconi sobre os resultados positivos  deste horário estabelecido, o reconhecimento de que valeu a pena evitar maiores transtornos foi geral. Portanto, devemos  um reconhecimento e um agradecimento não só aos líderes  da organização do Carnaval, Geraldo Bau, Carlinhos do Sindicato, Professor Zito, Tché Jacy, Serafim, Geraldo Mariano, à frente do Bloco do Boi da Manta, Vereador Moacir e Serralheria, Bira, Cimali, fotógrafo, Real no Curral,  Banda Mole, como também a Segurança Pública, na pessoa do Sargento Marcelo Henrique, comandante do Pelotão da PM de  Baldim que, no cumprimento da lei, deu tranquilidade as famílias para brincarem juntos, adultos, jovens e crianças.  O Vereador Arnaldo Sabino reafirmou que nas grandes cidades, a  Lei do Silencio, que é uma lei federal,  é à partir das 22:00h. Para o Carnaval de 2013, o povo deverá se mobilizar novamente, para recorrer ao Poder Público e pedir suporte de infra, tipo, banheiros químocos, operação tapa buracos, iluminação da Praça sinalização do transito, etc. Ione, editora do Blog.





QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS NA CÂMARA
O Vereador Moacir Serralheiro questionou o Presidente Fernando Torres sobre a ausência do Secretário de Saúde Joaquim Reis na reunião, este esclareceu que fez a função dele de Presidente de convocar para a reunião, mas ele não tem o poder de obrigá-lo a comparecer. Sobre as pastas que contém as prestações de contas da Prefeitura o Presidente Fernando esclareceu que elas estão na Câmara, à disposição, e que qualquer reclamação poderá ser dirigida à Dra. Guiomar, no Ministério Público.O Vereador Moacir alega que seus projetos serão adiados mais uma vez para a próxima reunião e fala do respeito que deve existir entre o Executivo e o Legislativo para um bom entendimento entre eles. O Vereador Joel teve que sair mais cedo da reunião e o questionamento sobre a Escola de Vargem Grande foi adiado novamente. A Vereadora Dinalva esclareceu que a reforma da Escola de Vargem Grande está pronta. Concluindo, o Vereador Arnaldo colocou à disposição da Comunidade cerca de 25 camas hospitalares que poderão ser encaminhadas às pessoas que estão acamadas em casa. As camas trazem mais conforto e segurança para os pacientes e serão devolvidas quando não forem mais necessárias, para que outras pessoas possam usá-las também.   Ione, editora do Blog.


BURACOS NO ASFALTO



Avenida Brasil - Baldim
______________________________________________
OPERAÇÃO TAPA BURACOS
As entradas da cidade de Baldim estão com o asfalto em péssimo estado e muitos tem cobrado da Prefeitura sobre os buracos,  com toda razão, emitindo todo tipo de críticas. Contudo, a Prefeitura de Baldim não fez a operação tapa buraco neste trecho ainda porque o Prefeito Ivan Diniz conseguiu, junto ao DER-MG, passar o domínio dos trechos das duas entradas da cidade para os cuidados do referido orgão. Como o DER-MG está fazendo o recapeamento da rodovia, em breve irão recapiar também as entradas da cidade de Baldim. (da Prefeitura de Baldim.)


SOLICITAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS
Á propósito do assunto, surgiu na semana passada um questionamento de um anônimo sobre de quem é a responsabilidade de um buraco no asfalto, em frente ao Cartório de São Vicente, que é motivo de reclamação há vários carnavais, se da Prefeitura de Baldim ou do DER-MG. Falou-se que seria do DER-MG porque a rua é um prolongamento da rodovia ou da Prefeitura de Baldim porque está em área urbana. Solicitamos, a quem de direito, esclarecimentos sobre o assunto. Ione, editora do Blog.


ESCLARECIMENTO
Também à propósito, da foto acima, tirada por mim, de dentro do carro, está claro que é uma questão de Segurança Pública e de Vigilância Sanitária. A foto já foi assunto do Blog, há mais de um ano, quando eu disse que nada mais bucólico do que chegar da capital em uma cidade do interior e ver um carro de bois... uma charrete... galinhas soltas no quintal... Mas, vacas pastando no asfalto é um péssimo cartão de visitas para a cidade, cadê a Vigilancia Sanitária e a Segurança Pública? Ione, editora do Blog.

REFORMAS NAS ESCOLAS

..
 EM Mucambo 
_____________________________


No inicio de 2009, o prefeito Ivan Diniz, solicitou que se fosse feito um levantamento da necessidade de reforma e ampliação na Rede Municipal de Educação do município e hoje podemos dizer que 90% da demanda foi atendida. Após reformar e ampliar as Escolas de Vargem Grande, São Bernardo, Botafogo e uma reforma emergencial na EM Nelson Ribeiro chegou a vez da EM de Mucambo. Com os investimentos feitos nesta Escola ela contará com 7 salas de aula, Biblioteca e Laboratório de Informática, Banheiros adaptados e ampliados, Sala de Professor além das demais áreas já existentes e outras devidamente reformadas.



.
EM de Botafogo
____________________________
 Com Varanda, Playgraund e Biblioteca, Computadores e Brinquedoteca. Pode-se dizer que o dever de casa está quase todo feito, faltando somente o início da suntuosa reforma que a EM Nelson Ribeiro de SV irá ter. A reforma que terá inicio em março, irá disponibilizar à comunidade uma das melhores Escolas em se tratando de infra-estrutura.

:
EM Nelson Ribeiro
____________________________
Salas com mobiliário todo novo. A escola contará com todas as áreas necessárias, salas, Laboratório de informática com 19 Computadores (que já estão na escola), Banheiros amplos, Refeitório, Quadra coberta, Playground, Salas de direção, Supervisão, Professores e Biblioteca.
Além da Escola, São Vicente irá ter anexo à Escola uma excelente Biblioteca Pública que terão seus equipamentos entregues pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional, no início de março. Este espaço irá proporcionar à população um espaço de livre acesso público com acervo inicial de 4 mil livros, mobiliário, equipamentos de vídeo, som, e áudio, pufs, e muito mais. No dia 1º de fevereiro foi creditado em conta específica R$ 435 mil reais para que seja dada continuidade na reforma iniciada no início de 2010. Com este recurso a escola de SV terá todo seu piso em um mesmo nível, eliminando os degraus. E para coroar a obra a ser realizada em São Vicente será instalada uma biblioteca pública com 90 m2 anexa à escola o convênio com o Ministério da Cultura, já foi assinado no dia 7 de fevereiro para liberação de todo o equipamento, mobiliário e acervo bibliográfico para compor a nova biblioteca. 


,
EM de Vargem Grande 
Com tamanho dobrado e toda reformulada e adaptada com acessibilidade, com isso, e outros feitos futuro, demonstram que a Administração Municipal tem de fato um real compromisso com a Educação e na Cultura, além, é lógico, com os demais segmentos. Mas não somos presunçosos de pensar que é o bastante.
Com mais estes investimentos na rede física das escolas, a administração fecha o ciclo das reformas necessárias em todas as escolas da rede municipal e vai além equipando as escolas com 64 computadores, mobiliários novos e reforma de outros equipamentos eletrônicos. 
 - em 16/02/2012  às 17:42 - Marcio Reis, Secretário Municipal de educação de Baldim.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

APELO À PREFEITURA DE BALDIM



Samara Miranda, de São Vicente
_________________________________________
ACIDENTE NO BANCO DA PRAÇA
CARNAVAL  É MOTIVO DE FESTA , ALEGRIA , ZOAÇÃO DURANTE QUATRO DIAS. MAS NÃO FOI ESSA A PROGRAMAÇÃO QUE PODE SER SEGUIDA PELA JOVEM Samara Miranda. ELA TEVE A PERNA E O PÉ FRATURADOS EM VIRTUDE DE UM BANCO DA PRAÇA CAIR SOBRE A MESMA. O FATO OCORREU NO DIA 18 DE FEVEREIRO NA PRAÇA EMÍLIO DE VASCONCELOS PRÓXIMO A RUA ANTONIO RIBEIRO. SEGUNDO INFORMAÇÕES DE MORADORES ESSE E OUTROS BANCOS CAEM COM FREQUÊNCIA, SENDO COLOCADOS NOVAMENTE NO LUGAR SEM A DEVIDA FIXAÇÃO CORRETA POR FUNCIONÁRIOS E MORADORES. ENTÃO, VENHO ATRAVÉS DESSA PUBLICAÇÃO, A PEDIDO DE ALGUMAS PESSOAS E POR VONTADE MINHA TAMBÉM, NÃO DE CRITICAR NEM DESMORALIZAR A Prefeitura de Baldim, SÓ QUEREMOS QUE ALGO SEJA FEITO.  DESSA VEZ FOI UMA JOVEM, AMANHÃ PODE SER UMA CRIANÇA OU UM IDOSO E PODEM VIR A NÃO RESISTIR A ALGUM TIPO DE FERIMENTO E A COISA VIR A FICAR MAIS SERIA. ENTÃO, PEDIMOS QUE SEJAM CONFERIDOS TODOS OS BANCOS DA PRAÇA QUE NECESSITEM DE UMA FIXAÇÃO ADEQUADA PARA EVITAR NOVAS EVENTUALIDADES COMO ESSA OCORRIDA. ( ESPERAMOS OBTER RESPOSTAS ) De: Irio Jose


COMO EVITAR ACIDENTES
Quero deixar claro que a minha intenção de alertar a todos, foi para evitar novos acidentes com crianças e idosos, que são mais vulneráveis a ferimentos. São várias as situações que envolvem um acidente. Afinal, é um banco de concreto que, por si só é pesado o suficiente pra não sair do lugar com tanta facilidade, ou deveria ser fixo no chão... Aí, cabe outra observação, se o uso indevido do banco fez com que ele virasse, tipo, ficar de pé no encosto do banco para ter uma visão melhor do Carnaval.Cabe agora, a quem de direito, procurar informações sobre o ocorrido, testemunhas oculares não vão faltar.O objetivo não é saber de quem é a culpa, é resolver o problema para evitar novos acidentes. Ione, editora do Blog.











LEI DA FICHA LIMPA


Baldim
________________________________________
LEI DA FICHA LIMPA
Às 16h de quinta-feira, (16/02/2012) foi proferido pelo ministro Ayres Britto o sexto voto favorável à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, formando-se assim a maioria necessária para que todos os novos casos de inelegibilidade previstos na lei complementar aprovada pelo Congresso e sancionada em 2010, a partir de iniciativa popular, passem a ser aplicados já aos candidatos às eleições municipais de outubro de 2012. Isso já significa um grande passo do Brasil na luta contra corrupção; impedindo que políticos com a ficha suja se candidatem a cargos para representar nosso povo.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE / 2012

(clique no texto para ampliar)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

GOVERNADOR ANASTASIA EM BALDIM

Arantes e Anastasia visitam fazenda

do ex-ministro Alysson Paulinelli

no município de Baldim

Sex, 24 de Fevereiro de 2012 07:43



Políticos se encantam com projeto que integra lavoura, pecuária e floresta
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) visitou, na companhia do governador Antonio Anastasia (PSDB), a fazenda Boa Vista, do ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paulinelli, na quinta-feira (23/02). Localizada em Baldim, a 95km ao norte da capital mineira, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a fazenda é um exemplo de sucesso na aplicação da estratégia de produção sustentável conhecida como integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) com recursos do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do governo federal.


O governador também ficou encantado com a estratégia adotada. “Vejo com muito entusiasmo um projeto tão bonito e importante como esse sendo desenvolvido em Baldim, um município tão próximo de Belo Horizonte, capitaneado pelo competente ministro Paulinelli. É impressionante ver como foi possível transformar um terreno, num primeiro momento pouco fértil, num celeiro produtivo com sustentabilidade. É um exemplo a ser seguido”, avaliou positivamente o governador.


“O governador vai dar o apoio necessário no que diz respeito à infraestrutura necessária para agilizar o escoamento da produção. Com certeza a estrada que liga Baldim a Santana do Riacho será prioridade depois desse encontro entre o governador e os prefeitos, vereadores, produtores rurais e lideranças da região que apresentaram o potencial produtivo da região”, afirmou o secretário.

O evento contou com a presença de lideranças da região e de produtores como o Dr. José Salvador Silva, presidente do Hospital MaterDei; Valentino Rizzioli, vice-presidente da Fiat do Brasil; Virgílio Villefort, presidente do Grupo Villefort Atacadista e de autoridades como o Dr. Alceu Torres Marques, procurador geral de Justiça; Roberto Simões, presidente da Faemg; Cleide Pedrosa, diretora geral do IGAM; Marcelo Lana, vice-presidente da Emater-MG; Carlos Magno Chaves Brandão, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura; Antônio Álvaro Purcino, chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, além de prefeitos e vereadores de toda a região.




Fazenda Boa Vista vai ampliar produção de grãos, gado e eucalipto
A produção cresceu tanto que a RMBH começará a exportar grãos. Segundo Paulinelli, há nove anos, antes de adotar a iLPF, a fazenda produzia cerca de oito mil sacas de milho, sendo quatro mil para o consumo interno, e quase três mil sacas de soja, com 50% dela sendo utilizada na própria fazenda. Agora, a expectativa é que sejam produzidos de 30 a 35 mil sacas de milho, sendo que cinco mil serão para consumo interno, e quase 16 mil sacas de soja, das quais praticamente três mil serão consumidas na propriedade rural de Paulinelli. “Calculamos produzir o equivalente a 80 carretas de 30 mil quilos de alimentos. O aumento da produção possibilitou pensar na exportação de grãos. É o que estamos fazendo com o milho e a soja produzidos aqui na fazenda”, avaliou o ex-ministro.


O mesmo crescimento será observado na criação de gado. Antes do projeto de iPLF, a fazenda tinha de 450 a 500 bois por ano. “Agora, vou produzir cerca de 1.200 bois por ano e espero não aumentar tanto as despesas. Isso tudo aliado à preservação ambiental”, explicou Paulinelli, que foi o primeiro produtor mineiro a pegar o empréstimo com o Banco do Brasil, pelo programa ABC lançado pelo governo federal. “Tenho 250 hectares de mata nativa preservadas que não mexo, tenho um ciúme danado dela. Além disso, temos 25 mil mudas de eucalipto já plantadas e vamos plantar mais 30 mil no terreno novo que está sendo recuperado”, disse.


O ex-ministro se orgulha, também, de ser um produtor de águas por meio do sistema de contenção de águas da chuva com 140 pequenas barragens em sua fazenda. Segundo ele, o objetivo é chegar a 200 barraginhas desenvolvidas pela Embrapa. “Tenho água que dá para fazer irrigação de salvação, quando temos um veranico forte como o que estamos tendo”, explicou Paulinelli.


O Banco do Brasil emprestou, para a segunda fase do projeto, R$ 1 milhão que serão empregados na recuperação das áreas degradas. “As condições do empréstimo são muito boas. Os juros são de 5,5% ao ano, com carência de quatro anos e prazo de 12 anos para pagar”, destacou o ex-ministro.


Alysson Paulinelli é engenheiro agrônomo formado em 1959. Esse mineiro de Bambuí foi professor universitário, dirigiu faculdades, empresas e associações, foi deputado federal, secretário da Agricultura de Minas Gerais e ministro da Agricultura entre 1974 e 1979, quando foi um dos responsáveis pela estruturação da Embrapa. Paulinelli acumula premiações e reconhecimentos pela dedicação à agricultura. Ele é um dos detentores do prêmio “The World Food Prize”, concedido para pessoas que contribuem para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade da produção de alimentos no mundo. Casado e pai de cinco filhos, o ex-ministro se dedica, hoje, a sua fazenda, em Baldim-MG, é consultor da empresa Listen e garante que ainda tem muito a contribuir com a causa dos produtores.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DE BALDIM


Praça Central de Baldim
__________________________________________
CADÊ O CARNAVAL DE BALDIM
 As Bandas vieram, fizeram o que tinham que fazer, mas Carnaval não é isso não, Carnaval é o povo nas ruas. O Claudio, da Pousada Tia Salete, fez uma observação interessante sobre o Carnaval, na reunião da Câmara dos Vereadores desta sexta-feira. Ele disse que as cidades que estão resgatando aquele Carnaval autêntico de rua, tipo Diamantina, Ouro Preto, com Blocos caricatos, Fantasias e Marchinhas estão mantendo um Carnaval animado e recebendo a cada ano mais turistas. Acredito que o Claudio está certo, e São Vicente está chegando lá, fazendo seu nome, com um Carnaval de rua, com Bandas e Blocos e o povo fazendo a animação. Temos agora um bom esquema de Segurança Pública, com o apoio eficiente do Pelotão da PM, temos o Sargento Marcelo Henrique, empenhado em cumprir a lei do silencio, que trouxe tranquilidade para o povo se divertir nas ruas. Há controvérsias, principalmente dos comerciantes, sobre o horário de encerramento do Carnaval, mas o resultado positivo desta medida está aí, pra todos verem, reduziu a violência pelo excesso de bebida, dando tranquilidade a todos para se divertirem sem a ocorrência de delitos mais graves. Hoje, qualquer evento popular a primeira ideia é um palco  e uma banda, mas Carnaval não é isso, Carnaval é o povo nas ruas. Vamos repensar isso, estamos perdendo nossas tradições, tudo pela modernidade de shows, e o povo perdendo sua maior diversão que é o Carnaval. Concordam comigo ou não? Ione, editora do Blog.
Ione Alvares AbreuFeb 24, 2012 10:21 AM

Concordo com você, Anônimo, que São Vicente está de parabéns pelo Carnaval que apresentou, com a garra do seu povo, dentro de suas limitações, arrasou na animação e na união de todos. Ninguém segura um povo que tem o poder da mobilização. Que isto sirva de exemplo e como um incentivo e reconhecimento de que são capazes de fazer e acontecer.Ione, editora do Blog.
Ione Alvares AbreuFeb 25, 2012 10:10 PM


Oi Martinha, realmente, o Blog só deu notícias do Carnaval de São Vicente, porque tudo aconteceu lá. O povo se organizou e apresentou um autêntico Carnaval de rua, com a Banda Mole dando um show, até com instrumentistas de sopro, veja as fotos. O Carnaval de São Vicente foi um sucesso de público também, as ruas lotadas, adultos, jovens e até crianças brincaram juntos com toda segurança. Tudo isso, graças a ação do Pelotão da PM de Baldim, sob o comando do Sargento Marcelo Henrique, que com muita competência, vem encerrando as festas às 2:00h da manhã, evitando excessos de consumo de bebidas e suas consequências. Sobre o Carnaval de Baldim, leia a postagem que acabei de fazer sobre o assunto e saiba que você não perdeu muita coisa, apesar de ter Palco e Banda todas as noites. Nós sim, perdemos por não tê-la conosco mais uma vez, para uma boa prosa. Soube que você estava em Boston, também estive lá desta vez, adorei. Beijos pra você e continue ligada nas notícias de Baldim. Ione, editora do Blog.
Ione Alvares AbreuFeb 25, 2012 07:56 PM



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CARNAVAL / 2012 EM SÃO VICENTE, SUCESSO


Carnaval / 2012 em São Vicente
_______________________________________________



Estive em São Vicente na terça-feira e adorei o Desfile das donzelas, a Banda Mole tocando, e vi vários blocos desfilando, o que não aconteceu em Baldim. Acho que em Baldim está faltando mais animação da população para fazer um carnaval legal, com blocos desfilando, e a cidade ornamentada para a festa que é do povo.Não deveria depender só da Prefeitura. Gostei muito do que vi em São Vicente. Parabéns São Vicente.


Estivemos em São Vicente e Baldim, não há o que discutir. Carnaval é o de São Vicente, simplicidade, alegria do povo, raça e criatividade, as crianças adoraram o Boi da Manta, os blocos unidos ao Boi e a Banda Mole, vibramos e aplaudimos , não somos daqui, mas ano que vem voltaremos, obrigado povo de São Vicente, o povo com raça levou o carnaval pra praça.



COMENTÁRIO
O verdadeiro carnaval popular da Região, com ausência dos organizadores ofíciais (se é que existiam ) não havia nem um policial, motoristas e foliões conviviam muito bem, faltou som na hora do Carnaval do Povo, palanque velho,  enferrujado, sujeira, mas a qualidade dos músicos da Banda Mole e a alegria e descontração e a garra do povo que compunham o Bloco do Boi da Manta, e a Vaca , puxaram milhares de foliões, pelas ruas de São Vicente. o coloridos das camisas de blocos de familiares, uniram-se ao bois, crianças, jovens e idosos se esbaldavam, destacava-se a linda camisa dos componentes do Boi da Manta, que foi escolhida a mais bonita dos blocos. o show do povão começou as 17:30h e não as 22h. Valeu folião, valeu visitante, no próximo ano garantimos o melhor carnaval, o de São Vicente. Em São Vicente, tudo é diferente , a moçada é boa, a moçada é quente. 2013 com nova administração. Fernando. em CARNAVAL CHEGANDO


Oi Anônimo, realmente, São Vicente deu uma lição de união de seu povo, a animação foi geral. O mais importante é que o povo de São Vicente se mobiliza não só no Carnaval, mas em todos os eventos que pretendem fazer, com trabalho voluntário social ou religioso, em tudo eles estão unidos. Este poder ninguém nunca vai tirar deles. Parabéns, São Vicente. Ione, editora do Blog. em CARNAVAL / 2012 EM SÃO VICENTE, SUCESSO

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ESCOLA MÓVEL SESI / SENAI EM BALDIM

Vereador Marconi, Secretario Marcio Reis,
 ex-Vereadora Zenith e Coordenadores do Projeto 
_______________________________________________
JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES
A Federação das Indústrias de Minas Gerais realiza através do SENAI, SESI a formação profissional de jovens e adultos visando garantir profissionais qualificados para o mercado de trabalho.O prefeito Ivan Diniz tinha desde 2010 havia requerido junto  à FIEMG cursos que visam garantir uma melhor formação profissional aos munícipes de Baldim, e assim maior possibilidades de entrada no mercado de trabalho. Ao final de 2011 o vereador Marconi esteve com o presidente da entidade, Dr. Olavo Machado e conseguiu assegurar para o inicio de 2012 vários cursos profissionalizantes. E como resultado deste empenho, já se encontram abertas as inscrições para 6 cursos. Prefeitura em parceria com a FIEMG trás a Escola Móvel SESI/SENAI para Baldim. Cursos que irão garantir mais oportunidade de entrada e pernanência no mercado de trabalho aos nossos jovens. Faça já sua inscrição.
Mecânica de Motos - 40 vagas, início dia 27/02 - Local: Antigo clube de SV;
Corte e Costura - 40 vagas, início dia 09/04 - Local: Antigo clube de SV;
Auxiliar Administrativo - 30 vagas, início dia 12/03 de manhã - Local: Câmara dos Vereadores;
Atendente - 30 vagas, início dia 12/03 à tarde - Local: Câmara dos Vereadores;
Pedreiro - 40 vagas, início dia 14/05 de manhã ou tarde - Local: Antigo clube de SV;
Encanador - 40 vagas, início dia 11/06 de manhã ou a tarde - Local: Antigo clube de SV;
Eletricista - 40 vagas, início dia 23/07, de manhã ou à tarde - Local: Antigo clube de SV.
Todos os cursos serão oferecidos sem nenhum custo e contará com lanche aos participantes e certificados oficiais do SESI/SENAI. As inscrições são limitadas aos primeiros a preencherem as vagas oferecidas.Os interessados podem se dirigir à praça Emilio Vasconcelos, 55, em São Vicente ou ligar para 8304-8016 e falar com Gislene.
INCENTIVO! valendo para as mocinhas, que muitas vezes ficam sem opção de trabalho. Que tal encararem os cursos de Eletricista,Mecânica de motos. São profissões que já são exercidas por ambos os sexos.E para o sexo feminino, elegante e inovador! Sejam pioneiras , no Município.Vale a pena! Será uma grande oportunidade e um excelente negócio! Rosangela Marques


Ione Alvares AbreuFeb 17, 2012 09:59 PM
Oi Rosangela, realmente, muito interessante sua dica para as mulheres, hoje, sem preconceitos, em algumas profissões elas estão sendo mais aceitas do que os homens, pela sua dedicação e atendimento aos detalhes que passam despercebidos aos homens. Em tempo de "Pereirão", o "marido de aluguel" é super valorizado nas grandes capitais do mundo, uma prestação de serviços em domicílio, especializada, cada vez mais solicitada. Todos tem em casa uma tomada que não funciona, uma torneira pingando, uma mesa manchada, e o maridão prometendo que vai consertar no fim de semana, que entra ano sai ano, nunca chega...Experimentem, mulheres, vocês já fazem estes pequenos serviços em casa, de graça, façam disso uma profissão, que lhes dará uma boa renda. Mostrem seus talentos e habilidades, façam um curso que lhes dará segurança e boa sorte.
 Parabéns ao Vereador Marconi pelo empenho em trazer para o município de Baldim uma oportunidade única de melhoria na qualidade da mão de obra local e no mercado de trabalho. Ione, editora do Blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SÃO VICENTE PRESERVA SUA HISTÓRIA


Fábrica de Tecidos da Cedro e Cachoeira
________________________________________________
PRESERVANDO SUA HISTÓRIA

 O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Marcio Reis, vem se empenhando em conservar a fachada do prédio da Escola Municipal Nelson Ribeiro, apesar da reforma interna,  preservando sua história. No caso de São Vicente, fica mais evidente esta preservação, pois lá está também parte da história da Companhia Cedro e Cachoeira. Talvez tenha chegado a hora de pedir uma ajuda à CCC para manter este patrimônio, mas com a doação de seus prédios à Prefeitura Municipal de Baldim, a empresa  parece virado a página de sua história em São Vicente. Nunca se sabe, na verdade, o que aconteceu, mas ao que parece, esta página da história de São Vicente ainda não foi escrita. São Vicente foi abandonada à sua própria sorte, sem recursos para manutenção das propriedades que foram deixadas lá pela CCC, sem nenhuma evidência ou mesmo intenção de doar ao povo ou de retomar um dia. Esta página da História de São Vicente continua um mistério, pelo menos para mim. Se alguém de São Vicente, que viveu esta época, quiser escrever esta página, ela está em branco, à espera de quem se habilite a fazê-lo. Acredito que o povo de São Vicente tem muito o que dizer a CCC, e esta é a última geração que ainda tem algo para dizer. Qualquer tipo de sentimento envolvendo este depoimento agora, é válido, vai depender das marcas que este abandono deixou em cada um de seus operários. Para mim, que saí de São Vicente ainda jovem, com uma vida pela frente, foi fácil guardar uma boa lembrança, até mesmo simpática e romântica em relação aos anos dourados que passamos lá, sob a guarda da CCC. Mas, o mesmo eu não diria em relação aos que ficaram, sem emprego, sem nenhuma perspectiva de trabalho, obrigados a desmembrar suas famílias, á procura de sobrevivência em outros lugares. Por tudo isso, o povo de São Vicente merece respeito, pela sua luta, e que hoje, colhe os frutos de sua união pelo bem comum. Ione, editora do Blog.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PLANO DIRETOR DE BALDIM

 Vista Aérea de Baldim
_________________________________

PLANO DIRETOR DE BALDIM

Agência Metropolitana e Prefeitura de Baldim realizam audiência pública para lançamento do Plano Diretor da cidade. A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e a Prefeitura Municipal de Baldim vão realizar em janeiro de 2012, a primeira audiência pública de lançamento do Plano Diretor de Baldim, na Câmara Municipal da cidade. Dos 34 municípios da RMBH Baldim era o único que ainda não contava com o Plano Diretor. O Plano Diretor é baseado no planejamento do território para definir a melhor maneira de se ocupar os espaços e se prever a localização de atividades, garantindo condições equilibradas. As temáticas básicas são a gestão democrática, a habitação, o saneamento básico, o transporte e a mobilidade, e o planejamento. Nessa primeira audiência, será eleito o Núcleo Gestor responsável pela gestão do plano no município. As classes da sociedade civil que farão parte da composição do núcleo são sugeridas anteriormente pelos vereadores e secretários municipais e representantes da ARMBH. Na audiência, os representantes de classes interessados em fazer parte do Núcleo Gestor se apresentam como candidatos e dá-se início à votação. O Núcleo Gestor de Baldim deve ser composto por 50% de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo municipais e 50% de representantes da Sociedade Civil. A primeira etapa do Plano Diretor de Baldim a ser concluída foi a criação do seu espaço físico e virtual. As próximas serão a capacitação do Núcleo Gestor; leitura técnica englobando o levantamento, no município, de informações pertinentes à elaboração do projeto de lei; leitura comunitária em audiência pública prevista para fevereiro de 2012; síntese das leituras, em que o corpo técnico e o Núcleo Gestor se reúnem para sintetizar as informações; e a elaboração da proposta ou projeto de lei do Plano Diretor que é feita pela ARMBH.



Plano diretor



ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO NÚCLEO GESTOR
por Prefeitura em 27/01/2012 14:23
Em reunião ocorrida no dia 14/01/2012,
 foram eleitos os membros do Núcleo Gestor
 para elaboração do Plano Diretor do município de Baldim.
1- Membros da sociedade (6)
· Joaquim Elias Nogueira
· Nelson Luiz Ribeiro da Silva
· Antônio Ribeiro da Silva Neto
· José Antônio dos Reis Júnior
· Odilon Gomes de Oliveira
· Elena Gomes Candeia
2- Convidados (2)
· Renata Almeida de Oliveira (COPASA)
· Derza Costa Nogueira (CBHV - Comissão Bacia do Rio das Velhas)
3- Membros da Câmara Municipal (3)
· Divinalva P. Coelho
· Alexandre Leão Ribeiro da Silva
· Joel Ferreira Martins
4- Membros do Executivo (3)
· Geraldo José da Silva -  Secretário Meio Ambiente
· José Luiz Torres -  Chefe de Gabinete
· Gesner Belisário Júnior -  Secretaria Meio Ambiente
O Núcleo Gestor se encontra instalado na sala da Secretaria de Meio Ambiente, situada no andar térreo do prédio da Prefeitura Municipal e está aberto para participação popular com sugestões para elaboração do Plano Diretor. 


AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

No mês de abril acontecerá nas comunidades do municípío de Baldim as audiências públicas para junto com as comunidades obterem as contribuições para serem inceridas no Plano Diretor do município.
As audiências acontecerão conforme abaixo relacionadas:
Audiências Públicas para leitura comunitária simultâneas
- Dia 13/04, de 18h30 à 21h em Vila Amanda e Vargem Grande;
- Dia 14/04, de 09h30 às 12h em Baldim e Sumidouro;
- Dia 14/04, de 15h às 17h em Mucambo e São Vicente

Os locais das audiências nas comunidades serão informados até dia 15/03.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PLANO DIRETOR DE BALDIM - SUGESTÕES




Vista Aérea de São Vicente
_________________________________________________
SUGESTÕES PARA O PLANO DIRETOR DA CIDADE DE BALDIM
 NEIDE SILVA REIS

Há algum tempo, expus minhas sugestões para o Plano Diretor da cidade de Baldim. No quesito “Meio Ambiente” sempre defendi a instalação de ETES para tratamento de esgoto.
Vão para os córregos “in natura”, fezes humanas, de animais, escarros, animais mortos e todo tipo de lixo. Esta água poluidíssima é abrigo de peixes e pessoas tomam banho e, às vezes, ela é usada até para beber. Vai cair no rio e, posteriormente, no mar. Portanto a prioridade nº 01 é o Tratamento de esgoto.
Coleta seletiva de lixo.
Colocação de lixeiras.
Usina de tratamento de lixo em consorcio com os municípios vizinhos.
Campanhas para tirar cachorros da rua.
Planejamento e execução de um Parque Municipal.
Proteção as nascentes de mananciais.
Tombamento de bosques e reservas florestais.
Foder sobre “Limpeza Pública”
Campanhas educativas referente ao Meio Ambiente.
“SAÚDE”
Aquisição de raio X, mamógrafico, um laboratório de exames de sangue e urina.
Isto dispensaria a locomoção de pacientes e desafoga os serviços de hospitais em Sete Lagoas.
Presença constante de médicos.
Campanhas educativas sobre dengue, vacinação, prevenção contra cáries dentárias e outras.
Campanhas sobre acidentes no trânsito, no trabalho.
Entrar em contato com os órgãos responsáveis pelos animais nas estradas.
Voltar ao tempo do caminhão que recolhia animais soltos na pista.
“CULTURA”
Construção de uma casa de cultura com auditório para 500 a 600 pessoas, onde funcionará teatros, cinemas, palestras, etc e ainda sala ara cursos profissionalizantes, área para exposições, escritório com o material adequado, sala para ginástica, danças, ensaios de bandas, grupos folclóricos, etc.
Apoio ao “Projeto Arte na Praça” com feiras de artesanato, gastronomia semanais.
Festas como a do Doce, com presença do SEBRAE, BDMG, onde haverá cursos, palestras, exposições e comércio com o fruto da terra e shows.
Incentivar as festas tradicionais.
Fortalecimento dos grupos folclóricos, bandas de música e incentivo aos talentos artísticos da terra.
Festivais.
Curos: Fabricação de instrumentos, máscaras.
“EDUCAÇÃO”
* Ampliação de oportunidade com criação de cursos de nível superior.
* Constante qualificação dos professores, serventes, cozinheiras e zeladores.
* Incentivar Feiras Culturais, melhoria das bibliotecas e um planejamento que deve ser executado, avaliado e com a flexibilidade para atender todas as situações.
* Dar cursos de libra para professores.
* Criar o Jornal da Escola.
*Ter material em braile para acolher os cegos.
* Conseguir atualizar os meios de comunicação possíveis.
* Creche com pátios e espaço para acolher a população na idade infantil.
* Melhoria no transporte escolar.
“ESPORTE E LAZER”
*Aumentar o números de modalidades esportivas como basquete, natação, ginástica olímpica, corrida, com criação de um Estádio Esportivo.
*Tudo com avaliação médica, alimentação correta.
* Usar da Lei Roanei para patrocínio de atletas.
* Conseguir “ Ação Global” para atividades sociais e esportivas. Teatro, danças, ginástica.
“EMPREGO E RENDA”
A qualificação e requalificação é um aspecto que deve ser cuidado com seriedade. Responsáveis por áreas culturais, assistenciais devem se preocupar em trazer cursos profissionalizantes, dos mais simples aos mais elaborados, do pedreiro, carpinteiro, bombeiro, mecânica de base, eletricista, cursos na área estética, de turismo, de administração, de engenharia de alimentos, torneiros, etc.
* Aumento da Agricultura com incentivos.
“TURISMO”
Construir trilhas ecológicas e implantações de esportes radicais.
Comércio, hotéis, feiras, saber que temos que explorar o turismo, não o turista.
Recuperar o clube social.
“INFRAESTRUTURA”
Sempre que houver asfaltamento ou calçamento, fazr a rede de esgoto e as bocas de lobo.
Construir bocas de lobo nas ruas que vão até a Rua João Luiz e em frente ao Posto de gasolina e outros.
Asfaltar ruas como a padre Teodorico, Santo Antônio, Nossa Senhora de Lourdes, Francisco de Assis, Raimundo Reis, Santa Luzia, Olaria e outros.
Recuperar asfaltos, calçamentos, estradas, pontes e construindo pontes em locais necessários, após levantamento da situação.
Fazer drenagem em locais necessários.
Construção de um cemitério com a capela velório.
Cuidar de plantio e podas de árvores, jardinagem, etc em parceria com empresas, fazer os abrigos nos pontos de ônibus em todo município.
‘SEGURANÇA PUBLICA”
Ações preventivas, no combate a uso e tráfico de drogas, violência contra mulher.
Conseguir uma Policia Civil mais presente, com delegado, investigadores, peritos diários, uma policia inteligente no combate aos meliantes que pertubam a ordem pública.
Fortalecimento do CONSEP.
Distribuição de cartilhas com educação sobre trânsito e todos os tipos de homofobia e cidadanias.
Policia na rua.
Criação da Defesa Civil.
 . Acessibilidade

Enfim, planejamento de todos os setores da prefeitura, revisão na Lei Orgânica do município, constante reciclagem de todos os funcionários, fiscalização contra corrupção e qualidade de vida para os habitantes do município (crianças, jovens e adultos).

NEIDE SILVA REIS.

E O CARNAVAL DE BALDIM?


Praça Central de Baldim
_______________________________________
CADÊ O CARNAVAL DE BALDIM?
E qual a programação do Carnaval de Baldim pra esse ano? Não se fala nada, nem as bandas estão divulgando. Não tem um enfeite em toda cidade, que horror! E em outros eventos da Secretaria de Cultura, que durou apenas horas e quase não veio ninguém, a cidade estava toda enfeitada. Porque o Carnaval é tão jogado nessa cidade? Porque não fazer algo bom para os foliões? Porque não abraçar os turistas que veem e deixam por 5 dias dinheiro, alegria na cidade? Acho que é uma tremenda falta de consideração e respeito com os turistas. Com os baldinenses ausentes, que as vezes só tem o feriado do Carnaval para curtir a cidade que tanto amam. E a cidade os acolhe da pior forma possivel. Alias, a cidade não, porque realmente ela tem os seus méritos próprios e um povo acolhedor. O problema é a Administração, que quer que a cidade por ela só faça tudo, e não contribui ajudando-a. Desculpem-me o desabafo, e espero que eu esteja errada. No mais, um bom carnaval pra todo mundo, seja onde escolherem para passar. Por Anônimo,  em CARNAVAL CHEGANDO










À PARTIR DAS 22:00h, 
TODOS OS DIAS, ANIMAÇÃO COM OS BLOCOS:
BALDIM - BLOCO DAS DONZELAS
SÃO VICENTE - BLOCO DA BANDA MOLE
REALIZAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BALDIM
APOIO
POLÍCIA MILITAR
CORPO DE BOMBEIROS
SECRETARIA DE SAÚDE
SECRETARIA DE OBRAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, TURISMO,
 CULTURA, ESPORTE E LAZER


domingo, 12 de fevereiro de 2012

SÍLVIO FERREIRA AGUIAR

Diversos

BALDIM, NA REVISTA, "VIVA GRANDE BH"

Baldim


Acesse o site da revista: www.vivagrandebh.com.br


POPULAÇÃO:  7.913 hab.
EXT. TERRITORIAL: 556,266 Km²
DENS. DEMOGRÁFICA: 14,23 hab/Km²
DIST. DA CAPITAL: 97,1 Km
ELEITORADO: 6.831 Eleitores
PIB: 7.406,57 Reais
FPM: 4.412.545,87 Reais
DATA DE EMANCIPAÇÃO: 01/01/1949


Sobre a cidade 

Com uma população aproximada de 7.917 habitantes, o município mineiro tem se destacado economicamente na produção artesanal e industrial de doces e aves. Localizado próxima à Serra do Cipó, atração natural da região, Baldim apresenta um potencial turístico com escavações rochosas, grutas e sumidouro. Também conserva fragmentos da passagem do descobridor Manuel de Borba Gato. A cidade apresenta uma estrutura de apoio turístico como hotéis, pousadas, colônia de férias e um bom acesso rodoviário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALDIM / MG
ENDEREÇO: Rua Vitalino Augusto, 635 - Centro - CEP: 35.706-000
TELEFONE GERAL: (31) 3718-1255/1256/1257
E-MAIL: gabinetebaldim@yahoo.com.br; prefbaldim@uol.com.br

DICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA


Palanque de Sete de setembro de 2011
_________________________________________________
 Tenente Marcos Feb 10, 2012 11:31 AM
Boa tarde, pessoal!
Sou o Tenente Marcos!
Gostaria de ter a liberdade de aproveitar este espaço para comentar sobre segurança pública em Baldim.
É sabido que existem pessoas mal intencionadas, procurando tirar proveito à custa do prejuízo do outro, valendo-se da simplicidade do outro.
Recentemente, recebi em meu gabinete, um cidadão baldinense idoso, que me relatou uma questão preocupante. Ele disse ter recebido em sua casa a visita de uma mulher que se passou por vendedora de um aparelho ortopédico. Ela lhe mostrou o produto, permitiu que ele o experimentasse e depois prencheu alguns papeis e deu a ele para assinar. Ele assinou o papel, como se estivesse comprando o produto, mas a mulher não deixou o aparelho. Levou apenas o papel assinado com os dados dele.
O senhor disse, então, que a mesma mulher havia passado na casa de seus vizinhos, mas eles não quizeram experimentar o aparelho, nem assinaram o tal papel.
Ficou subentendido que pode trata-se de um golpe.
DICAS:
1. Cuidado com seus documentos pessoais (não deixe que pessoas desconhecidas se apoderem deles);
2. Cuidado com pessoas que se passam por vendedores de porta em porta;
3. Ao receber ligações ou mensagens telefônicas dizendo que você foi sorteado, ou qualquer solicitação de recarga de celular, CUIDADO! Pode tratar-se de golpe por telefone.
4. Se, por ventura, receber alguma ligação telefônica dizendo que seu filho foi sequestrado e que é para você colocar crédito em celular ou depositar dinheiro em conta, CUIDADO! Acione, IMEDIATAMENTE, a Polícia, também pode tratar-se de outro tipo de golpe.
Estas dicas precisam ser difundidas na comunidade, pois os bandidos tentam de qualquer forma, iludir as vítimas.
Estamos à disposição e concitamos a comunidade a participar sempre do trabalho da PM. Grato! Tenente Marcos - Comandante do 5º Pelotão.

SEGURANÇA PÚBLICA - 
Desde junho/2011, Baldim conta com consistentes melhorias na área de Segurança Pública com a presença, no município do 5º pelotão da Polícia Militar, sob o comando do Tenente PM Antonio Marcos B. dos Santos. O Pelotão da PM traz para o município de Baldim, 3 viaturas PM, 1 motocicleta, a reforma do quartel e um efetivo policial suficiente para o atendimento, com policiais militares qualificados e comprometidos com a promoção da paz social. O 5º Pelotão da PM conta com o apoio do Executivo e do Legislativo Municipal, do Comando do 25º BPM e solicita da Comunidade maior participação na busca de soluções para os problemas de Segurança Pública: - participação da população nas reuniões comunitárias, do  (Conselho CoCONSEPmunitário de Segurança Pública) - não aceitar ocorrências ilícitas denunciando ações ilegais, com: uso e tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de arma de fogo, ocultar infratores procurados. - usar o sistema de denuncia anônima (181) não precisa se identificar. Contribua para a manutenção da paz social. (do Informativo Interação, das Paróquias São Bernardo e São Vicente ) Antonio Marcos B. dos Santos – Tenente PMComandante do 5º Pelotão – Baldim




sábado, 11 de fevereiro de 2012

CARNAVAL CHEGANDO


Rei Momo e Rainha da Folia SV / 2012 
________________________________________
CARNAVAL CHEGANDO
Carnaval chegando. Euforia tomando conta de todos, crianças, jovens e adultos. A terceira idade lembra com saudosismo os "antigos carnavais" com marchinhas e até lança perfume, que na época não era proibido e era "point" do carnaval. Cada dançarino levava nas mãos o seu lança perfume! O Clube de São Vicente, com matinês para as crianças. A tarde e noite, os blocos brilhavam e apresentavam as belas fantasias que foram trabalhadas por mãos de fadas como as de Santinha, Dinorah, D. Augusta. Essas fadas madrinhas não tinham dia e nem noite, somente a companhia das máquinas de costura, para realizar os sonhos dos foliões! Carreatas levavam os blocos por desfiles nas ruas de São Vicente, ao som das baterias, que tocavam marchinhas, muitas vezes criadas pelos próprios componentes. E como a alegria era desmedida, o entusiasmo descontido, os blocos iam até Baldim, levando alegria e o seu grito carnavalesco. Eram dias de folia, sem brigas, sem ocorrências policiais. Era apenas o divertimento sadio! E quando o carnaval passava, abraçavamos a quaresma, a cidade entristecia. Tudo era reflexão sobre a vida de Cristo. A Igreja se vestia da cor roxa. A alimentação era baseada nos jejuns, nas privações, nos sacrifícios.Vivíamos a "Via Sacra", os caminhos de Cristo.A religião católica predominava no Município. Hoje, somos várias religiões. O Município mudou, as culturas se misturam, recebemos pessoas de varias cidades, somos mais informados, por tudo isso, mais que nunca preparemo-nos para os dias de carnaval, na esperança de podermos dar o melhor de nós e podermos contar com o poder público para um carnaval tranquilo, e sem muitas ocorrências! Rosangela Marques -  Feb 9, 2012 04:40 PM 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

BIBLIOTECA PÚBLICA EM SÃO VICENTE


Escola Municipal de São Vicente
__________________________________________________
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOÃO BATISTA ROSA
Em 2011 foram elaborados 4 projetos e encaminhados ao Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional. Os projetos visavam a implantação de Biblioteca Pública nas comunidades de São Vicente, Vila Amanda, Mucambo e Sumidouro. Contudo, no dia 09 de janeiro, foi aprovada pelo Ministério da Cultura, a liberação inicial, através do Programa Livro Aberto, da Fundação Biblioteca Nacional o kit para a instalação da biblioteca na comunidade de São Vicente. Já tendo sido assinado o convênio, e com previsão de liberação do kit ainda neste início de ano, será disponibilizado para esta biblioteca: um mínimo de 2000 exemplares literários, computador, impressora, nobreak, TV LED 29”, 2 circuladores de ar, 1 minisystem, 1 DVD player, 4 mesas, 16 cadeiras, 2 mesas administrativas, 2 cadeiras giratórias, 10 estantes, 3 pufs e 2 quadros. A Biblioteca, que por meio da Lei Municipal 1.001/2011, de 28/02/2011, foi criada e denominada Biblioteca Pública Municipal João Batista Rosa, irá ter suas acomodações na sala do prédio onde funciona a EM Nelson Ribeiro da Silva, porém com acesso exclusivo para a praça central de São Vicente e irá disponibilizar aos vicentinos um agradável local de acesso à boa cultura e a possibilidade dos amantes das letras de mais oportunidades de leitura. Quanto as outras comunidades ainda não atendidas, a Administração tem se empenhado em também fazer com sejam contempladas, no entanto se faz necessário atender alguns quesitos e planejamentos do próprio Ministério da Cultura. Por Marcio Reis, Secretário Municipal de Educação de Baldim. 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

APOIO AO PADRE GISLEI





Prefeito Ivan Diniz, Bispo Diocesano, Marcio Reis e Padre Gislei
_____________________________________________________
MANIFESTO DE APOIO AO PADRE GISLEI  
Infelizmente, o que se publica neste Blog não chega a todas as pessoas que eu gostaria de falar neste momento, mas acredito que todos que admiram e respeitam o Padre Gislei vão concordar comigo e divulgar este manifesto de apoio aos que não tem acesso a ele.
Aconteceu um incidente entre o Padre Gislei e o Prefeito Ivan Diniz, por ocasião da inauguração do Adro da Igreja da Manteiga, quando o Padre Gislei esclareceu aos paroquianos que a obra foi feita com recursos de doações de trabalho voluntário da Comunidade e que a placa da Prefeitura não deveria estar ali. O fato gerou uma série de comentários na cidade de que o Padre Gislei estaria fazendo "Campanha Política". Na entrevista do Padre Gislei à revista, “Baldim Notícias”, ele cobrou da Prefeitura o que já vem fazendo desde 2009, a Capela Velório e a reforma do Cemitério, gerando mais comentários na cidade sobre "Campanha Política".
O Prefeito Ivan Diniz, pessoalmente, pediu desculpas ao Padre Gislei pela placa, indevidamente colocada na Igreja da Manteiga e concordou que as cobranças que o Padre fez  na entrevista à revista da Prefeitura, eram justas e necessárias à comunidade.
Tudo estaria esclarecido e resolvido, com o pedido de desculpas do Prefeito Ivan Diniz,  se não fosse a onda de boatos que continuou na cidade e a total ausência de apoio moral e respeito da comunidade para com o Padre Gislei. Desde que chegou aqui, ele vem participando e mobilizando a comunidade com projetos sociais, com o único objetivo de ajudar as pessoas. O Padre sempre foi uma pessoa importante numa comunidade, a sua missão não é só cuidar da Alma de seus Paroquianos, mas ajudar as pessoas a terem uma vida digna também.Como estamos em ano de eleição, tudo que o Padre Gislei tem feito pela comunidade, agora,  virou "Campanha Política?"
Não tenho a pretensão de ensinar aqui o que é fazer Política, é necessário apenas um mínimo de bom senso pra entender isso. Fazer  Política é manter uma convivência saudável de respeito aos Direitos e Deveres  do cidadão numa comunidade. Tudo que fazemos no dia a dia é Política, não tem como separar a Política da vida social das pessoas, na Escola,  na Igreja, na Família e na Comunidade.
 Quando o Povo cobra de seus Vereadores e do Prefeito um buraco na rua, o Povo está fazendo Política, quando o Professor passa qualquer informação aos seus Alunos, ele está fazendo Política, quando o Policial  cobra atitudes do Cidadão, ele está fazendo Política, quando o Patrão cobra de seus Empregados a dedicação ao trabalho, ele está fazendo Política, até os Pais quando ensinam valores a seus Filhos, eles estão fazendo Política. 
 Por que então, quando o Padre Gislei cobra do Prefeito uma Capela Velório, ele está fazendo "Campanha Política?" A diferença de fazer "Política" e  "Campanha Política" ou "Politicagem" é quando o objetivo é apenas a conquista do Poder, a qualquer preço, se é que me entendem.
Por tudo que o Padre Gislei sempre fez e faz pela nossa Comunidade ele merece Respeito.
 Ione, editora do Blog
.

Rosangela MarquesFeb 10, 2012 10:13 AM
O Padre Gislei,sempre age com dignidade, retidão,ética, tolerância e humildade.Ele é realmente um Pastor da Igreja Católica. Educa dentro dos preceitos da religião, sem olhar a qual credo o ser humano pertence.Ele vê não apenas a religião , mas acima de tudo o SER HUMANO, sem socialismo ou partidarismo,por essas atitudes e maneira de ser do Padre Gislei temos certeza de que Ele nunca estaria fazendo campanha politica,mas simplesmente relevando o trabalho da Comunidade de Manteiga. Padre Gislei, sempre em todas as suas obras, só quer fazer o Município crescer.E como pastor e também como ser humano, ele tem o dever de orientar o seu rebanho, instruir, levar informações,esclarecer. Fica o nosso apoio ao Padre Gislei.


Martinha _ USA Feb 10, 2012 07:08 AM
Apoio incondicionalmente o Padre Gislei. Copiando a editora: Por tudo que ele fez, faz e continua fazendo pela Comunidade de Baldim ele merece RESPEITO.

ANIVERSARIANTES DE BALDIM


Juliana Zamboni  e amigas
___________________________________________
JULIANA ZAMBONI
Juliana Zamboni, completou ontem, dia 8/fev/2012, mais um aninho, digo aninho, porque ela sempre será aquela garota sorriso que conquista a todos à primeira vista. Juliana, desde que chegou a Baldim veio pra ficar no coração de todos. Ela foi adotada por nós, com o mesmo carinho que dispensou a todos. Falar da Juliana é fácil, é mãe carinhosa, é filha dedicada, irmã e amiga (tem um irmão bunitão...) é voluntária em todos os projetos comunitários, participante ativa em todos os eventos sociais, doadora não só de bens, mas de dedicação e carinho em tudo que faz.
Ontem, Juliana bombou no Facebook, tentei somar quantas pessoas curtiram, comentaram e compartilharam mensagens dirigidas a ela, mas foi impossível. À noite, ela soprou velinhas junto com os amigos de Baldim. Como disse a ela na minha mensagem: "no dia do aniversário, colhemos o carinho que semeamos no coração das pessoas durante todo o ano e sua colheita sempre será farta." Beijos, Ione.

Juliana Zamboni
há 5 horas 
E eu não tenho palavras para agradecer o enorme carinho de todos que me felicitaram. Já disse ontem que é muito bom ser "acarinhada". Obrigada mesmo do fundo do meu ♥. Transbordei com tanto amor!!! Desejo o mesmo para vcs, mas quintuplicado!!! Que Deus nos abençoe!!!




Lucas e Luciana comemoram aniversários juntos
____________________________________________ 
LUCIANA REIS BARBOSA
Luciana Reis e Lucas, filha e neto da Fia Reis ( Mere ) comemoraram juntos, no dia 11/02/2012, seus aniversários. A festa esteve animada com a presença de parentes e amigos de Baldim. As fotos foram enviadas pela Nirvana Reis, filha da Elsa e do Nonô. Vejam as fotos na coluna da esquerda, na Galeria de Fotos da Coluna Social de Baldim. Parabéns, Luciana, Lucas e a Vovó Fia também. 





Maria José Torres e seu filho Facinho
_________________________________
ANIVERSÁRIO DO FACINHO
Facinho, filho de Maria José Torres e Sôquito, foi recebido na Pousada Tia Salete, na tarde deste sábado, dia 14/ janeiro/ 2012, com uma festa de aniversário surpresa, preparada por seus irmãos, Maninho, Ambrosio, Mário, Fia, Tita e Nenen, e a Cris, sua namorada. Toda a família esteve presente para dar um abraço carinhoso no Facinho, que merece tudo isso e muito mais. O menu foi churrasco, leitoa assada, linguiça, mandioquinha, torresmo, tudo de bão, pra mineiro nenhum botar defeito. Com direito a discursos carinhosos de toda a família. Facinho é amado por crianças, jovens e adultos, pra todas as idades ele tem uma palavra de carinho e está  sempre presente em todos os momentos da família. "Este é o cara". Parabéns, Facinho!