BALDIM.

BALDIM.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VAGAS PARA PROFESSORES E AUXILIARES


DECRETO Nº 002 DE 02 DE JANEIRO DE 2012.
CRIA E NOMEIA COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO DE 
CURRÍCULOS E NORMATIZA PROCESSO DE SELEÇÃO DE 
PROFISSIONAIS PARA PRESTAREM SERVIÇOS À SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

O Prefeito Municipal de Baldim/MG, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso VIII do art. 72 da Lei Orgânica Municipal;
Considerando a necessidade temporária de excepcional interesse público;
Considerando que o presente processo seletivo obedece às normativas expressas na Lei Municipal nº 581 de 06 de janeiro de 1997 que disciplina a contratação de servidores por prazo determinado;
DECRETA:
Art. 1º Fica criada “Comissão para Avaliação de Currículos e Seleção de Profissionais” com competência para escolha dos(as) candidatos(as) a serem contratados(as) para executar serviços à Secretaria Municipal de Saúde.
Art.2º Ficam nomeados para compor a Comissão de que trata o artigo anterior, os seguintes membros abaixo relacionados, sob a presidência do primeiro e tendo como secretário o segundo:
I- Cynthia Mara Silva Pereira;
II- Dalva Moreira da Silva;
III- Cleide Candido Bastos;
IV- Scheyla Marques Diniz Bastos;
V- José Luiz Torres;

Art.3° Ficam abertas as inscrições do processo seletivo para contratação dos profissionais para execução dos serviços à Secretaria Municipal Saúde para atuação nos cargos de: Biomédico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Nutricionista.
Parágrafo único. As contratações mencionadas no caput deste artigo serão por prazo determinado e ocorrerão de acordo com a necessidade do serviço.
Art. 4º A data de inscrições, previsão das categorias profissionais, o quantitativo, remuneração, carga horária, prazo da contratação, condições para habilitação, critérios para seleção, prazos e procedimentos estão previstos no Edital nº 01/2012 que faz parte integrante deste Decreto.
Art. 5º A contratação dos profissionais selecionados dar-se-á em consonância com normativas expressas na Lei Municipal nº 581 de 06 de janeiro de 1997 e legislações pertinentes que disciplinam a contratação de servidores por prazo determinado.
Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Prefeitura Municipal de Baldim, 02 de janeiro de 2012.
IVAN MARTINS DA COSTA DINIZ

Prefeito Municipal




Equipe de professores do Projeto Soletra Baldim
______________________________________________-
VAGAS PARA PROFESSORES E AUXILIARES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação - SME solta edital de vagas para 14 Professores e 6 Auxiliares de Serviços Gerais - ASG.
Em conformidade com o parágrafo 4º do art. 74 da lei 869/2008 e a Resolução nº 001 e 002/2011 da SME, resolve atender a necessidade temporária de contratação de pessoal, publica o referido edital visando atender as necessidades da SME.
Os interessados deverão comparecer no prédio da Prefeitura munidos de seus documentos, sendo que a seleção dos candidatos ao cargo de professores ocorrerá às 8:00h e a seleção dos Auxiliares de Serviços Gerais ocorrerá às 10:00h.
Documentação necessária para:
Candidatos ao cargo de PROFESSOR:

Certificado de conclusão de curso (Normal Superior) e/ou Pedagogia-Professor dos anos iniciais, com declaração de conclusão de curso;
Certificado de conclusão de curso (Ensino Médio) Magistério;
Contagem de tempo (na rede municipal de ensino do município de Baldim);
Documentos Pessoais;
Candidatos ao cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS:
Certificado de conclusão de curso do Ensino Fundamental Completo
Contagem de tempo (na rede municipal de ensino do município de Baldim);
Documentos Pessoais







Para mais informações consulte o site oficial da Prefeitura: www.baldim.mg.gov.br

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

APROVAÇÃO DA LEI ORGÂNICA






Baldim
____________________________________________
PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE BALDIM
O município de Baldim foi criado em 27/janeiro/1949.
Primeiro Prefeito: Afonso Rodrigues Starling
Primeiro Vice-Prefeito: José da Silva
Primeiro Presidente da Câmara de Vereadores: 
Cândido dos Santos Martins (Candinho Ranheta)
Aníbal Ribeiro da Silva
Bernardo José da Fonseca
Geraldo de Almeida Diniz
José Afonso da Silva
José Augusto Martins
José Gabriel da Silva
José Valério do Espírito Santo
Sílvio Marques do  Espírito Santo


VEREADORES QUE APROVARAM A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE BALDIM
Plenário da Câmara, 10 de outubro de 2003.
Lei Orgânica aprovada em 21/março/1990 pelos Vereadores:
Carlos José Reis – Presidente
Nelson Bernardino de Souza – Vice-Presidente
Célio dos Reis Maria – Secretário
Abdulassis Barbosa Soares
Geraldo Marcos
José Luiz Canabrava Diniz
João Coelho da Silva
Onésio Silva
Zenite Xavier Rodrigues


Emenda nº 001/2003 à Lei Orgânica Municipal, aprovada pelos Vereadores:
Joaquim dos Santos Teixeira Filho – Presidente
Marconi Antônio Ferreira – Vice-Presidente

Vanilde Cláudio de Souza Melo – Secretária
Arnaldo José da Silva
José Luiz Canabrava Diniz
Márcio José Gonçalves
Nivaldo de Souza Barbosa
Ubiratan Campelo Reis
Zenite Xavier Rodrigues

SELEÇÃO DE BALDIM 1970





Time de Futebol de Baldim
____________________________________
GENTILEZA DE ILACIR GOMES
Eis a escala da seleção do Ginásio José Ribeiro da Silva de 1970. Para melhor conhecimento dos atletas do passado glorioso, aqui abaixo vão algumas informações complementares.
Em pé: Téo ( irmão de Glória Bernadete de SV ) Hélio Simplício ( de Baldim ) Nilo ( filho de Chiquito de Juca do Bruno) Ilacir ( filho de Gabriel de SV) Geraldo ( Lalau, filho de Eleazar Caetano ( filho de João Bosco de SV) e Ildeu, o Quadrado (até hoje não sei o verdadeiro nome, já falecido, era de Baldim ) .
Agachados: Maurilo ( filho de Jairo), Joãozinho ( filho de João de Afonso) Nelson ( filho de Eurico Machado de SV ), Clésio ( filho de Zé Miúdo ) e Murilo ( filho de Eli Jibóia ).
Pessoas importantes que não aparecem nas fotos; D. Neide Reis, Dr.Hugo, Pascoal, Tito, Sgt.Brandão, D. Conceição (secretária do Ginásio na época ) Pe.Raimundo Nassif, Sôquito
( seu cunhado).
Estes são os fatos que consigo lembrar da foto tirada em 13/09/70.



Time de futebol da década de 60/São Vicente
___________________________________
MAIS UMA GENTILEZA DO ILACIR


Esta foto é da década de 60

Em pé da esquerda p/direita:
Zezé Rosalino (técnico)
Ilacir, Genésio, Antônio, William, Paulo César e Éder.
Agachados da esquerda p/direita;
Milton, Alexandre, Dirceu, Arnaldo e Eliott.


Agora os codnomes dos atletas na mesma ordem acima:
Lacir ( de Gabriel ), Genésio (de Joaquim Tomé), Toninho ( de Valente ) Paulo César ( Téo irmão de Glória Bernadete ) e Éder (de Nô).
Milton ( Butão de Gabriel ), Alexandre ( Xandoca de Nestino ), Dirceu ( Zóia ( genro de Raul Lopes), Arnaldo ( irmão de Cici Gonçalves ) e Elliott ( filho de Zé Machado). 


 Homenagem póstuma ao técnico Zé Rosalino e também aos atletas  Alexandre, Dirceu, Arnaldo e Eliott, roguemos para que Deus os tenha em sua infinita glória. 


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COLUNA SOCIAL - BALDIM








João Torres, Fernandão, Bauer, Breno e Ci
_____________________________________________
CLUBE DA FRANGA
Esta é a "Turma da Franga", que se reune há vários anos, mas o Clube só foi fundado no ano passado, com um ritual, criado pelo Ci. Todas as terças-feiras, eles se reunem na casa de um deles pra comer uma franga, literalmente. O nome deste "Clube da Franga", pra quem conhece seus componentes, pode até gerar controvérsias, mas a presença do Padre Gislei, como convidado, nestes almoços semanais, não deixa dúvidas, eles se reunem pra comer franga mesmo. Pelo menos nesta reunião da foto acima, que foi na minha casa, posso garantir que comeram franga mesmo. Para evitar enganos, o próprio Ci leva a franga, ele mesmo mata e faz, para não ter dúvidas do que está comendo. Os outros não levam muito a sério este ritual, comem o que puserem na mesa, mas o Ci só come o que ele faz. O que não dá pra entender é o que o jovem Breno faz nesta turma de aposentados, vai ver ele gosta de franga também. 
Caro leitor do Blog, se você conhece, conheceu, fez ou faz parte de um Clube deste tipo, conte sua história pra nós também, pois esta é a história de Baldim. 










terça-feira, 17 de janeiro de 2012

COLUNA SOCIAL - SÃO VICENTE





Jason Alves e Gloria Bernadete
_________________________________________
PARABÉNS AO JASON
Jason Alves Marques, recém formado em Medicina, pela UFMG, ao lado de sua mãe, a ex-professora Gloria Bernadete Alves, de São Vicente. Ao jovem médico, desejamos uma carreira de muito sucesso. Parabéns ao Jason e a nossa amiga e colega de Colégio, a mamãe Gloria Bernadete, com certeza , orgulhosa do seu filho, agora Dr. Jason.



Rosangela Marques Jan 23, 2012 05:10 PM
Ao Jason, digo, Dr. Jason, que se formou e fará especialização em cirurgia plástica, os nossos mais sinceros parabéns. Jason , nesses 06 anos de estudos, dedicou-se apenas aos estudos. Privou-se de uma vida social, privou-se das festas familiares, a que todo jovem gosta de curtir, privou-se de amigos. Esse, sim, FORMOU-SE com louvor e muita capacidade, fez questão de absorver o máximo e além de tudo aquilo que a UFMG, ofereceu em seu curso. Sempre em cima dos livros, CDS, DVDS, apostilas , apenas isso fez parte de sua vida, enquanto se preparou, para colher agora as glórias de uma profissão que é lidar e salvar vidas humanas, com muita competência e consciência. Jason vem se preparando para a Medicina desde criança, como ele mesmo disse, se espelhando em seu pai, que era agente de saúde. Agradecemos a Deus por Jason ser como é , e ter um pouquinho de nós. A Glória, sua Mãe, que soube educá-lo e criá-lo com capacidade para ser autêntico em todas as suas escolhas e decisões e discernir sempre entre o certo e errado.Parabéns!




Rosangela Marques e seu maridão José Maria
__________________________________
NOSSA CORRESPONDENTE EM SÃO VICENTE
Rosangela Marques, do Cartório de São Vicente, e seu marido José Maria Ferreira, em recente acontecimento social. Rosangela é nossa amiga virtual, um amor á primeira vista, digo, ao primeiro contato virtual, como aconteceu com o Prof. Tom, em Baldim. A afinidade foi tanta que parece que já nos conhecemos há muitos anos, estudamos nas mesmas escolas, mas não fomos contemporâneas. Sem marcar encontros, já nos desencontramos várias vezes, apesar de  morarmos tão perto. Mesmo assim, mantemos uma amizade sincera, ela é nossa correspondente social em São Vicente, coisas da modernidade tecnológica. 




Zezé Reis, Auxiliadora e Laura
___________________________________
AMIGAS DE SÃO VICENTE
Zezé Reis, Auxiliadora e Laura,  amigas de infância,  em feliz e inesperado encontro, na  noite do Leilão de Baldim, na Festa São Vicente. Zezé Reis, amigona de muitos anos juntas, foi minha  colega de Grupo Escolar, em são Vicente e de Internato, em Conselheiro Mata. Auxiliadora, também, amiga e colega de escola, foi minha substituta, como atendente do Dr. Hugo Ribeiro, dentista em São Vicente, quando eu fui para o Colégio. E Laura, filha de Ciciu, também amiga e colega de escola, garota inteligente, cujo pai me influenciou na política,  sem que eu percebesse, e que se manifestou mais tarde, me fazendo entender os dois lados da Política, o Poder e o Povo. 




Celsa Barbosa e D. Helena Abreu
_________________________________  
NA PLATÉIA DO TEATRO
Celsa Barbosa, no Teatro de Natal, do Projeto Arte na Praça, se divertindo com a peça dirigida pelo Tom, orgulhosa do trabalho e da dedicação do seu filhão. Ao lado, D. Helena Abreu, mãe da Ione, antiga moradora de São Vicente, hoje viúva do Chico do Escritório, que, pelo apelido é fácil deduzir, pois ele trabalhou por 35 anos no escritório da Fábrica de Tecidos de São Vicente, da Companhia Cedro e Cachoeira. D. Helena foi uma costureira famosa em São Vicente, costurava para as operárias da Fábrica, uma maioria absoluta, de moças solteiras e vaidosas que estreavam um vestido novo a cada semana, nas missas de domingo e nos bailes do Clube Recreativo José Virgílio. Aos 89 anos, ela vem de Belo Horizonte, onde mora, para estar  presente em todos os eventos do Projeto Comunitário Arte na Praça de Baldim. 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

COMUNICAÇÃO, O QUARTO PODER







O PODER DO POVO
_______________________________________________
COMUNICAÇÃO, O QUARTO PODER
Luizinho Soares disse... Emerson, li seu comentário e concordo com seu pensamento. Há poucos dias, ministrei duas palestras na Escola Estadual José Ribeiro da Silva e procurei mostrar como a grande imprensa manipula a população. O tema das palestras foi: "COMUNICAÇÃO, O QUARTO PODER". Procurei mostrar aos jovens e adultos presentes que de forma direta ou, na maioria das vezes, com técnicas de comunicação subliminares, os donos das notícias - principalmente a Rede Globo - induz quase toda uma sociedade a pensar da forma como eles querem que seja pensado. E 99% das pessoas seguem os conceitos desses manipuladores. Isso se dá na política, na moda do vestuário, no comércio de cosméticos, na linguagem falada, na alimentação, enfim, em todos os setores de nossas vidas. Os norte-americanos sabem fazer isso muito bem com o Mundo Ocidental. Procurei fazer com que os presentes às palestras percebam que a Grande Imprensa está ditando as normas e direções de nossas vidas. E que é preciso aumentarmos nossa visão crítica para neutralizarmos esta interferência e isso só ocorre quando adquirimos conhecimentos. Daí a grande e imperativa necessidade de estarmos sempre estudando. Emerson, como jornalista que sou, conheço Amauri Ribeiro Júnior, autor do livro PRIVATARIA TUCANA, que a grande mídia insiste em desconhecer a publicação. O livro vendeu em duas semanas 150 mil exemplares, mas o povão o desconhece já que os veículos de informação não querem divulgá-lo (tem muita gente com o rabo preso aos Tucanos citados no livro). Eu já li o meu exemplar...10/01/2012 21:06:00

A REDE GLOBO NÃO NOTICIOU
Emerson Fonseca disse... Evolução! Foi essa palavra que me norteou por muito tempo (e ainda continua) e me fez _ e faz sair da inércia intelectual que o sistema nos condiciona. Biólogo de formação, e político por natureza _ como todo ser humano, lembro-me da querida professora de Geografia do Colégio José Ribeiro da Silva, dona Maria José Teixeira, em sala de aula em meados dos anos 90, dizendo sobre as privatizações e que (pelo menos na época, se minha memória não é falha) ela era contra, sob o argumento de que nossas riquezas estavam sendo vendidas quando deveriam ser multiplicadas pelo governo. E eu, garoto, da sexta (ou sétima) série de colégio, acompanhando o raciocínio de meu pai, achava que a política de privatizar era correta e que o então digníssimo presidente FHC era "o cara". Mas ao “evoluir” um pouco mais, e recentemente (uns 16 anos após aquela aula de geografia), filosofando sobre as privatizações e outras tragédias, cheguei à conclusão que minha querida professora estava certíssima! Na semana do natal foi lançado um livro que, A REDE GLOBO FEZ QUESTÃO DE NÃO NOTICIAR, E CONTINUA ABAFANDO! Esse livro é recordista de vendas em todo o Brasil, foi noticiado no Jornal da Gazeta (http://www.youtube.com/watch?v=JAt5dBgJVdM) e da Record (http://www.youtube.com/watch?v=3dRZM6_xCmM). “A Privataria Tucana”, relata os bastidores das privatizações, e mostra os documentos que comprovam a roubalheira, lavagem de dinheiro e o enriquecimento de alguns tucanos do alto escalão, diretamente ligados a José Serra e cia LTDA. Não tenho partido político, entretanto, não posso deixar de divulgar esse documento que nos escancara a verdadeira realidade das privatizações da era FHC, e deixa claro, o cinismo da Globo, manipuladora há décadas, em não dar cobertura NENHUMA ao fato. Vale lembra que a Veja, jornal O Globo, Estado de São Paulo e outros podres veículos de comunicação também ignoraram o lançamento do novo best-seller e insistem em não noticiar. O livro esgotou em menos de 24 horas e já está na quinta edição, já adquiri o meu. Confesso que chego a ficar deprimido ao ler tanta cifra escorrendo dos cofres públicos. E de ver a grande mídia, manipuladora e mentirosa, se esgueirando no silêncio e na omissão, para não ir contra seus interesses. Para se inteirar do assunto, acessem : http://www.conversaafiada.com.br/audio/2012/01/03/radio-do-pig-entrevista-amaury-e-detona-o-pig/ ou http://www.baraodeitarare.org.br/noticias/amaury-ribeiro-jr-%E2%80%9Clivro-e-um-nocaute-na-grande-imprensa-e-a-blindagem-tucana%E2%80%9D.html#.TwyjPm_Ow4Y
Goethe, um famoso filósofo alemão disse “Ler a arte de desfazer nó cegos” . E o crítico literário Virgílio Moretzsohn completa “E a pessoa alfabetizada lê, e a pessoa que lê desfaz esses nós”.10/01/2012 19:23:00 


Ione Alvares Abreu disse... Oi Emerson, melhor ainda é vê-lo aqui também, juntando-se a nós, por um bem comum, voltando para sua terra e sua gente. Para mim, que o vi crescer, é um prazer imenso tê-lo conosco. Sempre estaremos precisando de vocês, baldinenses ausentes, como o Luizinho Soares, que nos acompanha desde o início deste Blog, vocês que voltam com novas idéias, para acrescentar e porque não, para criticar também, construtivamente, como o fazem agora. Quem sai conquista novos horizontes e quem fica, normalmente, fica na mesmice da vida pacata do interior. Não me refiro à mesmice da simplicidade, da boa gente do interior, esta é festejada neste Blog, quando contamos a vida de nossa gente, como um exemplo a ser seguido. Falo da mesmice da Política, que em ano de eleição é assunto obrigatório, estamos aqui também para isso, para levar o povo a conhecer seus políticos e saber escolhê-los quando chegar a hora do voto. Hoje, estamos ligados ao mundo através da Comunicação, este Blog se tornou o único veículo de circulação de informações na nossa comunidade, portanto estamos aprendendo juntos a usá-lo, respeitando direitos e cumprindo deveres de cidadão. Agradeço sua gentileza e simpatia ao se dirigir a minha pessoa e ao Blog, desejo-lhe boas vindas e espero contar sempre com sua participação e a do Luizinho. Ione, editora do Blog.10/01/2012 00:46:00

Luizinho Soares disse... Se alguém quiser saber sobre as maracutaias que ocorreram no governo FHC, durante a privatização de nossas estatais, é só ler o livro PRIVATARIA TUCANA, de Amauri Ribeiro Júnior. A versão em PDF pode ser baixada gratuitamente:
https://dl.dropbox.com/0/view/7cijn0vdrjznfca/Bibliografias%20diversas/A%20Privataria%20Tucana.pdf 
É só copiar este endereço e colar no browser. Depois é só fazer o download do arquivo. 11/01/2012 17:49:00 

sábado, 7 de janeiro de 2012

VILA AMANDA




Vila Amanda
____________________________________________
DESCASO COM VILA AMANDA
Anônimo disse...
Quero de público deixar meu manifesto para o descaso com que a área esportiva de Vila Amanda foi deixada em segundo plano. Foi empenhada uma verba para construção do campo de futebol, pelo que parece escorreu pelo ralo ou seja: construiram uma obra de péssima qualidade, com uma grama de cerrado, que vem cheia de braquiaria, mas a verba destinava compra de grama especial para campo de futebol. Cadê a Fiscalização Municipal, onde foi parar o dinheiro. Nossos jovens estão carentes de lazer e esporte, ficam a deriva, sem nada o que fazer, o Distrito sempre foi ovacionado pela ordem, e pela competitividade de seu time, há que saudades.
06/01/2012 13:46:00

Ione Alvares Abreu disse... 
Ao Anônimo de Vila Amanda, sugerimos que se comunique com a Fiscalização Municipal, no Departamento de Esportes ou mesmo na Secretaria de Obras, se for o caso, pra fazer sua reclamação. O Blog lhe dará apoio encaminhando também um pedido de atenção especial do Poder Executivo. Um campo de futebol é de fundamental importância numa comunidade pequena como Vila Amanda para atividades de esporte e lazer de seus jovens. Estamos atentos às reclamações da comunidade. Ione, editora do Blog.09/01/2012 00:54:00 



AnônimoJan 24, 2012 09:54 AM
Em relação ao campo de futebol melhor procurar o vereador Moacir, ele era o Secretario de Esporte, talvez ele saiba aonde foi parar a verba desse campo, cheio de capim do campo. Explique Vereador.




Anônimo Jan 24, 2012 03:58 PM
Ao Secretario de limpeza publica e Presidente do BEC, Tarcizio,
Prezado secretario e presidente, o povo de Baldim gostaria de saber,  por que o campo 
está todo sujo, cheio de mato e jogado às traças, parecendo uma selva. Este mesmo campo que foi iluminado e que foi furado um poço artesiano no mesmo, na gestão 
anterior, do prefeito Iton Reis, e que era bem cuidado, e que hoje está esquecido pela atual administração, que nada faz pelo nosso tradicion

O LOTE DO VELÓRIO MUNICIPAL






Projeto do Velório Municipal de Baldim
______________________________________________
“de graça recebestes, de graça daí” Mt 10:8 b
Anônimo disse...
É um absurdo a Igreja Evangélica Batista não querer deixar construir a Capela Velório no local onde a Prefeitura resolveu fazer. Eles querem 50 mil reais ou onde era o lactícinio. Sendo que o lote foi a Prefeitura Municipal que doou para a CERBS em 1988 para a construção de uma creche e esta nunca existiu. A diretoria da CERBS pense na comunidade que tanto almeja a Capela Velório.E faça uma boa açaõ e Deus lhe pague. Cidadão Baldinense .06/01/2012 13:54:00


Anônimo disse... Caro anônimo absurdo é vc dizer que a Igreja Batista não quer deixar construir a capela velório só pq alguns membros são da respectiva Igreja. Saiba vc que a Igreja Batista não tem nada a ver com isso, os membros tem o direito de concordar ou não. 11/01/2012 15:30:00 

 
Prof. Marcio Antonio dos Reis disse...
Caro anônimo, não tiro a sua razão nem a daqueles membros da comunidade que se indignaram com a colocação feita ao Prefeito, contudo vale informar que, em dezembro de 2011, o Sr. João Torres e o Prefeito Ivan Diniz estiveram comigo e solicitaram uma parte do imóvel, o qual se encontra registrado em nome de uma entidade civil devidamente legalizada, e, na oportunidade foi dado o parecer favorável, tanto que a própria Prefeitura já havia retirado os pés de manga do local onde se pretende construir o Velório Municipal. No entanto, alguns membros da diretoria tinham parecer contrários, o que é de direito de todo cidadão, ter sua opinião própria, e incontestável esta questão. Mas seguindo a vontade da maioria dos membros da diretoria da entidade, no dia 05/01, foi manifestada ao prefeito a total liberdade para dar início à construção da referida obra, sem qualquer exigência é claro, e isto se valendo do princípio bíblico: “de graça recebestes, de graça daí” Mt 10:8 b 06/01/2012 17:16:00

MUDANÇAS NA PREFEITURA


Prefeitura Municipal de Baldim
_________________________________________
MUDANÇAS NO SECRETARIADO MUNICIPAL
Prof. Marcio Antonio dos Reis disse...
2012 inicia com mudanças na Administração Municipal de Baldim.Como é muito comum numa Administração, seja ela de qualquer esfera, Federal, Estadual ou Municipal, os Governos trocam seus dirigentes por vários motivos, ora por interesse da Administração, ora por interesse do próprio ocupante do cargo em questão, que se entende por bem seguir outro rumo em sua vida.E não é diferente na Prefeitura de Baldim, onde alguns ocupantes de cargos comissionados colocaram seus cargos à disposição do Prefeito, mas, vão continuar apoiando e contribuindo para o bom êxito da Administração Municipal.Desta forma, ficam com os substitutos, o compromisso de continuar o trabalho de seu antecessor,  para contribuir com uma boa gestão do Prefeito Ivan Diniz e sua equipe. 06/01/2012 23:04:00 



DETALHES DAS MUDANÇAS NO SECRETARIADO
Na verdade, eu também fiquei curiosa pra saber dos detalhes das mudanças no secretariado da Prefeitura Municipal, e, como acredito estar aprendendo a fazer Política, acredito também que o esclarecimento do Secretario Marcio Reis, está correto, não citando nomes, nem divulgando os motivos particulares dos Secretários que colocaram seus cargos à disposição do Prefeito Ivan Diniz. O mais simples seria que eles mesmos se dirigissem à Comunidade dando esclarecimentos,  evitando mal entendidos,  ofensas pessoais e a divulgação de informações baseadas em suposições e comentários. Por outro lado, não estamos cobrando nenhum esclarecimento, eles não tem nenhuma obrigação de dar esclarecimentos neste Blog, que não é nenhum órgão oficial, para isso a Prefeitura tem seu próprio site. Como a boca do povo é o melhor veículo de comunicação , pelo menos temos a obrigação de informar a verdade, já nos desculpando por citar os nomes das pessoas envolvidas. Portanto, segundo  informações de fonte confiável, tomo a 
liberdade de esclarecer que os secretários Marcio Reis, da Educação, Joaquim Reis, da Saúde, e Orlando Bastos, de Obras Públicas colocaram seus cargos á disposição do Prefeito Ivan Diniz. Orlando Bastos pediu demissão por motivos particulares, ele vai trabalhar  numa empresa em São Vicente, e será substituído por Marcos Venâncio. Marcio Reis, continua até julho, apoiando Scheyla Bastos, indicada por ele mesmo para substituí-lo como Secretária de Educação; Marcinho deverá assumir sua cadeira de professor na Escola Estadual José Ribeiro,  de onde estava licenciado. Joaquim Reis continua como Secretário de Saúde. Satisfeitas as curiosidades, até o momento são estas as mudanças.  Ione, editora do Blog.

DÚVIDAS DA POPULAÇÃO DE BALDIM
Meu caro Prefeito Ivan Diniz, eu, como cidadão de Mucambo, e não sendo partidario de nenhum partido aqui do municipio, estou apto a esclarecer uma coisa, no que tange ao gramado do campo de futebol de Mucambo. Todo mundo aqui sabe que quem gramou o referido campo foi a Administração anterior do Prefeito Iton Reis e não o senhor, por isso não tente surrupiar obras que os outros fizeram,  para poder colocar numa revista mentirosa e fantasiosa, que os nobres Vereadores tem obrigação de investigar, para sanar a duvida da população de Baldim, a respeito de quem financiou essa revista, se foi a Prefeitura ou foi financiada por particular. 05/01/2012 21:53:00 Anônimo 


MANIFESTO PÚBLICO - Prof. Marcio Antonio dos Reis disse...
Como tem havido mutas especulações sobre a revista que divulga as realizações da Prefeitura de Baldim, bem como as realizações vindouras, tenho a informar que este material foi custeado com recursos do próprio partido, Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Baldim. Como todos podem ver pela televisão, muito fazem suas divulgações da forma que lhes convêm, seja pela televisão, rádio, via Web ou impresso como foi o o caso do PMDB. Os recursos gastos nesta publicação são exclusivamente para isso, conforme Lei Federal que trata de Financiamento Partidário. 
Alguns especulam sobre a possibilidade deste material ter sido custeado pela Administração atual, o que não procede, pois isto iria originar na cassação do Prefeito. As contas da Prefeitura estão à disposição de todo cidadão que se interesse em acessá-las,  as quais são publicadas no Portal de Prefeitura: www.baldim.mg.gov.br .Venho a público, na qualidade de Presidente do Diretório do PMDB de Baldim, deixar bem transparente a origem do financiamento do material de divulgação desta revista. E mais, se um grupo se propõe a trabalhar e informar aos cidadãos suas realizações e  projetos, não vemos nisso nenhum ato impróprio, acreditamos ser até legítimo. Como qualquer um pode ver, não nos atemos apenas apresentar flores, mas também as críticas,  que foram muito bem colocadas por entrevistados da comunidade e que contribuem muito para nossa reflexão e correção de falhas, passíveis dos homens públicos e qualquer cidadão. 
Desta forma, toda a Diretoria do Partido, bem como todos os Partidários e Coligados, tem a certeza de que esta Administração vem trabalhando bem e para todos, e ainda vai fazer muito mais. 
08/01/2012 12:36:00


QUEM FINANCIOU A REVISTA DA PREFEITURA
Ao Anônimo que se refere á revista da Prefeitura que está circulando no município de Baldim, infelizmente eu não posso me manifestar a respeito porque ainda não tive acesso a ela, pois estou em viagem, fora da cidade. Soube que se trata de um exemplar muito bonito, com fotos e textos, que mostra o trabalho da atual Administração. Se é mentirosa e fantasiosa, cabe a cada um fazer seu próprio julgamento, pelo seu conteúdo. Quanto a dúvida da população de Baldim, sobre quem financiou a revista, a informação que eu tenho é que foi o Partido do Prefeito que financiou, pois a Prefeitura, por lei, é impedida de fazer este tipo de divulgação usando os cofres públicos. Ione, editora do Blog.


08/01/2012 06:19:00



FESTA DE SANTOS REIS EM MUCAMBO


Santos Reis
________________________________________
ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES
 Hoje, dia 6/janeiro, aconteceu em Mucambo o encerramento das Festividades de Santos Reis. O festeiro Jairo ( genro do Mundango) com sua família se esmerou para que as festividades acontecessem no capricho. Apresentaram-se grupos de Folia de Reis, de Baldim e Mucambo e também o Grupo das Pastorinhas de Mucambo, mantendo viva a tradição. A Missa foi celebrada pelo Padre Gislei às 11:00 h e logo após, houve a procissão com as imagens de Santos Reis ( como diz a tradição e devoção - porque o padre mais uma vez explicou que a Bíblia faz menção a magos do Oriente), e de São Sebastião. Após a procissão um farto almoço foi servido a todos os presentes no salão paroquial da comunidade. ( Prof. Tom)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A REFORMA DA ESCOLA



Escola Municipal Nelson Ribeiro
______________________________________________
ESCLARECIMENTOS DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
De fato em reunião com a Comunidade Escolar, em 2011, eu afirmei que as obras da reforma da Escola Municipal Nelson Ribeiro da Silva, de São Vicente, se iniciariam no citado ano. Argumentei que, de fato os banheiros são inadequados e que as salas necessitavam de ventiladores nas salas. Contudo meus argumentos estavam calçados em informação dada pelo Governo do Estado de Minas, de onde irão sair os recursos para a referida reforma. No entanto, depois de muita burocracia, no dia 26/12 foi que o Prefeito Ivan Diniz finalmente assinou o termo de convênio. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Educação, até dia 10/01/12, os recursos estarão creditados na conta da Prefeitura, a qual irá fazer uma licitação para contratar uma empreiteira para enfim fazer a reforma tão esperada por todos, inclusive pela administração municipal. Sei que alguns irão dizer, como pude ouvir nas reuniões, que é obra eleitoreira, mas acredito que, antes tarde do que nunca. Reconheço que errei ao fazer afirmações contando com o ovo “dentro” da galinha, mas é que na época, a satisfação de anunciar a reforma era tanta, que o fiz e, como criei expectativas prematuras, venho aqui reconhecer meu erro e  pedir desculpas a todos. Agora, quanto a merenda escolar, nunca ouvi ninguém reclamar da merenda servida em nossas escolas. Ela sempre foi de boa qualidade e com constantemente acompanhamento de nutricionista, tanto na elaboração quanto na seleção dos alimentos, que é feito por uma comissão de pais e funcionários, analisando a procedência e a qualidade dos alimentos comprados. E, quanto ao material didático, saiba que quem fornece é o Governo Federal e em nenhum momento, nas Escolas Municipais houve falta de material didático. Quanto a cadernos, lápis, etc, isto é dever das famílias fornecerem. Vale informar que, em dezembro, a Caixa Escolar da EM Nelson Ribeiro recebeu recursos do FNDE e o responsável pela escola comprou tudo o que ele entendeu ser necessário para a Escola, qualquer dúvida pode procurar o coordenador da Escola.
05/01/2012 20:42:00 -  Prof. Marcio Antonio dos Reis

PLANO DIRETOR DE BALDIM




_____________________________________________
LANÇAMENTO DO PLANO DIRETOR DE BALDIM
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e a Prefeitura Municipal de Baldim vão realizar em janeiro de 2012, a primeira audiência pública de lançamento do Plano Diretor de Baldim, na Câmara Municipal da cidade. Dos 34 municípios da RMBH Baldim era o único que ainda não contava com o Plano Diretor. O Plano Diretor é baseado no planejamento do território para definir a melhor maneira de se ocupar os espaços e se prever a localização de atividades, garantindo condições equilibradas. As temáticas básicas são a gestão democrática, a habitação, o saneamento básico, o transporte e a mobilidade, e o planejamento. Nessa primeira audiência, será eleito o Núcleo Gestor responsável pela gestão do plano no município. As classes da sociedade civil que farão parte da composição do núcleo são sugeridas anteriormente pelos vereadores e secretários municipais e representantes da ARMBH. Na audiência, os representantes de classes interessados em fazer parte do Núcleo Gestor se apresentam como candidatos e dá-se início à votação. O Núcleo Gestor de Baldim deve ser composto por 50% de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo municipais e 50% de representantes da Sociedade Civil. A primeira etapa do Plano Diretor de Baldim a ser concluída foi a criação do seu espaço físico e virtual. As próximas serão a capacitação do Núcleo Gestor; leitura técnica englobando o levantamento, no município, de informações pertinentes à elaboração do projeto de lei; leitura comunitária em audiência pública prevista para fevereiro de 2012; síntese das leituras, em que o corpo técnico e o Núcleo Gestor se reúnem para sintetizar as informações; e a elaboração da proposta ou projeto de lei do Plano Diretor que é feita pela ARMBH.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE BALDIM





Padre Pedro e Padre Teodorico
___________________________________
NOTAS HISTÓRICAS SOBRE A PARÓQUIA SÃO BERNARDO DE BALDIM-
 Padre Gislei
Consta nos arquivos desta paróquia são Bernardo de Baldim uns apontamentos feitos pelo Pe. Pedro Marques Passos, na década de 1940, após cuidadosa pesquisa empreendida por ele sobre a história da paróquia e do distrito de Pau-Grosso.A igreja foi construída por um português, Bernardino Martins de Almeida, viúvo e herdeiro de dona Quitéria Maria de Madureira. Ele veio da região de Contagem das Abóboras (hoje cidade de Contagem) e casou-se com dona Quitéria, uma rica viúva de oitenta anos, proprietária da Fazenda Santana, na região de Gameleira da Palma, às margens do Rio das Velhas.Segundo Pe. Pedro, “Uns apontamentos presumivelmente do Sr. Joaquim Martins de Almeida nos revelam a data do início da construção da igreja, que foi a de 12 de junho de 1853, logo depois da doação do terreno. Ao que consta, nenhuma casa havia antes neste lugar”. Em torno dela, e no patrimônio doado pelo capitão Bernardino, se formou o arraial.Não temos conhecimento de nenhum documento canônico que comprove a data da bênção da igreja e de sua entrega ao culto público. Uma carta do primeiro Vigário, Pe. Antônio José dos Santos, ao Vigário Geral de Mariana, dizia que ela fora concluída “talvez” em 1864, data que marca o início da guerra contra o Paraguai.Terminada a guerra, foi criado o distrito de Pau-Grosso, em 12 julho de 1872. No ano seguinte, isto é, a 15 de novembro de 1873, foi criada a paróquia de São Bernardo do Pau-Grosso, desmembrada da paróquia do distrito de Jequitibá. Neste intervalo de nove anos entre a conclusão da construção da igreja e a criação da paróquia, algumas vezes o Vigário de Jequitibá, Pe. José Maria Gonçalves, vinha celebrar e administrar os sacramentos. O mesmo aconteceu também outras vezes quando a paróquia São Bernardo esteve vacante.
Os primeiros atos paroquiais revelam que a paróquia São Bernardo só veio a ter um Vigário em 1875. Durante estes dois anos ela ainda esteve a cargo do Vigário de Jequitibá.
P.S.: O texto escrito por Pe. Pedro revela também muitos fatos curiosos. Um deles, sobre o Capitão Bernardino, é que seus escravos recebiam ordenados diariamente e, além disso, foram libertados 28 anos antes da chamada lei Áurea.


PADRE PEDRO MARQUES PASSOS
Pe. Pedro nasceu em 29 de junho de 1903. Foi o sétimo Vigário da paróquia São Bernardo de Baldim, cuja provisão foi assinada por Dom Antônio dos Santos Cabral, Bispo de Belo Horizonte, em 30 de dezembro de 1940. Faleceu em 15 de setembro de 1953. Foi um sacerdote exemplar. Há quem o considere santo.


PADRE TEODORICO DE SOUZA MAIA
Filho de Antônio Félix de Souza Maia, natural de Sabará, e de Emília Marques Afonso, natural de Jaboticatubas, Pe. Teodorico nasceu no distrito de Taquarassu de Minas, em 19 de fevereiro de 1865. Iniciou os estudos em Sabará e concluiu o curso de Humanidades no antigo colégio do Caraça em 1891.

UMA SOLUÇÃO PARA AS ESTRADAS


Bacia de retenção de água das chuvas
______________________________________________
BACIA DE RETENÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
As bacias de retenção têm por objetivo combater o assoreamento, captando e retendo a água pluvial que escoa principalmente nas laterais das estradas rurais, evitando a formação de valetas, e impedindo que a enxurrada carregue terra, cascalho e material orgânico. As bacias de retenção de água das chuvas é uma alternativa viável para reter as águas da enxurrada que provocam a erosão nas estradas de terra, enchentes em regiões de baixada, carreamento do solo para os cursos de água, atoleiros nas estradas, pela deficiência de escoamento das águas, e futuros buracos. Com a construção das bacias de captação das águas de chuva, espera-se que que a água retida traga utilidades para o solo, eleve o nível dos lençóis subterrâneos, alimente as nascentes dos córregos e riachos, sirva aos animais no período da seca e contribua para o controle das enchentes nas baixadas e nas margens dos rios. Estas bacias são construídas às margens das estradas com tamanho e espaçamento em função do declive do solo. Corrigir o escoamento das águas de chuva nas estradas e direcioná-las as bacias ou caixas de retenção ajudam a acumular e infiltrar as águas de chuva evitando danos maiores ao meio ambiente e à população rural.

Inundação no Sítio de João Torres
______________________________________________