BALDIM.

BALDIM.

domingo, 24 de julho de 2011

FESTA DE AGOSTO - 2011



Guarda de são Bernardo / 2011
_________________________________________
PROGRAMA DA FESTA DE AGOSTO / 2011


FESTEIROS
(Clique no Programa e veja em tamanho maior)

O ANIVERSÁRIO DO ANO

Carlos e Ana, os aniversariantes
___________________________________________
OS GEMEOS FAZEM 15 ANOS
O aniversário do ano aconteceu ontem, 23/julho/2011, no sítio do Vovô Domingos Barbosa e da Vovó Celsa, quando se reuniram centenas de parentes e amigos para comemorar o aniversário de 15 anos, dos gêmeos Ana e Carlos, filhos dos estimados professores Tom e Cassia. O“Arraiá dos meninos”como, modestamente, anunciava o Tom, não teve nada de Arraiá. Foi uma festa linda e chique, com várias tendas espalhadas no gramado em torno da casa, que abrigavam: DJ, pista de dança, passarela, telão, bebidas, salgados e doces, os bolos da Evangelina, tudo servido com muito estilo e bom gosto.  Tudo começou com os aniversariantes na passarela, sob uma chuva de papel dourado picado. O Carlos, elegantemente, vestindo seu primeiro terno e a Ana, num deslumbrante vestido rosa e uma  tiara emoldurando seu rosto de princesa. A projeção no telão das fotos dos 15 anos de vida, de amor e carinho da Ana e do Carlos foi regada de lágrimas de emoção e risos, como era de se esperar, quando o autor é o Tom. Na sequencia, a valsa foi tocada mais de uma vez, tantos eram os tios, primos e pretendentes a "pé de valsa" pra dançar com a princesa da noite. Com direito a um lindo anel, presente do Papai Coruja, Tom, a festa continuou, sem hora pra terminar. A festa contou com a presença incontável de admiradores do simpático casal Tom e Cassia, merecedores do carinho de todos, que deixam aqui os votos de  felicidades, paz, saúde e parabéns para toda a família.

Ana, 15 anos de princesa
________________________________

PARABÉNS
Por Prof. Marcio Antonio dos Reis em O ANIVERSÁRIO DO ANO às 18:42 
Votos de felicidade a Carlos e a linda Ana. Por motivo de viagem com minha família me encontrei impossibilitado de ter a honra de estar na brilhante festas. Parabéns ao Tom e a Cássia pelos filhos maravilhosos.



Baldim 038

Cássia, Cacau, Aninha, Tom e Janine
__________________________________________
ALGUMAS PRESENÇAS NOTÁVEIS

Padre Gislei, Pastor Rubem, Pastor Odilon, Tenente Wallace Raniere, Vice-prefeito de Baldim Dr.Luis Neiva, Vice-prefeito de Jequitibá Humberto Reis, Ex-prefeito Iton Reis, Presidente da Câmara Municipal Fernando Torres, Vereador Arnaldo Sabino, os Secretários Joaquim ReisJosé Junior, Edmara Reis, Diretoras Escolares Rosani, Paula Cristina, Ex-professoras Vera Gandini, Josefina TorresMartha Maria dos Santos, jornalista Luizinho Soares, todos os amigos e parentes, que me perdoem, impossível citar aqui. A família agradece a presença de todos.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ROTARY NA EDUCAÇÃO



Juliana Zamboni assume a Presidencia do Rotary de Baldim
_______________________________________________
TRANSIÇÃO DA PRESIDENCIA DO ROTARY CLUB DE BALDIM
Em elegante Coquetel acontecido no Moendas Clube, Marcio Reis passa o cetro da Presidencia do Rotary Club de Baldim para Juliana Zamboni, nossa baldinense de coração. Parabéns ao Marcio pela excelente gestão e sucesso para Juliana nessa nova etapa.





Anônimo disse...

Parabéns Presidenta Juliana Zamboni!

Torço para que sua administração seja um sucesso. E espero que na sua gestão,assuma o compromisso de revitalizar o nosso clube social "MIDLAB" que está abandonado há vários anos, e qdo o assunto vem a tona, as desculpas e explicações mais descabidas são apontadas, mas sem nenhuma providência. Sucesso! espero.


Juliana Zamboni disse...



Ione, adorei o "baldinense de coração". E sou mesmo viu. Amo essa cidade, estou vivendo nela, e o que eu puder fazer para melhorar a cidade que vivo, farei. Obrigada e boa semana à todos!







 Apresentação do Curso Light House, contra o Analfabetismo
_________________________________________________
PARCERIA ENTRE O ROTARY E A PREFEITURA DE BALDIM
Aconteceu no dia 1/07 o Coquetel para os professores de apresentação do Curso LightHouse em conjunto com a transição da Presidência do Rotary Clube de Baldim.O Curso é uma parceria entre o Rotary e a Secretaria de Educação do município em prol da educação contra o analfabetismo.Esse projeto, que adota a técnica ou estratégia de Linguagem Concentrada, CLE, onde os alunos aprendem a linguagem por seu próprio processo de pensar e são capazes de se comunicar tanto pela forma escrita quanto pela falada. Pela técnica Lighthouse, os educadores decidem sobre o conteúdo do programa, mantendo-se a herança cultural e aumentando-se o conhecimento sobre temas como saúde, nutrição, meio ambiente, patriotismo e outros de igual importância para o bem-estar geral da população e do país.Este método didático engloba tanto analfabetos absolutos, como os analfabetos funcionais, desenvolvendo e incentivando em ambos o gosto pela leitura e escrita formando leitores e escritores capazes de continuar sua aprendizagem ao longo da vida.Baldim, depois da conclusão do curso, será reconhecido em Rc´s de todo o país por ser o único município onde 100% .do professorado foram capacitados com o CLE. É mais um grande passo entre o Rotary Clube de Baldim e a Prefeitura Municipal na busca do crescimento e desenvolvimento social para trazer-lhes perspectivas de um futuro melhor.


ROTARY APOIA ALFABETIZAÇÃO

Após se perceber na Tailândia (Austrália), em 1988, uma ação educacional que contribuiu para alfabetizar todo o país com um método surpreendente e extremamente eficaz o Rotary passou a utilizar e difundir por todo o mundo esta metodologia que ficou denominada como: CLE (Concentrated Language Encounter - Encontro Concentrado de Linguagem) ou Lighthouse (casa iluminada).
Apoiado pela UNESCO, aplicado em programas como Brasil Alfabetizado, EJA, Fundo Mundial de Alfabetização e tantos outros, pois parte do princípio que a criança nasce com valores inatos que precisam ser desenvolvidos, tais como os instintos de interação, amor, vida e educação.
Já, nas escolas onde se utiliza a metodologia Lighthouse, observa-se que os professores desenvolverem nas crianças os chamados valores adquiridos, como fé, sentido do dever cumprido, honestidade, trabalho, cultura e tradição, moral e bem estar.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação e o Rotary Club de Baldimesperam poder dar sua contribuição para que não somente a comunidade escolar seja beneficiada com o projeto, mas que famílias e sociedade se beneficiem direta e indiretamente com os frutos a serem obtidos. 

COPA MINEIRA DE RALLY



Baldim recebe prova de Rally
_______________________________________
                                        COPA MINEIRA DE RALLY DE REGULARIDADE
Por: Luizinho Soares
Nos dias 15 e 16 de julho, Baldim recebeu as duas primeiras etapas da Copa Mineira de Rally de Regularidade, com a participação de 34 veículos, tendo à frente o Jeep Club de Minas Gerais e supervisão da Federação Mineira de Automobilismo (FMA), além do apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Baldim.Os veículos partiram do pórtico de largada, montado em frente à Pousada Moendas, que serviu de apoio aos participantes. Na pousada, todos fizeram o desjejum matinal, almoçaram e, à noite, comemoram o término dessa etapa com a premiação aos vencedores.Passando por um trajeto de 70 Km especialmente escolhido pelo presidente da prova, Ugo Bubani, as duplas atravessaram lugarejos, fazendas, trilhas, riachos e regiões de mata e do cerrado baldinense. Todos curtiram a beleza das paisagens e vegetação de nosso município. Os participantes do Rally colocaram em prática suas habilidades de pilotagem e de navegação, já que atrasar ou adiantar alguns segundos resultavam em pontos perdidos.  E, assim, lá se foram os veículos adesivados e coloridos circulando pelos povoados de Mocambo, Botafogo, Mato Fundo, Cuia e Vargem Grande, entre outros, em busca das marcas pré-determinadas e, também, para matar a curiosidade da população do município.
Os vencedores em suas categorias:
Master:
1º lugar - Fernando Lage/Rafael Dal Bello
2º lugar - Willian Crosara/Marco Aurélio "Padeiro"
3º lugar - Romeu Resende/Marcelo Resende

Sênior:
1º lugar - Olney Lamas Barros/ Giovani Hostalácio
2º lugar - Renato Ferreira/David Pan "China"
3º lugar - Clécio Rodrigues/Edmundo Oliveira Jr.
Jeep Estreante
1º lugar - Daniel Gustavo/Josiano Mendes
2º lugar - Juliano Bastos/ Samuel Reis
3º lugar - Antonio Villefort/Leandro Arruda
Turismo Estreante
1º lugar - Luiz Carlos Abrantes/ Juliano Augusto e Silva
2º lugar - Vinicius Mourão/Nathália Loiola
3º lugar - Glauber Rabelo/Rodrigo Rabelo



 Bolas de argila recheadas de fertilizantes e sementes
______________________________________________
RALLY CUIDA DO MEIO AMBIENTE
  Durante a prova, as duplas participantes jogaram às margens das trilhas inúmeras bolas de argila recheadas com fertilizantes e sementes de árvores como aroeira e cedro, que irão germinar quando vier a chuva.

terça-feira, 19 de julho de 2011

JEB - 2011 - BALDIM



EE Oscar Arthur Guimarães, de São Vicente, 
Campeã dos JEB / 2011
_____________________ ___________________

ESTUDANTES FINALIZAM O SEMESTRE COM ATIVIDADES ESPORTIVAS
Com vistas a levar o alunado do município de Baldim a desenvolver práticas esportivas diversas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu os Jogos Estudantis de Baldim - JEB 2011 , que aconteceram no dia 15/07. As 14 modalidades esportivas disputadas foram  distribuídas em vários locais de competição: Estádio de Futebol de Baldim, Campo de Futebol de São Vicente, Quadra e EE. Oscar Artur, Biblioteca José Quirino, Ginásio Poliesportivo e Praça Central da cidade. A cada ano, a Escola que obtém maior número de medalhas é premiada e desfila no 7 de setembro com o tema, sendo que em 2009 a Escola campeã foi a EM. Vargem Grande, em 2010 a EM Emerenciana A. Xavier (Amanda) e neste ano,  a EM São Bernardo foi a campeã, pois obteve o maior número de medalhas de ouro.Vale ressaltar que, neste ano, as Escola Estaduais participaram, e a Escola campeã foi a EE.Oscar Arthur Guimarães.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MUCAMBO VEM AÍ




Festa religiosa no Mucambo

_______________________________

Ione Alvares Abreu disse...

Baldim e São Vicente que se cuidem, Mucambo está vindo aí com tudo...os mucambenses estão dando um bom exemplo, unidos, estão conseguindo reformas, melhorias e novas construções, por conta própria: um bom Estádio, um Cemitério ampliado e bem cuidado, uma Capela Velório... e vem mais por aí.

E ainda conservam suas tradições de Cultura Popular nas festas religiosas. Parabéns, Mucambo.
22/07/2011 23:04:00

Blogger são vicente em FOCO disse...

Torcemos por Mucambo 
MAS SÂO VICENTE NÃO VAI FICAR A DEVER NEM A BALDIM E NEM A MUCAMBP, TEMOS A CAPELA VELÓRIO, UM ESTADIO QUE TEM O SECRETÁRIO DE OBRAS COMO PRESIDENTE E O SECRETARIO DE ESPORTES VÃO MELHORA-LO COM CERTEZA E O PREFEITO IVAN DINIZ QUE VAI OLHAR POR TODA REGIÃO , NÃO É ?
QUANTO AO CEMITÉRIO JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO, PRA QUE MAIOR, NINGUÉM QUER IR PRA LÁ D.IONE, SE PRECISAR, E QUEM PRECISAR VAI PRO DE MUCAMBO QUE 
FOI AMPLIADO E DEVE TER UMA VAQUINHA, QUEM SE HABILITA, EU NÃO QUERO, KKKKKKK,Geraldo Mariano
23/07/2011 12:58:00

O CANTOR DAS ÁGUAS

 Rio das Velhas
____________________________________
LENDAS DA NOSSA TERRA
A lenda "O cantor das águas", fala do Rio das Velhas, do Rio Cipó, Jequitibá e Baldim foi publicada no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, pelo escritor e jornalista
 Mauro Santayana.  
 O CANTOR DAS ÁGUAS
A canção, morna, vinha do rio, com sua aragem. Só se distinguiam, dentro dos acordes que embriagavam, umas poucas palavras: vem, espero, braços, alma. Sentiam-se, com as notas, odores que, como os sons, atraíam as mulheres — e mais ainda nas madrugadas quentes. Mas não havia hora para o encantamento: Dozinha, casada de pouco, caminhou apressada para o rio em pleno meio-dia, enquanto seu marido, com saudades da noite, voltava correndo da roça, levando nas mãos uma orquídea branca. Entrevada em seu catre, a sogra ouviu a mesma toada e sentiu o mesmo cheiro, mesclado de baunilha e almíscar. “Fiquei meio doida, e falei com Dozinha que fosse, que eu também ia, se pudesse” — confessou depois ao filho.
Era o barqueiro. Em tempos bem passados, quando o Rio das Velhas navegava, um rapaz de Santa Luzia se apaixonou pela irmã. A moça, seduzida pelos seus olhos, castanhos e desmaiados, a ele se entregou. Arrependida de pecar contra Deus, afogou-se nas águas cheias de março.
Depois disso, continuava a lenda, ele arrumou seu barco e saiu, procurando a irmã no leito do rio, de seus afluentes e do São Francisco, que leva aquelas águas ao mar. Ninguém o via. As mulheres que encantava nunca se lembravam de seu rosto. Recordavam o calor cheiroso e o gosto inenarrável de seus lábios.
Delzira, uma delas, voltara da praia guardando na boca a saliva do moço do rio. Ao chegar à casa, enlouquecida de prazer, cuspiu grãos de ouro na baciinha de lavar o rosto. Cresceu, a partir de então, a sedução do encantamento e, mesmo sem ouvir-lhe o chamar, mulheres saíam de casa, sonâmbulas e silenciosas, nas noites de lua, e se despiam, na inútil espera das praias vazias. Voltavam tristes ao amanhecer, e amavam seus maridos com a fúria do cio.
As mulheres que encantava nunca se lembravam de seu rosto
Passavam-se anos sem que houvesse notícias do moço do rio. “Ele só aparece de sete em sete anos”, explicava um espiritista de Jequitibá. “É o tempo que ele tem para chegar ao mar e voltar”. Segundo sua teoria, alimentada de leituras gregas, o moço fora condenado a resgatar das águas o corpo imperecível da irmã. “Se ele encontrar o corpo, ela ressurgirá dos mortos, e cumprirá o seu destino, que ele roubou. E será a vez de ele morrer. Para ter fôlego de ir sempre ao fundo, deve buscar o alento nas mulheres da beira do rio”.
Juntinho da barra do Rio Cipó viveu, de 1918 a 1949, dona Marcela, a italiana. Passou trinta e um anos à espera de seu retorno, mas o moço nunca abraçou duas vezes a mesma mulher. Dona Marcela chegara àqueles belos ermos do Espinhaço acompanhando o marido geólogo, que buscava sinais de diamantes. Era, então, muito jovem, recém-chegada de Rovereto, ao sul de Trento e ao norte de Verona. Como fazia nos verões de seu rio natal, banhou-se nas águas límpidas do Cipó. Braços lúdicos a carregaram para as águas mais densas do êxtase. Depois disso, não saiu mais dali. O marido, amoroso e resignado com o que lhe parecia loucura, construiu-lhe um rancho junto à confluência das águas, comprou terras próximas, lavrou-as, disso viveu. Cuidou da mulher, até que ela morresse. A italiana se banhava, no mesmo lugar, todas as noites e, com sua voz de contralto, que os anos enrouqueceram, tentava reproduzir os acordes ouvidos naquela remota lua cheia de 1918.
O moço fora condenado a resgatar das águas o corpo imperecível da irmã
Em novembro de 1949, pescadores de Curvelo encontraram seu corpo desnudo, na praia estreita. Deitada de bruços, sobre leve elevação da areia, tinha entre as mãos uma touceira de capim, limpa pelas águas, e os dedos mortos pareciam acariciá-la, como se fossem cabelos. O marido sepultou-a por ali mesmo – e voltou para o seu país.
A última notícia confiável do moço do rio data de 1955, o que contraria a cabalística volta setenal. Naquele ano, um jornal de Belo Horizonte chegou a publicar sucinto caso de uma jovem que se dizia seduzida e violada por misterioso mergulhador. O fato ocorrera em Baldim, e o desconhecido cantava uma modinha muito antiga. Sua versão foi jocosamente comentada e, por algum tempo, os gaiatos perguntavam às moças do lugar: “Como é, você já foi à beira do rio?”
Um repórter foi então despachado para investigar o caso, nas margens do Rio das Velhas e seus afluentes médios, onde ocorriam tais visagens. A matéria foi recusada. Era muito imaginosa. “Isso é uma cascata”, resumiu o secretário de redação.

(Esta lenda foi enviada ao Blog pelo amigo Luisinho Soares, filho do Ex-Prefeito de Baldim, Luis Soares.)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

PAREM PARA PENSAR

As correntes que nos amarram nos impedem de fazer escolhas, 
 pense nelas, muitas vezes amarram você em nada
 e você acredita. Liberte-se.
_________________________________________
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Postei esta imagem  para ilustrar o texto  porque achei que tinha tudo a ver com a atual situação do Blog, ou seja, a Liberdade de Expressão, que vocês estão cobrando, mas ainda não aprenderam a usar com moderação. Eu, particularmente, entendi que, algumas pessoas passam a vida inteira amarradas,  e que tanto faz amarrá-las a uma árvore segura ou a uma frágil cadeira de plástico,  elas continuam lá, sem saber que tem a força de um cavalo pra se libertar. Estas amarras podem ser qualquer coisa que nos impeça de fazer nossas próprias escolhas. Na Política, só através do Conhecimento, que a Liberdade de Expressão nos dá, é que nós  vamos perceber que temos a força de um cavalo para nos livrarmos das amarras da politicagem dos velhos partidos, das falsas promessas dos políticos e fazer nossas próprias escolhas, pelo caráter dos candidatos. Ou você vai continuar lá, que nem um  pangaré, amarrado a uma cadeira de plástico pelo seu dono, acreditando que está amarrado a uma árvore segura que vai lhe dar frutos e sombra. Liberte-se de suas amarras e seja você mesmo. Ione, editora do Blog.


FALANDO SÉRIO...

“Fala sério, cara”! Será que eu vou ter que falar com vocês nessa linguagem? Vocês estão parecendo um bando de garotos levados, o papo dos comentários tá mais pra um chat de adolescentes. A maioria dos leitores do Blog é só marmanjos, nem as mulheres estão fazendo comentários pois o papo tá ruim mesmo. As poucas que fizeram comentários falaram sério, foram coerentes, mas sumiram. Depois, nós mulheres é que temos a fama de fofoqueiras, e vocês, quando vão crescer? E ainda são desobedientes, sabem das regras dos comentários e depois reclamam quando ficam de castigo, com seus comentários moderados ou apagados. É sempre a mesma coisa, um pegando no pé do outro, tá tão repetitivo, que vocês  podem até assinar seus nomes que não vai ser nenhuma surpresa, já dá pra saber quem é quem...quem pega no pé de quem…Marquem um duelo e vão lá na praça resolver seus desafetos, depois voltem que o papo aqui é sério. E agora, virou moda aqui usar pseudônimos ridículos, o tal de Zezin é o pior deles. Se foi criado pra ser engraçado não tem graça nenhuma, é uma mistura de mineiro, sertanejo, nordestino, pai de santo, um “xarope”, pra não dizer um “porre”, como já disseram aí. E olha que eu me considero uma pessoa bem humorada, adoro piadas, falo palavrão,  meus netos me acham uma vó divertida, quem me conhece pessoalmente sabe disso. Mas, poupem-me do vexame de falar sério com vocês e receber só abobrinhas de retorno. E nem venham me dizer que estou estressada, adoro fazer este Blog, tenho mais 5 Blogs e escrevo em todos eles ao mesmo tempo,  e já passei da idade de ter TPM. Ou vamos mudar o rumo dessa prosa ou vou continuar contando minhas histórias de Zé Pirapama. Sempre gostei de Política, mas o que estamos fazendo aqui é politicagem, que não leva a nada. Temos  muito o que fazer por nossa comunidade, ou não. Ione, editora do Blog.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CIRCUITOS TURÍSTICOS EM BALDIM

4ª Etapa do Mitsubishi Outdoor
____________________________________________
DIVULGANDO O TURISMO EM BALDIM
Mais um evento inclui Baldim nos circuitos de turísticos e promove o município. Procurando sempre criar momentos que incluam o município nos roteiros de turísticos, o Secretário Municipal,  Marcio Reis, trás a Baldim a 4ª etapa do Mitsubishi Outdoor, promovido pela Mitsubishi Motors do Brasil, pela primeira vez passando por Baldim.  O Mitsubishi Outdoor é um rali de estratégia, no qual, para participar, você precisa ter um Mitsubishi 4x4 com exceção de "Airtrek, Outlander e veículos de competição", para entrar nesse terreno e cumprir as atividades que vão aparecer ao longo do caminho. Essa aventura foi criada pela Mitsubishi Motors para a diversão de sua família e amigos, valorizando o trabalho em equipe. Durante o percurso serão realizadas atividades culturais e esportivas e tornando conhecidas as potencialidades do município como produtos principais, locais turísticos e as belezas naturais. Maiores informações acesse: http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/72/content/1#








segunda-feira, 11 de julho de 2011

SÍTIO ARQUEOLÓGICO


Imagem ilustrativa da casa subterrânea
_________________________________________________

SÍTIO ARQUEOLÓGICO EM BALDIM

A história do município de Baldim é até bem interessante, mas muito simplista para alguns. Com esse olhar, o Prof. Marcio Antonio dos Reis, há 13 anos vem trabalhando na coleta de dados e se aprofundando mais na história do município. Apesar de não ser sua praia, pois sua especialização é em Química, ele tem se dedicado nas suas pesquisas visando a publicação de um livro, uma cartilha escolar e a montagem de um acervo para exposição ao público com livros, mapas, fotos e documentos dos séculos XVIII, XIX e início do século XX.
Mas o grande achado atual é que existem sítios arqueológicos no município de Baldim, um deles especialmente denominado "Pula Cinco", onde foram encontradas 5 casas subterrâneas, ruínas de aproximadamente 1400 anos atrás, em uma pesquisa no Museu de História Natural,  Departamento de Arqueologia, acompanhado da turismóloga Madeleine Gomes, da Secretaria de Educação de Baldim, em entrevista com o Prof. André Prous, cientista francês, que realizou estudos na década de 70.
Na verdade, existem 8 sítios arqueológicos no município, todos localizados ao norte, próximos a Rótulo e Sumidouro, sendo que o "Pula Cinco" está localizado na Fazenda Velha do Rótulo, Baldim.
De acordo com o arqueólogo José Bittencourt, historiador do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Natural - IPHAN, ao se confirmar o achado, este poderá ter um enorme significado para a Arqueologia Brasileira, tendo em vista que até então, somente no sul do Brasil, ainda existe este tipo de sítio arqueológico.
Dentro de alguns meses serão enviadas expedições aos locais para confirmar a descoberta.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO


Praça central de Baldim
________________________________________________
CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO
Estamos apoiando a Campanha de Mobilização dos Vereadores da Câmara Municipal de Baldim, junto a todos os moradores do município, para maior participação das suas reuniões. Esta Campanha de Mobilização vai contar com o apoio do Padre Gislei, de Baldim, do Padre Arnaldo, de São Vicente, do Professor Zito, Diretor da EE Oscar Artur Guimarães, do Consep, do Vereador Xandão e do Blog de Baldim. Na reunião extraordinária da próxima sexta-feira, dia 08/07/2011, às 18:00h, serão votados vários Projetos importantes de interesse da população:
 - Passar para 2 sessões ordinárias mensais, sendo uma na segunda sexta-feira e a outra na quarta sexta-feira do mês.
 - Reunião itinerante nos distritos do município.
 - Política contra a violência infantil.
 - Consciência do Voto para os jovens através de campanhas e palestras.
 - Palestras contra drogas tóxicas.
 - Tornar obrigatório a apresentação do cartão de vacinas no ato da matrícula nas Escolas.
Contamos com a participação de todos. Ione, editora do Blog.


UM EMAIL EM QUESTÃO
D.Ione, Não sei se eu estou entendendo errado, há uma confusão ou tentativa de confundir os eleitores, há meses, foi sugerida pelo Sr. Geraldo Mariano, presidente da Associação Comunitaria Sã Tarcisio-São Vicente, uma Comissão Organizada Popular, para acompanhamento dos projetos dos vereadores novos e que os vereadores apresentassem os feito deste a eleição dos mesmos. Agora esta mobilização que está sendo liderada pelo Xandão é falsa, imoral e anti-ética, não foi criação dele e nem dos vereadores, ela é popular, e como sempre gostam de ludibriar o povo. O Povo é livre de escolher , comparecemos e vamos comparecer e não mobilizados por vereadores, onde estão seus projetos ninguém os apresentou, Por que ? QUEREM ENFGANAR O POVO ASSISTINDO O CIRCO FORMADO AGORA E DEIXAREM O POVO ESQUECER OS PROJETOS QUE NÃ FORAM FEITOS DESDE O INICIO, SE DUVIDAM QUE OS VEREADORES COMPROVEM APRESENTANDO OS PROJETOS APROVADOS E NÃO SIMPLES POSTAGENS NO BLOG.
Por Anônimo em CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO em 12/07/11

ESCLARECIMENTOS SOBRE A CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO
Anônimo, em resposta ao seu comentário em, Campanha de Mobilização, de 12/07/2011, às 17:09:00h, anexo o email abaixo, que me foi enviado pelo Xandão, para melhores esclarecimentos ao seu comentário: A Campanha de Mobilização foi feita no Blog, por mim, a pedido do Xandão, contando com o apoio das pessoas citadas no email.Logo, a Campanha de Mobilização foi uma criação do Xandão e não tem nada de falsa, nem imoral, nem anti-ética.Eu dei apoio porque um dos objetivos do Blog é levar o povo as reuniões da Câmara Municipal para maior participação e era uma boa hora de começar. E mais, repito que não estou aqui para promover ninguém, mas sempre que eu tiver evidencias de alguma injustiça, não passará batido. Ione, editora do Blog
de Projetar aaaprojetar@oi.com.br para Ione Torres cc geraldo mariano data 6 de julho de 2011 04:06 enviado por oi.com.br ocultar detalhes 6 jul (7 dias atrás)
Ione bom dia, peço a você se for possível, fazer uma Campanha de Mobilização no Blog para essa sexta feira, dia 08 de julho, as 18:00 hs, na Câmara Municipal. Haverá reunião extraordinária para votação de projetos importante de minha autoria:1) Como passar para duas sessões ordinárias por mês sendo uma na segunda sexta feira do mês e outra na quarta sexta feira, sendo que hoje só temos uma sessão extra-ordinária no mês que por sinal é muito pouco. Por sinal foram dois anos e meio tentando conseguir a assinatura de dois vereadores para apoiar essa lei. 2) Reunião itinerante nos distritos do município. 3) Política contra a violência infantil. 4)Consciência do voto para os jovens ( campanhas e palestras). 5) Obrigatório o cartão de vacina no ato da matricula.6) Palestras contra drogas tóxicas. Pedi o Padre Gisley e o pessoal do Consep, o Zito, diretor da Escola para divulgar, pedirei ao Padre Reinaldo para falar em São Vicente, qualquer duvida entrar em contato. Xandão
O POVO É O PATRÃO
Ainda não é hora de Debates, mas o acompanhamento das atividades dos Vereadores deve ser constante, até mesmo para prestigiar quem está mostrando serviço e estimular os que não estão correspondendo a confiança dos eleitores que o escolheram como representante. É muito fácil ficar cobrando serviço, o povo tem que ir lá pra ver de perto o que está acontecendo e saber das dificuldades ou não para aprovar e executar os projetos. Alguém disse nos comentários que "o povo é o patrão" e é verdade, nós escolhemos, pelo voto, as pessoas que vão cuidar do nosso patrimônio e pagamos a elas, através dos impostos, para fazer o trabalho de administrar nosso negócio. Vamos lá pra ver quem é quem, quem está valorizando nosso voto e o imposto que sai do  nosso bolso ou vamos continuar nesse marasmo... Você é o patrão, ou não! Ione, editora do Blog.


REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BALDIM
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Leitores do Blog, pela primeira vez fui à reunião da Câmara Municipal de Baldim, e digo à vocês, que gostei tanto que vou voltar. Todos os assuntos debatidos aqui no Blog foram discutidos lá também, com as presenças dos Secretários da Saúde, Joaquim Reis, da Educação, Marcio dos Reis, de Obras Públicas, Orlando Bastos, do Presidente da Câmara, Fernando Torres e dos Vereadores, João, Moacir, Arnaldo, Joel, Nalva, Xandão e Marconi. Acredito que todos estão empenhados em fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. Acho que o povo deveria comparecer a estas reuniões e acompanhar de perto o que eles estão fazendo, dando sugestões e fazendo críticas construtivas. As denúncias que temos feito aqui no Blog são válidas também, mesmo anonimamente, na medida em que nunca tivemos um veículo pra reclamar do serviço público. Agora, eles tem conhecimento das reclamações que fizemos e vamos trabalhar juntos nas soluções dos problemas. Não vamos parar por aqui, vamos continuar debatendo, agora, de frente, com fatos, sem boatos e sem desafetos pessoais. Todos foram muito simpáticos comigo, apesar de, como editora do Blog, eu estar oferecendo um espaço para o povo fazer críticas e cobranças ao trabalho deles. Contamos com participação do povo, obrigada a todos. 
Ione, editora do Blog

COMENTÁRIO  SOBRE A REUNIÃO
Não poderia deixar de fazer um comentário sobre a reunião, já que estamos iniciando uma  Campanha de Mobilização dos Vereadores para conscientização do povo, da necessidade de participar das reuniões na Câmara Municipal. O acompanhamento dos projetos e do trabalho dos Vereadores vai evitar até injustiças que possamos estar comentando aqui no Blog, fazendo acusações graves, sem nenhum fundamento, a não ser o que ouvimos dizer, talvez por desafetos pessoais. O objetivo do Blog não é julgar ninguém, mas cobrar um serviço prometido e de direito nosso. Nas reuniões poderemos discutir e constatar a viabilidade dos projetos e se está havendo vontade política ou não para executá-los. Aqui no Blog nem sempre temos as respostas aos questionamentos e críticas, as respostas estão lá e algumas eu posso adiantar aqui.
- A construção da Capela Velório de Baldim, questionada pela Jacinta Sousa, está em andamento, os  Secretários de Saúde e Obras se manifestaram a respeito. O projeto poderá ser o mesmo de Mucambo, com algumas modificações, que a própria arquiteta se prontificou em fazer, e o local da construção já está em estudo.  
 - Orlando, Secretário de Obras, deixou claro que as máquinas da Prefeitura estão lá a serviço dos ricos e dos pobres, mas com preferência para os pobres que não tem outra opção.
- O Secretário de Saúde, Joaquim Reis, falou das dificuldades de manter em dia o estoque de medicamentos da Farmácia de Minas, necessários ao atendimento do povo. Oportunamente, vamos divulgar aqui os números apesentados pelo Secretário. Falou também sobre Insalubridade, em discussão também.


SÃO VICENTE ESPORTE CLUBE



Ginasio Poliesportivo de Baldim
_____________________________________________
ESPORTES SÃO VICENTE COBRANÇAS
Sr.Secretário Municipal de Esportes ( Nilsinho), fui procurado por pessoas anteriormente ligadas ao Time do São Vicente, que me pediram para fazer alguns questionamentos a respeito do clube, do Estadio Municipal e do Esporte em Geral, com muita dificuldade consegui com um amigo em comum o seu apelido, e me desculpe dirigir as palavras com o apelido.Vamos por etapa - Sou amigo e gosto muito do Orlando (que é ou era o Secretário de Obras) e por coincidência Presidente do São Vicente.Convidei-o a vir em minha residencia. por três vezes, ele tratou, e por motivos que ignoro, não compareceu e nem me falou nada. Gostaria de dirigir a ele as perguntas que me trouxeram e dar-lhe o direito das respostas, pois eu não as poderia dar. 02- Por este não cumprimento dos tratos comigo e não comunicação porque não os cumpriu, e após ver esta postagem acima, resolvi publicamente em nome da Comunidade, lhe pedir esclarecimentos?: )1- Sr, Presidente do São Vicente, porque as equipes infantis pararam de jogar e o Sr. Adão não mais pertence ao Clube.Não havia nenhuma ajuda por Parte da Secretaria de Esportes ao São Vicente, para manutenção do esporte infantil e juvenil: A pergunta pode ser extensiva ao Orlando também. 02- Em que a administração municipal ajuda ao São Vicente para manutenção do Estádio e porque o campo do Baldim tem funcionarios (2) cuidando do campo e São Vicente não? Quais as prerrogativas são dadas à sede da região e em detrimento das demais? Não deveria EXISTIR, tratamento igual? 03- Nossa Associação tem uma ÁREA QUE NECESSITA da construção de uma quadra poliesportiva, decente, o Conjunto Habitacional São Tarcisio desconhece as AÇÕES desta Secretaria, destinadas a nos ajudar, porque os eleitores daqui os colocaram ai também, será que não faria diferença o voto deles no próximo pleito eleitoral? Os melhores atletas da região são residentes aqui, não falo em detrimento aos demais, falo pelos que conheço aqui, as atividades esportiva parecem estar restritas às escolas, e ao restante? Não é permitida a pratica de esportes. Qual modalidade esportiva é desenvolvida para as meninas-moças, senhoras de São Vicente ou até mesmo das outras regiões?Gostaria de receber esta informação. Há se esta Prefeitura tivesse um site, para que soubessemos tudo, deveriam aproveitar agora a instalação em Baldim de um provedor da internet e quem sabe criarem um site com acesso ao público? 04- Quais projetos Secretario existem, nos de São Vicente precisamos da assistencia desta Secretaria.O Estádio municipal não pode passar para a mãos de particulares como está sendo comentado e passar a ser também motivo eleitoreiro. Por ultimo Secretário como SÃO PRESTADAS AS CONTAS DO SÃO VICENTE, À PREFEITURA? OU NÃO É ISTO OBRIGATÓRIO. OU A FALTA DELAS E QUE O IMPEDEM DE AJUDAR AO ESPORTE SÃO VICENTINO?FICA EXTENSIVA ESTA PERGUNTA AO SR OLANDO TAMBÉM ( inclusive nos explicar com que foi utilizada importancia paga pela sr. José da Gurita, pelo aluguel do Estádio ano passado para shows, etc. 05- E as reformas do Estadio não pode a Prefeitura fazer para o esporte Baldinense? Geraldo Mariano


ESCLARECIMENTOS DO DIRETOR DO SVEC AO POVO DE SV
Esclarecendo as dúvidas do Sr.Geraldo Mariano informo que:O contratante do espaço para o evento, apesar de ter sido cobrado por inúmeras vezes até a presente data, não repassou a esta diretoria a quantia devida,tal situação é de conhecimento de todos os atletas e os colaboradores do S.V.E.C.O Sr.Adão, pediu seu afastamento como treinador da escolinha de futebol, e juntamente com essa situação resolveu-se que os atletas mirins participariam do Projeto Bom na escola, bom de bola, com o CBPM Magela.Quanto ao auxílio dado ao referido clube por parte do Departamento de Esporte, sugiro procurar o Sr.Nilson Germano, que responde pela pasta e solicite esclarecimentos. A ajuda da administração municipal é feita com o pagamento da CEMIG e COPASA, e disponibiliza um funcionário sempre que necessário.Das prerrogativas questionadas e também sobre a construção de uma quadra poliesportiva no Conjunto São Tarcísio,sugiro que procure diretamente o Sr.prefeito. A prática de esporte feminino, era disponibilizada a quadra para que jogassem vôlei, porém não se sabe o motivo(particular de cada uma das garotas)estas não jogam mais.Sua sugestão relacionada ao site, é tardia, pois será lançado o site da prefeitura, o que será amplamente divulgado.Não trabalhamos em cima de suposições, disse me disse, portanto desconhecemos tais comentários sobre o estádio passar para mãos de terceiros, certo é que o espaço é de propriedade da Cia Cedro e Cachoeira e foi cedido à prefeitura para uso, que por sua vez confiou ao S.V.E.C., seu uso e administração.Como não temos finalidade financeira,não existe prestação de contas à prefeitura, visto que todo trabalho é voluntário.Existe sim, colaboradores que fazem doações mensais(a quantia é estipulada a critério de cada doador)que é usada na compra de materiais de limpeza, cal, lavagem de uniformes, bolas, enfim materiais de uso do clube notas e recibos são arquivadas na tesouraria do clube.Agradecemos o ilustre cidadão que a comunidade são vicentina acolheu em nosso distrito pelo interesse nos projetos que aqui encontrou em desenvolvimento.Esperamos vê-lo realizando grandes feitos na associação da qual é presidente.Orlando e diretoria do S.V.E.C.


terça-feira, 5 de julho de 2011

O DEBATE FOI ADIADO

Baldim
__________________________________________
PROPOSTA ADIADA
Caros senhores participantes deste blog, tenho visto muitos comentários a respeito de mudanças na politica atual de Baldim. Pois venho então propor a vocês um debate de alto nível, por favor sem baixaria, sem denegrir a imagem das pessoas. O debate seria sobre atuais lideres de nossa comunidade, que possam almejar futuramente, cargos tanto na Câmara quanto na Prefeitura. Pois o quadro que vejo hoje é de uma escassez tremenda de tais lideres.Vamos tentar discutir sobre todas as comunidades e aqui avaliarmos e opinarmos, respeitando a idéia de cada um. VAMOS DEBATER! 
Por Anônimo em ALTERNANCIA DE PODER às 13:05


COMENTÁRIO DE BOM SENSO
Para iniciar um debate acho que seria necessário que as pessoas, pretensos candidatos se apresentassem, como tal. Não acredito que um debate para ser justo e isento de vontades de outras pessoas sejam aqui colocados. Dever-se-ia respeitar o direito das pessoas novas que ainda não votaram, novos eleitores que se registraram como eleitores e ainda não conhecem a fundo e gostariam de conhecer os mesmo, seria mais democrático. Não poderíamos simplesmente acatar a decisões de antigos eleitores que conhecem cada um dos nomes acima citados e os que são pretensos candidatos, por que não lhes é dado o direito de participar, seria de bom senso que os participantes se apresentassem com o próprio nome, e não como anônimos, o que acham. Julio

Por Anônimo em O DEBATE JÁ COMEÇOU em 06/07/11



NÃO É UMA BOA HORA PARA DEBATES
Oi Julio, você tem razão, não é justo expor as pessoas citadas, elas teriam que se apresentar, no mínimo, manifestando o desejo de serem candidatas e isso não vai acontecer agora. Não vai ser um debate justo,elas vão ser alvo de críticas, talvez por nada, já que não sabemos se vão se candidatar ou não. Creio que não é uma boa hora para debates, ele só teria sentido em campanha, quando os candidatos já estariam registrados em seus partidos. Valeu a tentativa, ainda é tempo de voltar atrás, como eu disse, temos muito que aprender sobre a arte de fazer Política.Obrigada por sua atenção e pelo bom senso do seu comentário. Ione, editora do Blog.

CONSENSO
Anônimo disse...



D.Ione, obrigado pelas palavras, todos nós aprendemos muito, quando desejamos realizar algo, com finalidades sérias, corretas e que levem a algum lugar.
Meu nome não é Julio, é um Pseudônimo como foi sugerido, no momento, se eu fosse revelar meu nome, poderia ter uma conotação diferente, algumas pessoas mal intencionadas iriam atrapalhar o belo trabalho que tem sido feito aqui no Blog, uns entendem o que se propõe, outros não entendem e outro querem avacalhar as coisas, digamos assim.
Um dia, a história dará o mérito a quem merecer, grave bem este pseudônimo (JULIO) minha intenção é só de ajudar ao Blog ( que é minha obrigação de todo dia, de vê-lo, postar, etc, etc) Mas a expressão é livre, muitos confundem esta liberdade. Mais uma vez a senhora age com sabedoria, vai chegar o momento exato, a hora  não está realmente propícia a este tipo de debate, a senhora nunca me decepcionou, agindo sempre com coerência, a senhora não é deste mundo. Um amigo. 06.07.2011